O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

llla.u.ra 04/06/2024

Difícil de engolir ?
Este livro é trágico, difícil de deglutir, pesado, deplorável, mas magnifico, e quem faz dele indescritivel são as protagonistas. Não só conta sobre o quão difícil é portar um corpo de travesti, mas todas as partes do corpo delas que são odiadas por algumas das mesmas, assim como, outras pessoas.
Resenho aqui e demonstro todo o meu respeito pela escritora e pra todas as irmãs magníficas dela que ja não estão entre nós para dar visibilidade a suas próprias histórias. Lamento pelas perdas e situações vividas. Por fim, não poderia deixar de agradecer pela oportunidade de ler tal livro incrivel ???

Malughafa 02/06/2024

Magnífico
Impactante, bem escrito, cruel, realista e muito doloroso de ler. Um dos meus preferidos de 2023 e continuo pensando sobre ele.

É maravilhoso de se ouvir e fiquei tão feliz quando vi que era narrado por uma atriz trans

AppleFlower16 02/06/2024

Esse livro é lindo. O realismo mágico com o cotidiano da narradora emociona muito. É uma realidade tão cruel, uma vida tão sofrida, mas que ainda assim essas mulheres conseguem ver beleza. O final acabou comigo e a escrita só melhora

Gabriela Macedo 01/06/2024

Um livro necessário, que nos transporta para uma realidade cruel. A maneira poética e viceral que a autora conta as passagens de sua vida vão ficar comigo para sempre. Recomendo demais!

sophibbm 01/06/2024

Triste, brutal e maravilhoso!
Num relato que mescla elementos de sua vida com ficção (incluindo um pouco de realismo mágico), Camila conta da sua trajetória como mulher trans, desde a infância - quando, ainda muito nova, se identificava demais com elementos do universo feminino - e todo o preconceito e violência que conheceu já dentro de casa, até os vinte e poucos, depois de ter vivido anos de prostituição, experimentando o desprezo, as porradas, o escanteio, o esquecimento, a invisibilidade, a falta de amor. Ela descreve, sem nenhum receio, a vivência travesti. É doloroso, cruel e revoltante. A honestidade e transparência da narrativa me cativaram. Vai ser um dos melhores do ano, com certeza!

Lu 31/05/2024

O parque
Que livro lindo! Eu não queria largar, li em todo momento que eu podia porque eu estava apegada e emocionada. Sério! Que livro lindo

Marcianeysa 31/05/2024

Que livro sofrido! Muitas vezes, tive que parar para retomar o fôlego e continuar. Ele possui elementos de fantasia que a autora colocou de forma interessante.

natsimao 31/05/2024

Eu estava muito ansiosa para ler esse livro desde que comecei a ver comentários muito positivos sobre ele, alguns amigos do clube que participo começaram a ler então resolvi ler também.

O livro conta a história da Camila, ela faz faculdade e a noite trabalha com outras travestis no parque das irmãs magníficas.

A Camila não nos poupa dos detalhes mais tristes da vida dela e de suas colegas, é tanta crueldade, a dificuldade de ser vista pela sociedade, de se sentir pertencente ao lugar que ocupa.

Porém, algumas coisas me incomodaram no livro. Da metade para frente são apresentados muitos personagens que acabam não tendo aprofundamento, além de histórias que são iniciadas mas acabam sendo deixadas de lado. Isso acabou dificultando minha conexão com esses personagens secundários, acredito que se o livro fosse focado apenas nas personagens que conhecemos desde o começo, eu teria me conectado mais.

Também achei um pouco sem sentido a questão do realismo mágico na história, não senti que era necessária ali.

Mas fora essas questões, é um livro muito bom! Diferente de tudo que já li, trouxe uma visão de algo muito distante da minha realidade e que deve ser vista com mais cuidado e carinho.

Todo meu respeito às travestis, que lutam todos os dias para ter um lugar no mundo.

Matheus Guirra 28/05/2024

Finalizei a leitura espantado com a capacidade de uma história marcada por tanta crueldade ter sido contada de forma tão poética e sensível.

Me lembra um trecho de uma música do Emicida que fala ?achar que essas mazelas me definem é o pior dos crimes? e talvez esse tenha sido o grande trunfo desse livro. Narrar histórias tão marcadas pela crueldade de uma sociedade perversa e de corpos tão estigmatizados sem resumir as personagens a isso torna tudo simultaneamente real e poético. Nos é apresentado uma realidade dura e trágica na mesma medida que nos são apresentados os sonhos, as paixões, os desejos, os encontros e as histórias de amor e irmandade.

Outro ponto alto da leitura é o carisma de cada personagem, como é possível conhecê-las longe do maniqueísmo, se apegar e sentir vontade de entrar ali e cuidar de cada uma - como elas bem faziam.

Acredito muito no poder da leitura de nos transformar e essa sem dúvida é uma leitura que a gente não termina sendo o mesmo que começou. Que mais leituras como essa me encontrem por aí!!

Hekate0 28/05/2024

Ser travesti é uma festa
Essa leitura deveria ser obrigatória para todos. Dei boas risadas, mas não se comparam com os litros que chorei. Em alguns momentos queria tanto colocar todas essas mulheres em um potinho e proteger de todo o perigo e mal do mundo. Tão triste saber as situações que elas embarcaram, mesmo feridas, por migalhas de afeto que as vezes nem vinham. Tão triste saber a violência que a Tia Encarna sofreu, apenas por ousar ser mãe e de como tudo acabou. Tão triste pensar que até nos dias atuais as travestis ainda são privadas de serem que são. Tem suas vivências negadas, são excluídas e invisibilizadas principalmente por aqueles que a mais buscam.
Dayvson.Rodrigues 28/05/2024minha estante
Acabou de ir para o "Quero ler" depois dessa resenha

whatissike 28/05/2024

Magnífico
Não tenho muito o que falar, o livro já vai falar por si próprio. Na dúvida de ler ou não ler, apenas leia. Ainda lerei muitos livros na vida, mas esse eu nunca vou esquecer de ter lido.

Marta 28/05/2024

“O mundo é uma vitrine. Prostituímo-nos para comprar todas as suas ofertas em prestações.”
Esse livro tráz um mergulho em um universo pouco evidenciado na literatura: o das travestis. Nele eu acompanhei a trajetória da própria autora, travesti que saiu do interior de seu país para ganhar a vida na cidade de Córdoba na Argentina, mas o livro vai além de um mero relato autobiográfico. As aventuras e desventuras da protagonista ganham a forma de um romance muito potente e marcado por personagens marcantes, às vezes com doses de realismo mágico. A autora nos leva para o parque Sarmiento onde as irmãs magníficas se reúnem. O grupo tem como líder Tia Encarna, uma figura forte e amorosa, que é marcada por violências. Marginalizadas pela sociedade, as travestis precisam se submeter a uma violência de seus corpos para conseguir sobreviver. Não bastasse isso, elas são vistas com repulsa por quem cruza seu caminho, em um constante sofrimento psicológico. E nessa realidade brutal, as irmãs magníficas são tudo o que lhes resta. Uma irmandade que ameniza o sofrimento. É um livro muito sensível, cativante e poético, a autora, que é trans narra a realidade de sua própria vida e tempera a narrativa com uma mágica que desafia a realidade. Eu gostei muito dessa leitura, apesar de forte em alguns momentos, também tinha muita afetividade e nos leva a refletir muito.

Gabriel.Milli 27/05/2024

Excelente e de suma Importância
Um livro que todos deveriam ler para ter o mínimo de noção da vida terrível que as manas travestis/trans vivem numa sociedade preconceituosa e hipócrita.
Uma sociedade sem oportunidades de serem alguém de verdade, de serem amadas e respeitadas como se deve.
O meu respeito a todas as travestis/trans que deram nao só a cara a tapa, mas com a vida para que chegássemos até aqui.
Recomendadissimo
Camila.Mendonca 27/05/2024minha estante
Foi pra lista!!!!

indyr 27/05/2024

Notas de rodapé
Esse é um livro triste, impactante e sem final feliz.

Eu fui impactada de um milhão de formas diferentes, seja pelo sentimento de empatia, seja pelo sentimento de choque de saber que EXISTE coisas no mundo que você só conhece estando a margem da sociedade. E isso é EXTREMAMENTE triste.

Livros como esse são importantes para mostrar que há mais do que o que vemos no nosso mundinho "quase perfeito". Apesar de esse não ser o foco, a crítica a sociedade, você faz isso pelo simples ato de refletir sobre os relatos de vidas dessas mulheres e como eles estão complemente fora da sua bolha, se você não for como elas.

Eu senti dor, desconforto e agonia. E olha que eu estava apenas lendo um livro...

Marina 27/05/2024

Realidade de muitos travestis
Triste ver como essas pessoas precisam lutar para serem aceitas numa sociedade onde o preconceito predomina e destrói.

Os relatos são fortes, as situações que passam, as agressões, os medos? uma tristeza pensar que são pessoas como a grande maioria, buscando por aceitação, respeito e amor.

Vale a pena a leitura pra conhecer um pouco dessa realidade.