Fazenda dos animais

Fazenda dos animais George Orwell

Resenhas - Fazenda dos animais

VivianRayna 23/04/2024

Melhor
Critiquei muito 1984, então decidi resenhar esse daqui para mostrar que George Orwell não é um autor ruim. Gostei muito da proposta desse livro, ele é muito semelhante ao que mencionei antes, mas a forma como tudo foi expresso neste foi muito melhor. A Revolução dos Bichos traz o reflexo de uma sociedade totalitária construída sobre um princípio de igualdade; retrato de diversos movimentos que vimos e vemos no mundo real. Creio que todo o movimento de poder expresso em ambos os livros não se restringe apenas a regimes totalitários, como o nazismo e o fascismo, mas refletem tbm oq vivemos na atualidade em diversos movimentos de governo. Oq tiro dessas obras é que o ser humano vem agindo segundo os seus próprios interesses, privilegiando seus semelhantes, repudiando quem não é e perdendo todos os princípios em prol do próprio ego.

nathi.1989 10/01/2024

Como um livro juvenil, a Fazenda dos Animais funciona bem. Desse modo, sem grandes desenvolvimentos, sem grandes observações, apenas com uma constatação pertinente "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros". De certa forma, a proposta do autor parece se cumprir ao revelar, na sua visão, que revoluções são ciclos cíclicos e viciantes, que o homem sempre se eleva pela ganância, poder e que as massas são manipuláveis, submissas e desletradas ao sistema que pertencem, porém tudo isso descrito sem análises que expliquem e complementem a leitura. Um livro curto, mas conciso e direto no que se propõe.

Lavinia 01/10/2022

a fazenda dos gados
Esse livro é fascinante, é incrível como o autor consegue descrever um cenário complexo como esse de uma maneira tão acessível e de fácil leitura.

A Fazenda dos Animais é uma crítica à Revolução Russa, no entanto, é visível que nosso país vive este cenário, a alienação, o controle do passado, as pessoas que estão conscientes disso e que, mesmo assim, continuam negligenciando o fato.

Uma distopia que infelizmente, se parece mais do que deveria com os atuais cenários mundiais, muito triste saber que as pessoas usam e abusam de tudo como forma de alienação.

Ana Paula Del Rey 26/09/2022

Uma vibe bem eleições 2022
Achei o livro ótimo, tópicos que ele discute: apagamento histórico, corrupção, aposentadoria, entre outros

Bia 19/07/2022

Uau
Descobri com esse livro que eu realmente gosto de livros que com uma fantasia faz críticas fortes e importantes a sistemas políticos, uma escrita antiga porém tranquila e fácil

PsicoFlavia 10/02/2022

?Agora não restavam dúvidas do que acontecera com os porcos. As criaturas lá fora olhavam para os porcos, e então para os homens, depois para os porcos e para os homens outra vez. Mas já era impossível dizer quem era o quê.?

A ignorância de uns, aliada a ganância de outros é perigosa demais. Esse livro é extremamente necessário.

Iohana.Gama 10/12/2021

O livro é de fácil compreensão e muito interessante!
Ainda que não tenha um final que eu gostaria de ver, acredito que ele tentou retratar a realidade mesmo, então não poderia ser diferente.
É a política como ela é, em seu formato mais inescrupuloso de ditadura e corrupção.

É mais uma crítica de George Orwell, e dessa vez, muito mais fluida e fácil de entender. Eu particularmente gostei mais desse livro, do que de 1984, apesar do outro também ser muito bom. Mas nesse a leitura é mais didática, de fácil compreensão para todos, e leve.
E em nenhum momento a leitura fica chata ou cansativa.

Dá pra ler naqueles momentos entre um livro e outro, quando você busca algo rápido e fácil de ler, até pra relaxar mesmo.

Simplesmente adorei. É uma ótima forma de entender como grandes "líderes" corruptos chegam ao poder, e como conseguem se manter por tanto tempo, mesmo com tantas coisas ruins acontecendo para a população. Sim! Porque infelizmente isso acontece até hoje.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 06/05/2021

Fazenda dos Animais e a Revolução dos Bichos
Fazenda dos Animais, clássico da literatura mundial, escrito por George Orwell, publicado pela Buzz Editora, apresenta em uma edição remasterizada a revolução causadas pelos animais que em uma crítica social representa a política nos dias sombrios que vivemos.

A fábula escrita por George Orwell entre os meses de novembro de 1944 e fevereiro de 1945 é uma grande percepção contemporânea e reflete nossa realidade atual.

Utilizando de uma linguagem simples, porém, carregada de elementos simbólicos à manipulação política, o poder, o autoritarismo e o idealismo da revolução através das falácias, remetem a reflexão durante toda a obra que está repleta de interpretações que prende a atenção do leitor do início ao desfecho da obra.

Fazenda dos Animais, por ser escrito na década de 40 tratava de uma sobre a Revolução Comunista de 1917 e o regime totalitarista de Stalin na União Soviética, pois na obra de Orwell, o porco Major é uma simbologia a Marx, Bola de Neve representa Trotsky e Napoleão exemplifica claramente Stálin. Ambos têm as características desses personagens emblemáticos da história mundial.

Inegavelmente sabemos que é um livro atemporal e, em um panorama amplo, observa-se que se aplica em diversas épocas, inclusive em nosso tempo, com o governo atual e sua forma de aplicar a velha política, embasada da ditadura militar, que imperava o país entre 1965 e 1985, quando foi derrubada pela democracia.

Fazenda dos Animais, representa os benefícios ao governo que inicialmente idealizam o bem comum entre todos os bichos da Fazenda Solar, que inicialmente desejava libertar os proletários da opressão e abuso, contudo, utilizando dos influenciadores que fazem parte do gabinete do ódio, oprime ainda mais os demais animais, afim de manter seus luxos, requintes e supremacia na custa dos mais pobres, no caso da obra, as vacas, cavalos e cabras.

Em suma, George Orwell expressou através de Fazenda dos Animais, a ambição sem precedentes que põe por terra toda e qualquer forma de melhoria da humanidade, afinal, seremos escravos do sistema que nós mesmos criamos. Haja vista, o atual governo. Vale a reflexão.

Confira a resenha na íntegra, no blog Irmãos Livreiros

site: https://bit.ly/iLPost704
Bruno 06/05/2021minha estante
Gosto dms

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 07/05/2021minha estante
Livro bom demais, Bruno!
Essa edição da Buzz está impecável! =)

Naty 28/08/2021minha estante
Depois que li, ficou difícil não comparar as manobras dos porcos com todos os governos que já tivemos. É tudo muito parecido! A história do Brasil me parece um carrossel assombrado que fica girando e girando e acaba sempre no mesmo lugar. Chega a ser revoltante!