Êxodo

Êxodo Charles Haddon Spurgeon

Resenhas - Êxodo

Gladstonier 02/09/2023

Perfeito
Spurgeon não ganhou de forma imerecida a fama de príncipe dos pregadores, esse é dos melhores sermões que já li até hoje. Deixo a conclusão de Spurgeon para se ter uma ideia da maravilhosa obra que é esse livreto.

Meus queridos ouvintes, experimentem-se para ver se são verdadeiros Israelitas. Oh! Poderia Cristo dizer a você: ?Eis um verdadeiro Israelita, em quem não há dolo.? (João 1:47) ? Você tem o sangue nas ombreiras das portas? Você já comeu do corpo de Jesus? Você vive com Ele? Você tem comunhão com Ele? Deus, o Espírito Santo, lhe tirou do Egito? Ou você mesmo saiu? Você encontrou refúgio em Sua querida cruz e em Seu lado ferido? Se você fez isso, alegre-se, pois nem o próprio Faraó pode trazê-lo de volta, mas se você não o fez, eu oro ao meu Mestre para transformar sua paz em migalhas, por mais belo e amável que seja, eu imploro a Ele que envie os ventos da convicção e as inundações de Sua ira, para que sua casa caia agora, ao invés de resistir à sua morte, e então, naquela última hora solene, o edifício de suas próprias mãos venham a balançar. Multidão de estrangeiros! Ouçam isso! ?Examinem-se, se vocês estão na fé, provem-se?. Não sabem vocês mesmos, como Jesus Cristo está em vocês, exceto se vocês forem réprobos? Mas, se Ele não está em vocês, vocês ainda são réprobos, a quem o Senhor abomina. O Senhor tira todo o Seu povo do Egito e livra todos os Seus filhos da casa da escravidão.

Barbara.Tomaz 03/04/2021

Como não amar?! Excelente!
Na verdade é raro encontrar um texto de Spurgeon que não seja categorizado acima de bom (rsrs), já repararam? Tudo o que ele deixou escrito tem um valor inestimável para a igreja e cristãos em geral. Os insights, argumentos, associações e explicações fazem de seus livros algo único e belo. Nunca um tema é tratado superficialmente, sempre se pode aprender um algo a mais, sempre tem alguma tirada fantástica, ou algum detalhe que ninguém percebeu. Graças a Deus por isso!

Esse sermão de Êxodo é um desses textos que você começa com algo em mente, mas descobre outras pérolas ao longo da leitura. Gostei muito de ter participado como tradutora voluntária, minha parte favorita foi:

"Mas todo o exército saiu do Egito, cada um deles, nenhuma alma foi deixada para trás. Há um pobre coxo. Ah! Você o vê jogando fora suas muletas. Há uma pobre mulher doente, sim, mas de repente ela se levanta da cama. Há outro paralítico, que não pode de forma alguma erguer-se, sim, mas sua estrutura em um momento torna-se firme, ?pois não havia uma pessoa enferma em todas as suas tribos.? ? Salmos 105:37. Há um pobre bebê que não sabe sobre nada, mas continua deixando o Egito, carregado por sua mãe. O velho senhor de cabelos grisalhos não cambaleou em seu cajado. Embora tivesse oitenta anos de idade, ainda era um filho de Israel e logo foi liberto. Havia um jovem que começava a ter seus ombros machucados, no entanto, embora fosse jovem, a hora havia chegado para ele e ele saiu do Egito também. Todos eles saíram, cada um deles, não ficou nenhum para trás. Suponho que não houvesse nenhum hospital lá, mas se tivesse, tenho certeza de que não deixaram nenhum deles no hospital, mas todos foram curados em um instante. Um israelita, o qual se rebelou contra o governo de Moisés e disse: ?quem te constituiu nosso chefe e juiz?? (Êxodo 2:14). Mas eles não o deixaram para trás, antes de ele sair. Todos eles saíram, não há notícias que havia alguma pobre criatura enrugada cujos braços e pernas eram inúteis, e que era um pouco débil, cujo cérebro estava quase morto, e que fora deixado pra trás. Então, amado, se você é ?o cordeiro mais mesquinho do aprisco de Jesus?, você é, ?um em Jesus agora?, embora tenha muito pouco aprendizado e muito pouco bom senso, você sairá do Egito. Se o Senhor o colocou nesse cativeiro, e você gemeu lá, Ele o fará cantar aos poucos quando você for redimido disso. Não há medo de ser deixado para trás, pois se você fosse deixado, faraó, diria: ?Ele libertou os fortes, mas não foi capaz de resgatar os fracos?, e então haveria risos no inferno contra o poder e onipotência de Deus. Todos saíram."

Curiosidade: levou 1 mês para ser traduzido.
Felipe Holanda - Santo Livro 04/04/2021minha estante
Spurgeon é um autor que cuja obra pretendo ler durante toda a vida. Simplesmente incrível como ele consegue fazer uma alquimia de exposição, explicação, aplicação e alegoria de forma abençoadora. Para glória de Deus, muitos estão redescobrindo este grande pastor batista! 4 anos ouvindo sermões e não me canso kkkk

Barbara.Tomaz 04/04/2021minha estante
É. Muitas igrejas poderiam usar desses matérias que temos dele hoje como algum modelo de pregação e evangelismo. Incentivar mais a leitura.