O Meu Pé de Laranja Lima  50 Anos

O Meu Pé de Laranja Lima 50 Anos José Mauro de Vasconcelos

Resenhas -

mexeriica 05/05/2024

Comecei a ler pq sabia que seria uma leitura simples, não imaginava que iria gostar tanto e sentir tanto.

Augusta.FranAa 09/04/2024

Definitivamente, o meu livro favorito!
Confesso que não foi uma leitura nada fácil, comecei há três meses e só hoje consegui finalizar. É uma história muito triste e que envolve criança, algo que mexe muito comigo.

Zezé, uma criança de 5 anos (ou seis, ou cinco mesmo) maltratado pela vida e pela família, foi obrigado a crescer rápido demais. E, apesar dos pesares, nunca perdeu sua sensibilidade. Conseguia refúgio nas conversas com minguinho, nas sua imaginação e na amizade construída com seu Portuga. Pude sentir todas as dores de Zezé, assim como também pude sentir as dores de Portuga ao ouvir os relatos de Zezé. E é aqui que você vê tamanha sensibilidade que uma criança carrega. Graças a essa amizade que cresceu, Zezé finalmente pode conhecer e entender o que a palavra ?ternura? significa. O final então, não preciso nem comentar?

Que leitura tão triste, tão sofrida?mexe com a gente mesmo e ainda assim consegue ser bela.

Beatriz3345 14/03/2024

Já fazem um mês que li esse livro, e sinceramente, do útero pra vocês (como disse a Xuxa) É FANTÁSTICO, só leiam. E se preparem para chorar muito.

Bea 13/03/2024

Minha vontade é de guardar o Zezé em um potinho e proteger ele do mundo, não é meu tipo de livro, mas gostei bastante da experiência lendo ele

Stefany 04/03/2024

Impecável
O que foi que eu acabei de ler?
Esse livro me prendeu do início ao fim, não consegui parar de ler, mas a forma que esse livro me segurou, foi de uma forma altamente dolorosa. Uma escrita simples, sob o olhar de uma criança de 5 anos (ou seis, ou cinco mesmo), as travessuras de Zezé me fizeram sorrir, mas as punições me fizeram chorar como se eu voltasse a ter sua idade. Uma criança não deveria sentir tamanha dor e desprezo, e mais a frente, tamanha falta. Por spoilers não direi nada, mas santo Deus eu chorei feito um bebê, tudo que queria era abraçar Zezé e tomar um pouco de sua dor. Este livro foi uma incrível descoberta para mim e com certeza está entre meus favoritos, simplesmente impecável.

Lorena.rsilva 05/02/2024

O meu pé de laranja lima ?
O livro trata assuntos sérios de uma forma leve, mas que não deixa de ser emocionante. Chorei horrores e virou o meu livro favorito da vida.

fontffc 16/01/2024

Que livro.
É, chorei desde o terceiro capítulo até o último. Li há 2 anos e continuo pensando sobre esse livro, sobre suas mensagens, sua história e seus personagens

esse livro me destruiu, e por isso é um dos meus favoritos da vida

Mitskxi 31/12/2023

Devastador
O jeito que o autor consegue abordar assuntos tão difíceis sem ser de uma maneira escancarada, é oq mas consegue prender a gente no livro

Rinaldo 27/08/2023

Meu pé de Laranja Lima
Um clássico da literatura brasileira, a história de um menino comum, que mal compreendido, sua vida cheia de altos e baixos e a vida como ele é...DURA.

Ray 23/08/2023

Meu pé de laranja Lima
O que falar desse livro? Meu pé de laranja Lima foi uma leitura muito importante para mim pois me lembra um amigo especial que tive, que infelizmente acabei me afastando, mal sabia que esse livro era uma obra de arte, me arrependo por ter fugido por tanto tempo dele.
É uma leitura incrível a qual te faz sentir todas as emoções na pele, eu nunca chorei tanto lendo um livro como chorei lendo esse. Zezé é um menino de ouro, mas teve que amadurecer cedo e talvez isso tenha sido sua desgraça. Um menino precoce buscando refúgio no seu pé de laranja Lima e seu próprio mundinho, era assim que deveria ter sido sua infância, repleta de imaginação e doçuras, mas sabemos que não foi bem assim.
A relação dele com Portuga foi o que mais me deixou sentida, ele ter conhecido o significado da palavra "ternura" foi tao importante pra mim quanto foi pra ele... Esse livro deixa várias reflexões importantes as quais irei levar por toda minha vida.
Eu confesso que se eu não tivesse lido esse livro, talvez estivesse menos triste, foi uma bomba de sentimentos mas também foi uma leitura maravilhosa, cheia de mensagens importantes. Minha primeira resenha aqui pois não consegui não relatar essa experiência...

Para você, João, meu querido pé de feijão... Meu amigo tão especial o qual uma vez me comparou a este pé de Laranja Lima, saiba que assim como vou levar esse livro pra vida, também te levarei.

Tidan 28/09/2022minha estante
Chorei demaaais lendooo, adoro!

Alice 28/09/2022minha estante
Euuuuu, tinha hora que tinha que parar de ler pra me recuperar

Kinha 18/09/2022

?Não espero nada, assim a gente não fica desapontado.?
Amei esse ljvro!! Que leitura gostosa!
No início se arrastou um pouco, é verdade, mas depois fica muito interessante!

O Zezé é um menino lindo, afinal! Enxerga o mundo de uma maneira especial e com uma maturidade incrível para a idade dele, ele só é mal compreendido por quase todos? mas os que o enxergaram de verdade, conseguiram ver a bondade e a pureza em seu coração!

Jessica.Pinhati 14/08/2022

O Meu pé de Laranja Lima
Esse livro é um clássico da literatura brasileira, em que tive a oportunidade de ler há alguns anos, parei na metade do livro e só finalizei agora, o que valeu a pena, pois a história é linda.
Narrada pelo olhar de Zezé, um menino da periferia do Rio de Janeiro de família numerosa e muito pobre.
Muito esperto pra idade e mal compreendido pelos mais próximos, Zezé passa boa parte do seus dias sozinho, se envolve em aventuras que acabam gerando alguns problemas.
Ao longo da história, Zezé desenvolve amizades com alguns personagens como também cria, através da sua imaginação, um novo amigo, Minguinho é um pé de Laranja Lima que vive no quintal de sua nova casa, e que serve como um consolo para sua realidade difícil.

Uma história muito bonita e que trás algumas reflexões sobre negligência infantil, violência, e como certas coisas podem gerar desde cedo no psicológico de uma criança a desenvolver certos traumas.