Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

Rebeca 19/02/2024

Ensaios maçantes: o skoob do george orwell
Essa obra contém ensaios do George Orwell, onde ele expressa suas opiniões em diversos assuntos, principalmente o literário e político. Até brinquei com o título dessa resenha, chamando esse livro de "skoob do george orwell".

Alguns ensaios são interessantes, como "Mina abaixo", "Inglaterra, sua inglaterra" e o "Abate de um elefante", já outros são razoáveis, como "Lear, Tolstoi e o Bobo", "Política e a lingua inglesa", o restante que não mencionei achei enfadonhos.

fernandocarreiro 14/02/2024

Dentro da Baleia e outros Ensaios
Gostei de conhecer esse lado do autor. Nestes ensaios ele fala dos mais diversos temas na época de sua escrita.
E legal que dá pra fazer alguns paralelos com o que está acontecendo nos dias atuais.

milena.hernandes 13/02/2024

Para a eu do futuro
Gostei de ler o livro apesar de ter sido muita informação sobre países e culturas que não conheço plenamente. Apesar da literatura dos países que ele menciona ser muito famosa, não li a maioria dos autores e acabei ficando meio perdida. Mas é uma leitura simples e fui. Quem sabe leio de novo no futuro.

Ju 11/02/2024

Não é o meu estilo favorito de livro. Foi uma leitura arrastada e cansativa, mas com algumas surpresas pelo caminho. Por se tratar de um livro de ensaios, Orwell discorre sobre variados assuntos - todos com um viés político - a partir de uma experiência. É interessante para conhecermos mais sobre sua vida, e entender seus ideais.

Emilly.Katelly 11/02/2024

Entedioso
Não lembro de ter lido algum outro ensaio, mas percebi que esse tipo de livro não é pra mim. Tem algumas passagens interessantes e alguns ensaios eu gostei bastante, como o da mina de carvão, mas os outros são densos e difíceis de entender se você não conhece os jornais ou escritores que o Orwell menciona.

Batista 09/02/2024

Esclarecedor
O livro de George Orwell (não, não é mil novecentos e pouco) Dentro da baleia e outros ensaios, é muito esclarecedor. Como ensaio, é no mínimo curioso porque ele tenta retratar o que é ser inglês, além de outros temas abordados (um ensaio sobre o livro As viagens de Gulliver, um panfleto de Tolstoi falando ?mal? de Shakespeare, etc).

isa.ignacio 06/02/2024

Não costumo gostar de nada sobre política. Porém consigo gostar dos livros do autor George Orwell, que conheci através de um livro que ganhei de presente e achei fantástico, embora não haja imparcialidade nas idéias dele (sei que é totalmente impossivel ser imparcial quando o assunto é esse). Mesmo assim a leitura me prendeu e eu segui lendo outros livros até chegar nesse. A proposta é totalmente diferente de todos os outros livros, e se você não gosta de críticas literárias passe fora deste! No início fiquei bem perdida por não saber sobre alguns/bastantes ensaios, mas não me impediu de ler até o final pois o pouco que entendi gostei!

ana :) 06/02/2024

Acho a escrita do Orwell cansativa e ele repete algumas sentenças em momentos diferentes do texto para retomar um assunto falando com outra palavras, algo que ele próprio crítica nos ensaios.
Além disso, é um chato falando da língua inglesa e sua intocalidade.
O ensaio de nome do livro não conclui porque simplesmente não consegui ler sem dormir. O ensaio "Mina abaixo" foi o que eu mais gostei, o autor trouxe uma visão totalmente atual, trabalhos indispensáveis para o funcionamento dessa sociedade e modo de consumo atual ainda são invibilizados e mal pagos. O "Abate de um elefante" também é interessante, o colonizador e sua necessidade de firmar sua superioridade.

jvaillanttt 03/02/2024

Não é meu estilo.
Olha, serei sincera: os últimos três contos eu li superficialmente (no final pulei meio mundo de páginas, rs); contudo, eu li o livro quase inteiramente, prestando atenção e, bem, eu não gostei muito.

O começo é um pouco massante, porém quando se entra no conto "Mina abaixo", aí sim dá pra se interessar. Achei muito bom esse conto sobre a mina e sobre os trabalhadores ingleses nela, as dificuldades que eles passavam e tudo mais. O conto "Inglaterra, sua Inglaterra" também é ótimo e nem interessante. "O abate de um elefante" falou sobre fazer algo para manter o "apoio" das pessoas, como na parte que o homem abate decide abater o elefante porque não queria parecer um fraco/covarde na frente das pessoas que desejavam que o elefante fosse abatido.

"Lear, Tolstói e o Bobo" também foi bonzinho, você se diverte lendo. Mas os contos em diante não me chamaram muita atenção.

Como eu disse, não é meu estilo de leitura, porém é realmente interessante e, quem gosta dessas coisas, gostará deste livro. Bem, creio eu que sim.

Uma coisa negativa (na minha opinião) foi ele generalizar o cristianismo, e isso fica bem evidente. Ele não o cita diversas vezes durante o livro, porém ele cita bocado o suficiente para você reparar, ainda mais na forma que ele o escreve. :)

Bruno.Ariel 02/02/2024

Um compacto de ideias nem tanto interessantes
Esse foi o terceiro livro que li do George Orwell e me decepcionou muito.

Em síntese, o livro é um compacto de ensaios publicados pelo autor entre as décadas de 30 e 50 onde, em sua maioria, ele emite opiniões sobre a literatura da época, sempre, assim como nos seus outros livros, mostrando críticas políticas e sociais.

Não que eu não ache a opinião do autor importante, mas em muitos dos casos ele se prolonga demais.

Mas nem tudo é perdido no livro. Destaco dois pontos positivos, um do autor e um da obra em si:

O autor tem o domínio de analisar as o que vê de uma forma muito interessante. Ele enxerga as coisas de forma macro, mesmo estando presente em determinadas ocasiões. Isso dá a ele uma perspectiva muito interessante para fazer suas análises.

Além dos ensaios puramente analíticos temos 2 contos, que creio sejam fatídicos da vida do autor que me prenderam.

No mais, creio que se for para ler esses ensaios separados um do outro possa dar jogo.

Aline221 01/02/2024

Um livro bom, mas que quase me derrotou.
Por ser uma coleção de ensaios, o livro tem alguns ensaios que são mais interessantes do que os outros. O que é interessante, ou não, depende muito do leitor, obviamente; a sua localização geográfica, histórica (no tempo) e outras coisas mais subjetivas de gosto. Porém, é fato que todos os ensaios são muito bem escritos e que, mesmo que não seja um assunto que apele pra você logo de cara, a boa escrita e as reflexões do Orwell acabam te pegando...
... Se você deixar.
Eu li bem rápido os primeiros ensaios e achei ótimos os textos sobre o elefante, sobre as minas de carvão, as críticas literárias ao Tolstói. Porém os ensaios finais do livro, especialmente o último, são de assuntos tão desinteressantes para mim que eu quase desisti de terminar no último ensaio.
Sendo assim, acho que é um bom livro, mas para aqueles que só gostam de ficção e que não tem paciência com reflexões e críticas políticas e sociais, com certeza eu não recomendaria.

ariel.php 25/01/2024

Dentro da baleia e outros ensaios, George Orwell
Obra de George Orwell, “Dentro da baleia e outros ensaios” consiste numa coletânea de ensaios publicados separadamente. Nestes, o autor aborda os principais eventos provocados pela Europa no século XX sob a ótica da cultura, com enfoque na literatura e nos costumes do povo inglês.
Nessa perspectiva, Orwell desenvolve os textos em sentido lógico, isto é, cada informação inserida associa-se com uma previamente discutida, e utilizando de um vocabulário sem muitos percalços, o que contribui para a fluidez de cada ensaio. Por outro lado, a disposição dos ensaios na edição da Principis parece não buscar uma conexão de temática, a exemplo de “Mina abaixo”, que não consegue dialogar com as demais, tanto por não abordar literatura ou política, quanto por ser escrito segundo uma estrutura de relato.
Por sua vez, um ponto positivo são as introduções detalhadas feitas por Orwell. Devido a elas, é possível compreender as escolhas por autores e obras para fundamentar os ensaios do artista, mesmo os desconhecendo.
Em suma, os textos individuais contêm ideias interessantes, embora a leitura seja pouco cativante na maioria dos casos. Nesse sentido, tive muita vontade de desistir do livro, mas hoje considero reler alguns ensaios, Diante disso, creio que a experiência não é recomendável, a menos que conhecer a base dos posicionamentos de George Orwell te instigue.

Isabella887 25/01/2024

Livro para dormir
Nunca pensei que dormiria tanto com um livro, foi muito difícil terminar ele, sempre que começava uma página caia no sono, mas acredito que isso se deve ao fato de eu não ter interesse nos assuntos abordados, o livro pode até ser bom, mas não atingiu o meu tipo de público, algumas histórias foram bem interessantes, a da mina, do Shakespeare, a da língua inglesa e seus vícios, mas em suma a maior parte foi desgostosa para mim.

Moony 17/01/2024

Não entendi
Não entendo nada sobre política, literatura e muito menos sobre poetas e poesia. Entendi muita pouca coisa do que Orwell disse e peguei o total de uma referência :(

Jonathas 14/01/2024

Um posicionamento marcante
Neste que é sem dúvidas um ataque direto a todos os regimes totalitários e opressores de todos os tempos, George Orwell entrega ensaios muito bem construídos, que revelam um retrato do ambiente intelectual no pós Primeira Guerra e durante a Segunda Guerra Mundial. Com indicações claras sobre as limitações e violências praticadas tanto pelo nazismo, quanto pelo fascismo e comunismo, temos aqui uma verdadeira galeria de exemplos do que acontece quando alguns autores são coniventes ou omissos em sua produção literária, a própria literatura morre ou fica extremamente debilitada em alcance e importância.
De toda forma, um excelente aviso sobre o que o totalitarismo é capaz.