Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

laura 05/04/2023

Foi o primeiro livro que eu li do George Orwell e tbm o primeiro livro desse tipo q eu li eu gostei bastante da escrita dele, diferente do q eu tava acostumada mas gostei, ele falou de uns assuntos bem interessantes e apesar de não concordar com ele em muitas opiniões eu gostei de ler o que ele tinha a dizer sacas

monteiro.larisse 05/04/2023

AINDA BEM QUE FOI PRESENTE
Quase entro numa ressaca literária por causa desse livro.
Como eram ensaios achei que a leitura seria mais fluida, muito pelo contrário, a leitura foi extremamente cansativa e muito arrastada. Só gostei de 2 ensaios o MINA ABAIXO e o ABATE DE UM ELEFANTE.

PS: Quase não fiz essa resenha, só de raiva.
Jaline 05/04/2023minha estante
É o fim da picada

Giih 02/04/2023

Exaustivo.
Eu comprei o box do George Orwell porque eu queria os livros "1984" e "A Revolução dos Bichos", e esse aqui veio junto com eles. Eu achei a leitura bem arrastada e foi muito cansativo para mim, os únicos ensaios que gostei foram "Mina Abaixo" e "Seminário de Meninos", não gostei do desenrolar dos outros.

Mar duh 30/03/2023

Nesse livro baleias são chatas
Esse livro é lento,basicamente o livro todo é o autor dando a sua opinião sobre um monte de coisa

A primeira parte eu até gostei descobri vários livros e autores que nunca tinha visto,também achei interessante a segunda parte falando sobre a situação dos mineradores,como eles usam poucas roupas pelo calor,as situações que eles passam e tal.

De resto foi bem cansativo,Não recomendo pra ninguém.

Daniel 25/03/2023

Uma narrativa excepcional.

Eu estou admirado com a escrita do George, uma escrita gostosa e fácil de entender.

Luana 24/03/2023

Longo e exaustivo
O livro que menos gostei do autor. Os ensaios possuem temas importantes e interessantes, mas os parágrafos longos deixam a leitura exaustiva. O segundo ensaio ?minas abaixo? foi o que mais gostei. De resto, acho que se os parágrafos fossem mais curtos seriam mais gostosos de ler.

Bruna D. 20/03/2023

Fora da baleia
Usando um trecho do mesmo, descrevo meu sentimento: "Se um livro o irrita, fere ou assusta, você não vai apreciá-lo, sejam quais forem os méritos dele." Talvez por não estar no clima, ou não se encaixar no meu tipo de leitura habitual, considero cansativo.

Emyle 23/02/2023

Não sou a maior fã que existe do George Orwell (estou bem longe de ser), mas até que o livro me agradou. Esse livro é diferente dos mais famosos dele (como 1984 e A revolução dos bichos), esse é um conjunto de vários ensaios, cada um com assuntos diferentes. Boa parte dos ensaios são análises literárias, sua relação com a política ou até mesmo sobre a língua inglesa. Não recomendo muito para quem não gosta do estilo.
Particularmente, não gostei muito do primeiro ensaio (Dentro da Baleia), mas consegui me interessar mais pelos outros e ver a forma com a qual o George pensa sobre determinados assuntos (mesmo que de forma geral eu não concorde com ele).

Ed Carvalho 19/02/2023

Bom, mas...
De todos os livros que li de Orwell este é o que menos me encantou, parte disso talvez por alguns dos ensaios aqui serem muito datados e difíceis de ser interpretados na contemporaneidade. Gostei muito de alguns, como o que fala sobre os trabalhadores das minas de carvão, o da captura do elefante, o que analisa a obra Viagens de Gulliver e um sobre a língua inglesa. É óbvio que é um livro que vale à pena ler, por se tratar de um grande autor, mas achei que a escolha de alguns ensaios não foi muito feliz.
Emanuel.Müller 19/02/2023minha estante
Não é neste livro que Orwell apresenta críticas ao Tolstoi, já que este fez uma crítica feroz as obras de Shakespeare?

Ana Galo 18/02/2023

Primeiro livro do autor e não curti. Espero que os outros sejam melhores. São resenhas sem contexto de história. Como se fossem devaneios.

Igor.Rodrigues 16/02/2023

Orwell ensaísta
Dentro da Baleia e outros ensaios não é bem o tipo de livro que leria, mas ele veio no box de obras do Orwell junto com 1984 e revolução dos bixos ( obras que adorei)
Tirando " O abate de um elefante" e " mina abaixo" caso não buscar o contexto o qual o Orwell escreveu os seus ensaios, você fica boiando, mas ainda dá para ler e aproveitar algumas coisas.

Isaac31 10/02/2023

Livro muito bom, cada capítulo é uma história diferente, esse livro é muito bom pelo fato de cita obras clássicas e falar abertamente sobre elas, por exemplo henry Miller

Beatriz3418 09/02/2023

Gostei muito da leitura desse livro, rápida e construtiva. o autor abordou alguns temas muito interessantes e importantes me fazendo refletir sobre assuntos para os quais dificilmente eu daria atenção. mesmo que não tenha concordado com alguns posicionamentos que entendi de orwell, acho que valeu muito a pena.

Brenda 09/02/2023

Dentro da Baleia e outros ensaios
Fiquei boa parte do tempo tentando entender e no final só entendi realmente dois ensaios, que foram o do elefante e o da mina.