Escravidão

José Marques 27/06/2022minha estante
Livraço!

Bia 17/06/2022

Necessário
Mais uma aula excepcional, por Laurentino Gomes. É imprescindível que conheçamos o nosso passado e os horrores da escravidão para que possamos entender o racismo estrutural que ainda envenena a nossa sociedade. Ansiosa para o lançamento do 3o volume para enriquecer meus conhecimentos sobre o tema.

Aline221 12/06/2022

sequência do livro 1 de Escravidão, esse livro vai retratar a fundo a escravidão desde a corrido de ouro em minas gerais até o momento em que a corte do dom joão chega ao brasil e como foi o caminhar de toda a história através disso. Uma leitura um pouco arrastada por ser tratar de assuntos bem complexos mas extremamente necessária e importante para entender a história do nosso país e de como o racismo infelizmente ainda é tão enraizado na nossa sociedade.

Gois 09/06/2022

Precisamos entender mais da escravidão.
Num podcast que escutei com o autor desse livro ele falou uma coisa que me marcou: que a escravidão foi, como evento isolado, a coisa que mais definiu a história do nosso país, quiçá do mundo moderno. E isso vem me movendo a ler mais sobre o tema. Esse é o segundo livro de uma trilogia que esse jornalista está escrevendo sobre o tema, e ao meu ver é ESSENCIAL para qualquer pessoa entender melhor a nossa história e a nossa modernidade. Eu já conhecia o autor da trilogia 1808, 1822 e 1889 e ele continua afiado. Ele tem um jeito mais jornalístico do que histórico de contar as coisas, conta causos, traz exemplo, traz personagens interessantes... o que deixa a leitura divertida as vezes (se é que é possível ser divertido ao falar de escravidão!!). Vai alem dos cliches e manchetes sobre o tema, tentando falar de nuances não faladas, fazendo refletir, sofrer, desejar. Vale super a leitura. Não vou mentir que o primeiro achei que explodiu mais minha cabeça, mas esse também é ótimo, ótimo!! Pode ler. Nota 4,5/5

Nelson.Nogueira 28/05/2022

Excelente retrato da escravidão brasileira durante o período da mineração no Brasil. Dando continuidade ao excelente trabalho do primeiro volume o autor nos brinda com fatos e análises sobre essa chaga horrível da nossa história.

André 21/05/2022

O volume II chega a ser melhor que o I. Tem o estilo Laurentino Gomes de escrita: coeso, rápido e cheio de curiosidades.

Will 22/04/2022

Tão bom quanto o volume I
Laurentino se manteve fiel à forma doce e simples de narrar os fatos sem perder a credibilidade. Novamente sua obra traz luz a muitas dúvidas e dogmas sobre o tema e com vasta documentação ele desfaz narrativas que por vezes tentam impôr na sociedade brasileira.

Parabéns pela maravilhosa obra. Ansioso pelo terceiro e último volume.

Icaro 17/04/2022

Excelente!
Duro dizer isso, mas é um belíssimo livro. Vasto material, muito bem escrito, com várias informações novas. Amei!

Rubens 16/04/2022

Esclarecedor
Como já havia dito em relação ao Volume I dessa trilogia, o trabalho de Laurentino é essencial para entendermos nossa história e como ela é marcada pela escravidão.

Neste segundo volume, focado nos acontecimentos do século XVIII, a exploração do país passa a se concentrar nos metais e pedras preciosas, notadamente nos territórios dos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Vemos uma escravidão mais urbana, que molda a realidade de nossas cidades até hoje.

A obra como um todo é muito significativa, mas dois capítulos em especial me chamaram bastante atenção: "24. As Mulheres" e "26. Fugitivos e Rebeldes", que tratam, respectivamente, da mulher no Brasil colônia (muito subestimada nos relatos históricos escritos majoritariamente por homens) e do combate aos movimentos de resistência negra promovidos pelo império.

É particularmente triste constatar que o Brasil do século XXI em muito se parece com o Brasil do século XVIII. Mudaram os nomes das instituições, mas o modus operandi permanece igual.

Estefania 15/04/2022

Assim como o primeiro, esse segundo livro do Laurentino Gomes trás muito detalhado histórias de acontecimentos trágicos a respeito da Escravidão, não apenas no Brasil, mas em toda América.

Estefania 29/03/2022

Com todos os detalhes que fou possível encontrar nas pesquisa de Laurentino Gomes, para execução desse segundo livro da trilogia "Escravidão", digo que nos ensina muito através da recente história do Brasil que Escravidão é um fato ainda recorrente.

Marcelo1145 27/03/2022

Não está tão longe assim...
Quando leio livros com esse saio satisfeito. Não me atrevo a dizer que guardei tudo, mas tive uma aula de história. Percebemos que esses pontos de escravos, torturas e atrocidades não estão longe no tempo como imaginamos. Países africanos eram colônias europeias até, aproximadamente,40 anos atrás. Escravidão existe desde que o homem também existe. É bom ler essas riquíssimas obras para abrir a cabeça, aprender e ser melhor como ser humano pois, por mais que discorde, são pessoas como vc e eu que fazem atrocidades como escravidão, holocausto e guerras.

Renato 25/03/2022

O lado abominável da natureza humana
Cada descrição das atrocidades e violências praticadas contra os africanos escravizados, nos dois lados do Atlântico é como um soco no estômago, uma cicatriz aberta em nossa consciência. O papel representado pelos protagonistas desse abominável comércio, cuja única finalidade era a riqueza e o poder, não tem nenhuma justificativa que os alivie de culpa, do padre que batizava os cativos ainda na Africa aos investidores anônimos das empresas que comercializavam até as nações envolvidas, todos carregam uma dívida impagável aos afrodescendentes. Dívida que continua crescer ainda hoje com o preconceito e a falta de oportunidades e igualdade que mantém essa população marginalizada. Livro fundamental para entender as causas e efeitos da escravidão.

Hester1 19/03/2022

Excelente!!!!!! Leitura obrigatória para compreendermos melhor nossa história e o período nefasto da escravidão.

Gustavo 15/03/2022

Laurentino arrasa sempre
Assim como o primeiro devorei! Impressionante como nossa visão e o que nos é passado na escola muitas vezes é oculto ou incerto demais