O vício dos livros

O vício dos livros Afonso Cruz

Resenhas - O Vício dos Livros

Andressa Klemberg 30/05/2024

Ensaios de um autor-leitor
Respirar os livros é uma imersão em uma cultura e histórias como as contadas por Afonso Cruz nesse livro que nos leva por países, pessoas e situações das mais diversas. Em comum, os livros, que mudam rumos e são escritos pelos escritores, mas também são escritos em nós ao lermos e darmos novos sentidos àquilo que representam para nós.

Karol.Vasco 16/05/2024

Muito bom!
Livro cheio de boas histórias, faz pensar em como tudo tem um história pra contar, que com o olhar certo você consegue ver poesia em tudo, achei muito bom, gostei, achei leitura rápida e fluída, a escrita leve e cheia de informações interessantes.

Cris.Santos 14/05/2024

"Quando penso penso em todos os livros que tenho para ler, tenho a certeza de ainda ser feliz" esse livro é maravilhoso ?
Carla Maria 15/05/2024minha estante
Sensacional...

Edu 12/05/2024

Um livro para domingos
O Vício dos Livros vai além de uma metalinguagem. Os textos nos fazem lembrar que os livros podem ser uma autobiografia, memórias, identidade e até mesmo gatos.

Toda vez que leio Afonso Cruz, sinto que ele me diz: Porque você está com lendo esse texto com pressa? Calma! respira! Puxa uma cadeira e vamos conversar um pouco.

Este livro não é diferente. Feito em doses homeopáticas, temos uma obra para ler em algum domingo tranquilo, com o cheiro do café ainda presente na sala.

"Quando penso em todos os livros que tenho para ler, tenho a certeza de ainda ser feliz".

Carla Maria 05/05/2024

Hipnotiza o Leitor
O Vício dos Livros é a típica obra que deve ser apreciada nos seus mínimos detalhes. Recheado de curiosidades literárias, Afonso Cruz hipnotiza o leitor sem nenhuma dificuldade. E nela, podemos fazer várias reflexões em cima das reflexões do próprio autor. É simplesmente gostoso viajar através dos diálogos de tantas outras obras aqui mencionadas. É um verdadeiro leque de novos aprendizados. AMEI!

Joezer.Moreira 31/07/2023

Livro delicioso, mas frustrantemente curto
"Outro argumento usado por Wharton é a ideia de que a leitura é um diálogo entre autor e leitor e que, se não houver um abalo qualquer naquele que lê, então tudo terá sido em vão. A leitura deve resultar numa transformação e um leitor deverá saber que aquele que fecha um livro não é a mesma pessoa que o fecha."

"Quando penso em todos os livros que tenho para ler, tenho a certeza de ainda ser feliz."
Joezer.Moreira 31/07/2023minha estante
Aquele que abre um livro kk

romulorocha 09/07/2023

O vício dos livros, de Afonso Cruz - 10/10

Gênero: Romance
País: Portugal
Ano: 2021 Páginas:128
Editora: Companhia das Letras Portugal

Que livro gostoso de ler! Essa é a primeira coisa que tenho a dizer sobre o O vício dos livros. A segunda coisa é que ele vai com certeza para uma das minhas melhores leituras de 2023.

Em O vício dos livros, Afonso Cruz escreve sobre uma de suas maiores paixões (e a de muitos de nós também), a leitura. Com textos curtos, "ao estilo Eduardo Galeano", o autor se utiliza de várias referências literárias de sua infância, juventude e autores contemporâneos também. Algumas curiosidades literárias são apresentadas, mas o que se sobressai são as reflexões, isso o leitor pode esperar bastante aqui, inclusive se identificar com boa parte delas. Afinal, a leitura, senão um vício, é um hábito que após aprendido nos torna prazerosamente reféns.

Algo que me chamou bastante atenção nessa leitura foi me ver em muitas reflexões do autor. Algo mais ou menos como aquela sensação de "puxa, alguém pensa igual a mim", "nossa, concordo demais com esse ponto de vista". A escrita de Cruz também é outro capítulo à parte. Se eu pudesse usar um adjetivo para descrevê-la, seria "amigável".

Quem gosta de livros e sente falta de ter uma boa conversa com alguém sobre este assunto, O vício dos livros é uma ótima sugestão. Os amigos leitores não vão se decepcionar!

" Ouvi Juan Villoro dizer que as histórias não deviam começar por «era uma vez», mas sim por «era uma voz»... Porque tudo se resume a isto: a maior viagem possível é ouvir."

#resenhasdoromulo
#literaturaportuguesa
#oviciodoslivros
#afonsocruz

Marcelo 08/12/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Esse livro é um pouco diferente dos livros que estou acostumado a ler do autor. Afonso Cruz é um autor que gosto bastante, e nesse livro ele apresenta reflexões, memórias pessoais, histórias e temas sobre a importância do livro na vida das pessoas, o impacto que ele causa, a relação das pessoas que gostam de livros com esse objeto e também as desculpas que as pessoas que não gostam dão por não ler...
São capítulos curtos, com ilustrações feitas pelo próprio autor, que tornam a leitura gostosa.

?Na biblioteca do faraó Ramsés II estava escrito por cima da porta de entrada: «Casa para terapia da alma». É o mais antigo mote bibliotecário. De facto, os livros completam-nos e oferecem-nos múltiplas vidas. São seres pacientes e generosos. Imóveis nas suas prateleiras, com uma espantosa resignação, podem esperar décadas ou séculos por um leitor.

Somos histórias, e os livros são uma das nossas vozes possíveis (um leitor é, mal abre um livro, um autor: ler é uma maneira de nos escrevermos)?.

Este é, evidentemente, um livro para quem tem o vício dos livros.

Valéria Cristina 12/07/2022

Para quem gosta de livros
Primeiro: eu adoro Afonso Cruz!

Segundo: este livro é sensacional!

Por meio de histórias, Afonso nos leva a uma viagem literária. Relembra fatos, busca outros em seu extenso conhecimento e erudição. Fala de livros, de autores (vários), do leitor e da leitura.

Um pequeno (porque, infelizmente, tem apenas 128 páginas) GRANDE livro!

Todos os textos são sensacionais, mas sempre tem aquele capítulo que mais nos apaixona. Por isso, destaco: o terceiro pulmão de Bagdá, bibliotecas, por amor de um verso, biblioteca pessoal, as histórias que se estragam e a voz do livro.

Apaixonados por leitura não podem deixar passar esta!