1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

_let1c1a_ 26/04/2023

Uma obra-prima distópica
"1984" é uma obra-prima distópica de ficção científica escrita pelo autor britânico George Orwell e publicada em 1949. A história se passa em um mundo governado por um regime totalitário, conduzido pelo "Grande Irmão" que exerce controle total sobre a vida dos dois cidadãos. A trama segue a vida de Winston Smith, um funcionário do Ministério da Verdade, que começa a questionar o sistema opressivo e buscar a verdadeira liberdade.

A narrativa é intensa e perturbadora, pois apresenta uma visão orgânica do futuro da humanidade. O livro retrata um mundo sem privacidade, onde a manipulação da informação é a chave para o controle social. O uso da linguagem é uma ferramenta poderosa nas mãos do regime, que controla e modifica o significado das palavras para manipular as pessoas e limitar seu pensamento.

Além disso, o livro aborda temas como a repressão política, a tortura psicológica e a eliminação de qualquer forma de individualidade. A relação entre Winston e a personagem Julia, seu interesse amoroso, é uma tentativa de manter uma conexão humana em um mundo que desumaniza e despersonalizar as pessoas.

Segundo livro de Orwell que leio, entre A revolução dos bichos e 1984, o primeiro me agradou mais.

Uma leitura muito necessária no dias atuais.
Recomendo.
GEILSON JR 04/11/2023minha estante
Estou lendo... que resenha fantástica.. excelente !

_let1c1a_ 26/01/2024minha estante
Leitura necessária para todos ?

GEILSON JR 31/01/2024minha estante
Crucial ?

Gabriel Capelin 11/08/2021

1984
Eu gostei bastante do livro e de toda a sacada dele, toda essa "sátira" por assim dizer, sobre uma coisa que realmente está começando de pouco em pouco na nossa atual sociedade; Privação de direitos e da liberdade, adultério de realidade e mentalidade, e etc.
Livro essencial para todos! Tenho certeza de que você não será mais o mesmo depois de ler essa obra do George Orwell.

Adrielly 10/01/2023

Ai gente
Esperava mais, fizeram muita propaganda pra mim e eu acabei pensando q iria ser minha melhor leitura até agr, mas foi ruim ? não recomendo
Over_Again97 10/01/2023minha estante
Roi ?.
Queria que sua avaliação tivesse passado pra mim antes. Estou na página 60 (minha edição tem 434) e já estou achando um livro superestimado ?.

Adrielly 10/01/2023minha estante
Poxa uma pena, mas não desiste pra vc pode ser que seja boa, o começo é a parte mais difícil mesmo...

hmhenrique 18/03/2024

Confesso que esperava mais.
Fazia tempo que queria ler o livro por conta de tantos elogios e recomendações, mas confesso que estava esperando um desenrolar mais agitado.

Achei o livro bem arrastado, apesar de ter uma trama interessante, com uma crítica social ainda ativa.

Não foi de todo ruim, mas não leria novamente.

Montenegro, J. A. 11/05/2023

Terrivelmente genial!
O livro me deixou encantado pela genialidade de George Orwell, ao mesmo tempo, atordoado com o final. Escrito em 1948 e publicado em 1949, quase nada que foi escrito nessa época se perdeu no tempo até a publicação mais atual, pois independentemente do contexto histórico da publicação, que inspirou o autor, a obra continua atemporal. Orwell conseguiu me surpreender mesmo deixando bem claro, desde o primeiro capítulo, o rumo que pretendia tomar fazendo um paralelo terrível com o mundo real. Antes mesmo de iniciarmos a leitura ele nos faz, quase que propositalmente, questionar a escolha do título: 1984, mas como uma data poderia indicar uma síntese de leitura proposta, seria sobre 1984? Óbvio que não. Foi publicado em 1949. Bom, sendo assim, seria quase que uma previsão? Decerto, que se pretendia fazer um espelhamento de quando a obra foi escrita; Quase que uma brincadeira sútil para mostrar que poderia ser 1984 ou 1948. Quando a função desempenhada por Winston (personagem principal) é revelada, entendemos que não se trata de 1984. Foi o meu primeiro contato com as obras do autor e, admito, inicialmente a história não me cativou; Eu já estava achando que se tratava de uma leitura um tanto tediosa e deprimente, quase desisti de continuar, mas curiosamente me despertou uma vontade incontrolável de consumir cada página, pois eu precisava saber o desfecho mesmo caminhando para algo óbvio, terrível, mas óbvio; Já para mais da metade do livro lido, eu já estava imaginando um desfecho diferente e, ainda na última página, na última frase, eu queria um desfecho diferente. Aquele desfecho que todos nós esperamos para um livro de ficção, como uma pontinha de esperança para o mundo real. E assim foi o desfecho, terrivelmente genial!
Thóri 11/05/2023minha estante
Esse livro é perfeito!!! Ainda não terminei, porém amei sua resenha

analivramos 07/12/2023

Loucura, loucura, loucura!
Gente do céu, que história foi essa? Foi diferente de tudo que eu imaginei, e o final?????? Meu Deus, o que foi isso?!

analupbrito 25/08/2022

...
Uma distopia que bombou nos últimos tempos, trazendo romance, política e guerra. 1984 conta a história de Winston, um funcionário do Partido responsável por alterar informações solicitadas pelo alto escalão do Partido, os mais próximos da ideologia do Grande Irmão. Winston vive sozinho em seu apartamento, vigiado por sua teletela e por todos com quem convive, separado e solitário resolve começar a escrever em um diário, mesmo sabendo que isso para o Partido é um crime, pois ninguém deve pensar, muito menos pensar contra o Grande Irmão.
Em meio as próprias dúvidas Winston passa a viver um romance, também proibido pelo partido, pois não existe amor nesse mundo, apenas ódio. O desenrolar é espantoso e surpreendente, assim como essa realidade pode estar tão próxima de nós.

#resenhasanalu #1984 #georgeorwell #distopia #ódio #guerra

Fabi 30/12/2021

?Os melhores livros, percebeu, são aqueles que dizem o que já sabemos.?

Gosto mais de como a Julia resolvia as coisas antes do Winston

Damaris.Nunes 14/03/2023

Gostei bastante do livro.
1984 foi escrito faz muito tempo, mas mesmo assim é possível fazer comparações com a realidade atual.
Tem uma boa escrita e um bom desenvolvimento com alusões que nos fazem refletir sobre acontecimentos do nosso cotidiano.

Bia Marques 11/01/2022

"quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado"

leitura que te envolve! não é um dos melhores que já li mas é diferente de tudo que já li até hj!

Livia.Gabriela 08/01/2023

No início achei confuso, porém, depois que me situei na história a leitura fluiu.
Achava que a história do livro seria totalmente diferente, o que não a faz menos interessante e reflexiva.

Jhymmy0 15/07/2023

Liberdade
Um livro que mostra como é bom ter liberdade para pensar, vou ter que ler de novo para entender melhor, mas é um ótimo livro

Paloma Oscar 12/07/2022minha estante
1984 provocou um "boom" tão grande na minha cabeça que fiquei algum tempo sem iniciar uma nova leitura, pra dar tempo de digerir ?