A caolha

A caolha Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A caolha

Cyntia Chaves 09/06/2024

Sobre preconceito, resignação e amor
Esse conto de Júlia Lopes de Almeida, em texto impecável, tem como tema central a relação de Antonico com sua mãe, que, afetada por uma deficiência, sofre por ver o filho ser discriminado pela sociedade.

Em certa medida atemporal, esse conto curtinho me surpreendeu pelo desfecho.

anagmsn 27/04/2024

...uma tal criatura?
A vergonha que Antonico passa a sentir da própria mãe após uma vida regada a sofrimento e frustrações por conta do bullying sofrido é de partir o coração... Um conto curtíssimo que me surpreendeu com um plot inesperado

Grueysse 15/04/2024

Wow
Simplesmente perfeito.
É um conto naturalista onde é visível a animalização, detalhação e a determinação mesológica das personagens - a interferência do meio modificando.
Todos os detalhes fazem o leitor criar o sentimento de nojo e repulsa a cada momento... O modo como o bullying pode mudar uma pessoa...
É uma leitura impactante e com um plot de tirar o fôlego, recomendo

CamisApplepie 30/12/2023

Triste, mas muito interessante, mostra como a exclusão, o bullyng, a falta de empatia podem afetar uma pessoa, e tem um final que a gente não espera kkkk, o que é muito legal. Top ??

Jaque 03/11/2023

Valorizando minha mãe e meu pai em 3, 2 ....
Caraca, esse foi mesmo muito bom!
Eu imaginei outro final, mas não fiquei surpreendida... Agora eu imagino o que minha mãe eeu pai passaram pra me criar, e dou mais valor aos homens e mulheres que dedicam suas vidas a seus filhos.

cassy 10/06/2023

A Caolha
Conto curto de Júlia Lopes de Almeida.
Retrata o enredo de uma mulher descrita como grotesca, de aparência aterrorizante mas que cuidou sozinha do filho Antonico e fazia de tudo que estava a seu alcance por ele. Esse expressava grande amor por sua mãe quando pequeno mas com o tempo, devido a maldade daqueles em sua volta que o zoavam por ser filho da caolha, passa a querer se afastar dela.
Final impactante e surpreendente, trazendo grande reviravolta à narrativa e sua perspectiva central.

.geo. 23/05/2023

O PAS apresenta várias obras interessantes e essa é uma delas.
A passagem do bullying pela família, o sentimento de não pertencimento de pessoas fisicamente diferentes.
É curto e muito bom, leia.

Xingmi 12/05/2023

"Daquele filho vinha-lhe todo o bem e todo o mal."
Loucura, loucura, loucura. Obra do PAS 3 e um conto muitíssimo interessante. Retrata o bullying e como ele afeta a vítima de variadas formas, sendo que no conto, principalmente no ambiente familiar. Achei bem triste, mas foi uma boa leitura.

Lex 15/04/2023

Bullying | Amor de mãe
Acredito que as duas palavras-chave supracitadas seriam boas tags para o conto. Não é uma história complexa e mirabolante, mas confesso que não esperava por este final.

Isa 01/03/2023

3??
Eu confesso que por ser um conto muito curto eu estava dando nada pra ele, porém o final me surpreendeu demais. Confesso também que peguei um leve ranço do filho dela, não pelo plot, mas sim por como ele tratou ela durante o conto.

Igor249 23/02/2023

Pobre Caolha
UnB me obrigou a ler, mas como - quase - sempre, valeu a pena. O conto é simples e até agora não sei se o PDF que usei tem realmente a íntegra do texto... De qualquer forma, acho que é uma boa maneira de colocar em pauta a discussão sobre gratidão e sobre a entrega maternal.

Carol 06/07/2022

O conto é bom, é bem rápido de se lê e a leitura é fluida.
Super recomendo pra quem não tá fazendo nada.

sophssantana 21/06/2022

Agonia
Da uma agonia ver tudo que ela passa e não revida...
A precença do Realismo-Naturalismo dentro do conto é notável, especialmente por conta de ela não conseguir nunca mudar de vida...

Giovanna Araujo 05/04/2022

Eu esperava um final bem digno daqueles posts de facebook: que o filho não tinha um olho e a mãe que tinha dado pra ele e etc (todo mundo já viu um post assim, tenho certeza)... Mas eu juro que não esperava esse final kkkkkk passei mal de rir