Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

Allan.Franck 11/06/2023

Um intelectual a frente de seu tempo!
Com as devidas ressalvas do tempo, os presentes ensaios do autor nos mostram sua capacidade de analisar e interpretar principais temas do mundo em que vivia. Orwell era de extrema inteligência e capacidade crítica, não é a toa que suas obras literárias se destacam até hoje. Gostei de entender um pouco sobre o período das décadas de 1920 a 1940, descritas por ele, como os problemas em questão - inclusive sobre guerras, jogos políticos e a possibilidade de totalitarismos para a posteridade (estes, muitas vezes disfarçados de boas intenções). Além disso, suas críticas literárias são lúcidas e me apresentaram várias sugestões de leitura, como Henry Miller, Walt Whitman, Jonathan Swift, James Joyce, entre outros.

vitoraprado 08/06/2023

Dentro da baleia e outros ensaios - 3,5/5
Olha, eu vou ter que falar a verdade: dos nove ensaios, três eu simplesmente pulei (dentro da baleia / lear, tolstoi e o bobo / politica x literatura), que são kuito mais parecidos com reviews e discussões de outros livros do que com ensaios. Os outros seis são ótimos, naquele estilo do Orwell, criticando o totalitarismo e defendendo a liberdade de expressao, só o do elefante (que é literalmente sobre uma vez que ele matou uma elefante) que foi super aleatório kkk

Shaylanne 03/06/2023

A escrita de George Orwell sempre me parece um pouco cansativa, e foi assim a leitura dos ensaios, mesmo assim me interessei por vários tópicos e ensaios como "mina abaixo" e "Inglaterra, sua Inglaterra" onde ele fala sobre a experiência de sua visita a uma mina de carvão e sobre nacionalismo, respectivamente.

Airton Souza 22/05/2023

Primeira leitura em Orwell
Interessante ler Orwell, pela primeira vez, como ensaísta. Meus ensaios preferidos foram dois: um que descreve as péssimas condições de trabalho dos mineiros em uma mina de carvão típica da Inglaterra do final dos anos 1930 (?Mina Abaixo?); e o outro sobre as revistas semanais inglesas escritas para meninos entre 12 e 15 anos pelos idos de 1939 (?Semanário de Meninos?). Em todos os ensaios deixa bem claras suas opiniões políticas, ideológicas e literárias, por exemplo: faz duras críticas à escritores da sua época que julgava ruins/fracos, à classe governante inglesa e aos regimes totalitários, em especial os socialistas.

Kaliane 17/05/2023

Razoável
Gostei da leitura, alguns ensaios foram interessantes, já outros foram bem chatinhos, por isso não dei 5 estrelas.

Provavelmente não vai ser uma leitura agradável para a maioria. São vários ensaios em que ele debate principalmente sobre literatura.

Um deles, o do elefante, não foi nada agradável.

Mas de resto, serviu bem para passar o tempo e foi uma leitura agradável no geral. Já que distraía o suficiente.

Japam Martins 05/05/2023

Não leia isso em hipótese alguma
Não vou me aprofundar sobre essa obra, até porque eu pulei muitas páginas durante a leitura e li o mais rápido possível pra acabar com esse sofrimento.
Achei a obra chata e não faz sentido no meu contexto, pelo livro ser uma junção de alguns ensaios do George Orwell sobre a literatura inglesa dos anos 20.

MJGalvão26 05/05/2023

Outra face do Orwell
Olha, esse livro apesar de super fino, 208 páginas, foi demorado de se ler. É um livro do qual não me prendeu a leitura, não tem entendimento fácil e muitas vezes achei bem tediante.

Bruno 04/05/2023

Livro ok
Bom livro, mas, para brasileiros, faltam referências. A obra discute temas que não são de interesse e nem fazem parte da nossa cultura.

Igor Otávio 01/05/2023

Não gostei, não recomendo, não vou ler de novo
Já não aguentava mais ler esse livro. Os ensaios são muito cansativos e falam muito sobre a Inglaterra, é difícil fazer qualquer relação com a nossa realidade. Consegui achar minimamente interessante e, até mesmo, útil o ensaio ?A política e a língua inglesa?. Não é um livro de leitura fácil.

Laura B. E. 29/04/2023

Orwell ensaísta
Neste livro somos apresentados ao Orwell ensaísta, sua escrita não difere tanto das outras obras do autor, mas a presença de suas opiniões trazem um atrativo a mais para a obra.
Definitivamente não foi uma leitura fácil, foi extremamente difícil manter a concentração em determinadas partes do livro e demorei pra concluir a leitura mais do que gostaria, porém um pouco da culpa é do meu cansaço acadêmico, não aguentava mais ler nada além dos textos da faculdade e abandonei o livro por um tempo, quando retomei foi quase impossível seguir um ritmo bom e que funcionasse com a leitura.
São ensaios longos, com uma linguagem não usual nos dias de hoje e com referências que eu não fazia ideia do que se tratava, o que pra mim foi um ponto positivo e negativo, pois através disso pude pesquisar mais e conhecer outros autores, mas também era desgastante me deparar com tantas referências diferentes.
Orwell é muito inteligente, suas tiradas são ácidas e ao mesmo tempo engraçadas, pude conectar vários pensamentos do autor com as outras obras que eu li, principalmente 1984.
O livro é bom, é uma experiência diferente e acrescenta muito na construção de uma visão de mundo mais ampla, com opiniões diversas e análises históricas. Mas, com certeza, não é um livro pra "qualquer um". Para ler este livro você precisa estar ciente de que encontrará uma leitura complexa e com muita referência política, leiam se gostarem do tema e estiverem dispostos a adentrar em mundo (tempo) distante.
É um livro que vale a pena ser lido, mas exige muito e pode acarretar em uma ressaca literária gigante pra quem não está acostumado com este tipo de livro.

Ricardo496 26/04/2023

Leiam se não tiver outro livro pra ler.
Dentro da Baleia, mina abaixo e o abate de um elefante são interessantes em certo ponto... mas é uma leitura bem forçada em dentro da baleia. Os outros são tranquilos.

Os outros ensaios que não mencionei li bem superficialmente de tão massante que é a leitura. Terminei o livro "empurrando com a barriga"

Não recomendo esse livro num geral.

bookskai_ 19/04/2023

Xoxo, capenga...
Esse tipo de leitura não me prende, embora ele tenha um senso crítico muito bom e escrita impecável, esse livro foi difícil de ler, pra falar a verdade, eu parei de ler na pág. 170, já estava ficando enjoado, nada mais a declarar.
bookskai_ 19/04/2023minha estante
Detalhe, eu iniciei a leitura dele há uns 2 meses...

TatianeSantos 19/04/2023

Então...
Não me identifiquei com o livro, a leitura foi muito arrastada, chegou um ponto em que eu li muito rápido só para terminar.
Eu comprei o box por causa do livro 1984 e quis começar a ler os outros antes. Mas, não é o tipo de leitura que me cativou.

Jasmim214 17/04/2023

George Owel
Lembrei de fazer as resenhas calmamente e chegou a vez desse livro ser avaliado.
Vou ser sincera, comprei esperando mais uma distopia típica de Owel, porém são realmente alguns textos não fantasiosos com 100% Da opinião do autor, ótimo para estudar política e temas sensíveis.

"Enquanto eu escrevo isso, seres humanos extremamente civilizados estão sobrevoando a minha cabeça tentando me matar. Eles não sentem nenhuma aversão à isso, estão apenas fazendo o seu trabalho"