Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

HevelynHFontanella 09/11/2023

E lá vamos nós...
Um compilado de ensaios escritos por Orwell. Ao todo, são 9 ensaios, abordando assustos diversos. Com exceção do Abate de um elefante, todos os demais falam sobre obras literárias, criticando-as ou apontando sua importância/negligência.
Achei que a escrita seria mais complicada, por se tratar de ensaios, mas não, são bem simples, harmônicas e sem furos, bem claras para que o entendimento seja 100%.
Em várias ocasiões, me peguei assentindo com a cabeça, concordando com o que o autor quer dizer. Alguns quotes que mais me chamaram a atenção estão registrados aqui no Skoob.
Mesmo não sendo da mesma vertente polícia do autor, muitas das coisas que ele diz fazem sentido ainda nos dias de hoje, no Brasil.
Considero uma leitura válida para quem gostaria de conhecer mais sobre a literatura e mesmo sobre os acontecimentos da segunda guerra.

Nêmesis 29/10/2023

Podia ter sido melhor
Acredito que poderia ter sido melhor se eu tivesse lido grande parte das obras que ele cita, isso faria com que eu tivesse uma conexão é um entendimento melhor sobre os ensaios de orwell.

Mas eu não posso dizer que foi de todo esquecível, porque pude entender um pouquinho dos pensamentos dele. O da Inglaterra foi simplesmente o meu favorito.

Abner47 28/10/2023

Uma visão profunda da mente brilhante de George Orwell
"Dentro da Baleia e outros Ensaios" é uma coletânea de ensaios escritos por George Orwell, publicada originalmente em 1940. Os ensaios abrangem uma variedade de tópicos, desde política e sociedade até reflexões pessoais, e demonstram o talento literário e intelectual do autor.

O título do livro, "Dentro da Baleia", faz referência ao ensaio que dá nome à coletânea. Neste ensaio, Orwell reflete sobre o período em que viveu e escreveu na Espanha durante a Guerra Civil Espanhola. Ele explora a complexidade de suas próprias experiências e a sensação de estar "dentro da baleia", ou seja, no cerne de um evento histórico em evolução.

Os ensaios de George Orwell são caracterizados por seu estilo claro e direto, bem como por sua habilidade em comunicar ideias complexas de maneira acessível. Ele aborda questões políticas com uma visão crítica, questionando o totalitarismo, a censura e a manipulação da linguagem. Sua análise perspicaz da política e do poder continua a ressoar com os leitores até os dias de hoje.

Em "Dentro da Baleia e outros Ensaios", Orwell também explora tópicos como o papel da literatura e do escritor na sociedade, a luta pelo socialismo, o imperialismo britânico, o nacionalismo e o declínio do império. Sua escrita é marcada pela honestidade intelectual e pelo compromisso com a verdade.

A coletânea oferece um vislumbre das preocupações e ideais do autor, bem como de seu contexto histórico. Orwell viveu em um período tumultuado da história, e muitos de seus ensaios refletem sua resposta às questões urgentes de sua época.

Além das preocupações políticas e sociais, Orwell também compartilha observações pessoais e experiências de vida. Seus ensaios revelam um intelectual profundamente comprometido com a justiça e a clareza, alguém que não tinha medo de confrontar as contradições e ambiguidades do mundo.

Em resumo, "Dentro da Baleia e outros Ensaios" é uma coletânea rica e diversificada que oferece uma visão profunda da mente brilhante de George Orwell. Seus ensaios são tanto uma crônica de seu tempo quanto reflexões atemporais sobre questões políticas e sociais. A escrita perspicaz e incisiva do autor continua a inspirar leitores a pensar criticamente e a lutar por um mundo mais justo. Este livro é uma leitura essencial para aqueles que desejam explorar as ideias e a escrita de um dos pensadores mais influentes do século XX.

Franci 24/10/2023

Dentro da Baleia e outros ensaios
Meu Deus, que livro!
Amo livros assim que me fazem pensar e refletir sobre pensamentos de décadas atrás.
Esse livro mostra a opinião e percepção de George Orwell sobre a literatura inglesa ao passar dos anos, ele fala sobre inúmeros autores conhecidos, que naquela época estavam dando os primeiros passos. O jeito como ele conta e faz metáforas sobre as obras de susseso em seu tempo é algo genial. Assim como ele elogia os trabalhos de outros escritores nesse livro ele também julga faz comparações mostrando verdadeira ideia por trás dessas obras.
Minha conclusão é que todos deveriam ler esse livro por questão de conhecimento, já que ele aborda inúmeras obras literárias inglesas importantíssimas para a nossa história.

Pam 18/10/2023

Leitura agradável
Eu particularmente gosto muito do autor; mas o que mais eu achei legal nos ensaios foi que realmente eu me senti dentro do contexto histórico, e mesmo sendo uma leitura simples eu achei fascinante.

Priska1 03/10/2023

Olá ?
Bom eu não gostei muito do livro ,pq não é um meu gênero favorito mas se você gosta de história de fatos reais vc vai asma

RESENHA
George pode ser mais lembrado por a revolução dos bichos e por 1984 Mas foi o livro dos ensaios que deu a grande Conhecimento do público Bem eu não gostei muito por que não é um assunto favorito, Mas é bem melhor até você conhece várias coisas dentro da baleia, mina abaixo, Inglaterra e sua inglaterra, E mais um os outros mas eu acho que meu favorito foi o abate do elefante, É só isso que tem no falar desse livro porque eu já disse que eu não É só isso que tem no falar desse livro porque eu já disse que eu não gostei muito mais é bem legalzinho .

Obs: Desculpa se você gosta desse livro mais é só minha opinião....

Biscoelho 30/09/2023

Li apenas porque vinha junto ao box, pois é bem cansativo e se torna desinteressante para aqueles que não querem saber as críticas de Orwell sobre literatura.
Izy 22/11/2023minha estante
Eu tô assim

Paula 24/09/2023

Complexo
Livro de ensaios curtos de em média 30 páginas. Particularmente não gostei do livro como um todo, alguns ensaio propõe reflexões interessantes mas, na maioria das vezes, o livro traz muitas referências de leituras e cotidianos do início e meio do século passado, referências essas que muitas das vezes eu não tinha. Muita coisa do livro passou batido pra mim. Pra quem lê mais nessa área e se interessa por mais pelo assunto, a leitura talvez seja mais agradável. O livro obviamente é bem escrito mas minha falta de referências tornou pra mim uma leitura muito difícil de compreender num todo e bem massante.

vitAria1235 24/09/2023

Honestamente, só li porque vinha junto no box, mas o livro foi uma nova experiência pra mim. O autor traz suas críticas e reflexões sobre vários assuntos e escritores de sua época, e por mais mais que nem sempre eu tivesse alguma opinião sobre o que ele estava falando (ou não concordasse), achei uma coletânea bem interessante. A parte ruim é que no final a leitura começa a ficar bem arrastada.

condejulia13 14/09/2023

Dentro da baleia e outros papos ???
George Orwell comenta suas ideias a cerca de escritos e momentos importantes, baseados em sua vivência e ponto de vista. Mas, francamente, não foi uma leitura proveitosa pra mim. Cansativa e muitas vezes maçante. Não concordei com alguns pensamentos e devaneios de George porém, apesar das minhas críticas pessoais a cerca de alguns aspectos e falas dele, dei duas estrelas pois a parte dos trabalhadores de carvão foi muito boa.

Vênus_Alice 30/08/2023

Dentro da baleia e outros ensaios
Eu adoro os livros do George Orwell e criei muitas expectativas nessa coletânea.
Mas o objetivo seu é complementarmente diferente dos demais, ele sempre se mostrou muito crítico à sociedade, comportamentos e alienações, mas nos demais livros, usando de metáforas, analogias e outras figuras de linguagem para essa construção.

Nesses ensaios o George Orwell faz inúmeras críticas diretamente, a maioria à escritores e ele apresenta ter uma grande resistência à mudanças, novas gerações, estilos e um apego ao conservdorismos.
Crítica bastante obras e autores muitos conhecidos, alguns momentos senti contradições (talvez ele só quisesse reclamar e apontar defeitos).
Alguns textos achei boas construções e passou a ideia de como era viver numa Londres em um pico da revolução industrial, na pré e durante guerra e todas as suas características culturais que eu não conhecia.
Outros textos não consegui me apegar e fiquei entendiada, parecia um desabafo sme muito fundamento para os leitores.

@dinkley_atelie 11/08/2023

Pensei que nunca ia terminar essa leitura, muito cansativa, li só porque vinha no box, achava que ia ser bom, por ter lido antes "A revolução dos bichos" e "1984", mas me decepcionei.

Gabimartins7 04/08/2023

Não gostei
Não é nada do que eu achava, é uma leitura cansativa. O único ponto legal do livro é o capítulo do ?o abate de um elefante?.

Gabriel Santos 27/07/2023

Legalzinho
Livro é mais ou menos, não tem nada que te prenda definitivamente. Ele fala sobre o ponto de vista do George Orwell sobre os escritores da época, fazendo críticas e dizendo os erros e acertos dos mesmos. Mas tem partes boas, mas o livro por completo não torna ele bom. 3 estrelas apenas.