Exímius: O Último Volume

Exímius: O Último Volume Guilherme Cecilio Lima

Resenhas - Exímius: O Último Volume

Sthefani.Curtz 16/12/2023

Que leitura, meus amigos...
Para quem busca uma leitura fluída e cheia de elementos fantásticos, mistérios, cenas chocantes e boa dose de choro, Exímius é sem dúvidas uma ótima pedida.

Exímius: O Último Volume é uma leitura recomendada para quem gosta de fantasia e magia.
A história se passa em dois mundos: a Terra e Exímius.
Com três possibilidades de leitura, você pode escolher o seu grau de imersão nesse mundo fantástico novo e também a dificuldade para desvendar os mistérios que cercam a obra.
Enquanto os capítulos passados em Exímius são recheados de magia, com diversos tipos de criaturas mágicas que vão dos fofíssimos Guildes até poderosos dragões, as emoções dos capítulos da Terra não ficam para trás, com personagens marcantes com dramas próprios, acontecimentos trágicos e referências a desenhos, jogos e locais reais.
Em suma, Exímius é um livro muito bem elaborado para que a trama não fique desconexa e todos os eventos se encaixem no final. E toda a trama te mantém preso até a última página
Como é o primeiro livro, é bastante voltado para a apresentação dos mundos e dos personagens, por isso não se aprofunda tanto nas relações dos personagens uns com os outros e com o mundo, principalmente de Exímius, mas certamente isso será aprofundado em sua continuação.
Alerta importante: o livro aborda tópicos delicados como violência e depressão, podendo conter alguns gatilhos à pessoas mais sensíveis. Se esse for seu caso, prossiga com cuidado.

Brunoalv182 23/11/2023

Surpreendente
Surpreendente um livro de fantasia ter tantos sotnop diferentes e na minha opinião inovadores no gênero.

Eximius ouxied amu acram me mim.

Talvez pelo modo que a história foi contada, ou por tantos personagens que nos identificamos, ou talvez pelos vários gatilhos ou talvez ainda pelos jogos de palavras.

Essa parte dos sohlitag realmente me pegou, já li inúmeros livros com alertas de gatilhos, mas esse foi o único livro que realmente me deixou desconfortável em várias partes por conta dos gatilhos das situações criadas pelo autor.

A criação e apresentação de Eximius foi expoente e cada vez mais envolvente, me deixava por horas pensando em teorias sobre o mundo. E de tanto tentar adivinhar, uma das teorias se mostrou parecida com a explicada quase no final do livro.

E sobre o final do livro, foi muito emocionante ler as últimas páginas, imaginar um final e descobrir um gosto de quero mais.

Leiam Eximius!
Guilherme 03/12/2023minha estante
Ahhh, que resenha ?
Muito obrigado, Bruno!!!

Vince 10/06/2023

Resenha @pudimliterario_
EXIMIUS: O ÚLTIMO VOLUME | @GUILHERME

Olá, queridos leitores. Espero que estejam bem. Hoje vamos falar sobre "Eximius", uma fantasia nacional escrita por Guilherme Lima. Esta foi minha primeira experiência com o autor, e devo dizer que ele já me conquistou e conseguiu me enganar direitinho. Agora, vamos conhecer mais um pouco desse livro.

Aviso de gatilhos: estupro, depressão, tortura e suicídio.

A narrativa de "Eximius" se desdobra em vários personagens, cujas histórias se entrelaçam em dois mundos fascinantes: Eximius e a Terra. Cada capítulo alterna entre esses dois cenários, construindo gradualmente as conexões entre eles. Embora inicialmente pareçam separados, o autor habilmente tece essas histórias de forma intricada, culminando em um desfecho impactante. Um dos pontos fortes desta obra é a maneira como Lima constrói o enredo. Desde as primeiras páginas, fiquei imerso em uma trama repleta de mistério, ação e emoção. A escrita do autor é envolvente, fluida e rica em detalhes, transportando o leitor para os diferentes universos de Eximius e da Terra. Sua habilidade em criar personagens complexos e em desenvolver suas histórias individuais é incrivel.

Na Terra, somos apresentados a Afonso, Bianca e Camille, um trio de amigos cuja amizade é testada diante de adversidades avassaladoras. Fiquei particularmente envolvido com as histórias que se desenrolam nesse ambiente, principalmente quando Bianca descobre que está enfrentando uma batalha contra o câncer. Os amigos, que são profissionais da área de saúde, vão fazer de tudo para reverter essa situação angustiante.

Em Eximius, um mundo habitado por guildes, guardiões e seres fascinantes, tudo é diferente e contrastante em relação à Terra. Conhecemos Osnofa, Ellimac e Acnaib, amigos que já viram a morte várias vezes em combates. As batalhas épicas e as reviravoltas surpreendentes são narradas e descritas com fluidez e detalhes, deixando qualquer leitor sem fôlego.

Mais do que uma mera obra de entretenimento, "Eximius" aborda questões profundas e sensíveis, como amizade, superação, perdas e a busca por um propósito maior. É uma leitura que nos leva a refletir sobre nossa própria jornada. Para os amantes de fantasia, "Eximius" é uma leitura obrigatória. Lima nos presenteia com um universo vibrante e uma trama que vai além das expectativas. Prepare-se para se emocionar e se encantar com um final de tirar o fôlego, com direito a profecia. Estou indo nessa, mas antes me conta: gostaram da resenha? Já conheciam essa obra? Quero saber tudo! Até a próxima e abraços.

Pedro P. R. 10/04/2023

Exímius é meu segundo contato com a escrita do Guilherme e foi tanto uma experiencia similar a que tive em Ploar, outro livro dele, quanto diferente.

A narrativa do livro se divide em vários pontos de vista e em dois mundos. Nós temos os personagens da Terra, onde estiveram os melhores capítulos para mim. Aqui, o autor não precisa se ater a explicar o universo, ou coisas mirabolantes. Ele narra sobre pessoas no mundo moderno, por isso conseguimos visualizar melhor as cenas com poucos detalhes, focando assim no desenvolvimento de cada personagem e da trama. E Guilherme é um mestre no drama para te fazer sofrer.

Então temos os capítulos em Exímius e para explicar minha experiencia aqui, talvez eu dê alguns pequenos spoilers (Em conversa com o autor, ele comentou que muita gente não reparou em muitas das dicas que o livro dá).
No mundo de Exímius, cada protagonista funciona como uma contraparte dos protagonistas na Terra, tendo seus nomes escritos de trás para frente e seu sexo alterado. Por ser um mundo novo que precisava ser apresentado, eu demorei para me conectar com a trama dele, mas depois de alguns capítulos o estranhamento passou e comecei a curtir a trama em Exímius, assim como as conexões entre o que acontecia nos dois mundos.

Quando for ler o livro, fique atento as ligações entre os acontecimentos dos dois mundos, tudo está lá por um motivo, e divirta-se, ou confunda-se, tentando descobrir o nome das bestas magicas, locais e pessoas de trás para frente ou com as letras embaralhadas em Exímius.

Esse é um livro de fantasia com muito drama e alguns gatilhos como abuso, depressão e suicídio. Todos esses temas foram abordados de forma pensada e muito bem trabalhada.

juliocmofc 31/01/2023

Exímius: o último volume
?? ALERTA DE GATILHOS ??
A história é narrada em mais de um ponto de vista, sendo que nossos personagens estão em mundos diferentes.
No planeta Terra somos apresentados à Camille, Bianca e Afonso. Bianca acaba de descobrir que tem um tumor cerebral em um estágio muito avançado.
No planeta Exímius somos apresentados à Ellimac, Osnofa e Acnaib, este último foi vítima de um envenenamento quase fatal enquanto estava em um bar com seus amigos.
Agora, em seus respectivos planetas, cada grupo de amigos estão dispostos a fazer de tudo para salvar a vida de seu companheiro que está a beira da morte.
Enquanto isso, na Terra, conheceremos também Régis, um n1nf0m@ni@co, e Jonas, um novo que anda sempre cabisbaixo.
Já em Exímius conheceremos um guardião de grande prestígio chamado Siger e também a guardiã Sanoj, que está lutando pela sua sobrevivência.
Ainda em Exímius somos apresentados à Gimelin, um Guild padeiro que acaba de ser convocado pelo Supremo D. para trabalhar na Fortaleza de Cristal.
Com uma escrita impecável o autor traz personagens bem desenvolvidos, cenas de aventura de tirar o fôlego, situações de tirar lágrimas, de forma que nos sentimos realmente parte daquela história.
Se você ama fantasia e quer conhecer autores nacionais, essa é a minha indicação. Exímius possui todo um universo próprio, cheio de detalhes e mitos, que te deixarão extasiados.
Conta aqui pra mim o que você achou? Ficou com vontade de ler? ?
Guilherme 01/02/2023minha estante
Ahhhhh... Muito obrigado pela resenha ^^

leiturasda_mavi 17/01/2023

Incrível
ATENÇÃO: CONTÉM GATILHOS DE DEPRESSÃO, SUICÍDIO, ABUSO, VIOLÊNCIA, MORTE

Experiência incrível, é um livro bem criativo e eu amei. Criei várias teorias, algumas acertei, tive surtos com o autor (que inclusive é muito acessível e ama ver seus leitores surtando com ele kkk) onde fui perturba-lo em suas redes sociais kkk.

As referências desse livro....amei ??????

Se este livro estiver em sua lista de desejos para ler me pergunto o que está esperando????
Sara Férrer 17/01/2023minha estante
Obrigado pelos alertas de gatilho

Guilherme 24/01/2023minha estante
Ahhhhh foi mais do que incrível poder acompanhar sua leitura e ainda ser presenteado por essa resenha ?

Branca de neve 23/12/2022

Leiam que vcs vão amar
O livro tem bastantes personagens, eu não tive experiência boas com livros com muitos personagens tanto que li e abandonei pq infelizmente os personagens não tinham características únicas que fazia eu ver aquele nome e saber quem é, o q ele faz etc... . MAS em Eximius eu consegui entender os personagens sem ficar confusa, o q eu achei legal sobre isso é que msm tendo bastante o autor nos dá tempo para conhecer cada personagem, mesmo eu não gostando muito de capítulos grande achei necessário nesse livro para que possamos conhecer cada personagem.
Temos dois "mundos" a terra e eximius. Nesse primeiro não foi explorado a conexão entre eles, acho que esse livro vem com a proposta de a gente entender o q está acontecendo com os personagem para dps no próximo livro a gente entender pq o autor fala sobre dois mundo. Tanto que no final do livro temos um certo "spoiler" sobre o que irá acontecer no segundo livro e que provavelmente nele aí sim saberemos como esses dois mundo irão se conectar.
Resumindo: uma história incrível que vale muito a pena ler, e graças a ela consegui minha vontade de leitura de volta kkk. Obrigada Gui por fazer história tão fluídas e tão boas.

Netto.Pierre 25/08/2022

Criativo!
?Exímius - O Último Volume.
Autor @guiceciliolima
Meus amigos, hoje eu trago a resenha de um que me fez ficar encantado com seu universo. Criativo demais!
Na Terra, acompanhamos a história de Bianca, Camille e Afonso. Três amigos universitários, que terão seu destino mudado de uma maneira drástica.
Em um dia comum, Bianca passa mal, e descobre estar com uma doença terrível . Logo, Camille e Afonso não medirão esforços para salvar sua amiga. Mas eles nem imaginam todas as coisas que podem estar por trás disso tudo.
Eles não sabem, mas existe um mundo mágico chamado Exímius. Somos apresentados nesse mundo através de Gimelin, uma criaturinha mágica, que trabalha como padeiro, usando suas três caldas mágicas para dar perfeição aos seus doces.
Gimelin vai ser escolhido por uma entidade, O Supremo Senhor D, para trabalhar em seu mágico castelo. Mas, claro que as coisas não vão ser assim como planejado.
Ainda em Exímius, acompanhamos Acnaib, Ellimac e Osfona, três guardiões, em suas jornadas cheias de aventuras.
Eu não vou entrar tanto em detalhes, mas só posso dizer que TUDO está conectado. Vale a pena ler sem saber muito do que se trata.
Sabe aquela fantasia que aguça sua curiosidade até a última página? Exímius atende isso. A maneira como o autor conecta os fatos, e, de uma forma muito criativa nos mostra certos acontecimentos, mas com um outro tipo de visão, a minha cabeça não parava de girar de tanto êxtase.
Eu só posso dizer que: Exímius traz personagens muito reais, com rotinas muito similares às nossas, mas em contrapartida, traz também os elementos mágicos de uma forma que encanta o leitor.
Existem muitos g4tilh0s no livro como: 4bus0, vi0l3ncia, bully1ng, su1c1d10, &stupr0. Cenas que são bastante forte e que algumas pessoas talvez irão se sentir incomodado.
Quanto à conclusão, eu já estou louco pela continuação. Porque terminou é uma forma tão boa, que eu fico pensando em o que o Guilherme vai arrumar no livro dois ????
Exímius está disponível no Kindle Unlimited.
Nota: 5??
#books #leitores #explorar #livros #bookworm #bookstagram #leitura #leitores #literatura #ler
Guilherme 05/09/2022minha estante
Ahhhh, que resenha fod@ \o/

Jacqueline 23/08/2022

Maravigold!!!
ATENÇÃO: ESTE LIVRO CONTÉM CENAS DE DEPRESSÃO, SUICÍDIO, ESTUPRO, TORTURA E AGRESSÃO FÍSICA E PALAVRAS DE CUNHO SEXUAL DE BAIXO CALÃO.

Vamos com calma, pois esses capítulos finais me deixaram até fora de órbita.
A história oscila entre personagens da Terra e de Eximius, alternando entre 14 pontos de vista diferentes para compor a narrativa.
É nesse ponto que tu acha que o autor surtou, porém, já no prólogo, o autor pega o leitor pela curiosidade, criando um cenário inicial com um acontecimento tão bombástico que você sente a necessidade de descobrir o que ocorreu de verdade ali e quais seus desdobramentos para aquele mundo. Porém, ele não entrega fácil assim, e os pov's de diferentes pessoas, inclusive do grupo de amigos na Terra, fazem os curtos capítulos correrem mais rápido que o recomendado.
Apesar de poder conter cenas pesadas, elas passam rápido e não são muito detalhadas, preservando o leitor e dando colocação apenas para revelar questões do personagem em questão sem ultrapassar limites.
Apesar de estender-se demais em algumas situações, as revelações finais fazem tudo valer a pena, além de deixar o leitor salivando por um próximo volume afim de responder toda a infinidade de questões levantadas.
"Eximius: O Último Volume #1" é uma fantasia incrível de se ler, com um mundo novo que vai se revelando de forma confortável conforme vamos avançando na leitura, personagens bem utilizados e uma narrativa bem escrita que te prende do começo ao fim. Espero que o Supremo Senhor D agilize e nos dê logo o volume dois dessa história fantástica.

Guilherme 23/08/2022minha estante
Ahhhhhhh... que resenha INCRÍVEL ? Sempre me emociono quando leio resenhas, ainda mais vindas de pessoas como você ^^

Muito obrigado ?

_theamboy 18/08/2022

OTIEFREP ORVIL EUQ ?
Eu não quero falar muito pra não estragar a surpresa do que é ler Exímius. Escrito brilhantemente por Guilherme Cecilio, o livro entrega o que há de melhor em uma fantasia. Mundos paralelos, drama, protagonistas fortes e uma construção de mundo muito bem detalhado. O sistema de magia imposto em Exímius te faz criar várias teorias possíveis do que esta acontecendo. Confesso que, a princípio, fiquei confuso sobre o que estava acontecendo. E graças a essa confusão as respostas são sanadas em um grande plot twist e um brilhante clímax . Clímax no qual, a titia surtou e mandou vários áudios na dm do Guilherme! Amigo, peço desculpas! ?

Eu simplesmente estou desejando arduamente o segundo livro e eu não vejo a hora da continuação estar na minha mesa! ?

Isabelle 29/07/2022

Recomendo muito essa fantasia
O que dizer de Eximius? Nem sei!
Eximius é um mundo fantasioso muito interessante. O começo do livro fala sobre Gimelim, um guilde com poderes de fazer comidas muito boas! (O dom que todo mundo quer). Ele foi chamado para trabalhar na fortaleza de Cristal, cuidando dos livros, mas o que ele não sabe é que a fortaleza está com problemas.
Por outro lado, na Terra, Bianca, Camille e Afonso são amigos de longa data, que estudam na mesma universidade, mas tudo muda com a ocorrência de um acidente com Bianca. Seus amigos querem salvá-la e fazem o possível e o impossível pra isso, mesmo que tenha muitos obstáculos.
Esse livro tem personagens muito fortes, como a Osnofa que é uma guardiã, Acnaib e Ellimac.
Eximius é um mundo com duendes, guardiões, guildes e tudo mais que você possa imaginar.
Amo os trocadilhos do Guilherme de inverter palavras!
Cada personagem é melhor que o outro, menos o Régis tá ?
Todos os capítulos são narrados por pessoas diferentes e a Terra e Eximius têm uma conexão surreal (literalmente)
É cada plot que a gente só sabe ficar ansioso pelo que vai vir no próximo capítulo.
Tem alguns gatilhos.
Gente, no final tudo se encaixa perfeitamente e eu já preciso da continuação desse livro ?
Um livro impactante que mostra o espaço entre a vida e a morte, e é um espaço muito pequeno pra não ser aproveitado.
Cada capítulo eu ia morrendo mais um pouco pra ver qual seria o desfecho, afinal,.o Guilherme fez mistério o livro todo e eu tava agoniada pra entender tudo. Agora tô só querendo mais livros
29/07/2022minha estante
é nacional? me interessei demais, que resenha maravilhosa moça!!

Isabelle 29/07/2022minha estante
É nacional sim! E é uma fantasia muito incrível e cheia de mistérios. Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado da resenha :)

Guilherme 29/07/2022minha estante
Ahhhhh!!! Como eu fiquei feliz com essa resenha ? Vou dormir com um sorriso de orelha a orelha ??

Isabelle 29/07/2022minha estante
E eu ficando feliz de ler essa obra ? Virei fã

Guilherme 08/07/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!!!

Mais uma vez, muitíssimo obrigado por ter dado a oportunidade de conhecer Exímius.

Marcin 18/08/2021

FANTASTICAMENTE ORIGINAL
de longe um dos livros de fantasia mais original que eu já li.
o mundo de Eximius e seus personagens são incríveis.
os acontecimentos na terra são absurdamente inesperados e fortes fazendo dessa junção de mundos uma das coisas mais extraordinárias que li esse ano.
uma obra excelente!!!

?? CUIDADO
contém gatilhos
Guilherme 22/08/2021minha estante
Muiiitos gatilhos neah? Kkkkkk

Muiiiito obrigado Marcio ?

Dentro_deumlivro 13/08/2021

Perfeito! Fantasia de qualidade, que te deixa de boca aberta
Você gosta de mistérios em um mundo fantástico? Pode ler Exímius então que vai gostar!

Exímius conta história de dois mundos e como esses dois mundos são ligados? Isso que o autor te convida a descobrir e posso dizer que fiquei beeemm tentada a descobrir, que até para o latim eu fui para ver se descobria hahahahahah

Bianca, Afonso e Camile são amigos de infância e estudam juntos.

Sanoj é uma guardiã que vive isolada dos outros.

Guimelim é um guilde preguiçoso que cozinha como ninguém e que está aguardando uma notícia que pode mudar sua vida.

A escrita do autor é bem cativante e te prende do início ao fim, uma escrita fluída sabe?

O enredo é sensacional e quando você vai descobrindo os mistérios você fica parada de boca aberta, absorvendo todas as informações e isso só te faz querer descobrir mais e mais e não parar de ler nenhum minuto.

Eu amei demais os personagens, gostei de alguns, amei outros e posso dizer que odiei um em específico. Hahahaha

O livro é sensacional, uma grande fantasia nacional que com toda certeza vale a pena a leitura!

Ele é repleto de mistérios e faz você pensar tanto que quando vê já acabou o livro e você fica desolado querendo logo o segundo!

Eu recomendo demais esse livro, fantasia nacional de qualidade!

E o livro físico??? Gente ele é perfeitooooo, e tem três sumários para ler de formas diferentes, eu li pelo Kindle, mas depois comprei o físico e já vou reler ele porque é muito lindo!
Guilherme 26/12/2021minha estante
Eu amo uma pessoa ?