Instructions for Dancing

Instructions for Dancing Nicola Yoon

Resenhas - Instructions for Dancing

Barreto20 10/03/2022

"O problema dos corações partidos não é que eles matam você. O problema é que não matam."
Assim como os outros dois livros dessa autora que li (e amei), esse foi bem fluído; toca em pontos importantes de maneira leve e com uma narrativa que envolve.
Nessa história não consegui me conectar com a pp tanto quanto gostaria. Achei ela bem cínica em vários momentos (e às vezes até ela reconhece isso). Ao mesmo tempo em que dá para se reconhecer em alguns de seus questionamentos, ela passa a maior parte do livro presa em seus prórios dramas, apegada aos problemas e ignorando as pessoas ao redor.
Mas fora isso, foi uma boa leitura por todas reflexões que traz. Faz a gente pensar em como tudo realmente é o momento, só temos o agora.

Mirella | @readingmirella 01/08/2021

tinha potencial para funcionar bem melhor;
esse realismo mágico poderia ter sido bem melhor executado no livro, mas achei que tudo ficou de segundo plano para o drama da protagonista com o pai dela. pelo menos a escrita da nicola ainda segue uma delíciam

deb.nassif 28/09/2023

Instructions for loving and forgiving and loving
Achei que fosse ser uma leitura leve, romântica e divertida. E foi... mas foi um pouco mais profundo, foi lindo e emocionante demais.
Teve amizade desfeita e refeita, coração magoado e perdoado, novas descobertas.
Da metade do livro em diante é impossível largar, e impossível não chorar.
Bruninha 09/10/2023minha estante
Ah que bom. Estou louca pra ler.

Layla l @bookdipity 13/06/2021

2,5?!

Poxa, decepcionada. Esse era um dos livros que mais queria ler esse ano, mas não entrou pra lista dos livros que gostei. Senti que ele tentou fazer MUITO em pouco tempo e nenhuma das propostas foi feita direito. O ?poder? dela só foi abordado no começo depois ficou totalmente esquecido, a dança foi praticamente só um motivo para os protagonistas se conhecerem, o romance achei mal desenvolvido e MUITO insta love, o relacionamento da pp com os pais tinha muito potencial mas também mal desenvolvido e etc.
Uma pena porque a capa é linda e eu realmente queria gostar.

Cami 15/04/2022

Não era o que eu esperava
Comecei a ler esse livro sem saber nada sobre ele, achando que seria mais um romancinho adolescente leve. E por grande parte da história ele foi isso mesmo. A Evie é a típica adolescente mal humorada que desiste do amor por causa do divórcio dos pais - meio chata no começo, mas com o tempo vc vai se apegando. O X é perfeito, sem defeitos. Os amigos dela são legais e muito reais, ao contrário de algumas histórias assim. Mas eu não estava pronta pra um final tão triste. Apesar disso, foi um livro lindo e bem tranquilo de ler. Mas deixem o final pra ler em casa pra evitar chororô em público :)

notawant 18/04/2022

O que vale é a jornada e não o final
Livro super fofinho com protagonista bem realista. Em geral gostei dos personagens, mas fiquei imaginando como uma adolescente do terceiro ano tem tanto tempo livre e em nenhum momento estudou nem nada kkkkkk.

Ps: o final me fez chorar, mas vale muito a pena.

Ps2: ótimo livro para ouvir em audiobook

luiza longhi 09/08/2023

Esse livro é bem diferente do que costumo ler, o foco principal não é o romance, mas sim a mensagem toda que ele traz. Geralmente não curto muito livros assim, mas esse me pegou de surpresa. Os personagens são muito legais, me apeguei enormemente por eles apesar de ser um livro curto. Acabei de terminar e para ser sincera não sei nem direito o que pensar, são tantas reflexões que me trouxe sobre a vida e mim mesma que preciso de um tempo pra absorver kkkkk A história em si não é nada aprofundada então não vá esperando algo complexo. Mas achei a leitura muito interessante e era bem o que eu precisava agora

carol_lp 06/04/2023

Instructions for Dancing
"Love stories are like fairy tales: you're not meant to believe in them forever"

Se vc acha que o amor na vdd é uma cilada e não tem como dar certo, leia esse livro! Sério, a Yvie não acreditava no amor e em relacionamentos, mas depois de conhecer uma mulher, ela passa a ver o passado, o presente e o futuro de todos os casais. Ela tem que enfrentar as visões, o drama familiar e os conflitos do seu coração, tudo isso enquanto aprende a dançar para uma competição! Eu amei o livro, há inúmeras lições de vida e ensina como apreciar os bons momentos!!

Rodolfo_Domingos 15/08/2021

Genérico demais
Não adianta! A tentativa de o livro ser auto irônico enquanto comédia romântica não resolve. O livro é genérico, sem sal, fica muito aquém de tudo que a Nicola já escreveu. O final melodramático é uma tentativa forçada de dar sentido a uma história com um conceito bom, mas totalmente desperdiçado.

Na tentativa de ser várias coisas, no fundo o livro não consegue alcançar nada. Livro pra ficar esquecido rápido.

vitor @venenoliterario 30/06/2021

de dança no livro só as instruções mesmo
2,5 talvez?
infelizmente, tudo nesse livro foi raso pra mim.
a premissa é muito boa e no início do livro, toda a historia de ter visões parece que vai deslanchar mas?? não é muito bem desenvolvido, é mal explicado como começa e como termina.
poucas pessoas sabem, mas, eu amo dançar! e isso foi um dos motivos para que eu lesse esse livro. mas a dança é tão segundo plano aqui, ninguém realmente se importa e parece que foi introduzida só pros personagens poderem se conhecer.
e o ponto que pra mim foi pior: a protagonista é tão chata, mas tão chata, que da vontade de largar o livro em algumas partes.
o livro é fluído, fácil de ler e de modo geral, uma leitura leve.
Rodolfo_Domingos 15/08/2021minha estante
Um acréscimo ao seu comentário: não só a dança como todos os conceitos ficam de lado: os poderes, a dança, a comédia romântica auto irônica. Que livro preguiçoso

Amanda 14/08/2022

honey, you've got a big storm comin'
Primeiro que eu só cheguei até esse livro porque ele estava custando 99¢ na Goodwill e pagar aproximadamente R$5 num livro lindíssimo de capa dura e super novo, pareceu perfeito. Então eu li, e nossa, foi uma porrada que eu nem percebi de onde veio. Só doeu. É uma história única, que trata sobre assuntos delicados (divórcio, traição, términos, morte), mas também mostra a beleza da vida, dos relacionamentos e como a gente não tem um manual para viver, ne? Não é geralmente o que eu busco ler, mas quando esses livros me encontram eu fico muito feliz. Chorei muito, desidratei, mas valeu a pena.

anatms 05/03/2023

Instructions for dancing
At the beginning I wasn't liking it so much, neither reading it as fast as I could've read.
But this book is really good, it teaches us to live the moment and stop thinking about endings, because life is NOW
And I also cried a lot while reading??

Ingrid.Bertotti 17/03/2024

Achei uma fofura, não tava esperando o plot twist fiquei CHOCADA, gostei da evolução dos personagens

Thaís 08/01/2023

O presente é mais importante
Esse livro se tornou um dos meus favoritos. Ele me inspirou a escutar músicas novas, a pesquisar diferentes gêneros musicais e estilos de dança, o que deixou a experiência de leitura mais viva.

É um livro de romance em que a personagem principal Evie, boa entendedora desse tipo de literatura, critica cada clichê existente nesses livros. Para o leitor fica uma impressão muito interessante e engraçada de metalinguagem.

Nicola Yoon traz de maneira muito sensível a questão do fim de relacionamentos amorosos por questões diversas, e como o fim não é a parte principal, mas sim o meio: o presente.

Menção honrosa pra personagem Fifi, que é um alívio cômico perfeito e a responsável, junto com Martin, por boa parte de como a história se desenvolve.