Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume II

Rodolfo.Barbosa 06/12/2023

Mais um trabalho excelente de Laurentino.
No volume 2 dessa trilogia, Laurentino foca mais na corrida do ouro em Minas gerais até a chegada da corte portuguesa ao Brasil( Fugindo de Napoleão).

Nesse livro tem mais dados e mais estatísticas sobre a escravidão da época. Um livro muito bem estudado e com muitos dados históricos.

Sempre aprendo algo nova ao estudar história; e nesse livro aprendi muitas coisas sobre a escravidão no Brasil.

Agora bora pro 3° livro pra completar a trilogia!

Wolsey 11/11/2023

Finalmente terminei...
Foi difícil resistir à tentação de abandonar definitivamente a leitura.
Não é um livro palatável. Tem dados estatísticos em abundância, mas tem capítulos muito interessantes, que fazem lembrar dos livros anteriores do autor.
Nem tenho ânimo pra fazer uma resenha decente.
Vou deixar pra ler o terceiro volume no próximo ano.
Os dois primeiros já foi uma overdose.

Mauro101 23/10/2023

Ditado
Um antigo ditado africano recorda que, até o leão aprender a escrever, a história exaltará a versão do caçador. (Laurentino Gomes. ?Escravidão?, p 38).

louisepirani 12/10/2023

Maravilhoso
O livro é tão incrível quanto o primeiro. Cheio de informações que muitas vezes não são conhecidas por todos.

Luiz.Goulart 08/10/2023

Laurentino Gomes acerta novamente
Após ter lido os três livros mais famosos do autor Laurentino Gomes (1808, 1822 e 1889) e o primeiro volume da série Escravidão, devorei o segundo volume sob o impacto dos terríveis relatos da escravidão no Brasil. Este se passa entre 1700 e 1800 e acompanhamos os cerca de dois milhões de africanos arrancados dos seus lares e embarcados nos infectos porões dos navios negreiros para o Brasil, viagem descrita em sórdidos detalhes no livro. Continuamos lendo sobre as misérias dos que sobreviveram à travessia, a humilhante venda em leilões públicos, a vida em senzalas infectas, os castigos e a falta de esperança. O livro é resultado de seis anos de pesquisas do autor com viagens por 12 países. Em breve lerei o terceiro e último livro, encerrando também essa trilogia .

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5248677325871008951

ANDER CELES 08/10/2023

Senti falta de mais informação sobre personagens históricos
Quando li o primeiro volume dessa trilogia, achei a escrita do Laurentino muito boa. Bem tranquila, nada carregada, o que por muitas vezes acontece com os escritores de livros históricos. Mas acontece que o Laurentino não é um historiador, mas um jornalista. Então sua escrita é menos acadêmica, o que eu adoro.

Mas acho que neste segundo livro da trilogia o Laurentino usou muitas vezes uma escrita muito técnica. Por exemplo, os dados, números, localizações, produtos vendidos...essas informações apareceram com muita frequência na escrita. Claro que esse tipo de informação é importante, mas aqui deu uma pesada de mão.

No começo do livro, acho que trouxe bastante da escrita que veio no primeiro, com informações interessantes sobre os acontecimentos da época.

Uma outra coisa que deixou a desejar foi a falta de informação sobre personagens históricos muito importantes. Por exemplo, quando foi escrito sobre Chica da Silva, eu tava esperando muito por aquilo. Achei que iria ter mais informações, mais detalhes. Mas foi tão curtinho, um capítulo bem pequeno, sr comparado com outros. É isso que não gostei, pq tinha outros assuntos tão mais enfadonhos e técnicos, sobre pessoas muito desconhecidas, e que tiveram muito espaço. E sobre essa personagem super interessante, foi dada uma pincelada.

Mas é claro que, como valor de informações históricas e trazendo muito para a contribuição do estudo sobre a escravidão no Brasil, esse é um livro muito bom.

Acacio 23/09/2023

No ombro dos escravizados
Impressionante como Laurentino escreve de forma leve e assertiva sobre um assunto tão errado quanto o escravismo.
Esse volume 2 faz enxergar como a sociedade colonial foi construída em cima de sofrimento e morte.

Erick Macedo Pinto 23/09/2023

O ouro preto do Brasil é a riqueza da miscigenação daqui
Tags de recomendação: não-ficção; história; Brasil; África; política; escravidão; preto;

Seguindo o padrão da série, o título do livro resume a trajetória que terá enfoque ao longo das 500 páginas.
O livro começa falando sobre o processo de expansão de fronteiras exploradas, conhecidas do Brasil, que até então não ia muito longe da costa (mesmo padrão adotado pelos portugueses na África no processo de colonização e escravização). Aqui, a tarefa ficou a cargo dos famosos e outrora tão homenageados e romantizados em nossa historiografia, os bandeirantes. Através de expedições, chamadas de bandeiras, para o interior daquela terra então desconhecida para os europeus, acabaram descobrindo reservas de ouro e outras pedras preciosas nas regiões do que hoje são os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Tal descoberta deu novo gás na exploração das terras brasileiras, já que o comércio de açúcar, que já vinha rendendo muitas riquezas para a coroa portuguesa, ganhou forte concorrência de outras colônias europeias na América Central.
Assim, este segundo volume começa a discorrer sobre a vida nas principais cidades do Brasil na época. Principalmente na Bahia, Rio de Janeiro e Minas. É interessante ver o quanto São Paulo, na época, não tinha tanta relevância pra colônia e até era mal vista. E poucos capítulos, se comparados com o primeiro volume, são mais dedicados a destacar alguns aspectos na África no período retratado.
Alguns capítulos, como os que falam sobre as várias Áfricas existentes no Brasil, sobre o sagrado, as irmandades religiosas, as mulheres e fugitivos e rebeldes, são relatos especiais e trazem informações valiosas para entendermos bem a época e, através de uma linha clara, entendermos algumas questões e realidades de temos hoje no Brasil.
O autor melhora a narrativa nesse segundo volume. Ainda tem muitas referências, muitos números. Mas é repleto de histórias curiosas sobre alguns personagens e fatos que ocorreram na Europa, África ou América. Os termos estão usados com maior preocupação e dessa vez, ele coloca menos a opinião própria e foca mais em narrar os fatos.

Gustavo616 17/09/2023

Uma aula
Assim como todos os demais livros do Laurentino, Escravidão II é uma aula de história como aquelas que deveriam ser dadas nas escolas do nosso país. Vale a pena cada página.
PAULINHO VELOSO 17/09/2023minha estante
Quero ler

AndrA374 06/09/2023

Excelente
O livro Escravidão - Volume 2, de Laurentino Gomes, é uma obra de grande valor histórico e literário, que retrata o período mais intenso do tráfico negreiro no Brasil, entre os séculos XVIII e XIX. O autor narra com riqueza de detalhes e fontes diversas os horrores da escravidão, desde a captura dos africanos em suas terras natais até a sua exploração nas minas de ouro e diamantes, nas plantações de cana-de-açúcar e nas cidades coloniais. A obra também mostra como a escravidão moldou a sociedade, a cultura, a economia e a política do Brasil, deixando marcas profundas que ainda hoje se fazem sentir. É uma leitura indispensável para quem quer conhecer melhor a nossa história e as nossas origens.

Jorge Luiz da Silva 24/08/2023

O melhor livro da trilogia
Os três livros nos dão uma verdadeira e sensacional aula sobre a nossa triste história, no entanto quero destacar esse volume 2, como o melhor da trilogia.

Leh1204 17/07/2023

Laurentino Gomes mais uma vez deixando a história cada vez mais interessante e gostosa de ler, mesmo se tratando de um tema tão pesado. Simplesmente amo!

Cleber.Laia 22/06/2023

Triste mas necessário
Não é possível parar de ler até chegar última página, e deveria virar livro obrigatório para escola de nosso país... Me perguntei se iria gostar, estou adorando que venha a parte III

Leandro506 28/05/2023

A história da escravidão toca na alma e dói. O segundo volume mantém a leitura fluída, sensação de que acabamos de ler rápido. O livro traz questões que podem ser difíceis de ler no sentido de crueldade mesmo quanto aos castigos. É uma leitura importante para quem quer entender o que foi a escravidão.

Antonio Maluco 28/05/2023

Escravidão
O livro conta histórias de vários personagens mundiais que fizeram parte da escravidão brasileira nesse livro