Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

Gustavo 24/07/2023

Só li porque foi comprado
Sinceramente, nunca tinha lido um livro tão chato e arrastado, confesso que ele traz várias críticas a sociedade e o modo como ela funciona e isso é de suma importância, mas o fato de não ter histórias com personagens e apenas notas do autor faz com que seja difícil chegar até o fim.

Aninha 24/07/2023

Ensaios de George Orwell.
Um livro muito bom para conhecer o lado crítico de George Orwell. O autor traz diversas críticas e nos mostra sua opinião, assim fazendo com que o leitor também explore seu lado crítico.
Uma boa leitura.

Bia 22/07/2023

Dentro da Baleia e Outros Ensaios - George Orwell

Em nove ensaios, Orwell faz críticas sobre obras de alguns autores e relatos pessoais sobre fatos vividos por ele. Confesso que no primeiro ensaio fiquei totalmente perdida, ele falou sobre autores que eu nunca ouvi a respeito, os demais ensaios, a leitura foi mais fluida. É a segunda obra desse autor que leio, e particularmente, gosto da sua colocação mais politizada sobre alguns conceitos. A conotação que ele dá em certos assuntos me prende bastante a leitura.

Mariana Cunha 16/07/2023

Leitura maçante
Não é que Jorge Orwell seja um má escritor, mas Dentro da baleia e outros ensaios é bem difícil de ler.

O livro traz a opinião do autor sobre obras de outros autores. Creio que, para quem conhece as obras analisadas, seja uma leitura bem prazerosa.

Ele traz descrição só te os livros, autores e outras detalhes da época em que o livro foi escrito, o que torna o livro interessante.

Enfim, se você conhece as obras das quais Dentro da baleia e outros ensaios descobre, tenho certeza que vai gostar do livro.

Fat212 14/07/2023

Peculiaridades?
? do estilo de vida inglês. Do papel literário, das classes, da política, das guerras, da visibilidade, da cegueira?

King Nikolai wife 14/07/2023

Nhe
Esse livro deve ser muito bom e pensativo pra muitas pessoas, mas ele definitivamente n é bom e pensativo pra mim.

AleBerria 10/07/2023

A baleia
Como sempre os livros do George Orwell são muito complexos. Fiquei um pouco confuso neste pois ele falava sobre a literatura inglesa da época, que eu não tenho muito conhecimento, mas ele deixa diversas mensagens sobre o modo de vida da Inglaterra daquela década.

Giordano.Sereno 08/07/2023

Não é favorito. Mas foi uma grata surpresa.
Descobrir livros de não ficção escrito por George Orwell foi uma grata surpresa. Apesar de não ficção, a linguagem é bastante poética. Mesmo que esse livro não seja um grande favorito, apenas a beleza da construção das frases me fez marcar vários trechos. O ponto negativo foi o capítulo sobre o livro "As Viagens de Gulliver". Acho chatíssimo. Mas estou convencido de que preciso reler essa parte assim que finalmente ler o livro "As Viagens de Gulliver".
Enxerguei muito do livro de 1984 no texto. É interessante ver que o autor estava construindo sua grande obra de ficção, enquanto refletia e escrevia não ficção.

Pedro.Felippe 26/06/2023

Não atingiu
O livro por ser escrito por Orwell não poderia ser diferente, muitas análises críticas sobre autoras contemporâneos, porém. Ficou aquém do nível como foi escrito em outras obras.

Marcello Ramalho 25/06/2023

A escrita é fácil, o conteúdo nem tanto. Cada ensaio vem um tema e uma reflexão diferente. É preciso colocar dentro do contexto da época. Mas é abarrotado de referências. Muitas não fazem parte do nosso conhecimento circulante.

Erik.cristovam 22/06/2023

Um dos melhores cap. É o "mina abaixo" que conta uma experiência sinistra de adentrar a uma mina de carvão no interior da Inglaterra, é interessante e ao mesmo tempo agoniante.
No cap "Inglaterra, sua Inglaterra" é incrível como orwell trás acontecimentos de 1930 da Inglaterra que tanto se assemelham com o Brasil de 2023.
Para quem é esquerdista/comunista esse é um péssimo livro para se ler vai atacar seu âmago socialista (f0da-se os comunistas).
Uniformidade dos meios de comunicação por parte dos comunistas (oque acontece no Brasil desde a ocupação da mídia na década de 60)

Athenna 14/06/2023

Definitivamente não é meu estilo de leitura!
So peguei o livro porque veio no box que comprei e porque é do George Orwell e eu havia gostado dos dois últimos que li. Terminei a leitura apenas porque não abandono nenhum livro por mais ruim que ele seja. O livro não é de todo mal, so não é o meu estilo de leitura.

Eduardo.Weiland 13/06/2023

Me surpreendeu
O primeiro ensaio nesse livro, e que também dá o título a ele, "Dentro da baleia", eu achei bem ruim. Mas todos os demais foram bons e, alguns, até mesmo excelentes.

Em várias ocasiões, eu consegui fazer uma conexão entre as ideias apresentadas nesses ensaios e a obra 1984, do mesmo autor. De certa forma, eu acho que essa leitura preencheu algumas lacunas, e esclareceu alguns pontos que me pareceram meio "soltos" em 1984.

Se você estiver pensando em desistir desse livro ao ler "Dentro da baleia", dê mais uma chance a ele. Os demais ensaios valem a pena.

Allan.Franck 11/06/2023

Um intelectual a frente de seu tempo!
Com as devidas ressalvas do tempo, os presentes ensaios do autor nos mostram sua capacidade de analisar e interpretar principais temas do mundo em que vivia. Orwell era de extrema inteligência e capacidade crítica, não é a toa que suas obras literárias se destacam até hoje. Gostei de entender um pouco sobre o período das décadas de 1920 a 1940, descritas por ele, como os problemas em questão - inclusive sobre guerras, jogos políticos e a possibilidade de totalitarismos para a posteridade (estes, muitas vezes disfarçados de boas intenções). Além disso, suas críticas literárias são lúcidas e me apresentaram várias sugestões de leitura, como Henry Miller, Walt Whitman, Jonathan Swift, James Joyce, entre outros.

vitoraprado 08/06/2023

Dentro da baleia e outros ensaios - 3,5/5
Olha, eu vou ter que falar a verdade: dos nove ensaios, três eu simplesmente pulei (dentro da baleia / lear, tolstoi e o bobo / politica x literatura), que são kuito mais parecidos com reviews e discussões de outros livros do que com ensaios. Os outros seis são ótimos, naquele estilo do Orwell, criticando o totalitarismo e defendendo a liberdade de expressao, só o do elefante (que é literalmente sobre uma vez que ele matou uma elefante) que foi super aleatório kkk