Meu

Meu Rose Moraes

Resenhas - Meu

Ana 25/04/2021

Delicado e emocionante
Mais uma história da Rose que nos emociona demais em cada capítulo. Esse livro foi uma surpresa, pois não imaginava que o amor do Enzo seria tão especial. A delicadeza e o carinho que a autora dedicou ao tema do autismo foi espetacular. Vini é muito especial, divertido e incrível. A inocência dele é maravilhosa e esse amor não poderia ser mais perfeito para o Enzo. Amei a interação com o Nick e o Jon também, os diálogos eram incríveis. História linda, emocionante e incrível, do jeitinho que só a Rose sabe fazer.

Juliana.Magaldi 16/06/2021

amor sublime
“Meu” de Rose Moraes é um livro doce como os pudins que Vini ama ou os brigadeiros que ele faz tão bem. Mas também guarda um teor picante envolto na cômica sinceridade do personagem. A forma como a autora aborda o autismo do protagonista é delicada, respeitosa e nada caricata.
Enzo é um personagem que já havia se destacado em Quando enfim te Encontrei, mas ao protagonizar sua própria história ele se mostra ainda mais cativante e seu amor por Vini transborda das linhas.
O amor de Vini é transparente e corajoso. Juntos eles vão descobrir mais sobre si mesmos e sobre o mundo. Um casal inesquecível.

site: www.facebook.com/avessoju

Marcela 10/05/2021

Tão fofo
Achei esse livro tão lindo e delicado. O Vini é um personagem tão apaixonante e divertido e ele e o Enzo formam um casal tão fofo. Fiquei apaixonada pela história.

Ranya.Sofia 25/05/2021

Que obra de perfeição!!!
Esse é aquele tipo de livro que você, assim que acaba, quer começar de novo. O vini e o Enzo são incríveis. Meu coração chora na perfeição!
As diferentes narrativas e histórias que encontramos na alternância de alguns capítulos, contando a história também de alguns outros personagens que não os principais, são maravilhosas e complementaram super o livro. Morrendo de amores por cada um desses personagens.

Senti como se tivesse livro diversos livros em um só. Senti gostinho de "quero mais" de todos os personagens, mas ao mesmo tempo acho que o que a autora nos deu aqui foi suficiente. Enfim, só amores por esse livro.

Paty Lessa 26/04/2021

APAIXONADA!
Estou simplesmente apaixonada por esse livro! Não tenho nem palavras para descrever meus sentimentos ao ler cada página desse livro! O que posso dizer: que sensibilidade, autora! Estou encantada!!!! O Vini conquistou meu coração e o Enzo me surpreendeu a cada página. Sem falar nos outros personagens. O Juan e a Melissa, e o Caio e o Beto, o Nick e o Jon. Foi tão liiiiindo acompanhar todos eles. Mas o que mais me deixou emocionada, sem sombra de dúvidas, foi o Vinicius.

lleitoraescritora 11/05/2021

Sem palavras
Se tem casal mais fofo , eu desconheço. A autora conseguiu trazer um protagonista que enche nossos corações de amor. O Vinícius é autista e a importância de ter protagonistas assim na nossa literatura é algo que não há o que descrever e isso é um ponto ainda maior para o livro e o assunto que ele aborda. Mas o principal é que o livro nos mostra o amor em sua forma mais simples e bonita e de como ele é a força motriz do mundo. É ele que nos move e é ele que torna todas as nossas diferenças em algo único e que se complementa com a pessoa que amamos. Enfim, simplesmente um livro maravilhoso.

Leh 29/08/2021

Então..
Os livros dela são sempre sensacionais, e esse em especial é meu queridinho pq nossa o amor do Vini e do Enzo é magnífico!! E o Vini tem todo meu amooor

Talia 09/06/2021

Necessita de uma leitura sensível
O enredo de Meu é muito bom, é o tipo de história de romance que nos envolve e fascina, além da representatividade de ter um personagem no espectro autista. Outro ponto que gostei bastante é a ambientação da história. A história da Melissa fez meu coração quase sair pela boca e fiquei extremamente contente com o desfecho. Entretanto, alguns pontos me incomodaram muito durante a leitura e, por diversos momentos, quase abandonei o livro.
Vini é um homem autista de 26 anos, mas em boa parte do livro ele é retratado de uma forma tão infantilizada que não condizia em nada com sua idade. Pessoas autistas não são crianças presas no corpo de um adulto (e eu tive essa impressão ao longo da leitura), o espectro só faz com que a capacidade de comunicação, percepção e interpretação seja diferente. Ao longo do livro, Vini é apresentado como sendo autosuficiente, mas esse fato se perde porque ele acaba se mostrando muito dependente dos pais e, posteriormente, do Enzo (e esse foi outro fato que me incomodou, a dependência emocional dos personagens).
Confesso que fiquei meio desconfortável lendo as primeiras cenas de sexo por conta dessa infantilização do personagem, Vini não se comportava como um homem de 26 anos, mas como uma criança de 12.
Enfim, a história em si é muito interessante e eu acredito de verdade que poderia se tornar ainda melhor caso tivesse passado por uma leitura sensível para evitar que alguns equívocos (como os já citados) acontecessem.
Driely Meira 27/12/2021minha estante
Nossa, resumiu tudo o que eu estou sentindo! Eu quis morrer quando o Enzo disse que ia levar o Vini para brincar no parque. O cara tem 26 anos! Eu também achei as cenas de sexo bem desconfortáveis para ler porque o tempo todo o Vini é tratado como criança, e essa infantilidade dele me deu a sensação de que cada vez que o Enzo o tocava era errado. Esse livro, só por ter um personagem autista, já deveria ter passado por leitura sensível... Agora ter um personagem autista tendo um relacionamento amoroso e sexual com outra pessoa.... Mais ainda! Que bom que não fui a única a me sentir assim kkkkk

Driely Meira 28/12/2021

Eu smepre quis muito ler esse livro, então estava com as expectativas altíssimas. Eu simplesmente amei as primeiras 100 páginas, o momento em que o Vini entrou no escritório do Enzo para a entrevista de emprego foi tudo para mim, e eu me apaixonei pelos dois ali mesmo. Mas as coisas foram desandando bastante.
Primeiro que o Vini não somente é tratado como uma criança por todas as pessoas ao seu redor, como também pela própria autora. A impressão era que ele era um irmão mais novo para o Enzo a maior parte do tempo, o que me incomodou muito, porque o Vini é tido como alguém autossuficiente e a gente consegue ver isso pelo fato de ele ter seu emprego e gostar muito disso, mas as demais ações mostram-no como alguém totalmente dependente dos outros, principalmente do Enzo.
Chegou num certo ponto que eu só queria terminar logo o livro para saber como iria acabar, e também porque eu odeio começar livros e não terminar kkkkkk é uma história bacana, mas passar por uma leitura sensível e por uma revisão seria uma boa.

nina499 22/09/2022

eles são uma gracinha
O livro é fofo, é mto legal, é divertido e muito imersivo mesmo, mas algumas coisas me incomodaram como a infalilização do vini, tipo eu entendo em algumas partes mas era demais e por parte de absolutamente todo mundo, algumas vezes ficava feliz por ver o carinho com qual era tratado mas outras vezes me irritava pq ele n era uma criança mesmo, outra coisa q me incomodou foi a dependencia emocional GIGANTE não só entre os o vini e o enzo mas como entre todos os protagonistas entre si.. e não foi tipo found family foi tipo dependencia emocional msm.

eu to metendo o pau e parece q é ruim e não é mas precisava falar desses apectos eles são só uma parte do livro, não a obra toda, em geral é um livro confortante e deixa o coração quentinho

Saturno 03/02/2023

O que foi isso?
Meu Deus esse livro todo foi uma tortura pra mim, só terminei por querer vir aqui julgar ele sabendo do desenrolar completo.

Sobre a escrita, falta muito o que melhorar, sabe? Mas não quero entrar muito nisso não. Só vou dizer que precisa de uma melhora!! Não precisa ser rebuscada nem nada, mas pode melhorar muito e continuar com essa facilidade e fluidez.

Sobre a história, começou a desandar após a entrevista de emprego do Vinícius. Depois disso foi uma rapidez imensa com o que tudo aconteceu, sabe? O relacionamento dele e isso das pessoas favoritas...sem falar que aconteceram coisas extremamente pesadas que eu não acho que a autora tenha essa escrita matura pra desenvolver algo sobre! Estupr0 e abus0 são assuntos SÉRIOS e querendo ou não exigem certa atenção, sensibilidade e escrita SÉRIA

Outra coisa que foi a que mais me incomodou: A forma como retrataram o autismo do Vinícius. Entendo as intenções da autora, mas chegava a ser ABSURDO, entende? Eu tenho um irmão autista e convivo muito nesse meio por acompanhar ele em terapias, pesquisar sobre e até mesmo conhecer pessoas desse meio que me ensinam muito (falando ou apenas por convivência). Eu digo isso pra você entenderem que eu sei o que estou falando! Toda essa infantilização ao redor do Vinícius é tão o estereótipo que todo mundo tem de uma pessoa autista, entende? Eu não sei, tudo isso me incomodou demais. Não conheço a autora, não sei da vida dela, mas sei dizer que a imagem que ela tem de pessoas autistas é a coisa mais rasa e genérica que ja vi.

Se ela ver isso algum dia, espero que não me leve a mal... só espero que ela veja o erro todo no livro.

Leu 27/04/2021

Um livro lindo, onde me encantei, me emocionei é queria estar pertinho deles é guardar Vini em um potinho...

Suzi 29/04/2021

Soft
Muito fofo e com a linguagem super simples, muito gostoso de ler, a leitura flui muito bem.
Vini é uma graça e o Enzo é tão maduro.

Jis Rocha 04/05/2021

Apaixonada me define.
Tenho uma filha com autismo e quando leio livros com personagens com autismo me derreto.
E aqui vamos conhecer um casal q pata sociedade é improvável mas o amor fala mais alto.
Enzo e o Vinícius me mostraram, a sua maneira, que a familia é importante mas se faz mal a você não tem problema ae afastar, que a super proteção pode causar miota dor e que, mesmo que vc seja incapaz para a sociedade, isso não te define. Todos temos cicatrizes, mas elas não jos define. Amei a leitura

Carla1153 08/12/2021

Coração quentinho
Que história maravilhosa! Gosto muito de ler histórias que contenham inclusão. E esta é surpreendente. A Rose escreve super bem...e é de uma sensibilidade... coração quentinho, pele cheirosinha, comida gostosinha, menino molinho, pele quentinha e por aí vai...Chorei, ri e me emocionei bastante. Esse casal me tocou bastante. Enzo apaixonado e Vinícius um fofo e super protegido. Os casais que vão se formando também são maravilhosos. Matar a saudade de Nikolas e Jon foi ótimo. Este livro mostra que amor é incondicional...Não consegui largar até chegar ao final.