A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Liz.Saiki 01/06/2024

PORCOS CAPITALISTAS ? #$%!& ?
O livro é uma crítica aos movimentos socialistas de Hitler e Stalin, que apesar de pregarem a igualdade, foram completamente distorcidos ao se revelarem ditaduras cruéis que favoreciam poucos em detrimento de muitos. É basicamente o povo que fecha os olhos sobre a repressão.
Esse livro é mt bom o começo é emocionante eu devorei ele e n consegui parar de ler, Eu fiquei com mt raiva pq os animais literalmente só queriam viver com igualdade justiça e respeito mútuo tlgd e aí começa uma onda de manipulação e ditadura e enfim dps desse livro eu nunca vou olhar p porcos do mesmo jeito, chorei e me senti mt mal principalmente sabendo que essa é a nossa realidade, mas é mt bom é uma ótima leitura e eu adorei me prendeu do começo ao fim!

thami s2 22/02/2024

aonde há revolução?
a obra mais sábia que já li. leiam. revolucionário e, infelizmente, não impactante. é a política líquida escancarada. leiam.
Tercio.Augusto 22/02/2024minha estante
Comprei recentemente, vou pegar para ler!!

Li1989 16/02/2024

Manipulação de massas!
Este livro retrata a estratégia política para manipular e amordaçar a sociedade, de acordo com seus interesses malignos. A mais pura realidade, tão real que podemos dizer que está falando do cenário político atual.
O homem em busca de poder e as massas sendo manipuladas com êxito, pois não buscam o conhecimento, preferem ser governados do que governar.

Vale super a pena a leitura.

Tcharles.Amarante 18/01/2024

Revolução dos Bichos é um dos mais emblemáticos clássicos da literatura moderna. Na obra dividida em 10 capítulos, Orwell realiza uma sátira contundente sobre a ditadura stalinista.

Aborda temas como as fraquezas humanas, o poder, a revolução, o totalitarismo, a manipulação política, etc.

Além da sátira política, a obra é também considerada uma fábula, em que a moralidade é uma das principais características.

Escrita no final de segunda guerra mundial (1945), o romance faz uma releitura sobre as figuras históricas, como podemos perceber nas personagens criadas pelo escritor. Como exemplos, temos Napoleão (que seria Stálin) e o Bola-de-Neve (como Trotsky).

A linguagem utilizada é simples e com a presença do discurso direto, que aponta fidelidade na fala das personagens. A ideia de utilizar os bichos como atuantes da cena política, traz à tona a questão de animalização dos homens.

Bibi_14 30/12/2023

Um livro atual escrito a anos
Se não me engano esse livro foi escrito em 1945, mas os conceitos falados podem ser muito bem representados nos anos atuais. Incrível.

Raiane.moraes 18/07/2023

Interessante
"O homem é o nosso único inimigo real. Remova o homem da cena, e a causa de fome e trabalho escravo será abolida para sempre.
O homem é a única criatura que consome sem produzir."

A revolução dos bichos
É uma obra escrita em 1945 por George Orwell, que aborda assuntos emblemáticos e extremamente atuais.
A história tem como ambientação a granja de animais. Os bichos se reúnem, fazendo planos e discutindo como seria uma construção de sociedade perfeita no ponto de vista deles. Com pensamento em grupo, impondo regras e ideias, eles planejam uma revolta contra os humanos, principalmente contra o Sr. Jones.

O Fazendeiro da granja, Sr Jones é um homem com um temperamento forte, e que por muitas vezes usa a exploração dos bichos, com muito trabalho e pouca comida. O Major Porco então revoltado com a situação, apresenta-lhes uma revolução, com a ideia inicial de expulsar Jones da granja.

O porco é o animal mais inteligente da granja, sabendo ler e escrever ele passa as ideias aos seus companheiros. Porém ao longo da história o porco vem a falecer, mas suas ideias são absorvidas pelos animais que dão continuidade a revolução dos bichos.

Bola-de-neve que é um dos líderes da revolução, que tem a intenção de realizar a construção de um moinho, o porco Napoleão é contra a ideia. Ao decorrer da obra, Bola-de-neve é considerado traidor e expulso da granja.

Napoleão então se impõe aos seus companheiros, com uma postura extremamente autoritária. Sempre escoltado por cães raivosos, e em busca de interesses pessoais. O porco então consegue convencer todos os animais se voltarem contra o líder.

Quando enfim Napoleão consegue o que almeja que é o poder, o totalitarismo é revelado, seu egoísmo fica em evidencia, e tudo muda.
Eles acabam colocando os animais para trabalhar como escravos, reduzindo assim a quantidade de comida (exatamente o que os humanos faziam). E a ideia da revolução, de se rebelarem contra os humanos não sai de planejamentos e idealizações de alguns animais.

O livro possui uma linguagem de fácil entendimento, e por essa obra podemos ver o que a liberdade quando transformada em ditadura nas mãos de uma liderança ruim, pode fazer com uma sociedade.

Sol 62 29/05/2023

Uma fábula sobre o poder-tirano e a forma como o conhecimento com acesso a poucos é utilizado para subjugar o povo. Por isso aqueles que têm sede pelo poder-tirano, possuem medo da educação de qualidade para todos.

leituradaca 26/03/2023

Legal
O livro é bom, a história é legal. Não me prendeu tanto quanto imaginei, mesmo sendo um livro pequeno.
Achei legal da história, para mim, fazer uma analogia a Segunda Guerra Mundial.

Escritor.Lucas 02/01/2023

Excelente narrativa de até como os próprios animais podem se virar contra sua espécie para tirar vantagem sobre os outros. Muito boa a analogia. RECOMENDO.

Bya 31/12/2022

Atemporal e atual
Nem parece que esse livro foi escrito há tantos anos, o autor parece estar vendo a situação atual ao escrever o livro.
Um livro curto, mas ótimo e que passa a mensagem sem ser cansativo.
Já tinha lido 1984 e me lembrou bastante, esse autor é um visionário, na época dele não sei como ele já sabia que tais coisas aconteceriam, e cada vez mais os livro dele tem se tornado realidade, infelizmente.
Foi uma boa leitura e recomendo!

Alberto115 28/12/2022

Mediano
Uma temática muito boa, mas se torna cansativo dmais, a narrativa e muito repetitiva e isso te faz querer acabar logo

Carla602 20/12/2022

Muito inteligente
Amei esse livro. A forma como somos levados a associar a história com a realidade e feita de forma tão inteligente que nos faz querer ler cada vez mais. Gostei muito do livro.

Clara TV 11/12/2022

Os livros do George deveriam ser leituras obrigatórias, ele simplesmente resume TODOS os políticos em 95 páginas com animais, tem pessoa mais inteligente?, a forma que ele retrata coisas vistas hoje em dia, mesmo tendo vivido a 70 anos atrás é incrível como já não é de hoje essa palhaçada na politica. Um livro simples de ler e fácil de encontrar a crítica social, leiam simplesmente leiam.

1 | 2 | 3 | 4 | 5