Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

Gabriel Schorr 09/01/2024

Foi por acaso que li Dentro da Baleia e Outros Ensaios. Vindo junto com o box dos livros de George Orwell, acabei lendo esse livro por me sentir no dever de fazê-lo. Esperava encontrar uma coletânea de contos ou miniaturas de 1984 ou de A Revolução dos Bichos.
Surpreendi-me muito quando percebi que se tratavam de análises de Orwell sobre os mais diversos temas da sociedade inglesa e do mundo na década de 40.
Por conta deste contexto, Dentro da Baleia e Outros Ensaios possui trechos muito "nichados", sendo pouco pertinentes ao mundo contemporâneo. Entretanto, assim como suas duas principais obras literárias, neste livro há muitas análises que são extremamente atuais e interessantes. Suas reflexões sobre totalitarismo e liberdade de expressão e de pensamento foram, para mim, o auge desta obra.

Felipe1503 06/01/2024

Ensaios e Ensaios
Depois de muito tempo resolvi voltar ao meu querido Orwell(não me arrependo), esse autor cheio de controvérsias e polêmicas que eu gosto tanto, principalmente pela capacidade de ser crítico à própria corrente política, apesar de não achar que "corrente" seja o termo correto para qualificar as crenças desse autor, é interessante de se perceber como as ideologias cegas prendem nosso desenvolvimento crítico.
Sobre o livro, por ser uma coletânea de ensaios desconectados é evidente que o fenômeno de disparidade entre qualidade de capítulos, no caso, ensaios, seja ainda maior do que aqueles que possuem certa ligação. Por isso, nesse livro o que mais existe são os extremos da qualidade, por exemplo, um capítulo incrivelmente bom sobre Tolstoi e sua crítica à Shakespeare, outro muito entediante sobre As Viagens de Guliver.
Outro ponto interessante do livro é a escrita do autor, normalmente temos contato com as suas opiniões através de um certo personagem, como é o caso do Bobo em Rei Lear, ou através do narrador, como é o caso em grande parte dos livros de Machado. Mas em ensaios é diferente, apesar de certo enfeite para embelezar a escrita ou técnicas afins, é como se estivéssemos em uma palestra ministrada pelo autor sobre os mais diversos temas. Dito isso, um capítulo em específico que me chamou a atenção, e que talvez seja o único cujo conteúdo esteja interligado com outros ensaios, é o sobre a crítica aos escritos em inglês contemporâneos a ele, onde George diz como a língua está morrendo e os autores não se interessam de verdade pelo que estão escrevendo, por isso só utilizam de metáforas batidas as quais esses escritores desconhecem o real significado dos termos. A partir disso, o autor cita alguns exemplos de falácias da língua que estão sendo amplamente utilizadas pelos ingleses, ex: o martelo e a bigorna, frequentemente utilizado para criar uma imagem de algo sendo constantemente martelado, ou ferido, mas na realidade quem se fere é o martelo, não a bigorna. Então, provando seu ponto, em um ensaio anterior Orwell utiliza a metáfora do Jonas e da baleia, simplesmente genial, justamente bem colocada como capa da coletânea.
Enfim, digno de um verdadeiro Bunny Hop de interesse, esse livro foi o meu primeiro do ano e fico feliz por ter sido de um autor tão interessante como este.

analivramos 04/01/2024

Eu tinha feito uma resenha, mas o bug do Skoob não salvou e eu desanimei de fazer de novo?
Mas em resumo: eu gostei muito, e o meu capítulo favorito foi ?A Política e a Língua Inglesa?.

renaas079 31/12/2023

Ensaios
Como ensaísta, uma novidade. George Orwell também brilhante em seus ensaios. Alguns, muito específicos, cansam um pouco, sem perder a mestria da escrita. Em outros, muito contemporâneo, apesar de escrito na década de 30-40.

Vale a pena a leitura. Descreve e critica o contexto do pós-Guerra, do viés tendencioso em antítese do comunismo da Russia. Aponta questões comportamentais de uma Inglaterra pós 40, da literatura, da escrita e de autores, como Tolstoi, e de obras, como "As viagens de Gulliver".

Recomendo a leitura!

Nathalya 31/12/2023

Li mais por ler mesmo, comprei o box mais interessada nos outros livros. São contos não tão conhecidos hoje em dia mas que fizeram Orwell se conhecido na época. Achei um pouco chato e depende de muita concentração pra entender.

Marcella 31/12/2023

Ensaios
Não me agradou muito. Um pouco repetitivo em alguns capítulos, isso deixou a leitura bem arrastada. Não foi de todo ruim, alguns capítulos foram melhores do que os outros.

Eliette 30/12/2023

Dentro da baleia e outros ensaios
Uns Ensaios são mais legais que outros, mas todos nos ajudam a entender a contribuição da Literatura Inglesa no Século passado,e principalmente após Grandes Guerras.

Ivanildo16 27/12/2023

Leitura histórica enfadonha
Gostei muito de 1984 e Revolução dos bichos, mas este... Foi duro de ler até o final. A abordagem histórica dos escritores da época até que é interessante, mas os ensaios são cansativo e monótonos. Principalmente quando abortam o lado político do período entre guerras. Quem gosta dos fatos históricos e politica deve ter adorado. Bem, eu não gostei.

haenna 24/12/2023

Quase morri
Meu deus, que livro mais cansativo. essa é a melhor definição pra ele. a cada 2 páginas, parecia que eu já tinha lido 15, e o pior: é pura encheção de linguiça. e como eu comentei com o kaique: que homem amargurado. nossa, acho que 1 estrela ainda é muito.

Karen612 17/12/2023

"Todas as questões são questões políticas."
Eu me adianto em dizer que não esperava o conteúdo deste livro, estava acostumada com um George Orwell romancista e este livro foi uma peça fora da caixa. O que não é ruim, pode acreditar.
"Dentro da baleia e outros ensaios" é um livro que junta nove ensaios escritos por George Orwell (óbvio), onde ele mostra, analisa e critica no estilo "Orwell" algumas situações reais, sejam elas em tempos de guerra e a posição dos autores ou até mesmo do inglês moderno e a sua escrita. Em alguns momentos eu quis falar para ele "meu senhor, vá tomar um chá e sossegue" de tão boquiaberta que eu ficava.
Comparado a "1984" e "A revolução dos bichos" este livro tem uma linguagem que requer mais atenção (confesso que usei meu dicionário algumas vezes), mas é uma boa leitura. Espero ter a chance de reler algum dia no futuro com mais maturidade para apreciar e resenhar melhor essa preciosidade.

Mariana113 13/12/2023

Dentro da baleia e outros ensaios
Eu acredito que não estava na vibe dessa leitura, o escritor faz algumas análise, e eu já conhecia outra obra dele que havia gostado, dessa não gostei tanto! Mas reitero provavelmente não era o momento dessa leitura para mim

Diego de Paula 08/12/2023

Foge do Habitual
Particularmente, achei uma leitura muito "chata" que não prende sua atenção, quando começamos a entrar na história o ensaio acaba e começa outro, entendi a ideia principal, mas ainda fico com Revolução dos Bichos, e 1984. São poucas páginas mas é bem cansativo,a leitura não te cativa.

Jubis 26/11/2023

Terminei
Acho que gostei mais dessa leitura do que das outras do George Orwell (não mais que 1984), não achei o livro tão cansativo como os outros.

Tem boas críticas.

Lara1822 17/11/2023

Demorei para terminar essa por ser um livro fora da minha realidade e diferente de 1984 e A revolução dos bichos. Mas foi bom entender alguns pensamentos do nosso querido George, aprendi bastante com ele.