De Repente Adolescente

Olívia Pilar

Resenhas - De Repente Adolescente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana 20/11/2021

Livros voltados para o público infantojuvenil são os melhores para aqueles dias em que estamos querendo algo mais leve. Foi justamente pensando nisso que pedi De Repente Adolescente: eu sabia que em algum momento estaria muito cansada para ler qualquer coisa e somente um rolê com essa temática conseguiria me ajudar. Eu não sou mais adolescente há 84 anos, mas me diverti tanto lendo que me senti novamente como uma.

Nessa antologia, que poderia representar as histórias de quaisquer adolescentes brasileiros, temos 10 contos de autores muito legais, cada um com um estilo de escrita diferente:

✦ A Última Suspeita, de Camila Fremder
✦ Segunda Chance, de Luly Trigo
✦ Entre Algodões-doces e Montanhas-russas, de Olívia Pilar
✦ A Maior Artista de Maranguape, de Socorro Acioli
✦ Agulhas e Bolinhas, de Vitor Martins

Apesar de cada um ter seu jeitinho de contar uma história, todas elas giram em torno de um ponto comum, que é a chegada da adolescência. Isso mesmo, aquele período crítico que somos novos demais pra muitas coisas e velhos demais para outras, quando começamos a entender quem somos de verdade e, consequentemente, entramos em conflito com tudo e todos. Todas essas sensações foram muito bem retratadas pelos autores através dos temas escolhidos por eles, como, por exemplo, racismo, sexualidade, separações, abandonos...

Eu já conhecia a escrita de Camila Fremder — é até engraçado, porque o conto é tão a cara dela que eu tenho quase certeza que reconheceria mesmo se não fosse identificado, rs —, Luly Trigo e Vitor Martins, autores que gosto muito, mas foi igualmente prazeroso ter meu primeiro contato com os outros autores de De Repente Adolescente. De fato, o que eu mais gosto em livros de conto é essa possibilidade que eles nos abrem de conhecer escritores novos!

Não vou entrar em detalhes sobre cada conto porque quero que vocês os conheçam ao lerem o livro, mas preciso dizer que os meus favoritos foram, sem sombra de dúvidas, A Batalha das Mamonas Verdes e Agulhas e Bolinhas. Vocês sabem bem meu critério para elencar preferidos: ou tem que me emocionar muito ou tem que me fazer rir muito. No caso dos dois contos, me emocionei bastante. O primeiro, do Jim Anotsu, é um dos mais originais, porque o narrador é Belo Horizonte — isso mesmo, a cidade aqui de Minas Gerais —, que conta como ela se tornou essa capital tão moderna, mas já adianto que não é uma história feliz. No segundo, do Vitor Martins, somos apresentados ao Murilo, um jovem muito quieto que resolve fazer aulas de bordado pra se sentir mais próximo do pai falecido, que era apaixonado pela arte. Não preciso dizer mais nada, né? Fechou a antologia com chave de ouro!

Também me encantei por A Maior Artista de Maranguape, com certeza o mais engraçado dentre os dez. Quem nunca sonhou em ser atriz quando era mais jovem, não é mesmo? Mas foi realmente uma delícia acompanhar a segurança com que a protagonista correu atrás dos seus sonhos, e as presepadas que se enfiou para alcançá-lo (e quando eu digo presepada, quero dizer dançar na Carreta Furacão vestida de Ben 10). Realmente gostei de todos os contos, mas esses três foram os que mais me marcaram.

Depois de terminar, fiquei pensando que gostaria muito de ter lido um livro como De Repente Adolescente na época em que eu estava me reconhecendo como uma. Talvez eu não tivesse tido tantas dúvidas, talvez eu tivesse encontrado todas as respostas de que eu precisava, ou talvez eu só teria achado um livro legal mesmo, nunca se sabe, com a cabeça que eu tinha. Então, se vocês conhecem alguém que está passando por essa fase tão importante, deem esse livro de presente. E, é claro, leiam vocês também para sentirem essa nostalgia gostosa que é lembrar desses dias tão especiais.

site: https://www.roendolivros.com.br/

strdysfly 12/11/2021

Cativante
Eu nunca tinha lido um livro só de contos (já li alguns contos separados mas é bem diferente) e tive minhas expectativas atendidas.

Cada conto desse livro é único e bem singular, histórias diferentes com pessoas diferentes que possuem personalidades e realidades diferentes, mas o fato de os protagonistas serem adolescentes foi uma das coisas que fizeram com que eu me identificasse bastante com os personagens. Não é mistério que a adolescência é um período difícil e confuso, muita pressão é colocada em pessoas que estão no momento de transição da infância para a vida adulta e estão ainda descobrindo quem são, por isso, muitos adolescentes sentem tudo ao extremo, incluindo eu.

Admito que tiveram alguns contos que eu gostei mais e achei melhor escritos, mas isso é normal. De qualquer maneira, indico muito, é um livro leve e fácil mesmo que necessário pra quem ta entrando nessa fase da vida.

20/10/2021

é bem gostoso de ler.
são vários contos e falam sobre acontecimentos da adolescência, achei a maioria bem interessante.

JAlia.Reginato 03/10/2021

Muito bom! O livro trouxe coisas que ocorrem na adolescência.
Talvez no conto do Vitor Martins eu tenha chorado até desidratar

Grailson 02/10/2021

Maravilhoso
Eu amo ler antologias e quando soube dessa, fiquei muito curioso para ler.
Como todo livro com diversos contos, sempre terão alguns que o leitor gosta mais e outros que gosta menos, entretanto, isso não atrapalha a experiência com esta leitura.
O livro aborda a adolescência e suas diversas e diferentes questões de um modo incrível, todas as histórias são maravilhosas ao seu modo com todos os assuntos que abordam como busca por sonhos, luto, descobertas sobre si mesmo, os diferentes modos de encarar a vida e afins, sem perder a essência e a leveza ao longo dos textos.
Com toda certeza uma grande recomendação daqui para frente.

Sthellxs0 10/09/2021

De repente adolescente
Esse livro é uma analogia de contos, oque significa que ele é um livro com meio que varios contos dentro deles. Então tem um conto que vc vai gostar mais e outro que vc n vai gostar nem um pouco kkkkk
Confesso que eu esperava que todos os contos fossem fofinhos, romanticozinhos e etc... Não que me deixassem c depressão ?????
Mas esse livro é muito bom! Valeu muito apena ter comprado ele pq ele é prft SENHORRRR
mas como eu disse tds tem os favoritos kkkk os meus foram a 1 história (que eu quase mijei de rir kkkkk) chamada "a última suspeita" e vey eu gostei tanto da escrita q quero ler os outros livros dela kkkk, o 2 "Eu estou aqui" que me deixou bastante depressiva kkkkk, o 3 "a revolta dos salgados" que eu achei muito legal a forma como ela contou q história e o último "agulhas e bolinhas" do vitor martins q é perfeito, eu amo a escrita desse homem!!!!!
Confesso que comprej esse livro pelo vitor Martins já q tudo oq ele lança eu compro kkkkkkkkkk ??? (mas isso é segredo nosso)
LEIAMMMMMMM

10/setembro
Pedro 10/09/2021minha estante
VC FALOU NO PV QUE NÃO TINHA GOSTADO

Sthellxs0 10/09/2021minha estante
EU GOSTEI!!!! MAS NÃO É MEU FAV

Divulga Nacional 05/09/2021

“De repente adolescente”, uma das minhas leituras favoritas do ano.

Uma antologia de contos recheadas de nomes espetaculares como Camila Fremder, Clara Alves, Iris Figueiredo, Jim Anotsu, Julie Dorrico, Keka Reis, Luly Trigo, Olívia Pilar, Socorro Aciloli e Vitor Martins, não poderia ser nada menos que impecável. Nos servindo com 10 contos inéditos, “De Repente Adolescente” não economiza na representatividade bem feita e claro, nas lágrimas e risadas.
Permita-me usar a licença poética para citar a queridinha do momento Olivia Rodrigo: ser adolescente é brutal. Faz sentido mencionar Olivia nessa resenha, pois “De Repente Adolescente” é sobre tudo o que ela canta: pressão, medo, as inseguranças e todas as fases complicadas que as dores do crescimento proporcionam. E, obviamente, soma-se toda a complicação da adolescência aplicada à realidade de diversos jovens brasileiros.
Agora vamos falar dos meus contos preferidos:
“Estou aqui” de Clara Alves
Eu não poderia me identificar mais com um conto que fala de famílias complicadas. Sabe como às vezes pegamos a responsabilidade e a culpa por situações que nem estão sob o nosso controle? É sobre isso que é “Estou Aqui”. A necessidade de que alguém nos ouça, especialmente quando estamos formando quem somos.
“[...] uma vez você me disse que palavras são como agulhas. O que você nunca me disse é que o silencio também fere.” (págs 48 e 49)
“A revolta dos salgados” de Iris Figueiredo
Caso você tenha lido “Céu Sem Estrelas”, vai reconhecer nesse conto a melhor amiga de Cecília, o ícone Rachel. Além de matar a saudade da nossa bff preferida da ficção, iremos conhecer um pouco do passado dela.
A história é uma graça e deixa o coração quentinho, mas o que me chamou mais a atenção é a forma como o conto foi escrito. Diferente de todos os outros, ele é contado através de cartazes, bilhetes, listas e conversas via mensagens. Some isso a um toque de caos político e mistério e terá a receita do meu conto PREFERIDO de “De Repente Adolescente”.
No geral, todos os contos são incríveis e me marcaram de maneira particular. Esse é um livro indicado para qualquer idade, e confesso que a Íris de 14 anos precisava dessa leitura. Às vezes, é difícil acreditar que realmente não estamos largados no mundo, mas “De Repente Adolescente” talvez te dê certeza que não está.
Crescer é difícil e às vezes, tudo que precisamos é sentir que tem alguém do outro lado.

site: https://twitter.com/divulganacional/status/1434634317158928389?s=20

carolrodrigues 31/08/2021

de repente adolescente
achei o livro incrível, no começo tava tipo?? pq não tava entendendo q eram 10 protagonistas e a cada cap uma história diferente, mas depois q percebi isso a leitura ficou melhor ainda.
adorei a escrita de todos os autores inclusive vou querer ler livros de uns. o livro me prendeu do início ao fim e só acabei hj pq a escola ocupa mto meu tempo pq com ctz eu acabaria em no máximo 2 dias.
adorei o capítulo ?a última suspeita?, ?a casa nova? e ?a segunda chance?, acho que não esses os nomes não lembro, a segunda chance, o fav ctz. enfim, livro perfeito, só dei 4,5 pq tem uns caps q achei meio chatinhos mas o livro eh impecável

The 22/08/2021

Contos Nacionais
Longe de serem apenas histórias adolescentes sobre descobertas e crescimentos, os contos com os quais nos deparamos nessa antologia nos levam a reflexões de vida inesperadas. Você pode já ter passado da adolescência e/ou nunca ter estado em algumas dessas situações que implicam diferentes vivências e acontecimentos familiares, mas sem dúvida aprenderá, refletirá e com certeza irá se identificar com alguma delas. Eu amei o conto protagonizado por Belo Horizonte, relembrando seus outros tempos, quando ainda era uma cidade nova, presenciando a vida dos seus moradores, e os conflitos em seu solo. Também me apaixonei pelo neto que quer honrar uma paixão do avó que o criou e sempre foi para ele um pai. Refleti com a menina que queria ser atriz e que adaptou seu grande sonho conforme foi conduzida pela vida, afinal num primeiro momento as coisas podem não parecer boas mas nos levam a conquistas que nem imaginamos.

site: https://www.instagram.com/p/CR90SVuLRmk/?utm_source=ig_web_copy_link

Izabela 10/08/2021

Adoro livros com vários contos assim dentro de um tema em comum. São leituras leves e que, normalmente, te fazem conhecer autores bem legais. No caso, eu já conhecia alguns dos autores, mas tive também muitas surpresas agradáveis por aqui. Temos um livro que foca nos dramas, amores e vivências no geral de um adolescente brasileiro e é uma delícia ler sobre essa época, mesmo já estando bem longe dessa realidade (hehe). Os contos são bem variados e as escritas e estilos também, o que garante que pelo menos um deles vai te prender demais e mais de um você vai gostar muito. Ao mesmo tempo, isso não garante que vai gostar de todos, não que não sejam bons, mas, como falei, os estilos são bem diferentes. No caso, eu gostei muito mesmo de dois dos contos, mas também gostei muito de outros quatro. Enquanto isso, os outros quatro foram leituras legais, mas não foram muito meu tipo. Juntando todos esses fatores, o livro acabou com quatro estrelas e meia (e com eu comprando livros dos autores que gostei mais dos contos também, rs). É uma leitura bem leve e divertida, além de ser indicada para maiores de onze anos (belezura).

Temos dez contos que, por caminhos diferentes, focam na vida do pré-adolescente e do adolescente na nossa realidade. Entre jovens que estão lidando com a separação e briga constante dos pais, jovens que estão se apaixonando pela primeira vez, jovens que estão lutando pelo que acreditam e outras coisas, temos até mesmo a formação de um estado brasileiro e as vivências de uma jovem indígena. Como falei, tem assunto para agradar tudo e todos e de uma forma bem leve. Como falar dos dez seria bem complicado e por serem contos tudo pode acabar virando spoiler, vou focar aqui nos meus dois favoritos: Agulhas e Bolinhas, do Vitor Martins e A Revolta dos Salgados, da Iris Figueiredo.

No primeiro citado (que é o último do livro) temos a escrita contagiante, leve e devorável do Vitor. Um conto LGBT+ focado nas primeiras descobertas de quem de fato você é e como tudo é tão simples e puro. Um menino que acaba indo aprender a bordar para lidar com todos os sentimentos que guarda dentro dele (inclusive, a perda de um ente muito querido) e por lá encontra bem mais que linhas e agulhas. Encontra algo que realmente gosta, um novo amigo e também o cachorro mais brincalhão do mundo todo. No segundo citado (que é o terceiro do livro), temos a história de uma jovem que quer salvar a biblioteca da escola e, para conseguir isso, acaba no meio de uma candidatura a representante de turma na escola. Uma eleição muito acirrada que acaba com compra devotos (com salgado da cantina!), muita parceria dos colegas de sala e muitos posts divertidos e trocas de mensagem, que deixam o conto devorável e bem delícia de ler. Sem esquecer que todo o envolvimento da biblioteca na história deixa um quentinho no coração.

Como sei que são curiosos (como eu), os outros contos que gostei muito foram: Eu Estou Aqui (Clara Alves), A Última Suspeita (Camila Fremder), Casa Nova (Keka Reis) e Segunda Chance (Lully Trigo). Os outros são tão bons quanto, mas, como comentei, não foram muito meu estilo de leitura (e isso acontece!). E realmente uma leitura muito leve e rápida, além de que vale a pena para todas as idades. Para quem está vivendo esse momento e para quem já viveu (meu caso!). E aí, já leu? Qual foi o seu favorito?

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Silvana 25/07/2021

Livros de contos não estão entre minhas primeiras opções de leituras. Eu sempre acho que ou o autor não consegue desenvolver algo que seja bom em tão poucas palavras, ou a coisa é igual degustação e fico querendo provar o prato inteiro e não tem mais, era só aquilo mesmo. Mas quando recebi esse livro em parceria com a editora resolvi ler. Primeiro porque tem vários autores que eu tinha a curiosidade de conhecer a escrita e aproveitei a oportunidade. E segundo porque o tema é um que eu gosto de ler.
São no total 10 contos que vão falar sobre experiências típicas do início da adolescência. E não é porque a gente já passou dessa idade que os contos não vão ser significativos. E em como todos os livros de contos tem aqueles que a gente ama e tem outros que nem tanto assim. Apesar de que gostei de todos, só que teve alguns que mexeram mais comigo. Nessa resenha vou falar sobre eles.

Logo no primeiro conto, da Camila Fremder, intitulado A Ultima Suspeita, já fui levada ao passado e me identifiquei muito com a protagonista. Dentre o grupo de amigas Karina é a única que ainda não menstruou e ela está praticamente obcecada por isso. Ah se nessa época a gente soubesse o tormento que ia ser a vida inteira, ia querer nunca menstruar isso sim hehe. E para tentar tirar isso da cabeça Karina começa a investigar o vizinho que tem algumas atitudes bem estranhas. Achei o conto muito bem desenvolvido e terminou de um jeito engraçado com uma virada de jogo.

O segundo conto, Eu estou aqui, também gostei bastante. Eu já conhecia a escrita da Clara Alves, dos dez autores do livro ela era a única que eu já conhecia. Aqui vamos ver o dilema de Bianca que está com um bloqueio de escrita por conta de uma separação familiar. Achei o conto carregado de sentimentos e confesso terminei ele em lágrimas de tão lindo que foi o final.

Outro conto que gostei muito foi A revolta dos salgados, da Iris Figueiredo. De todos foi o mais interessante por não ter uma narrativa comum. Vamos ler a história de Rachel através de comunicados da escola, cartão de biblioteca, cartazes escritos pelos alunos, conversas pelo WhatsApp, etc. E foi outro conto que foi impossível não se identificar porque temos uma disputa entre alguns alunos para ser representante de classe e a proposta da Rachel é reabrir a biblioteca que foi recentemente fechada. Para quem passou todos seus intervalos dentro de uma biblioteca, me senti militando junto com ela hehe.

Outro conto que gostei muito foi Segunda chance, da Luly Trigo. Bethânia está prestes a viajar para um intercâmbio tão sonhado e vê sua felicidade se desfazer ao descobrir que seus pais estão se separando. E ainda temos a descoberta de um sentimento que vai além da amizade. Fiquei impressionada com o tanto de coisa que a autora abordou em tão poucas páginas. É tudo tão intenso que pareceu muito mais que um conto.

Agora o conto mais divertido sem dúvida é A maior artista de Maranguape, da Socorro Acioli, que vai contar a história de Rosélia Regina, ou melhor Rayllane, que saiu de Maranguape para Fortaleza tentar o estrelato através da carreira de atriz. Mas a única coisa que conseguiu foi dançar em um trem que passeia com crianças fantasiada de Ben 10. As cenas são muito engraçadas e é impossível não rir.

E meu favorito de todos foi o ultimo conto, do Vitor Martins. Eu terminei o conto e já quis correr ler outras obras dele de tanto que gostei. Agulhas e bolinhas foi o conto que mais me emocionou. Nele vamos conhecer Murilo que acabou de perder o avô, a quem ele chamava de pai, e vai fazer aulas de bordado que era uma das paixões do avô. Entre o medo do que os outros vão achar por ser uma coisa de menina, vemos Murilo derrubando suas inseguranças ao encontrar um amigo onde menos espera.

Uma coisa que gostei bastante é que em todos os contos temos representatividade, temos protagonistas indígena, cadeirante, daltônico, negra, LGBTQIA+, e tudo da forma natural como deveria ser. E a capa que traz o nome de cada autor com uma referencia ao seu conto que também achei bem legal. E ainda no final do livro temos uma conversa entre os autores dos contos. Enfim, é um livro que super recomendo. Se você está ou não nessa faixa etária do livro, com certeza vai encontrar situações que você vai se identificar e relembrar, através de histórias muito bem escritas por nossos autores que não deixam nada a desejar.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/07/resenha-de-repente-adolescente-varios.html

Antonio 24/07/2021

Humor ou Drama
Como o título indica, esse livro é para adolescentes. E sua leitura nos mostra que o adolescente é o leitor que mais precisa de um bom livro em certos momentos. Por quê? Simplesmente porque o adolescente se fecha, confuso com suas emoções, e sofre.
São 10 autores jovens, e esse livro serve como um cartão de visita para suas obras. Quer dizer, é possível partir para outras leituras depois. Claro que alguns se saem melhor, e do ponto de vista literário se sai melhor quem se arrisca mais. Isso significa: sair do realismo-naturalista e não apenas relatar conflitos típicos da adolescência
Alguns autores optam pelo humor, sempre bem vindo. Socorro Acioli, por exemplo, conta as aventuras de Rayllane, uma atriz de 15 anos que não vê a hora de fazer o sucesso que merece. Ela até faz planos mirabolantes para quando se tornar uma celebridade. Mas a realidade é bem diferente... Há o choque fantasia-VERSUS-realidade, quando ela vai de Maranguape a Fortaleza, em busca de oportunidades profissionais, e o resultado são muitos risos.
Há também as aventuras de Karina, a adolescente criada por Camila Fremder. Ela desconfia das atividades misteriosas de um vizinho recluso, mas também está preocupada com a menstruação que ainda não veio, aos 15 anos. A mistura de investigação policial com esse drama particular também rende boas risadas.
Outra narrativa que usa o humor é A Revolta dos Salgados, de Iris Figueiredo. Mostra uma disputa para ser o representante de sala, com campanha eleitoral e tudo. E a história é — criativamente — contada com textos de vários tipos: cartas oficiais do Colégio São João, um diário, conversas no Whatsapp, santinhos eleitorais... Esses textos substituem o tradicional narrador, que foi dispensando sem cerimônia. Sorry, narrador!
Mas também há drama. Drama familiar, em Eu estou aqui, de Clara Alves, Segunda Chance, de Luly Trigo, e Casa Nova, de Keka Reis. Nos três casos, as protagonistas têm angústias típicas de adolescentes, mas os conflitos familiares, Pai Contra Mãe, Irmão Contra Mãe, Separação, Divórcio, potencializam essas angústias. Esses contos parecem nos mostrar que os pais, quando não estão bem resolvidos, falham em ajudar os filhos em seus próprios dilemas...
O prêmio de Originalidade vai para Jim Anotsu que conta a história de... Belo Horizonte! Detalhe: a própria cidade é a narradora, e utiliza palavras (e grafia) do século XIX. Antes chamada de Arraial Curral Del Rey, a cidade conta como foi o processo se transformar em uma capital moderna e planejada: expulsando os moradores pobres. O foco é uma moradora muito humilde que resiste a ser retirada dali.
Ainda há Julie Dorrico, que conta a história de uma menina índia, do povo macuxi, que tenta integrar sua cultura original à cultura do homem branco, quando vai para uma escola. Vitor Martins fala de um menino que quer aprender a bordar, para manter vivas as lições de seu pai, e Olívia Pilar mostra adolescentes em um parque de diversões, e uma protagonista que se questiona sobre tudo o que sente, principalmente sobre sua sexualidade.
O adolescente sofre, sim. Mas ele pode rir, ou entender melhor sua situação lendo livros como esse.

site: http://www.blogselivros.com.br/de-repente-adolescente/

Koala Leitora 23/07/2021

Queria mais, não nego
A adolescência é um período complexo de aprendizado e novidades para a vida de todo ser humano, nessa fase algumas guerras precisam ser lutadas para a sobrevivência de uma nação que está no limbo entre ser adulto ou ainda ser criança.
Um período de descobertas onde dez autores nacionais se juntaram para contar histórias sobre esse período que você pode se identificar ou não, mas que com certeza vai te marcar de alguma forma.

?Era muito estranho que uma ausência pudesse construir abismos tão grandes entre pessoas ao redor.?

Uma delícia passear por dez histórias diferentes, histórias que vão desde a chegada da primeira menstruação, tabu entre muitas jovens, até o preconceito racial, algo que ainda precisa ser muito trabalhado na nossa população.
São histórias lindas, divertidas e educativas que nos ensina ao mesmo tempo em que trás quentinho no coração, principalmente para essa pessoa que vos fala, afinal o Vitor Martins fechou o livro com chave de ouro e abalou minhas estruturas me ensinando em um dia ainda vou conseguir ser eu outra vez.

?Não posso me apegar ao passado e sofrer pelo que não tenho mais, muito menos viver ansiosa com um futuro incerto.?

Nem preciso dizer que em meio a tantas maravilhas amei todas, mas tive as minhas preferidas, não é mesmo? E espero muito que quem ainda não conhece esse livro tenha a oportunidade de conhecer, pois cada conto é puro amor e envolvimento.
Ri, tive aperto no coração e até caiu uma lágrima dos olhos, tudo graças a esses autores incríveis que ficaram comigo por dois dias, espero mais em breve.

Ly 19/07/2021

QUE LIVRO MAIS DELICINHA!
Não dava nada por esse livro quando recebi da editora. Fiquei pensando "Meu Deus, um livro sobre adolescentes? Fala sério ??". Mas caaaara, esse livro me conquistou demais!!!
Pra começar, os contos são incríveis! Sério, a cada nova história eu me apaixonava demais pelos personagens e pelas suas experiências. O luto, amadurecimento, sonhos, amores e palhaçadas são alguns dos assuntos mais abordados em cada conto. E a leitura é incrivelmente fluida!!!
Além disso, é um livro NACIONAAAAL! Eu simplesmente amei as referências a nossa cultura brasileira, especialmente quando tinha um toque da nossa história ou do nosso folclore.
Sério, é um livro muito bem construído e que não se restringe somente aos adolescentes. É muito mais significativo! Amei demais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5