A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isa 14/07/2021

Alguns animais são mais iguais que outros
Ao fim percebemos o por que um governo deseja que seu povo tenha pouco conhecimento, se todos soubessem e tivessem sido ensinados não teria um poder manipulador, que fala asneiras, mente descaradamente, mas sem que o povo encontre vestígios.
O livro, escrito em 1945, mostra muito das ocorrências no século atual.
Conhecimento é poder, só se aliena aquele que busca a idolatria acima da sabedoria.
EllenSilva 24/09/2022minha estante
Que pena, uma das ovelhas moreu

RyFarias 27/12/2021

Bom disfarce
Segundo descrição do meu filho "é um livro de adulto disfarçado de livro de criança ".

Boa estratégia e narrativa interessante.

Jão 07/04/2022

"Todos os animais são iguais, mais alguns são mais iguais do que os outros".

Ótima leitura, fica muito claro a critica a Josef Stalin, recomendo.

Isabelle.Furtado 09/08/2021

Um clássico atual. As críticas e referências inseridas na fábula e na descrição de cada personagem são ótimas.

Carla602 20/12/2022

Muito inteligente
Amei esse livro. A forma como somos levados a associar a história com a realidade e feita de forma tão inteligente que nos faz querer ler cada vez mais. Gostei muito do livro.

Suhentrepaginasele 19/01/2022

Adorei
?"????s ?s ??????s s??? ?????s."?

Olá, meus amores, tudo bem por aí? Eu espero que sim. Em uma resenha um tanto diferenciada, eu hoje vim falar um pouquinho de um livro que eu relutei um pouco em ler, mas acabei por pegar na tarde de ontem. Eu já li várias resenhas desse clássico atemporal aqui pelo feed, mas confesso que nenhuma delas me preparou para o misto de emoções que essa história me trouxe.
Indignação, impotência, sede de justiça, e esperança. Esses foram meus sentimentos ao ler esse livro. A história toda é narrada por animais, que por estarem insatisfeitos com sua vida na fazenda resolvem fazer a Revolução dos Bichos em busca de igualdade, mas que acabam totalmente frustrados pelos atos e atitudes inesperados da liderança. Logo deu para notar a ironia do autor e talvez o toque de mestre, ao substituir os humanos por animais. É triste acompanhar o desenrolar dessa história e ver quanto ela se parece com nosso momento atual. Se eu pudesse apostar diria que o autor foi um mágico que previu a que extremos o mundo ia chegar, mas na verdade ele só enxergou o que ninguém mais viu ou quem sabe não quis ver. Enxergou à frente do seu tempo. Mesmo sendo narrada na Inglaterra, foi o Brasil que enxerguei em cada página lida. A história retrata com maestria a ambição, corrupção, em como uma fala bonita pode muitas vezes convencer mesmo aqueles que tem certeza do que é o certo. Aqui você verá líderes distorcendo a verdade a seu favor , para tirar vantagens em cima dos mais humildes. Você vera o quanto boatos sem fundamentos podem se tornar verdade e massacrar o caráter de uma pessoa. Você verá injustiças acontecerem e ninguém fazer nada porque é mais fácil assim. É mais fácil calar-se por medo da retaliação do que lutar por aquilo que acha certo. E apesar da história trazer tantos sentimentos negativos, um sentimento em especial permeou toda a leitura, a ESPERANÇA, até a última página eu tive esperança de que as coisas podiam melhorar para aqueles "bichos". E é assim que eu pretendo olhar para o futuro de nosso País, com ESPERANÇA, que dias melhores viram, que as pessoas vão enfim abrir os olhos e lutar cada vez mais por seus direitos, porque unidos somos fortes, basta acreditar no certo e não no errado.
Foi uma leitura bem reflexiva e não vou mentir um tapa bem dado na minha cara para eu acordar. A quem não leu eu digo APENAS LEIA, e então você irá entender esse desabafo em forma de resenha.

Uma história rápida mas cheia de significados e lições.
mon_i 19/01/2022minha estante
fiquei com vontade de ler agora!!

Suhentrepaginasele 19/01/2022minha estante
É muito bom ? eu amei?

gularteph 17/08/2022

Atual
Embora tenha sido escrito há um bom tempo, este livro é muito atual. Pode-se ler e ver eventos do nosso dia dia. Recomendo a leitura.
Aninha 17/08/2022minha estante
Esse livro é atemporal e espetacular !

Daiane.Nascimento 29/05/2021

Leitura indispensável
Foi o primeiro título lido do George Orwell e, é incrível como ele cutuca de forma incomoda o nosso pensar. A narrativa traz acontecimentos tão reais e de uma interpretação tão profunda, que me fez ficar refletindo após algumas horas da leitura.
O autor traz um novo sistema econômico e social, gestado por animais, que buscam liberdade. Vai de encontro com um dos maiores questionamentos da sociologia, sobre o que é liberdade, e sobre a nossa necessidade de um líder, muitas vezes em uma ditadura. Todos deveriam ler esse clássico!

Nessa 04/07/2021

É uma distopia. Um livro que foi escrito anos atrás, cmo crítica ferrenha contra regime totalitarista de Stalin na união soviética e continua sendo tão atual. Um livro que a leitura é necessária, nãosópor ser um clássico, mas que nos faz refletir!!

JuanSoulAxel 14/07/2021

Todos Animais São Iguais Alguns São Mais Iguais Que Outros
A Revolução dos bichos é um livro que particularmente gostei muito, é o meu primeiro contato com o autor George Crwell e achei magnífico a forma como a história foi desenvolvida. Animais, revoltados com toda a humilhação e desprezo que sofrem por mãos humanas, decidem se rebelar e tomar o que deles é de direito: a fazenda e tudo que produzem, agora, será tudo deles.
Interessante como o autor, em tão poucas páginas (aliás, tô achando que essa versão que li estava meio resumida, não sei) fez uma história tão interessante e bem desenvolvida, começando com a gente tendo empatia com a causa deles (mesmo tal causa sendo bem radical) e terminando ainda apoiando a causa deles, mas percebendo que sempre terá outro problema à frente.
Lendo esse livro eu consegui fazer diversos paralelos de comparações, a primeira com a do coitado do Sansão, viveu e morreu pela Fazenda dos Bichos, fez tudo para construir o moinho e acabou se machucando muito e por consequência sendo mandado à morte pelo seu líder. Não sei como, mas eu fiz um paralelo disso com o livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma kkkkk enquanto eu lia, só me veio esse título na mente.
Enfim, foram muitas comparações que fiz dessa história com o mundo real. Líderes malditos, formas erradas de governar e sobreposição às custas de seus "eleitores". Realmente apreciei muito essa obra e logo lerei os outros livros que comprei do George.

Polyana 23/06/2022

Odiável
Adorei a forma como o livro se desenvolveu e foi bem mais do que eu tinha imaginado (apesar de saber bem qual era a proposta).
A leitura me deixou perturbada pois os animais são facilmente reconhecidos entre nós mesmos e a injustiça do livro é dolorosa demais, mas real.

Becca Bastos 02/01/2022

Perfeito
Nunca pensei que uma fábula escrita anos atrás fosse tão capaz de descrever uma atualidade. Simplesmente perfeita

Arthur Peixoto 07/12/2021

Um clássico atemporal...
Muito interessante ver um livro antigo retratar metaforicamente a história e realidade de muitas sociedades... Uma triste história, uma triste realidade...

1 | 2 | 3 | 4 | 5