Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume II

Agnaldo 26/02/2024

Livro completo
Um livro riquíssimo, repleto de detalhes, dados e informações. O autor escreve de uma maneira muito didática e acessível.
Deveria ser uma leitura obrigatória para toda e qualquer pessoa brasileira.
Estou ansioso para a leitura do próximo volume!

Daniel432 25/02/2024

Lucrando, Ainda Mais, com Vidas
O segundo volume abrange um período de cerca de 115 anos, começando com a descoberta de ouro e finalizando em 1808 com a chegada da corte portuguesa no Rio de Janeiro, fugindo da invasão napoleônica.

No volume anterior Laurentino Gomes dividiu as atenções entre a África e o Brasil, agora sua narrativa está mais voltada para o Brasil, mas o Brasil já não é o mesmo: o ciclo do açúcar deu lugar ao ciclo do ouro e diamantes e a cafeicultura, deslocando tudo, inclusive a força de trabalho, de Pernambuco e Alagoas para Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.

Para os escravizados as mudanças são poucas e graduais. Muda o senhor, muda o trabalho, mas os maus tratos não mudam. Os castigos, agora, são aplicados pelo Estado.

O autor volta à África e rememora alguns assuntos tratados no primeiro volume, tornando um pouco cansativa a leitura, mas entendo que esse sentimento se deve ao fato de que estou lendo a trilogia em sequência. Temos que considerar que houve um intervalo de cerca de dois anos entre os dois volumes iniciais.

O autor também volta à Europa, mas Portugal não é mais o centro. O debate abolicionista envolve a Inglaterra e, nos Estados Unidos, é a causa de uma guerra civil entre o sul escravista e o norte abolicionista.

O Brasil resiste. Algumas leis são criadas somente “para inglês ver”, mas os ventos sinalizam mudanças e Chica da Silva é a figura escolhida pelo autor como exemplo. Ex-escravizada, Chica da Silva tornou-se rica e poderosa (e dona de escravizados) ao casar-se com a pessoa mais importante desse período colonial, o contratador de diamantes.

Vamos ao terceiro volume!!

Odivany 22/02/2024

Escravidão - vol 2
Em um relato jornalístico e de fácil leitura, Laurentino Gomes retrata a escravidão no Brasil. Desta vez com foco entre os anos de 1700 e 1800, momento onde ocorreu o maior volume de tráfico humano da história do Brasil, vemos o desenvolvimento da mineração em Minas Gerais, os impactos nas demais regiões até finalmente observar o declínio de Portugal, incapaz de conter a sede por dinheiro da nobreza instalada.
Leitura longa, mas necessária.

Tiarajú 21/02/2024

Ampla pesquisa
Ótimo livro, como todos os do Laurentino Gomes que li até agora. Traz um recorte sobre a escravidão especialmente no período da mineração de ouro e diamantes em Minas Gerais e chega até o período inicial à chegada da família real ao Brasil, em 1808. Traz ampla fonte de pesquisas que embasaram suas páginas, e é escrito em linguagem simples, como numa reportagem.

Kiki 20/02/2024

Bom livro
Tive muita dificuldade com a leitura, achei cansativa e arrastada, provavelmente foi algo pessoal, mas achei bem difícil.
Percebi que quando havia nos trechos muitas citações de nomes e dados, eu perdia o
interesse na leitura.
Mas é, com certeza, um livro rico em informações.
No fim, gostei muito de ter lido.

Vehalcantara 12/02/2024

Escravidão vol.2
Mais uma vez uma obra primorosa! Continuando a trajetória do primeiro livro, Laurentino nos leva por uma viagem em ambos os lados do Atlântico, para a história de uma herança maldita.
Foi doloroso ler sobre o que passaram os escravizados e sobre a total falta de humanidade que os rodeava. Por outro lado, foi também uma leitura esclarecedora. Surpresa pra mim foi descobrir o quanto os africanos contribuíram de maneira significativa para os avanços tecnológicos das décadas seguintes, coisa que não se aprende na escola.
Também fiquei muito feliz ao descobrir que mesmo em meio a tristeza eles eram capazes de criar laços, alguns deles até mesmo com membros de reinos rivais.
Olhando para o passado só posso desejar que essa cruel história nunca se repita.

Mariana.Schmall 07/02/2024

Muito bom!
Muito bom!

Muito bem escrito, o primeiro eu li mais rápido, é mais chocante, mas esse não deixa de ser tão bom e denso como o primeiro.

O autor estudou muito para escrevê-lo, é todo baseado em fatos históricos comprovados, e é realmente um livro necessário, já que já faz parte da nossa triste história. Estou tomando fôlego para começar o terceiro.

Danilo Vicente 05/02/2024

A vergonha no cotidiano
Laurentino Gomes relata no segundo volume de Escravidão a vergonha como paisagem, como cotidiano. Século XVIII, o século que estabeleceu como ?normal? esse ultraje. 100 anos de absurdo atrás de absurdo. Este segundo volume traz o ?meio? da história escravista brasileira, o que ativa a vontade de ir logo ao derradeiro.

@shaneingrado 17/01/2024

Escravidão
Um livro forte. Neste segundo volume, Laurentino Gomes, expõe como algumas figuras importantes de nossa história, como o próprio Tiradentes, eram "donos" de pessoas escravizadas e como os ideais iluministas dos séculos XVIII e XIX pregavam liberdade, igualdade e fraternidade apenas para os brancos.
Um livro muito necessário, deveria ser leitura obrigatória nos vestibulares.
Vehalcantara 12/02/2024minha estante
Essa parte do Tiradentes me chamou muita atenção!!

Rick Shandler 16/01/2024

Escravidão II - Laurentino Gomes
A segunda parte da trilogia de Laurentino Gomes aborda o auge da escravidão, durante o século XVIII. Não coincidentemente, aborda também o auge do colonialismo no Brasil com a descoberta de ouro e diamantes. Escravidão II esmiúça a relação única que nosso país teve com a escravidão, relação essa que deu origem ao Brasil que conhecemos hoje.

A descoberta de minas de ouro e diamantes em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás redesenhou o mapa do Brasil. O foco da escravidão que era o nordeste passou a ser o centro e sudeste do país, sendo o porto de Rio de Janeiro o grande centro de transações, recebendo escravos da África e mandando ouro e diamantes para Portugal. Essa mudança acabou por mudar também o próprio processo de escravidão.

Ao longo do século XVIII a escravidão no Brasil passou por diversas mudanças importantes. Houve a troca do ambiente rural para o urbano, com uma dependência cada vez maior dos escravos para toda e qualquer atividade. Três séculos de escravidão acabaram por mesclar a cultura africana ao nascente Brasil. Festas, irmandades, práticas religiosas bem como fugas, rebeliões e quilombos passaram a moldar nossa futura nação.

É nesse caldo cultural que surge o Brasil. A corrida do ouro e dos diamantes, tendo por base o trabalho escravo, levou a um crescimento exponencial de nosso país, o qual aos poucos passou a não ser mais uma mera colônia de Portugal. Portugal tornou-se durante o século XVIII cada vez mais dependente do Brasil. O fortalecimento da aristocracia brasileira e a forte dependência de Portugal começam a criar um ambiente propício para a cada vez mais próxima independência, que com a vinda da família real tornaria-se um processo inevitável.

Laurentino Gomes em Escravidão II detalha cada um destes processos. Das mudanças na escravidão a assimilação da cultura africana, passando pelas revoltas e rebeliões que marcaram o século XVIII. Vemos, de Tiradentes à Chica da Silva, a história do Brasil como ela é, pautada pela escravidão. Tem que ler.

jojo 14/01/2024

Difícil leitura porém necessária
Ler essa trilogia é difícil demais os relatos do abuso contra os escravos sofrimento para o enriquecimento dos brancos. Todos deveriam ler para conhecer mais sobre o Brasil e td mais

Tuninho 06/01/2024

Escravidão volume 2 é um livro que todo brasileiro deveria ler. Já li io primeiro volume e é excelente, igualmente a esse segundo. O sofrimento que os negros sofreram desde que começou o tráfico humano nos séculos XVI até o XIX foi o cruel que a humanidade testemunhou. Indo agora para o terceiro volume. Recomendo a leitura.

Felipi Fraga 25/12/2023

#Livro LIDO 26 de 2023:
Termino o ano de 2023 com a leitura do segundo volume da trilogia com a qual iniciei as leituras deste ano. Tive de ler outros 24 livros entre um e outro, até ter coragem de ler este segundo, pois ler sobre a escravidão não é fácil. São centenas de páginas que nos lembram o quanto o ser humano foi e continua sendo perverso. Se ler sobre isso é mentalmente exaustivo, imagine ter sido uma pessoa preta nessa época. E ao ler estes livros, se você não entender os reflexos da escravidão atualmente é por que você não é intelectualmente capaz e/ou honesto.
Graças ao aplicativo @voice consegui reestabelecer uma média de mais de dois livros por mês, e ter um ano produtivo no que tange a leitura.

Sel 22/12/2023

Maravilhoso
Nossa! Um livro muito esclarecedor, trazendo informações novas e esclarecedoras sobre nossa história. Já vou correndo comprar o volume 3.

Jhon.Willer 07/12/2023

Uma leitura essencial.
Este é um livro que, na minha opinião, deveria estar em todas as bibliotecas escolares e municipais.
É um relato muito importante de como a escravidão chegou e se desenvolveu no Brasil.