As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

vimorelli21 23/05/2024

Alex Michaelides não decepciona
A escrita do autor é muito boa, assim como ele constrói a narrativa de todos os personagens, em nenhum momento eu consegui perceber quem era de fato o assassino e com o plot twist no final eu fiquei em choque, obviamente o plot de paciente silenciosa te deixa muito mais chocada (o), mas eu amei a construção do livro, os personagens, a mitologia grega sendo retratada e as partes que mencionam brevemente o Grove.
Recomendo demais ?

helo404 21/05/2024

Decepcionante
Pra um autor que escreveu a paciente silenciosa, esperava muuuuito mais. A história tinha tudo pra ser muito boa, mas os plots foram totalmente previsíveis e sem emoção. Personagem principal chata e no mais, nenhum personagem de fato interessante.

arilopes 21/05/2024

As Musas
Tudo começa com Deméter e Perséfone ? e termina no Mundo Inferior. Como em uma tragédia grega, Mariana perde seu grande amor, Sebastian, para a morte. Perséfone, soberana do Submundo, o reivindica para si e Mariana mergulha em sua melancolia. Contudo, diferente do mito em questão, Mariana não torna as terras inférteis para os lavadores a ponto de Zeus intervir. Mariana vive em um mundo através de um véu, através do luto. E, tardiamente, percebemos como o luto é uma experiência individual, porém universal.

Ocorre-me que o infortúnio do luto é lembrar, a cada vez que vivemos uma experiência que nos remete a quem perdemos. O luto é um sentimento diário e Michaelides o expressa, engenhosamente, por meio da Mariana e as memórias que tem de Sebastian nos lugares que costumavam frequentar ? e, acredite, é parte do processo de cura lembrar, até que seja possível lembrar sem sentir dor. Todavia, o luto pode afetar a sanidade mental ou a lucidez. E, em muitos momentos, não me passou despercebido a possibilidade de Mariana ter perdido as rédeas da situação. Deméter a perdeu ? e era uma deusa.

Mariana é uma terapeuta de grupo e, ironicamente, idealizo que profissionais dessa área são ? é difícil escolher apenas uma palavra para os definir ? superiores. É como se existissem à parte. Deuses no monte Olimpo. Capazes de lidarem com qualquer situação adversa, compreender o outro em toda sua alteridade e dotados da habilidade de assimilar os comportamentos de outro ser humano com intuito de tratá-lo, afinal, se são qualificados para entender e ajudar mentes turbulentas é porque aprenderam a lidar com as próprias. Estive enganado todo esse tempo ? não existe essa quimera. Mariana tem tantas questões que precisa aprender a lidar, traumas familiares e conflitos internos. É interessante ler sob a perspectiva de uma terapeuta e visualizar sua linha de raciocínio, mas Mariana não é bem resolvida intimamente, mede cada palavra ou passo como acreditava. Em outras palavras, ela é comum e, por definição, os outros também. Desmistificar o mito que concebi é o caminho, equilibra a balança.

Quanto à narrativa propriamente dita, confesso que vejo que Michaelides tenta, a todo custo, desnortear o leitor. A falta de linearidade em A Paciente Silenciosa foi um incômodo, a confusão ambígua criada com quem era o assassino em As Musas foi uma cilada. Michaelides caminha para o óbvio como método de apresentar um plot twist no estilo Deus ex machina. Não houve nenhum personagem que eu não tenha desconfiado de suas intenções, porém, devido a uma pequena observação de Mariana, consegui desvendar o assassino, mas a angústia de não saber os porquês de suas motivações e atos persistiu. A morte de Tara e as subsequentes foram um pretexto para a idiocracia que Mariana partilha com Tennyson ? bem debaixo do nariz!

Normalmente, lido bem com o desfecho das narrativas. Lamentavelmente, a conclusão de As Musas não participa desse grupo, não está convidada a sentar em uma das cadeiras dispostas em círculo. Neste momento, devoto que uma das filhas de Perséfone e Hades, uma Fúria, puna Michaelides por ter finalizado essa história com uma simples palavra. E meu descontentamento é tamanho que pretendo ler, em breve, A Fúria por respostas ? até lá, que seja como o inverno de Deméter para Michaelides, improlífero.

Michaelides tem como característica marcante sua escrita ? e as analogias de suas obras à mitologia grega. A dramaticidade o envolve, os capítulos curtos são o mecanismo de imersão e as conexões e presença de outros personagens estabelece a construção de um universo ficcional próprio do autor em expansão. As Musas é, em uma simples promessa, uma tragédia. Funesta, ambígua, ardilosa, vingativa, teatral. Deméter pode ter sofrido por motivos equivocados ao não perceber que o sequestro de Perséfone por Hades foi, na verdade, uma bênção disfarçada. O Mundo Inferior soa como o interior de cada homem.

"Nascemos sendo observados ? as expressões faciais dos nossos pais, o que vemos refletido no espelho dos olhos deles, determinam a maneira como nos vemos."

"No fundo, todos esperamos que as tragédias só aconteçam com os outros."

"Ler a respeito da vida não significava se preparar para viver"

"Melhor ter amado, e depois perdido, do que jamais saber o que é amor"

"Depois que morremos, pensou Mariana, tudo o que resta de nós é mistério; e nossos pertences, obviamente, vão ser revirados por terceiros."

"Normalmente, não se tem consciência daquilo que é continuação da própria infância."

"Não se pode amar alguém se a pessoa lhe causa medo, Mariana."
Regis 21/05/2024minha estante
Maravilhosa sua resenha, Ari! Esse livro já está na minha mira pois a Mariana fez uma resenha perfeita e me instigou assim como você a fazer essa leitura. Só estou esperando o momento certo. Parabéns pela ótima resenha! ??

arilopes 21/05/2024minha estante
Michaelides consegue ser excepcional em muitos sentidos, principalmente, em amarrar você na trama! e que baitaa responsabilidade você me deu agora, Regis hehehe espero que seja uma leitura conforme os desígnios de Deméter e que você tenha uma perspectiva não limitante! ?

Thais 20/05/2024

Tentou tentou e não conseguiu
A gente vê o autor querendo trazer o drama grego como pano de fundo, mas pouco temos além de algumas citações? Suspense raso, plot twist bizarro.

Shara.Lima 20/05/2024

Tinha potencial. Mas é uma protagonista chata, com outros personagens chatos, numa história chata. 2,5 estrelas só por causa da reviravolta que eu não esperava, mas que também não se desenvolve muito bem.
Katalina.VitAria 23/05/2024minha estante
A Mariana é realmente chata...

Marlon.Vitor 19/05/2024

Genial! Suspense do início ao fim, e o autor sabe prender o leitor. No fim o assassino era quem a gente menos esperava. Livro muito bom, recomendo a leitura...

Bianca Valente 19/05/2024

Amo a escrita desse autor. Ele é muito bom de manter o suspense até o fim. Adorei o fato de reaparecer um personagem do outro livro.

raisalc 16/05/2024

Tão bom quanto ?A Paciente Silenciosa?
Novamente um suspense impossível de parar de ler, e que li super rápido. Obviamente eu suspeitei de TODOS os personagens, e o final conseguiu surpreender!

Thata Gostosa 14/05/2024

Que reviravolta hein
Confesso que de início a história não estava me prendendo, mas quase na metade do livro, as coisas começaram a ficar interessantes e me intrigando aos poucos. O enredo é meio enrolado de início, revivendo de mais situações do passado da personagem, o autor faz narrações enroladas, detalhando muito os ambientes vividos na história, deixando assim bem entediante, pulei muito essas partes, tentando deixar os acontecimentos do Thriller mais rápidos. Porém, ao todo a história é envolvente e te faz criar muitas teorias malucas, o autor nos faz desconfiar de todos ao mesmo tempo e no final não é nada daquilo que imaginamos, um final surpreendente e que ao mesmo tempo que eu imaginava, também é algo que passou longe de minhas suspeitas. Um Thriller realmente envolvente.

Taciele0 14/05/2024

Um bom que é ruim
O livro te instiga a não parar de ler, mas não sei, me senti um pouco decepcionada, acho que foi tão incrível o primeiro livro que li do autor que esse não se fez tao intensos, o final foi uma grande reviravolta. Avalio ele como bom, talvez comum demais.

Kaue.Ferreira 13/05/2024

Não poderia ter encerrado melhor!!!!
Cara, não tava dando nada por esse livro por não ter gostado tanto de ?A Paciente Silenciosa? mas que história perfeita do começo ao fim. Me senti tão preso na história o tempo todo, gostei tanto dos personagens e da ambientação fantástica e misteriosa do livro. Eu lia e queria saber cada vez mais o que iria acontecer. E o final é sensacional, é de uma genialidade maluca!!! Com certeza um suspense favoritado, o melhor do ano!!!

CamilaNix 11/05/2024

Não anda, não chega, não faz nada
Não vou vir aqui mentir e dizer que não foi surpreendente, foi, mas no fim é só isso.

Conheci esse livro por conta do projeto audiovisual que estou trabalhando esse semestre, tenho lidado com cultos e sociedades estudantis e achei que seria de bom uso, não foi. A dinâmica de seita, culto, sociedade é completamente descartada, mal aparece na história e não relevante, não entendemos razões, motivos, ou vemos qualquer coisa interessante.
A personagem principal é uma songa, o vilão é um besta, a narrativa não tem profundidade, os capítulos são muito curtos, parece que o autor não sabe usar ponto final, fiquei muito decepcionada porque tinha muito potencial de ser ótimo mas ficou na mediocridade. O plot twist foi esperto até, isso eu dou de mérito