O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Queria Estar Lendo 28/06/2021

Resenha: O Mar sem Estrelas
O Mar sem Estrelas, lançamento da Morro Branco aqui no Brasil, é uma história difícil de explicar, mas absolutamente a coisa mais linda que eu já li. O livro da Erin Morgenstern fala sobre amor e aventuras e sobre histórias, acima de tudo.

Zachary Ezra Rawlins não sabia que, em sua infância, ao virar as costas para uma estranha porta desenhada na parede, estaria mudando sua vida para sempre. Quando sua história aparece em um misterioso livro na biblioteca da universidade, ele fica fascinado com a ideia de estar intrincado a outras infinitas histórias sobre um lugar chamado "o mar sem estrelas".

Conforme vai desvendando o mistério e se aproximando cada vez mais do que imagina ser a resposta, o livro nos apresenta essas outras histórias para explicar que tudo está conectado a algo maior do que esperávamos.

"Estranho, não acha? Amar um livro. Quando as páginas se tornam tão preciosas a ponto de parecerem parte da sua própria história."

O Mar sem Estrelas é um livro bizarro e, por isso, tão maravilhoso. Ele não é fácil de explicar e de entender justamente por lidar com coisas abstratas como magia e fantasia e histórias; todo tipo de história. O que a Erin faz, aqui, é construir o mito do mar sem estrelas e desenvolver suas tramas ao redor do que é esse lugar encantado e perdido.

Falar sobre essa história sem revelar demais também é um problema, porque acho que a graça de O Mar sem Estrelas está justamente em como o livro é misterioso e como sustenta seus mistérios muito bem. As respostas chegam quando têm que chegar, e algumas vêm de maneiras mais misteriosas ainda. Você entende o que está acontecendo conforme se familiariza à ambientação estranha construída no desenrolar da trama principal - que segue o Zachary.

O Zachary, aliás, que personagem! Apaixonado por videogames e livros, ele se vê envolvido nesse esquema que parece quase mágico ao ver seu passado nas páginas de um livro que ninguém conhece e nunca ouviu falar.

Entender as linhas que o destino traçou para ele é essencial para que ele entenda onde sua história realmente começou - e, quem sabe, onde termina.

Eu gostei demais da personalidade em parte determinada, em parte confusa dele. Zachary sai pisando em ovos na situação toda e nunca foi o tipo de cara que toma decisões e as mantém firmemente, mas ele quer saber. Ele quer entender. Ele quer, acima de tudo, viver a promessa que havia no livro, caso ele tivesse seguido em frente naquela porta misteriosa desenhada na parede.

"Nem todas as páginas falam com todos os ouvintes, mas todos os ouvintes vão encontrar uma história que o faça em algum momento, em algum lugar."

Há outros personagens importantes para o desenrolar da história do Zachary - que ganham suas histórias individuais com o tempo. Todos são essenciais ao que está acontecendo. Todos estão, de alguma maneira, conectados ao mar sem estrelas; ao que ele representa, ao que é.

Meu segundo favorito foi o Dorian. Não vou me estender falando sobre ele, mas tudo que o envolve está ligado ao Zachary. Todas as suas escolhas e decisões os colocam no mesmo caminho, e é mágico acompanhar a aproximação e os sentimentos que nascem disso.

Vale pontuar que esse livro é protagonizado por um homem gay, e é um fato que está ali e importa ao personagem e sua vivência e é um fato tratado com a naturalidade com que deve ser. Eu amei, eu sofri, eu amei e sofri pelo coração do Zachary e por tudo que ele experimenta nessa jornada.

"O que aconteceria com os dias e as noites se o Tempo tivesse o coração partido?"

O Mar sem Estrelas é uma história sobre histórias. O modo com que a autora fala sobre a beleza dos livros, das narrativas, da infinidade de possibilidades que existe no virar de uma página, no desenrolar de uma trama, no fim de uma personagem, tudo isso é encantador. Fala com a gente especialmente porque o coração de um leitor está nesse livro; eu me vi em cada declaração de amor às palavras, às histórias.

E também me vi na maneira super realista e gentil com que ela se referia aos jogos também. Cansei de ler livros que não enxergam a beleza dos videogames como eles são: histórias. Histórias para rir e chorar e para viver, assim como livros. O Zachary vê isso e expressa isso bem demais.

A verdade é que eu queria ficar aqui horas e horas falando sobre como esse livro foi especial, único e arrebatou meu coração para sempre. Como eu me emocionei (a ponto de chorar e soluçar) com o arco final e como tudo se encaixa tão bem; de maneira triste e bonita. Mas essa é uma daquelas histórias que precisam ser vividas, por isso eu te convido a ler.

Dê uma chance para O Mar sem Estrelas, porque é um livro que precisa ser vivido.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/06/resenha-o-mar-sem-estrelas-erin.html
Anael Sobral 17/07/2021minha estante
Amo livros e amei sua resenha. Já está na minha lista de leitura.bObrigada

Marcia.Cristina 06/08/2021minha estante
Livro preferido nesta vida!!!

Ly 11/08/2021minha estante
Eu acabei de ler e estou meio confusa... Estava amando tanto a história, e não sei se me perdi com esse final... Não entendi muito bem a conclusão dele ?

Ly 11/08/2021minha estante
Três horas depois e tá eu aqui imaginando várias coisas na cabeça. Esse livro é mesmo surreal

Marcia.Cristina 11/08/2021minha estante
Ly, se vejo a Lua, penso nessa história, se tomo chá tb... O livro saiu do papel e veio ficar comigo. Vou reler logo, logo...

Eliana.Gomes 30/10/2021minha estante
Pessoas, pessoas ...os comentários de vcs me instigaram a ler.???

Maria15099 10/01/2022minha estante
ok, vc me convenceu! kkkkkkkkk

Lu Leandro 01/02/2022minha estante
Metade do livro fiquei assim ??
A outra metade assim ??

yane! 05/02/2022minha estante
eu terminei de ler agora pouco, não me senti a altura de fazer uma resenha sobre, mas a sua é tão detalhada e me identifiquei completamente! Como você disse: "Essa é uma daquelas histórias que precisam ser vividas"

Daniel 24/05/2022minha estante
Gostei mais da sua resenha do que do livro.. (mas achei bem interessante toda construção da história, porém o final não me cativou)

Marcia.Cristina 03/07/2022minha estante
Dan, releia... Vale muito a pena!!! Mas eu sou suspeita...

Mônica Forte 24/07/2022minha estante
Crlh, eu tô chorando porque não quero terminar. Cadê mais livros como esse? É um misto de sentimentos!!

Efe Cafee 09/08/2022minha estante
Eu estou amando esse livro, a história é bastante leve e bastante interessante. Estou amando a mecânica dos personagens, eles são bem construídos demais

Estevao 13/11/2022minha estante
Vou precisar reler esse livro um dia para poder me conectar tanto a ele quanto vocês . Achei uma estória maluca , com algumas muitas partes interessantes, e que me fez ficar perdido nos labirintos e portas e lugares existentes nele . No final , não entendi , não foi um livro que me marcou tanto , mas dei 4 ,5 estrelinhas .

Estevao 09/01/2023minha estante
Amo ler desde criança , tenho e li O mar sem estrelas e não consegui ver essa beleza que faz chorar , sonhar e rir . É um livro confuso e difícil , levei uns dois meses pra terminar, Emprestei para um amigo , sem contar nada a respeito dele e pedi que só falasse as impressões pessoalmente. Um dia , quem sabe , releio.

Luma.QueirAs 14/04/2024minha estante
eu odiei esse livro, a história não me prendeu, achei desinteressante e a leitura foi tão ruim que ainda não terminei o livro, quando conseguir acabar de ler comento dnv

Lauraa Machado 05/01/2022

Fiquei entre dar 2 estrelas ou 3 e só o final ajudou a aumentar
Esse é o livro mais caro que eu já comprei na vida. Fiz questão de encontrar a edição britânica em capa dura, porque era a capa que eu queria e porque eu jurava que ia amá-lo mais que tudo. Pela sinopse, é claro, mas principalmente por indicações de pessoas em quem confio demais! Por isso, talvez ele seja uma pequena decepção, já que eu esperava bem mais. Não é um livro ruim, nem nada assim, mas acho que nunca vou querer reler ou vou ler outro livro da autora. Ele tem um estilo que definitivamente não bate comigo.

Vou tentar explicar melhor! O livro começa sem explicar nada, com histórias paralelas à principal, do Zachary, e eu adoro isso. Adoro ficar perdida no começo e depois ir juntando os detalhes, é verdade. Mas acho que a autora fez isso demais neste daqui, deixando tudo vago quase o tempo inteiro, usando metáforas até na hora de explicar as coisas e nunca dizendo nada claro e específico. Acho que é muito fácil dizer que é mágica e que simplesmente acontece, porque aí ela pode se livrar de ter que criar um universo com lógica e não deixar buracos. Mesmo depois de terminar o livro, eu continuo com a sensação de que nada é concreto e que a própria autora não criou regras para nada do livro. Não gosto de histórias em que tudo é possível e aceitável, prefiro ter uma noção melhor dos limites dos acontecimentos e dos personagens antes do climax, para ter pelo que torcer e me sentir mais investida na história.

Mas isso é algo mais pessoal e nem é uma das razões para eu ter pensado muito antes de decidir a nota que daria para esse livro. Eu gostei do final e da razão de tudo, ainda que ache a razão muito fraca para sustentar a história, por isso minha nota é 3,5. Senão não fosse por isso, teria dado 3 no máximo.

Primeiro, por causa dos personagens. Eu realmente achei que poderia confiar cegamente que esse livro teria personagens complexos, mas todos são bastante superficiais. Zachary, por exemplo, além de não ter desenvolvimento nenhum pela história, era para ter alguma substância, para invocar algum tipo de empatia no leitor, para ter alguma emoção tocante durante o livro. Não teve nada. Ele acaba mais ou menos como termina, e eu não consegui me importar direito com ele. No começo, queria demais gostar dele e até gostava, porque acreditava que mais estava por vir, que logo eu sentiria que o conhecia, que ele se mostraria tridimensional e complexo. Essa foi a minha maior decepção.

Eu não estava esperando que tivesse romance, mas quem estiver vai se decepcionar também. O interesse romântico dele é de fato interessante de cara, mas eles mal interagem e logo estão falando que estão apaixonados um pelo outro e isso não faz o menor sentido! Eles mal interagem depois disso também! Mas até que eu entendo que a autora não conseguiu desenvolver uma emoção humana, já que os próprios personagens eram bem superficiais.
Também esperava mais da Mirabel depois de ela aparecer, apesar de ter me surpreendido com a Kat no final. Me surpreendi, na verdade, por ela ter mais importância do que eu imaginava.

Outra coisa que me incomodou demais foi a sinopse, que me prometeu aventura e emoção, ser tão diferente do livro. As coisas acontecem com Zachary, ele nunca toma uma atitude porque quer, nunca se arrisca por vontade própria ou toma uma decisão sozinho. Eu achei que ele embarcaria numa aventura daquelas que te faz querer participar, em um mundo mágico e encantador. Mas, para falar bem a verdade, todo o Harbor (não sei como traduziram) me pareceu meio inútil. Sim, eu amo histórias e livros, mas Zachary nunca pareceu curtir e se divertir lá tanto quanto ele se divertiu com as comidas. Então, foi difícil eu mesma me divertir.

Acho que os caminhos diferentes no final ficaram muito confusos à toa, só porque a autora gosta de deixar tudo vago, não explicar nada e nem usar as palavras certas para descrever as coisas. É tudo em metáfora e floreio desnecessário. Mas se eu ignorar a escrita dela, admito que gostei do que aconteceu realmente.

Foi a escrita dela, aliás, que me fez querer dar nota 2 para o livro ou talvez menos. Nunca tinha lido um livro com a narrativa tão desconfortável e forçada na minha vida! Ela tentou demais soar inteligente e única, mas não funcionou de jeito nenhum! Muito pelo contrário, dava para ver que estava forçado, nada soava natural e acabou incomodando em vez de cativar. Isso criou uma distância entre o que acontecia e o jeito que era narrado que me impediu de vez de me conectar com a história ou qualquer coisa desse livro. Pela escrita pretensiosa e forçada dela, nunca mais quero ler nada dessa autora.

A falta de carisma e naturalidade da escrita da autora afetou demais as histórias paralelas, na minha opinião. Elas são todas muito picadas, sem quase nada de informação e que só importam muito mais para a frente, quando eu já nem me lembrava direito delas. Mas se elas tivessem sido narradas de um jeito mais charmoso e cativante, tenho certeza de que teriam marcado e instigado, não se tornado algo que eu queria ler por cima só para falar que não pulei. Acho que esse livro teria funcionado bem melhor se tivesse sido bem editado ou escrito com menos intenção constante de não falar nada claro. Mas confesso que não consigo imaginar a autora, pelo que conheci dela com ele, fazendo jus à sua própria ideia e a desenvolvendo com emoção, carisma ou diversão.

O livro em si não é ruim, acho que ainda recomendaria, mas não vai esperando nada que vai mudar sua vida (como eu fui), nem um livro excelente que te faça querer viver nele. Acho que a ideia era muito boa, se ao menos Zachary tivesse sido mais cativante, se a escrita fosse mais natural e tudo tivesse um pouco mais de carisma. Se os personagens fossem mais humanos, se eles mesmos tivessem se divertido ou sentido alguma urgência ou propósito, se eles parecessem querer fazer parte da história, acho que eu iria querer também. Do jeito que ficou, é um livro bom, mas que poderia ter sido bem melhor.
Nay C 05/01/2022minha estante
Você é a primeira pessoa que vejo que não enaltece esse livro, é triste quando todo mundo fala bem e chega sua vez de ler, vc espera amar e se decepciona :/
Ainda não li esse livro, tá na minha lista de leituras sem prazo definido.

Lauraa Machado 06/01/2022minha estante
Siiiim, é muito triste! Eu estava tão certa de que ia gostar que escolhi para ser o primeiro do ano, sabe? E eu gostei sim, mas não cheguei nem perto de adorar como queria! É bem triste ):

Hayra2 07/01/2022minha estante
Tô lendo agora e tenho a mesma sensação. Enchendo linguiça à modo Shakespeare.

Lauraa Machado 07/01/2022minha estante
Hahaha no final, não é tão encheção de linguiça, mas ela definitivamente não conseguiu fazer as histórias parecerem importantes

Karencriss 23/01/2022minha estante
Eu terminei esse livro agora e estou morta de raiva!! hahah
Sua resenha traduziu tudo o que eu não consegui expressar. Detestei a escrita da autora e como ela conseguiu transformar uma ideia que tinha potencial para ser incrível em uma história sem graça.
Meu sentimento final foi a sensação de algo inacabado e sem sentido e muito mel e nada de sal .

Arthur.Brettas 22/04/2023minha estante
Eu estou lendo agora, estou quase desistindo e muito enrolado sem energia.

Kaique.Henrique 06/06/2023minha estante
Você foi ESSENCIAL e CIRÚRGICA! kk
Eu amei...o que você disse, claro. Não o livro.
Comprei no lançamento, na bienal, paguei caríssimo pq jurei que valeria a pena, e fui com essa fome toda que você também estava pra cima dele. Esperei o momento perfeito pra ler ele sabe, de tão cuidadoso que eu estava com ele, pq senti q ia ser O LIVRO.
E tive a mesma decepção. A escrita nem consigo falar, por VEZES me senti burro/analfabeto pq nao entendia NADAAAA.. precisava reler alguns parágrafos pq eu ficava "gente??? q???" kkk duvidei da minha capacidade intelectual e de alfabetização, juro.

No final eu tava "gente, quem são os Keating? Quem é Simon mesmo? Mas oq é essa simbologia toda nas portas/dados... Pena, espada, coração, coroa... KD?
Eu fui me desesperando pq o livro tava acabando e NADA EXPLICAVA e nada acontecia de fato.

Tentei fazer uma resenha também, mas você expôs muuuito melhor em palavras tudo que eu quis dizer, obrigado! kkk
É isso, recomendo porém quero trocar o livro inclusive kkkk

Matheus 25/03/2023

"Nós somos todos feitos de poeira de estrelas e histórias"
Livro ?: Mar Sem Estrelas
Autor(a) ?: Erin Morgenstern
Faixa etária ?: +14
Nota?: ??????
Marcações ?: 53
TWs ??: Informar-se nos comentários

Sabe quando você lê um livro e você fica simplesmente abismado quanto a qualidade e pensa que nunca mais vai ler algo tão bom quanto? Minha leitura de "Mar Sem Estrelas", standalone de fantasia alternativa, escrito pela autora Erin Morgenstern foi assim e ainda conseguiu promover a obra ao meu pódio literário da vida.

Desde já, devo elucidar que fazer a sinopse desse livro será uma missão bem difícil pois nesse livro reina a excentricidade e loucura. As primeiras páginas são estranhas, sem ligação mas lindas e incrivelmente criativas. Até que Zachary Ezra Rawlins é apresentado, um garoto que encontra em uma biblioteca um livro cujos capítulos são os mesmos que nós leitores lemos no início e o qual um deles fala sobre ele.

A partir daí, Zachary parte em uma jornada ao Mar Sem Estrelas, um lugar muito mencionado nos contos do livro que chama-se Doces Dores. Não posso descrever muito, porque o mais legal desse livro é não saber de nada, mas Zachary irá encontrar respostas para perguntas enigmáticas e pessoas que irão ajudá-lo nessa jornada misteriosa.

Mesmo que eu faça essa resenha um milhão de vezes, eu sempre vou sentir como se eu estivesse fazendo uma péssima resenha porque a única vontade que eu quero é captar a beleza do universo que a Erin Morgenstern criou e levá-lo para novos leitores afinal, caramba, esse livro é uma obra-prima.

A atmosfera desse livro foi de longe o que eu mais curti. Queria muito saber definir como ela é mas é algo bem difícil de explicar. Mas é como se fosse aquela atmosfera comfy style que agrada qualquer um e que faz você se apaixonar pelo que você tem em mãos. Tudo nesse livro é belo, encantador.

A escrita da Erin... indescritível. É uma das melhores escritas que eu já vi na face da Terra e fico muito triste em ela ter escrito apenas essa obra e outra que por sinal quero muito ler. Ela descreve tudo com muita beleza e clareza e a escrita dela é tão boa que aposto em Erin Morgenstern como poetisa da atualidade (leiam esse livro para apostarem junto comigo.)

Mar Sem Estrelas é sobre o poder das histórias. Sobre viver a nossa vida e "romantizá-la", sobre ser quem você é e correr atrás do que você quer. É uma ode a toda e qualquer pessoa que já sentiu um formigamento na pele ou até algo mais enquanto estava a ler um trecho de um livro. É viver nossas histórias. E não desistir delas.

Aposto que se você comprasse Mar Sem Estrelas hoje ou baixasse de um site pirateado e iniciasse a leitura, tenho certeza que amaria (talvez tanto quanto eu). Queria poder obrigar todo mundo a sentir a sensação de ler esse livro pela primeira vez e acompanhar a misteriosa história de Zachary Ezra Rawlins, porque vale muito a pena. Muito mesmo.
lana!¡ 25/03/2023minha estante
resenha incrível para um livro incrível!!!

Obgg ?

Danii 26/03/2023minha estante
Que resenha perfeitaaa, quero muito ler esse livro

Matheus 26/03/2023minha estante
@Danii obgg ? leiaaa vc vai gostar mt

ReaderInTheDark.7 26/03/2023minha estante
Eu estava com um pé atrás sobre ler esse livro, mas cara, você me convenceu. Perfeita resenha ?

Matheus 26/03/2023minha estante
@GeekBooks aaaa que bom ? fico feliz

EmillyLuna 18/08/2022

??? À procura & ao encontro ???
Tem muitas coisas sobre o Mar Sem Estrelas e o zumbido das histórias dele que eu não vou conseguir pôr em palavras. São muitos sentimentos e surpresas e anseios e saudades e revisitações e enigmas e descobertas, procuras e encontros para explicar. Resumindo: estou obcecada. A Erin Morgenstern roubou meu coração e trancou em uma caixa feita de histórias que ninguém foi ensinado a abrir ou fechar. Foram quatro meses muito bem acompanhados: a cada nova palavra lida, um novo encanto inexplicável. Tudo tem uma cadência tão única, uma poesia tão bonita... fico pensando como pode uma mulher ser tão incrível a ponto de pensar e escrever tudo isso.

Abelhas, chaves e espadas, penas, corações e coroas nunca mais serão as mesmas coisas depois de tudo isso. Corujas também não, nem mel, nem casas de bonecas, nem portas que levam a lugares desconhecidos, nem Tempos e Destinos e a Lua e as estrelas ou estalagens em encruzilhadas ou ventos uivantes. Pessoas de cabelo rosa também não. Nem máscaras, contadores de histórias e sociedades secretas.

O papel dos personagens dá um "boom" absurdo na mente no final. Em um momento nada faz sentido e no outro... também não faz, mas de um jeito bom kkkkk. Obrigada Zachary e Dorian e Mirabel e Kat e Simon e Eleanor e Cuidadores e Guardiões e Acólitos e Erin e estalajadeiro e Lua, Sol, estrelas, rato, corujas, piratas misteriosos e etc. Eu tô sem condições.

Não é um adeus, vou voltar a ler com certeza, tem muita coisa para entender. Então aqui não é onde a história acaba, é apenas onde ela muda.
ela disse 18/08/2022minha estante
coisa linda, sabe ??

EmillyLuna 19/08/2022minha estante
Culpa sua ?

ela disse 20/08/2022minha estante
feliz demais que você gostou ??

Luna.Bard 21/08/2022minha estante
Caramba, que resenha linda

EmillyLuna 22/08/2022minha estante
????

tati guedes 03/03/2023minha estante
Sim, eu vim ver seus livros pq vc deve ter um bom gosto kkkkkkkkkk
eu tô com esse livro na minha estante faz mais de um ano, morro de vontade de ler, mas tenho medo de não ser a maravilha que eu acho que é
Aliás, n abri sua resenha, pq tem spoiler e eu tenho medoooo
Ele é bom mesmo?

Biels 03/03/2023minha estante
Kkkk não julgo,eu tô fznd o msm kkkkk
Esse livro é bom,porém não é as " mil maravilhas" que eu achei q era,porém é um livro bom se quiser ficar de ressaca literaria e pensando no livro kkk

kkkkkk, ótimo então
entendo oq tu quer dizer
eu passei por uma ressaca literária de quase um ano por causa de "os dois morrem no final"
N sei se tu ja ouviu falar, mas é arrebatador
esse livro simplesmente me quebrou em mil pedacinhos e n consegui ler nada pensando nele sempreee por quase um ano, acredita?

tati guedes 03/03/2023minha estante
Ent vou deixar o mar ssm estrelas pra dps, n posso mesmo entrar em outra ressaca literária tão cedo kkkkkk

Biels 03/03/2023minha estante
Jaa ouvi falae sim, na vdd pretendo ler ele esse ano

jeslendo 24/08/2021

"É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte da sua própria história, porque são."

Esse trecho do livro ficou na minha cabeça durante todo o resto da leitura desde que o li e, de alguma forma, ele estava em mim muito antes, desde o início.

A conexão com esse livro foi instantânea. Em apenas uma página eu me encontrava totalmente imersa e curiosa sobre tudo nele, dos personagens carismáticos e encantadores até cada fábula em cada história entre outra história. É um livro que eu sabia que mudaria tudo na minha vida e que eu não poderia o comparar com nenhum outro, mesmo antes de pensar em comprá-lo. Foi um entendimento mútuo, então eu estava com ele em minhas mãos e sabia, simplesmente sabia, que ele seria diferente, especial.

É estranho falar assim sobre um livro? Só quem tem a vida e o amor pela leitura sabe que não, pois não existe nada melhor no mundo do que encontrar um livro que você pode chamar de lar. Um livro que salve e entenda você. Um livro que é tudo o que você queria viver e não pode, então vive através de outros.

"Livros são melhores lidos do que explicados" é outro trecho. Então, por favor, se tiverem a oportunidade, leiam esse livro, pois nenhuma resenha poderia explicar, pois você precisa sentir ele para fazer sentido. Nada do que eu ou outra pessoa escrever sobre ele estará nem perto da grandiosidade dessa leitura.

Eu me senti abraçada a cada pagina. Eu o li da forma mais lenta possível apenas porque sabia que, com um final, eu voltaria para o mundo real. E estava com medo, pois senti que seria como ir embora do lugar em que chamei de lar. Da casa que eu encontrei depois de tantos anos procurando. Não era justo ter que voltar para um mundo assim quando tudo o que eu sempre quis está bem ali, entre aquelas páginas. Uma aventura de tirar o fôlego, enigmas e descobertas, um amor que nem o tempo ou destino é capaz de destruir. É uma história épica, que eu não sabia que precisava ler até estar no fim dela. Não acredito que acabou. Meu coração sente falta de um lugar que eu só vi através da minha imaginação. Sente falta de pessoas que são apenas personagens escritos em um papel. Sente falta de uma história que nunca aconteceu na vida real. Ela encheu o meu coração de uma sensação tão boa que eu não queria que tivesse fim.

Foi muito difícil terminar. Dei tantas voltas antes de finalmente me sentar para ler as últimas páginas. Mas o fim de uma história é inevitável e precisamos ser tão fortes quanto para o começo dela.

Eu não sabia o que seria de mim sem essa história. Eu ainda não sei. A minha vontade é começar a releitura agora mesmo, mas sabendo que não será a mesma coisa. Uma história lida pela primeira vez é sempre mais especial.

Nada no mundo pode explicar a sensação de ler um livro e sentir que enfim chegou no lugar em que tanto procurava. Ele foi uma aventura da qual eu nunca vou me esquecer.
gracireis 24/08/2021minha estante
5 estrelas + favoritado pra sua resenha. Quero ler. ?

Narah 29/08/2021minha estante
Que linda resenha

Narah 29/08/2021minha estante
Entrou nos meus desejos ?

Lizuly 10/10/2021minha estante
Que lindo ??
Já vou colocar ele na lista porque amei cada palavra de sua resenha!

iara170 05/09/2021

A melhor experiência de leitura que eu já tive nos últimos anos. Sinto que esse livro me fez lembrar o porquê eu amo tanto histórias e como cada livro novo te proporciona uma nova experiência e oportunidade.

A primeira coisa que se passou pela minha cabeça assim que eu terminei de ler foi "Eu PRECISO reler isso." Eu nunca me senti assim com nenhuma história, não importa o quanto eu amasse ela. Assim que eu terminava sentia que já tava pronta pra seguir em frente e começar algo novo. Com o Mar Sem Estrelas aparentemente as coisas não acontecem assim.

Nas primeiras 150-200 páginas pra mim foi muito difícil encontrar um ritmo de leitura e me sentir envolvida, mas aí em algum momento ao longo da leitura algo meio que estalou e quando fui ver eu não conseguia parar.

A experiência de você ler quase que 80% de um livro e continuar não entendo nada mas ao mesmo tempo entender tudo porque você sabe que aquilo que tá acontecendo faz sentido é algo incrível.

Sinto que mesmo eu amando muito esse livro não acho que ele mereça ter eu o considerando o meu favorito. Acho que não consegui descobrir o potencial completo dele. Essa é uma história que é feita pra fazer os leitores interagirem com os acontecimentos, refletirem com os personagens, ela te obriga a ter atenção nos detalhes. É quase impossível você terminar essa leitura sem sentir a vontade de recomeçar ela de novo pra ver se consegue identificar pistas e mistérios que antes pareciam algo confuso.

Leiam O Mar Sem Estrelas, vocês não vão se arrepender.
lívia 08/09/2021minha estante
caralho

iara170 08/09/2021minha estante
KKKKKKKKK

Basil24 23/10/2021minha estante
Iara voc me prometeu se o livro n for bom eu choro

iara170 23/10/2021minha estante
se vc não gostar desse livro acho bom ir se tratar ele é perfeito

julha 31/08/2021

Há um pirata no portão.
Erin Morgenstern é um feito na vida de qualquer leitor. Assim como "O circo da noite" o "Mar sem estrelas" vai deixar sua marca na minha vida para sempre.

Não tem como começar uma resenha sem dizer como esse livro é uma preciosidade, deslumbrante em todos os aspectos, com mistério e paixão em todas as páginas.

É exatamente aquele livro em que um laço é criado logo na primeira página, não nos faz querer largar e nos surpreende conforme as linhas vão passando. Ninguém faz um primeiro capítulo igual a Erin Morgenstern e eu bato o pé defendendo essa afirmação.

A experiência de ler um livro dela é extremamente divina. A escrita dela se torna tão prazerosa ao ponto de que a leitura toma seu próprio ritmo e fluidez, deixando o leitor totalmente ligado e preso à história. Sabe aquilo de "essa história é única"? Não existe outro alguém que se encaixe perfeitamente nessa descrição como Erin Morgenstern.

Ela consegue ligar todos os mínimos detalhes da história, ela deixa coisas na nossa cara o tempo todo, coisas que farão mais sentido ainda no futuro. E eu preciso ressaltar especificamente esse momento em que tudo começa a se ligar com algo que foi dito lá no comecinho, é indescritível, não tem sensação melhor.

Consegui visualizar todo cenário, toda cena, todo mínimo momento de O mar sem estrelas, fiquei tão imersa em certos pontos que me senti como um personagem dentro da obra.

E os personagens?? Incríveis. Sério, não consigo pensar em outra palavra pra definir. Eu me apaguei profundamente, meus filhos do coração.

Falando sério, toda a trajetória dos personagens é impecável. Em destaque o desenvolvimento do relacionamento de Dorian e Zachary, que simplesmente abalou meu coraçãozinho de um jeito arrebatador. Começa de uma forma discreta, quem não prestar atenção pode até não reparar, e vai crescendo e evoluindo conforme o enredo, sem pressa ou demora, apenas romance na medida certa e necessária para situação. Quando nem reparamos se torna algo definitivamente avassalador, de uma maneira revigorante, que enche o corpo de serotonina. Eu realmente amo como a Erin constrói os casais dela, essa mulher me ganhou tanto com isso.

Não existe meio termo quando o assunto é Erin Morgenstern, ou você ama ou você odeia e particularmente não confio em quem se encaixa no segundo grupo.

O mar sem estrelas pode parecer difícil de explicar, chato ou sem graça, mas afirmo com orgulho que com certeza é um dos livros (se não for O livro) mais bonito que eu já li.

"É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história, porque são."

Não preciso nem dizer que é favoritado, não é?

Em conclusão eu declaro que sou 10000% fascinada e fanática (não me diga!!!!) pela Erin Morgenstern, ela é com certeza a minha escritora da vida.

Contos de fada, de uma forma ou de outra. Ahhhhhhh, eu nunca vou me cansar disso!!!

ps. fiz a releitura das minhas partes favoritas e fui comentar com um amigo o porque eu gosto tanto desse livro, achei legal então vou deixar salvo aqui:

gosto de como os mistérios se sustentam o tempo necessário. gosto que alguma coisas, mesmo reveladas, ainda continuam misteriosas e abertas a interpretação. gosto de como a trama brinca com meus sentimentos, de como me deixa curiosa, ansiosa, feliz e empolgada. gosto disso de ter uma história dentro de uma história dentro de uma história. gosto que tudo se sustenta muito bem e nada fica de fato sem explicação. gosto das fábulas e contos fantásticos malucos, que na verdade não são tão malucos assim. gosto acima de tudo da escrita de erin, o jeito que tudo é tão vívido, tão bonito e tão mágico. gosto de como é bizarro tentar falar da história toda porque é muito complicado explicar sem de fato ter lido. gosto de mar sem estrelas ser um livro maluco e lindo.
bookvic 31/08/2021minha estante
que resenha incrível, ameeii
Já me deu vontade de ler

julha 31/08/2021minha estante
obrigadaaaa

julha 31/08/2021minha estante
nossa skoob fracasado não me deixa colocar um coraçãozinho que apaga o resto do comentário. enfimmmmm, pode ler sem medo!!

bookvic 31/08/2021minha estante
ACONTECE CMG TBM, É UM SACO SKBDKANDKS mas eu entendi, se eu ler é por recomendação sua

Sah 18/11/2021

Esse foi o melhor e o pior livro que li este ano.

Muito filosófico. Muitos contos. Muitas aventuras. Mas, principalmente, muitas viagens (entenda como quiser rsrsrsrs)

Leia os comentários a seguir, só se você leu o livro, para podermos conversar sobre o nível da brisa filosófica que essa autora nos proporcionou.

Spoiler.
Se vc não leu, não continue

Posso dizer que o amei e o odiei na mesma intensidade.

Definitivamente é filosófico demais pra mim.

Entendi alguma? Quase nada ou quase tudo, ainda tô tentando decidir ....

No final das contas o Dorian é o tempo e o Zach o destino? Isso fez algum sentido? Pra mim, nenhum.

A Mirabel é a maldita moldadora de histórias? What? Com 2 mãos só pq reencarnou? (Vontade de mandar ela tomar num lugar feio).

A Kat, depois de tanto rodopiar, é a próxima a iniciar a maluquice do Mar sem Estrelas? Tipo ... O q q é isso afinal?

Eu tô surtada, louca, raivosa. Hoje tomarei um comprimido a mais do tarja-preta.

Maaas, de uma coisa eu tenho certeza: a autora fumou uns baseados, né? Ninguém em sã consciência cria umas barbaridades dessa.....

Tô. Em. Choque.

Fim. (Mas não fim-fim, pois minha história continua a ser contada ?)
Camila 11/12/2021minha estante
Meu, você tem TOC. Hahahahah

Sah 12/12/2021minha estante
Eu nunca neguei! ????

Celina 13/12/2021minha estante
Até hoje não consegui entender esse livro. Também não fumei nem usei nada para ler...????

Sah 13/12/2021minha estante
Kkkkkkkk acho q decifrou o enigma, Celina kkkk

matty0 23/10/2021

vei ????
pra ser justo, devo admitir que foi um ano difícil de leituras pra mim. Mesmo histórias que eram boas, não me prendiam muito bem, e no começo desse livro achei que essa fosse a única questão que atrapalhava nossa relação ksksk mas ele só piorou.

O circo da noite, da mesma autora, é absolutamente TUDO pra mim, ent tava mt no hype desse livro, e feliz de estar sendo mais reconhecido no bookverso pq ela é muito boa mesmo. A escrita realmente continua linda demais, mas acho que o problema já começa no protagonista. Ele NUNCA foi cativante. E no decorrer esperava sim que ele se mexesse pra alguma coisa, mas ???? eu sei que é muito difícil escrever um livro onde o protagonista não sabe o que está acontecendo e se manter nesse mistério, mas ele não tem personalidade, carisma, ou faz qualquer coisa além de ficar perguntando "quê? onde eu tô? o que aconteceu? o que é pra fazer?" tipo ?????? pq ele tá ali, na vdd ?????

a "vilã" também, é algo tão aleatório, irrelevante e caricata que no fim nunca foi um problema real, e a intenção acho que não era ser mesmo, mas só ficou chato e jogado

o romance então, nem se fala. Sério, nem todos os livros precisam ter, principalmente se for pra fazer algo só por fazer msm, e terminar de qualquer jeito. Mano, DO NADA. alguém realmente engoliu aquilo???

eu queria MUITO, MUITO mesmo ter gostado desse livro. poxa, fala sobre histórias, a escrita é linda e tenho um carinho pela Erin. Mas mano, cheguei num ponto que até a escrita bonita tava me irritando, pq o encanto se foi e só ficou a ladainha. Eu não consegui sentir NENHUMA emoção, só via palavra

quando chegava os capítulos do zachary eu só conseguia revirar os olhos. O cenário contemporâneo também ficou esquisito, cidade com (palavra com M) , personagens morderninhos, que acabava tirando a magia que DEVERIA ter

sem falar que é totalmente sem pé nem cabeça, e não sou cult o suficiente pra isso. Se você gostou desse livro, por favor leia "o circo da noite", é infinitamente melhor.
Beatriz2810 28/10/2021minha estante
Exatamente. Terminei há algumas semanas e até hoje tô bem assim ????????????????

Beatriz2810 28/10/2021minha estante
Parecia um monte de conto jogado.

Daniela742 09/11/2021minha estante
Concordo....terminei de ler e achei enfadonho... leitura arrastada...

Carla 02/08/2021

O livro fez promessas não cumpridas
Termino a sofrida leitura desse livro. Não pq a história era triste, mas sim pq são muitos elementos, cenários, descrições, histórias paralelas, que é difícil acompanhar.

Muita promessas foram feitas ao longo do texto, promessas de conexão ao infinito e fim sendo começo e começo sendo fim e, quando cheguei ao desfecho, nada ficou marcado em mim.

Há amor, fluidez de tempo e espaço, mas há algumas pontas soltas e uma delas aguardei ansiosamente por seu desfecho.

No entanto, a maior história de amor da trama apenas se insinua e não conclui com eu esperava.

Há várias histórias de amor e todas elas são contadas de forma tímida, em especial a LGBT.

É um livro com um excelente exercício de descrição dos espaços, algumas bonitas frases de efeito, mas que não conclui de forma satisfatória. Pelo menos para mim.

Talvez a intenção seja que a história, como as contadas na trama, continuem ecoando depois que o livro termina, mas para mim ficou só a frustração mesmo...
Sue 20/08/2021minha estante
Vc tem ele físico? Gostaria de vender?

Carla 24/08/2021minha estante
Oi, não tenho físico. Li no Kindle.

Beatriz2810 13/10/2021minha estante
Concordo. Aiai.

Paraíso das Ideias 10/07/2021minha estante
Eu acredito que o Rei coruja é quem escreve a história, no caso a Kat será que vai escrever a nova história! Dorian era o guardião e o Zachary o novo cuidador e detentor da chave, posso estar errada, mas juro que entendi assim

Emi 11/09/2021minha estante
Acabei de ler e tive essa impressão também, o novo mar sem estrelas será ?guardado por eles? so fiquei intrigada, a kat é a menina filha da princesa que confronta o rei coruja? Ou a menina que entra pegando a aldrava da porta? E a acólita, qual o seu destino?

Lys_97 01/09/2021

O que foi isso???
Vou começar pelas poucas partes boas.
Gostei da escrita da autora. É poética e fluiu bem na maior parte do livro. As descrições foram lindas, mas as vezes muito confusas e difíceis de visualizar.
Gostei dos "contos" também. A criatividade da autora é perceptível em cada um deles e a maioria proporcionou uma leitura legal.
As partes boas acabam aqui.

Quem é Zachary Ezra Rawlings?
A verdade é que li um livro de 544 páginas com muitos e muitos e muitos capítulos girando em torno desse personagem e ainda não sei quem ele é. Eu nem entendi o papel dele nessa bagunça toda. Quer dizer, entendi, mas sério que foi isso?
E também: ele não tem reação a nada? Foi um personagem raso e entediante. Do meio para o final a maioria das falas dele é "o quê?". Cara, reage!!! Olha o que aconteceu com você e o que fizeram e onde você está, sério que não têm outras perguntas além de "o quê?". Ele foi tão passivo com tudo o tempo todo que me deu raiva.

Não me entendam mal, eu "peguei" as conexões e tudo o mais, mas isso não foi suficiente. Entendi, sério. Eu só não gostei mesmo.

E como é possível, em todas essas páginas, não ter tido um único desenvolvimento de personagem? Nem o Doriam a gente consegue conhecer. Ele pinga na história e some. Depois vai pingando até bater em um instalove DO CARAMBA e mudar a personalidade após isso. Como diria Zachary nunca Zach: O QUÊ?

E por falar em final, que confusão foi aquela??? Foi doloroso de ler. Os excertos do diário me conduziram ao final e apenas eles. Eu pensei em abandonar o livro várias vezes e agora que terminei penso que devia mesmo ter seguido meus instintos e largado logo de vez.

Tenho evitado pensar no livro desde que terminei porque, sendo bem sincera, esse final me deu dor de cabeça. DOR DE CABEÇA. Tive que parar em 93% e não foi por sono ou falta de tempo, mas porque eu estava sentindo dor com a "farofa" que foi o final desse livro.

Não estou tentando desencorajar ninguém aqui, mas te desejo boa sorte e muita paciência e perseverança! É bizarro, não procure muita lógica, porque não vai achar isso aqui. Parabéns se conseguiu se conectar com os personagens, porque eu não consegui e tentei muito. Tentei até muito além do que devia. No final, estava literalmente "nem aí" pro que aconteceria com eles e já estava de saco cheio com praticamente todos eles.

De novo, boa sorte pra você que pretende ler esse livro.
matty0 23/10/2021minha estante
OLD!!! ME RESUMIU PQP

Lys_97 23/10/2021minha estante
KKKKKKK Eu ainda não entendi o hype que esse livro teve, sério
Aliás, sua resenha também definiu o que eu senti lendo esse livro, foi uma péssima experiência mesmo

Alê 06/01/2022

Nem sei o que dizer...
Esse livro é como um conto de fadas, adorei a leitura e o universo criado pela autora.

Eu estava bem confusa no começo, para falar a verdade, mas depois que me encontrei, meu Deus, estava aproveitando tanto essa história, foi um dos livros que me fez MESMO sair da realidade, parecia até estranho quando eu parava de ler e ia fazer outra coisa.

A história cheia de histórias me cativou e agora que terminei queria mesmo que tivesse mais para ler.
Clarinha 10/01/2022minha estante
aaaa que legal, ansiosa para ler >.

Alê 10/01/2022minha estante
Aaaa é incrível, super recomendo

Ingrid 20/12/2021

Um faz de conta que não se faz
Um espetáculo cheio de detalhes e portas e metáforas, mas que não levam a lugar nenhum. Uma escrita poética de fato, cheia de personificações, referências literárias e mágica mas que esqueceu do grande ato. O livro não se faz entender, a história não quer ser compreendida. Ela se enrola em um conto e outro, em um personagem que significa alguma coisa que você não sabe o que é, em um ponto onde deveria ter um porquê mas não tem. Eu senti que entrei em todas as portas mas fiquei presa em todos os quartos. O livro acompanha a história do Zachary, mas a história começa antes dele e você nunca sabe onde. Termina depois dele também, mas você não sabe qual é o fim. Talvez o problema tenha sido o momento em que eu li, talvez o problema seja o livro. Enfim, uma resenha incongruente, para um livro incongruente.
Ju Arruda 21/12/2021minha estante
Você quer encontrar alguma coisa depois da ?porta? e não encontra nada? me senti totalmente perdida ?

Ingrid 21/12/2021minha estante
Me senti da mesma forma!!