Os cinco Sóis

Os cinco Sóis Munir Zalaf

Resenhas - Os cinco Sóis

Jardel Ferreira 28/09/2019

Começar a descrever sobre esse livro é tão difícil, pois fazer uma abordagem de forma imparcial e concisa não é fácil. Como transmitir o que o escritor Munir Zalaf escreveu em seu livro OS CINCO SÓIS – UMA EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE.
Tão complexo falar sobre a morte como de se explicar sobre a vida.
As experiências citadas às vezes descritas como alucinações, refletem a luta do autor no leito de morte.
O coma é descrito por muitas pessoas e seus relatos como luzes, seres iluminados, medos, pessoas que já morreram, entre outras formas diversas. Falar sobre o tema é de difícil explicação e entendimento pois é algo muito empírico.
Tratado como alucinações no estado de coma, somente quem ficou entre a vida e a morte pode de certa forma explicar o que supostamente acontece e colocar em cheque duas diferentes visões. A ciência e suas experiências para provar a verdade acima de tudo e a religião na forma de crer na sua fé como a fonte de explicação de tudo.
Não quero relatar o que é verdade ou não, assim como o autor não quis expor sua opinião, apenas descrever suas experiências.
Mas o fato de ser ou não real , ser científico ou religioso não nos dá grandes perspectivas do certo e errado, somente que esses casos acontecem e desafiam nossa credulidade e certezas sobre algumas coisas. E aí o que de fato pensar sobre tudo isso?
"Munir Zalaf nasceu em Mogi Mirim em São Paulo, morou no Rio de Janeiro onde foi ator trabalhando com a brilhantíssima Bibi Ferreira, escritor seguindo sua paixão por literatura, foi presidente da Academia Bauruense de Letras, dava palestras em escolas onde o foco era o “incentivo à leitura” e o “sentido e experiências de vida”. Munir faleceu em 2014 as 87 anos deixando seu legado em suas obras."
Esse livro foi distribuído pela editora CEAC