Resenhas - Oblivion

starsfeld 22/05/2024

Se você pudesse recomeçar sua vida, você faria?
É uma hq bem curtinha, eu li em 10 minutos, mas é profundo e acolhedor.
Impossível não gostar do aleph e em como ele vai ajudando a Anna ao longo do tempo.
Assim que eu comecei a hq eu logo lembrei do filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças".

Raiane.moraes 20/05/2024

Perfeita
"- Coisas muito piores acontecem com milhares de pessoas por aí. [...]
- Que se dane as milhares de pessoas. Existem poucas pessoas especiais na minha vida. Eu devia dar mais atenção a elas. Eu devia dar mais atenção a você."

Oblivion

Nessa HQ lindíssima, seremos apresentados a Ana. Uma mulher que leva uma vida comum, com um emprego que exige muito dela e paga bem menos do que ela realmente merece. Sua família não mora próximo e não entende (ou não quer entender) o que ela esta passando. Até ser presenteada pelos pais com um smartDrone, um companheirinho que faz uso de inteligência artificial, que acaba virando seu amigo.

Ela tem um crush em um colega de trabalho, e tem a oportunidade de se aproximar do rapaz e trocam experiências sobre gatos e outros assuntos. Ana começa a alimentar esse sentimento, achando ser reciproco.

Porém vão acontecendo tantas coisas na vida da nossa protagonista que leva sua vida para outro rumo. Após um acidente, Ana vai para um hospital que faz todos os procedimentos para que ela fique bem. E após dois dias ela se recupera, sem se lembrar de quanto tempo estava desacordada. Ela toma um susto ao saber o valor que ficou a estadia do hospital, e pior ainda quando soube que seu plano não cobria.

Chegando ao trabalho, ela recebe a notícia que está demitida e a partir daí nossa protagonista entra em um misto de depressão e ansiedade que a faz querer optar por uma tecnologia nova, que ainda está sendo testada para apagar a memória.

Mas será que Ana vai a frente com essa ideia, o que pode ter acontecido de tão extremo assim para ela tomar essa decisão tão drástica ?

Essa HQ é simplesmente perfeita, leiam!

Fe Salau 19/05/2024

Oblivion
Achei os traços muito bonitos mas a história não me surpreendeu em nada... Não gostei muito, esperava mais...

Adriele.Victoria 15/05/2024

Tem meu coração??
Leitura é bem rápida e nos faz refletir. Gostei muito do Aleph, adorei a companhia que ele fez para a Anna além das ótimas frases (ele comparando ela a uma máquina quando diz "a sua manutenção demorou" ksks??), adorei as referências. Algumas eu não conhecia, mas no fim da HQ a gente tem um glossário do Aleph que conta a gente. A pergunta da Anna "Qual o sentido do universo?" E a resposta do Aleph "a resposta é 42", AMOOO ksks.

Acho que é isso, nas últimas cenas em que a Anna só dorme e passa o tempo... Me identifiquei muito em um período.

Achei muito criativa a proposta da HQ e acho que foi bem trabalhada. Consegui entender todas as emoções da personagem. Inclusive de desiludir junto viu, aquilo ali foi decepção demais kkk

Triste por ter demorado tanto para ler, mas que bom que finalmente li. Maio nacional né amores

Nathalia Possenatto 15/05/2024

Vale a pena esquecer tudo?
O brilho eterno de uma mente sem lembranças versão quadrinho, amei! sempre fico pensativa nesse assunto mas tudo que vivemos faz a gente ser quem a gente é.

Elenia 14/05/2024

é legal, a arte é bonita mas a história e o final são completamente previsíveis. não é ruim mas eu sinto que faltou algo

paulajustino13 11/05/2024

Profundo e acolhedor
Uma história curta e envolvente, li rapidinho. Traz uma temática um tanto importante e delicada, de uma maneira muito sensível. Me vi na Ana e torci por ela, e com teu final, me senti acolhida também. E as artes são lindas!! Ah, quero um Aleph e um Benny pra mim também rs

Mikinhaa 06/05/2024

Quando peguei esse quadrinho não imaginei que a história fosse me pegar assim, ou ao menos seria desse jeito, a forma como a anna escondeu as coisas e finge sempre, me identifiquei com tal coisa, mas acho que apesar de tudo faria a mesma escolha que ela, e mesmocem poucas páginas o livro fez eu sentir felicidade pelo final que tomou, uma sensação boa.

Cassiene.Reis 30/04/2024

Que quadrinho fofo.
Ele é bem pequeno, mas tão profundo e bem feito que consegue te conectar com a história e com a personagem principal. Muito sensível e tocante. Eu amei, queria mais ??

Thais.Halda 28/04/2024

Quero um Aleph
Eu gostei do traço do desenho, entretanto, na questão da história propriamente dita, eu esperava muito mais, não consegui me conectar com a personagem principal porque eu achei a história dela muito superficial. Sei que a proposta era ser uma graphic novel não tão longa, mas faltou contexto.

Mary - @mundo_literario.mary 23/04/2024

Anna é uma pessoa normal, não tem muitos amigos, não tem uma família que lhe apoia e compreende e trabalha em um emprego chato, com um chefe insuportável e ganhando bem menos dinheiro que gostaria.

Ultimamente tudo em sua vida parece pesar o triplo, e ela é invadida por um desânimo e tristeza gigantes, mas há uma solução para tudo isso: o apagamento da memória, algo que muitos já fizeram para poder começarem uma vida nova sem as lembranças e tristezas do passado.

Esse procedimento é bem caro, mas existe uma solução mais barata: o apagamento total das lembranças, e esse procedimento também é bem procurado pelas pessoas. Nossa protagonista segue sua vida normalmente, mas sempre existe perguntas em sua mente: “E se eu começar tudo de novo?” “Será que vale a pena apagar todos os traumas e começar a vida do zero?”

Que história mas incrível, no começo parece ser só mais uma distopia, mas a jornada da protagonista e as questões sobre depressão e ansiedade são muito boas, a obra é muito bem narrada e desenvolvida de uma forma envolvente e tocante.

Essa HQ nacional foi roteirizada pelo Fabrício e ilustrada pela Laura que deu um toque perfeito com ilustrações lindas e delicadas, é uma obra que deveria ser lida por todos, pois traz muitas reflexões para nós. Preciso dela física para a minha coleção urgentemente. Recomendo muito.

Beatriz3345 21/04/2024

Acolhedor eu diria...
Esse livro ele é muito bom para se ler depois ou no meio de uma leitura cansativa porque é em HQ. Os problemas da personagem principal são coisas possíveis de acontecer na realidade então pode gerar uma certa identificação entre você e a personagem. Todos os personagens do livro são bem construídos e essa reflexão é boa para pensar se você está se sentindo confortável em sua própria vida. Você consegue se conectar com os personagens e no final, sempre vai ter aquele quentinho no coração pela felicidade de que deu tudo certo com ela no final e que agora aquela menina que se sentia triste e solitária pode até voltar, mas agora você tem pessoas, e robôs, que podem te ajudar e acolher.
Falando um pouco das personagens, o Aleph no início parece induportável mas com o tempo vc percebe o amor de robô que ele é.
NOTA MIL PARA ESSE LIVRO
??????????
thaybooks⤠02/05/2024minha estante
Li esse uns dias atrás e adorei! ?

thaybooks⤠14/04/2024

"Se você pudesse começar sua vida novamente, você o faria?"
Eu gostei bastante dessa HQ! Além dessas ilustrações lindas e muito bem feitas, tem um enredo maravilhoso e personagens divertidos.

Eu adorei a base científica que a obra tem e as reflexões que traz sobre a vida e o que faríamos se tivéssemos a oportunidade de apagar nossa memória. Achei muito interessante, recomendo.

triz 10/04/2024

"se você pudesse começar sua vida novamente, você o faria?"
Uma graça de livro, do tipo que a gente lê e se sente abraçado. Embora não seja dito em nenhum momento, eu interpretei-o como uma história sobre burnout e frustrações. Enfim, é fácil de ler e depois a gente se pega pensando no que faria na situação da personagem e rememora as coisas que não deveriam ser esquecidas e que o cotidiano corrido não nos deixa valorizar