Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Polaroid 22/07/2023

Leitura necessária.
Eu gostei muito desse livro, principalmente a maneira como a autora escreveu ele. todas as partes são extremamente necessárias e importantes. me trouxe várias reflexões e um carinho especial.

Tony Amorim 06/09/2022

Um estudo, um manifesto para que não aconteça novamente
É angustiante ler e imaginar as situações, ainda mais percebendo a sutil monstruosidade da violência e a lógica silenciosa da sua construção. Houve partes que tive de fazer pausas para respirar, antes de continuar.

O livro é muito bem construído e fácil de ler, são capítulos curtos mas construídos sempre com muita intenção. O que é notado pelos seus títulos metafóricos.

Ela intercala entre cenas do seu relacionamento, de outros casos reais, ilustrações em ficção e na cultura. Isso irriquiceu muito a leitura, facilitando a compreensão da gravidade do assunto, se aproximando de um estudo.

Não tem como sair desse livro sem entender o que é relacionamento abusivo. Ela cita escrever ele na tentativa de dar voz e prevenir outros iguais, e ela alcançou esse material.

Ainda mais de uma relação queer, que na tentativa de garantir direitos humanos, esconde a existência de falhas humanas, como o abuso.

sophi5 16/09/2022

Um livro rico
Um livro rico de detalhes, exemplos e informações. Apesar do relato da autora ser cruel, doído e de cortar o coração. Necessário pausas e muito psicológico para ler esse livro. Amei as metáforas, os títulos e todas as ideias que ela expõe com graça e força. Nao achei a escrita dela a melhor coisa do mundo, mas é boa, e a esposa dela parece ser uma fofa pelo oq ela descreve. A sensação do final do livro é de alívio (também porque a leitura dá um estilo muito acadêmico e sufocante pelo oq retrata) e enriquecimento de conhecimento sobre esse assunto.

Luiza.Carmo 08/08/2023

Esse livro me pegou fundo, foi um livro que eu precisava ler.
Ao mesmo tempo que esse livro me ajudou em vários pontos, foi um livro dificil pra eu ler, que me deu vários gatilhos, então cuidado, principalmente se você ja sofreu um relacionamento abusivo.

mardou 06/12/2022

vivendo na casa dos sonhos
Percebi a um tempo que algumas pessoas - principalmente meus amigos mais próximos - não conseguem compreender claramente o meu método de avaliação para livros, pois agora vou explicar brevemente, [2,5] parte prática: escrita, construção, plot, construção de personagem e desenvolvimento e [2,5] pessoal: minha conexão com o personagem, história, o quanto me tocou e o quanto foi real para mim.

Sendo assim, agora irei seguir mais claramente minha avaliação a partir da minha incrível experiência com ?Na Casa dos Sonhos?.

A parte prática desta trama é impecável, a tradução fora lindamente realizada, não há erros ortográficos ou gramaticais, não que eu tenha percebido, a coerência é presente e bem realizada, os personagens e os cenários foram descritos da maneira necessária. Antes de tudo, é preciso entender que ?Na Casa dos Sonhos? é uma autobiografia, onde a Carmen Maria Machado, escritora americana e canceriana conta sobre um longo episódio específico de sua vida.

O epílogo funciona da seguinte forma, ao expor a história de seu relacionamento com uma mulher encantadora, mas também volátil e abusiva, Carmen Maria Machado traça um arco narrativo que vai desde o início cheio de promessas até o final difícil e confuso, que deixa marcas impossíveis de ignorar.

Deste ponto de partida iremos lidar com tópicos sensíveis, mas além de tudo: tópicos que não são impostos para que nós consigamos enxerga-los.

Este livro me tocou em diversos pontos, posso dizer que o principal deles é o de tirar a máscara daquela ?coisa? que estava escondida, mas vai além disso também, Carmen me cativou com sua força, sua inteligência, sua beleza, seu sol e suas referências, este livro me fez ir ao êxtase de amor, raiva, compreensão, medo e tristeza. Eu adoro a ideia de matriz que a ?casa? enquanto metáfora para expor as tendências abusivas enquanto o leitor - e a própria Carmen - nota a perda do ?lar? que um relacionamento amoroso deveria significar.

Carmen Maria Machado trás a própria realidade e convida o leitor a dançar em um mar de realidade, onde a vida quase sempre da errado e quando parece dar certo, bom, ainda está dando errado, porque assim como ela cita ?no começo, acreditei que eu era especial. foi horrível descobrir que eu era normal, que tudo que acontecia comigo havia sido descrito em detalhes em livros e relatórios, mas estatísticas?, é difícil sair da realidade, principalmente da realidade romantizada de um relacionamento abusivo. Se de alguma forma você se interessou por este livro, saiba que estou verdadeiramente feliz, é um livro necessário, mas creio que deva pesquisar os gatilhos que o envolvem. Mas eu ainda recomendo esta leitura, fora minha primeira de muitas experiências com Carmen Maria Machado.

olivia.tomazela 18/02/2024

Uma autobiografia alternada entre primeira e segunda pessoa muito corajosa e rara (pelo que a própria autora narra) sobre relacionamentos abusivos entre casais queer.
Em determinado trecho, Carmen diz que ?foi horrível descobrir que eu era normal (?) que meu amor era raro e minha dor era rara?? e é triste mesmo saber que violência doméstica não se restringe a um gênero específico que estamos cansados de ver por aí. E o quanto é importante lembrar que a violência psicológica deixa marcas invisíveis que podem doer muito mais que a física, mas são muito mais difíceis de comprovar para punir os culpados (e culpadas).

lendocombeatrizz 15/03/2024

A casa dos sonhos de quem?
?Você desconfiava do sentimento deles porque não tinha nenhum motivo para se amar - nem seu corpo, nem seu intelecto. Você rejeitou tanta delicadeza. O que você estava procurando??

Tem alguns meses que terminei esse livro, mas sinto que ainda não superei ele. E tudo dói mais ainda quando você descobre que é a narração do real, de um relacionamento extremamente abusivo. Violento. Doentio.

A escrita é totalmente fluida, o formato do livro acaba ajudando já que os capítulos são no máximo 3 páginas (lembra muito o estilo da Carla Madeira). É a casa dos sonhos por completo e todas as camadas que compõe ela.

Eu nunca vivi um relacionamento abusivo, mas tiveram pessoas ao meu redor que viveram, e posso dizer que, quem está de fora só quer gritar, salvar a pessoa, colocá-la em um pote para proteger?Mas, sabe, a gente não pode fazer isso e muito menos em um livro. E a escritora nos dá um recado breve: ?Toda essa m3rda já aconteceu, e você não pode impedir que aconteça, independente do que fizer.?

É duro assistir a violênc1a revestida de amor, a manipulação e a mudança de humor repentina. Carmen, a vítima e narradora, diz com todas as palavras que se houvesse uma arm4 concreta ela já estaria m0rt4 pela sua companheira.

A autora também nos chama atenção para o relacionamento queer que são e podem ser abusivos. É frequente vermos isso em relacionamentos heterossexuais, no entanto, o mesmo acontece com relacionamentos LGBTQIAPN+ diariamente. Confirma tudo com pesquisas extremamente preocupantes do quanto isso acomete a comunidade e nos traz depoimento de algumas vítimas. O livro acaba sendo bem simultâneo com a história e com os dados apresentados, o que acaba sendo literalmente um choque de realidade.

Let Carvalho 23/02/2022

Na casa dos sonhos me surpreendeu muito. Ouvir o relato da carmem sobre seu relacionamento abusivo com outra mulher foi algo inédito pra mim.

Livropensante 21/06/2022

“Na casa dos sonhos” é o livro de memórias de Carmen Maria Machado, nele encontramos o relato da autora de um relacionamentos abusivos que ela passou com a sua ex-namorada. O livro vem como um alerta a uma tema raramente comentado, por isso, temos a falsa ideia de que a violência doméstica entre pessoas queer não existe, uma vez que esse assunto é difícil de ser encontrado e, principalmente, debatido com a importância que merece.

No decorrer da narrativa Carmen também nos apresenta o sentimento que alguns pessoas gordas tem quando estão em um relacionamento amaroso com outra pessoa:

"Parte do problema foi que, como uma mulher gorda e esquisita, você sentiu que teve sorte. Ela fez o que você queria que milhares de outras pessoas fizessem - passou por cima dos indicadores aleatórios de status social e enxergou seu cérebro, seu imenso talento, seu raciocínio rápido e a agressividade que você reservava a gente babaca."

A narrativa trás um olhar sobre a gordofobia, muitas pessoas gordas sentem que não merecem o amor, elogios, entre outras coisas só pelo fato de a sociedade - tão gordorfóbica - impor um padrão de beleza que não pode ser alcançado por todos. E, por esse sentimento, e outros, ela se permitiu viver esse relacionamento, pensando que nunca mais iria encontrar outra pessoa. O foco da narrativa não é sobre gordofobia em si, mais sobre um relacionamento abusivo e o preconceito voltado para pessoas queer.

O livro tem capítulos curtos e muito bem desenvolvidos para nos passar a sensação que ela tinha com o relacionamento. Falar sobre esse livro é difícil, ele possui várias camadas que são necessárias para um debate, é um livro que nem todos devem ler sem ao menos saber os gatilhos que a história nos apresenta. Porém, é necessário que você leia o livro se ficou interessado, já que só lendo você compreendera o que estou tentando escrever.

marcella 24/06/2022

me prendeu do início ao fim
um dos livros mais bem escritos que eu li, o jeito como ela conseguiu relatar a experiência dela com relacionamento abusivo usando analogias me surpreendeu muito. já quero ler outros dessa autora

Thayná Krueger 11/07/2022

Recomendo
Um livro que fala de uma mulher que passou por um relacionamento abusivo com outra mulher e as marcar que o abuso deixam na vida da vítima.

Leticia.Ternus 21/07/2022

Muito bom, porém amarrado
É com muito pesar que escrevo essa avaliação dessa forma e com a minha nota de 3,5, mas vamos aos motivos:
Quando peguei este livro, estava com as expectativas lá em cima, o que talvez tenha sido um erro pois já vim achando que iria dar 5*...
A questão é que o livro é realmente muito bom! Eu, como uma mulher lésbica, consigo enxergar a necessidade desse livro existir, mas tenho que ser sincera em dizer que não amei.
A escrita é ótima e ele tem tudo pra ser um livro de no máximo 4 dias para ler, mas a questão é que eu achei ele muito amarrado!
Eu adorarava quando a autora estava contando a história ou trazendo dados históricos... mas fora isso tem muito devaneio que eu me pegava querendo pular essas partes.
O que aconteceu comigo: me amarrei 1 mês pra terminar este livro. Levei 1 mês para chegar na metade e li 1/3 final de ontem pra hoje!
Fico triste, pois não gosto de ler dois livros ao mesmo tempo, então ele me atrasou muito na minha meta de leitura do ano. Mas confesso que realmente foi difícil... tinha dias que lia 2 capítulos (o que é ridículo, pois ele literalmente tem capítulos de meia página! E tinha dias que eu nem li nada só pela preguiça de ler as divagações aleatórias....
Aí enfim, talvez eu que não tenha conseguido apreciar o livro como notei que a maioria conseguiu, mas não vou negar que o livro é excelente !

Filósofo dos Livros 14/01/2023

O SONHO QUE SE TRANSFORMOU EM PESADELO
Recentemente, concluí a leitura do livro “Na Casa dos Sonhos”, escrito pela autora norte-americana Carmen Maria Machado. A obra fala de um tema delicado: R3l4ci0n4m3nt0 4bu5ivO entre pessoas do mesmo S3x0.

Muito se falou sobre esse tipo de relacionamento entre homem e mulher, sendo que a figura feminina sempre foi a vítima. Entretanto, a autora defende que, infelizmente, os 4bu505 também ocorrem entre homem e homem, como também entre mulher e mulher.

Na obra específica, Machado narrará sua experiência sofrida de maneira poética. O intuito não é romantizar a questão. Fica nítido que o seu passado recebeu marcas dolorosas sobre as quais é difícil conversar. Portanto, ela se utiliza de um estilo poético para conseguir mencionar e refletir sobre todas as dores vividas.

Todos os capítulos do livro recebem o título de “A casa dos sonhos e...”. No lugar das reticências sempre aparece alguma palavra que amplia o sentido de “A Casa dos Sonhos”. Diga-se de passagem, que a expressão não se refere a um local propriamente dito, mas é relativo às situações vivenciais da autora. O que deveria ser um sonho se tornou um grande pesadelo.

Como toda forma de relacionamento dessa espécie, Machado viveu momentos de alegria no início. Depois de algum tempo, a parceira revela sua verdadeira face. Porém, a vítima acostumada com uma breve felicidade e esperançosa de que tudo que viveu se perpetue não enxerga as mudanças e vai acolhendo o sofrimento sem grandes questionamentos. O processo de libertação é demorado.

Creio que a leitura dessa obra a partir das vivências de Machado podem nos iluminar a respeito de nossas relações e ainda ampliar nossa visão para que percebamos os 4bu505 em qualquer tipo de relacionamento. Portanto, recomendo a leitura especialmente em grupos para que as pessoas troquem experiências e possam se libertar de tudo aquilo que as fere.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/