Malcolm X

Malcolm X Aston F. Bateman

Resenhas - Malcolm X: A vida, história e legado de um dos maiores ativistas negros de todos os tempos

Isabella1982 10/04/2024

Muito ruim
Eu até esperava um resumo pelo número de páginas, mas por conta dos comentários positivos, esperava bem mais.
Um livro mal escrito, mal construído, muito tendencioso e uma tradução muito ruim.

Paula888 27/02/2024

É um resumo bem superficial da vida do Malcolm, porém dá uma noção da sua história.
Agora vou ler uma versão mais aprofundada.

WeltonLuis 06/07/2023

Como este é um livro curto, imaginei que seria algo bem superficial. Mas mesmo assim poderia ter sido uma abordagem que fizesse mais jus ao que Malcolm X realizou.

Jennifer 03/05/2023

Uma biografia muito bem escrita, bem introdutório e fácil de entender, muito bom para uma pessoa que quer saber o básico.

Davi.Paiva 09/11/2022

Um bom livro inicial
Link Amazon: https://amzn.to/3NPv1Eg

Não há como ser uma pessoa afrocentrada e não ter ouvido falar de Malcolm X (EUA - 1925 - 1965). Para uns, a pessoa certa enquanto Martin Luther King estava errado. Para outros, a pessoa errada enquanto King estava certo. E no meu caso, ambos estavam certos e eram resultado de suas criações, oportunidades e escolhas possíveis.

Embora eu já tenha visto o filme de 1992 e lido o livro de Manning Marable, aproveitei a oportunidade ao encontrar esta belezinha de graça na Amazon para ter uma leitura curta em um momento esporádico.

Resultado: valeu a pena.

Embora careça de fontes, a biografia é bem elaborada em mostrar como a vida de Malcolm X pode ser dividida em três fases: do nascimento até a prisão, da época que conheceu o islamismo (ainda na prisão) até a liberdade e envolvimento com a Nação do Islã e expulsão da mesma e do conhecimento do islamismo ortodoxo até o final de sua vida. Esta última parte é mais resumida no último capítulo. Todavia, ainda está lá.

Li algumas críticas alegando que esta biografia ressalta mais o lado agressivo de Malcolm como se isso não fosse parte de seu legado. Não que ele fosse um brucutu que saísse nas ruas com um porrete espancando racistas. Todavia, ele nunca deixou de defender o direito de legítima defesa do povo negro. E omitir isso talvez buscando aproximar a sua imagem da de King é negar a sua principal característica.

Apesar da carência de fontes e de alguns erros como traduzir nomes e siglas, "Malcolm X - A Vida, a História e Legado" ainda é um bom livro inicial para quem quiser conhecer este grande líder.

Recomendo!

Alek 25/02/2022

Bom para introduzir
É uma ótima leitura pra quem não conhece nada sobre a figura de Malcolm X mas quer começar. Para mim, que já conhecia sua trajetória, o livro não é ruim mas eu chamaria de insuficiente. No objetivo de se manter neutro (que foi muito bem-sucedido) o autor deixa o conteúdo do livro raso, embora como dito anteriormente, muito informativo!
Freezerburn 25/02/2022minha estante
Interessante

GiSB 25/02/2022minha estante
Vi o documentário sobre ele, no cinema.

Paulo1378 13/05/2021

foi bastante interessante conhecer um pouco da história do Malcom X. suas lutas, convicções e suas mudanças ao longo dos anos. tudo que malcom sofreu ao longo dos anos, nos faz compreender o motivo do seu ódio, mas ao longo do tempo ele se liberta de seu pensamento segregacionista. mas ele sempre lutou pelo direitos dos negros, sempre lutou contra essa desigualdade. malcom foi um grande homem, que serviu/serve de inspiração para muitas pessoas.

Geovanna 06/04/2021

Ok.
Eu não conhecia muito a história dele, então foi bom, bem introdutório e rápido. Mas acho que os últimos anos de vida ficaram corridos demais, suas ideias mudaram muito, gostaria de saber mais sobre esse processo.
O livro é bem focado no início de sua vida pública e o seu ódio. Gostaria também de terem colocado algum discurso completo dele.

anisios 28/03/2021

Há pouca informação sobre seus últimos anos
Um resumo da vida tumultuada e pesada de Malcolm. 80% do livro é bastante negativo pelas: as ações, escolhas e discurso de ódio e outras barbaridades que fez na juventude. Mas foi na viagem ao Oriente Médio que Malcolm vê a boa convivência e respeito que não havia nos EUA naquele tempo e começa a rever e mudar seu discurso agressivo para um mais humanizado e respeitoso aos ideais afroamericanos de King, de união. Nos poucos anos que teve de redenção foi perseguido pela seita que participou e várias vezes atacado até o dia de sua morte. Raso informação nos últimos anos de sua vida, após seu retorno aos EUA para mudar seu discurso a favor da União dos negros, não tem o mesmo volume de registro como houve nos erros da juventude ou da sua fase mais destrutiva. É necessário mais informação e outros livros sobre esse vácuo neste livro.