Sra. Spring Fragrance

Sra. Spring Fragrance Sui Sin Far

Resenhas - Sra. Spring Fragrance

1 | 2 | 3 | 4

Coruja 17/06/2021

A senhora Spring Fragrance, que dá título ao conto da vez na SRL, é, acima de tudo, uma otimista. É graças a essa qualidade que ela ajuda jovens apaixonados aparentemente fadados a não ficarem juntos - e, no processo, quase lança seu próprio casamento em crise.

Não que ela se dê conta de tal fato. Afinal, o problema todo começa por conta de uma conversa entreouvida pela metade. E por diferenças culturais, tornadas mais agudas por se tratar de uma comunidade chinesa dentro do território americano - algo que é usado de forma sutil e inteligente para sublinhar a questão da xenofobia.

Um conto divertido, repleto de encontros e desencontros amorosos - quase um Sonho de uma Noite de Verão chinês -, com um final feliz.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html
Pietra276 17/06/2021minha estante
botei na lista

Coruja 18/06/2021minha estante
Espero que goste! Inclusive, ele está disponível de forma gratuita (é domínio público) numa tradução do projeto Mojo em parceria com o SESC. Olha aqui: https://literaturalivre.sescsp.org.br/ebook/sra-fragrancia-primaveril

João 01/06/2021

"é melhor ter amado e perdido esse amor, do que nem mesmo ter amado"
que conto gostoso de se ler! super fluido, com uma história envolvente e ainda possuindo personagens que mesmo em poucas páginas conseguem se provar interessantes, gostei muito e recomendo

Delam 02/06/2021

Curto e Cultural
De leitura fácil e poucas páginas, o conto Sra. Spring Fragrance acompanha de maneira rápida um casal chinês que vive nos Estados Unidos. A esposa se mostra um camaleão, facilmente adaptável, enquanto o marido ainda carrega a rigidez de um homem chinês. Falar mais sobre esse conto é entregar a trama, mas trata-se de uma narrativa super envolvente sobre a intercultura, a insegurança e sobre o amor, com personagens carismáticos que eu adoraria ter acompanhado por mais tempo.

Giovanna Batalha 02/06/2021

Um conto rápido e gostosinho de ler.

@Mihleituras 03/06/2021

Mesmo o conto sendo pequeno me envolveu muito, gostaria de ler mais sobre essa história. Um conto super fofo e envolvente. ?É melhor ter amado e perdido esse amor do que nem mesmo ter amado?

Luísa Anjos 05/06/2021

uma leitura pra se sentir em plena primavera
nessa semana assinei o clube da sociedade de relíquias literárias, da editora wish, e esse conto foi o primeiro que li. a história acompanha um casal chinês que mora nos estados unidos, sua vizinhança e estilo de vida. ficam nítidas as diferenças culturais entre os dois países, considerando que a autora visava denunciar a xenofobia e valorizar a cultura asiática. porém, apesar dos desencontros e confusões entre o casal principal, nada vence o amor que eles sentem um pelo outro. amor esse que ilustra as palavras de tennyson, "é melhor amar e ter perdido esse amor do que nem mesmo ter amado.". ao longo da leitura, me senti repleta de poesia em plena primavera. com certeza leria um romance inteiro com essa ambientação, fiquei com o coração quentinho

Isabela.Lopes 12/06/2021

Um conto curto mais que nos ensina tanto sobre como a cultura chinesa enxerga o matrimônio. Gostaria que tivesse mais páginas

Rita 13/06/2021

Amei!

Simples, divertido e crítico (xenofobia é nojento).

Teve uma hora que eu achei que ia dar muito errado, mas ainda bem que não.

Culturas diferentes, pensamentos diferentes, vidas diferentes.
Uma história curta e até fofa de como as diferenças não querem dizer que há certo e errado, há apenas diferença.

MariBrandão 16/06/2021

Um conto super rapidinho que apresenta um pouco da cultura chinesa.

Por um momento achei que as coisas iam acabar mal, mas o Sr. Spring Fragrance confiava mais que tudo na sua esposa. E que casal mais fofo! Eu queria ler mais sobre eles! A Sra. Spring. Fragrance é um amorzinho, e da nome ao conto, mas confesso que o Sr. Spring Fragrance ganhou meu coração aqui!

Giselle 21/06/2021

Uma crítica sutil ao imperialismo
O conto, escrito por Sui Sin Far, pseudônimo de Edith Maude Eaton, se utiliza de assuntos amplamente debatidos em nossa sociedade, como a essência do amor, o casamento e as diferenças culturais, para discutir questões mais delicadas, principalmente para a época em que foi publicado: a xenofobia.

Filha de um britânico com uma chinesa, a autora se dedicou a escrever sobre a experiência e o tratamento que os imigrantes chineses recebiam nos Estados Unidos durante a época em que a exclusão chinesa era lei. E, quando o conto foi publicado, em 1912, essa lei, que proibia a entrada e cidadania de chineses no território estadunidense, ainda estava em vigor.

No conto, conhecemos a Sra. Spring Fragrance, uma mulher chinesa de posição social elevada que se muda para os Estados Unidos ao lado de seu marido, um importante comerciante, também chinês, e como os dois se adaptaram ao país. Enquanto o marido se manteve parcialmente conservador aos costumes chineses, a esposa se transformou em uma verdadeira americana.

Não dei muita importância ao romance no enredo, o que me conquistou no conto foi seu valor satírico. Em um trecho marcante, a autora critica explicitamente os ideais imperialistas de liberdade vendidos pelos Estados Unidos, ou pela “América, a protetora da China!” que fascinam a protagonista, levando essa a perdoar as opressões sofridas pela sua família dentro do país em troca da “liberdade” e da “proteção”.

Eu gostei demais do conto, e me impressionei com a quantidade de ideias que foram passadas com tamanha genialidade em uma história tão curta. Minha leitura levou aproximadamente 30 minutos, mas me impactou tão positivamente que resolvi levar minha assinatura da Sociedade das Relíquias Literárias adiante com a esperança de continuar sendo surpreendida pelos próximos lançamentos.

Para mais resenhas: instagram.com/litclassica

Grazy 30/06/2021

Um conto simples e muito envolvente que trata de um assunto de extrema importância que é a xenofobia. Mas que num plano maior fala sobre amor e sobre a importância de entender e confiar na pessoa que você ama. Por um momento achei que o final teria um desfecho triste mas estive enganada.

Heloisa.Alexandre 11/07/2021

Gostei bastante
? É melhor ter ?m?do e perdido esse ?mor, do que nem mesmo ter ?m?do ?

? É um conto rapidinho e que mesmo assim, passa uma mensagem maravilhosa.

? Esse conto vai discutir sobre o amor e p casamento, além de ter como plano se fundo as diferenças culturais entre estadunidenses e chineses e como é ser um estrangeiro (chinês) em uma cultura e terra completamente diferente.

? A autora mostra um pouco da sua experiência de vida nesse conto fictício e acho que ela retrata bem, alguns acontecimentos históricos envolvendo a China.

? Mas o que me decepcionou era de que eu queria que fosse maior, queria saber mais sobre essa temática. Acho que foi muito curto e consequentente não deu para aproveitar mais.

? Porém, recomendo, é mais levinho e passa uma mensagem bem legal!

1 | 2 | 3 | 4