As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

Agnaldo 24/08/2022

O poder da manipulação
Impossível comparar com a primeira obra, essa é totalmente diferente e traz um lado mais trágico e conceitual de crimes pensados e cometidos em um ambiente com todos os fatos na nossa cara. Eu particularmente gostei do contexto geral. O plot foi bem interessante, e o aprofundamento das histórias gregas deram um grande destaque na obra.

Livia.Moraes 30/06/2022

Surpreendente
Adorei a leitura!
Um suspense surpreendente, com uma final inimaginável.
Como estudante de psicologia aprendi bastante sobre a Profissão e possíveis caminhos a seguir.

Juliana.Franz 10/01/2022

Gostei, os capítulos curtos favorecem a leitura, o ritmo é muito bom. O final é que deixa um pouco a desejar.

O livro também traz algumas referências do primeiro livro do autor "A paciente silenciosa" que pra quem já leu é bem interessante ??
LOSK 10/01/2022minha estante
???

Yasmin 16/02/2022

Que história é essa?! To chocada até agora, esse autor tem o dom de me fazer culpar todo mundo e no fim não acertar nenhum hahahha
Tive o mesmo sentimento com a ?paciente silenciosa? história envolvente, que te prende do começo ao fim, impossível largar.. tipo de livro que você fica pensando por um bom tempo, muito bom!!

its ranna 08/01/2023

Sensacional
A forma como Alex Michaelides consegue nos envolver é surreal. Já havia lido A Paciente Silenciosa, que inclusive entrou para meus favoritos da vida, entretanto não vou colocar As Musas nessa categoria porque o outro é bem melhor mas não deixa de ser incrível.

O que mais me fascina é o mistério que o autor nos envolve com as tragédias gregas. Pesquisando, descobri que ele é grego e que assim como Mariana, se formou em Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge. Por isso a riqueza de detalhes sobre o lugar.

Não há como falar da narrativa dos livros dele sem dar muitos spoilers mas é basicamente sobre alguns assassinatos macabros em Cambridge de um grupo de certas meninas privilegiadas. Mariana, que é terapeuta, vai até lá para apoiar sua sobrinha mas encontra-se de repente no meio desse cenário de mortes, mistério e uma forte relação com tragédias gregas.
Como estamos acostumados com livros assim, passamos a desconfiar de tudo e todos, mas ainda assim Michaelides sempre consegue nos surpreender.

Mai 22/05/2023

Esperava mais, mas é um ótimo livro ainda
A leitura de As musas é super fluida e bem escrita, nada comparado a A paciente silenciosa que de longe é um dos melhores livros que já li, mas esse livro não fica tão atrás, confesso que o final poderia ser muito melhor, acabei de terminar de ler ele agora e estou pensando em alguns finais que poderiam ser melhores do que o original.
Não é um livro ruim, mas o final poderia ter sido muito melhor.
Agnaldo 22/05/2023minha estante
Concordo também, o final deixou um pouco a desejar, mas nada se compara a paciente silenciosa. Tem um livro do Harlan Coben chamado "Não conte a Ninguém" que tem uns plots muito bom

Lilian 22/05/2023minha estante
Tive o mesmo sentimento quanto li muitas. Esperava que fosse parecido, mas não superou as expectativas.

Mai 22/05/2023minha estante
Sim, fiquei um pouco decepcionada com o final e realmente nada se compara ao primeiro livro, ah muito obrigada pela dica Agnaldo :)

Ket 19/12/2021

Não curti. Escrita pobre, personagens rasos e protagonista sonsa.
Senti que o autor mirou em A história secreta, mas a quantidade de referências clássicas não salvou o enredo ruim.

Leonardo 19/04/2022

Li algumas resenhas dizendo que esse não é tão bom quanto A Paciente Silenciosa... pode não ser mesmo, isso é questão de gosto, mas dizer que é um livro ruim e decepcionante, é, pra mim, um exagero. Se eu tivesse ido "na onda" dessas resenhas, teria perdido um livro que me prendeu muito, uma reviravolta que me surpreendeu demais no final, uma escrita envolvente e prazerosa.
Podia ser melhor? Podia, principalmente no desenvolvimento da protagonista Mariana, mas no geral gostei muito e não me arrependo.

Ana 15/03/2023

Todos vocês são meus inimigos
A quantidade de gente criticando esse livro é assustadora pra mim. Tipo mesmo. Um monte de gente falando que não tem suspense, que não foi surpreendente, eu fico (????) porque foi MUITO surpreendente pra mim.

Eu sei que parte disso é por causa do sucesso de Paciente Silenciosa, que todo mundo acha uma obra de arte imaculada e totalmente imprevisível. Então faz sentido eu ter gostado tanto de As Musas. Porque pra mim Paciente Silenciosa foi algo extremamente previsível, eu matei o plot logo no início, e aí tudo se tornou muito chato.

Eu tive certeza sobre tudo nesse livro várias vezes, e estava errada nas duas. Eu devorei tudo porque realmente queria saber o fim da história (e fiquei muito feliz por não ter adivinhado!!!).

Finalmente posso dizer que tive uma boa experiência com o Alex, que tem sim potencial pra se tornar grandioso nesse gênero.

PS: As passagens sobre mitologia e psiquiatria são muito boas.

PS2: O autor deve ter sentido uma pressão grandiosa, ter passado por uma síndrome do impostor imensa, após o primeiro livro dele ter sido tão aclamado. Ele sabe que não vai fazer algo como aquilo de novo, agora todos os leitores precisam aceitar também.
Biafort.Meireles 16/03/2023minha estante
Obrigada pela dica! Vou ler.

Ana 17/03/2023minha estante
Por nada! Espero que você goste!

catharinasatn 30/09/2022

expectativas inalcançáveis.?
depositei uma expectativa muito grande neste livro, devido à outra obra do autor ?A paciente silenciosa? que li ano passado e gostei muito. o plot twist do livro é muito bom, porém achei o enredo da história muito arrastado e pouco cativante. gostaria de comentar mais um pouco sobre o livro, entretanto não quero escrever spoilers.

ps.: carta aberta de carinho para Mariana (a protagonista do livro) a coitada sofreu mais que a Juliette e queria um final feliz para ela, já que o final foi ?aberto?.

boa leitura!??

Lucas 31/10/2021

Mais uma bomba de Chernobyl publicada pela Record
O livro em si é bem ruim. É um rascunho de um projeto que poderia ter sido bem sucedido se dedicado um pouco mais de tempo a ele. O autor ainda tentou ligar essa historia com a Paciente Silenciosa. Enfim, narrativa sem profundidade, personagem sonsa e um roteiro B.

Laisy 09/10/2021

Melhor do que eu esperava
Esse livro me surpreendeu de uma forma totalmente positiva. De início já me identifiquei com a protagonista e o autor tem uma escrita fluida e maravilhosa, os capítulos são curtos, nada cansativo.
Durante a leitura você fica tão compenetrado na paranoia e perspectiva da personagem principal que realmente dá medo de todos que ela tem medo. Eu cogitei e desconfiei vagamente do real culpado, mas nunquinha poderia imaginar o Plot do fim.
Aplaudindo que o danado do autor me enganou real.

Cah_Censi 07/04/2022

Recomendo e quero mais!
Como falar de As Musas sem pensar em A Paciente Silenciosa?
Convenhamos que com o sucesso de seu título de estreia, o autor deixou a régua das expectativas bem elevada e todo mundo querendo saber se seu segundo título iria superar o primeiro.

Sem rodeios e tentando fazer jus a escrita maravilhosa de Alex, diria que a resposta é um grande “DEPENDE”.
Se for julgar exclusivamente como um suspense, não. Mas, se analisarmos como mais para um romance policial do que um suspense, ficou tão bom quanto, afinal, a gente adora um plot neh!? E aqui teremos!

Nesse título temos Mariana, uma terapeuta de grupo que está vivendo um luto pesadíssimo e tem como única família sua sobrinha Zoe, que agora está na universidade em meio a perturbadores assassinatos de um possível “serial killer” que está rondando, observando e parece muito determinado a permanecer a espreita na universidade.

Mariana reúne suas forças e parte para dar apoio a sua sobrinha, iniciando uma investigação pessoal que fará com que nós leitores – olhando pela perspectiva dela – tenhamos uma leve (enorme) desconfiança de qualquer coisa que se movimente na trama. Rsrs

Depois de conhecer o estilo desse autor, não tem como não ficar levemente desconfiado de todos!
Quem não ficou com esse sentimento? 😂

A escrita do título é fluida, cativante e repleta de referências gregas (descendência do autor) e aquele friozinho na barriga sobre o próximo passo desse enredo incrível.

Ah! e para você que gosta de conexões literárias, prepara. #ficaadica

P.S: Confesso que tive que “digerir” um pouco o livro para poder formar minha opinião de forma mais justa e até compartilhei com a Sra. @fran.hinckel e Sr. @feliperziegler sobre minha aflição com os julgamentos da protagonista, afinal, como terapeuta, eu esperava mais dos poderes de dedução dela, mas, agradeço aos colegas me lembrarem de que somos humaninhos que em momento de dificuldades extremas, continuamos sendo apenas humaninhos e assim, propensos a ter nossos julgamentos afetados.
#gratidão

Leitura super recomendada!

Nayara Moraes 09/07/2022

O melhor que nós temos!!
Depois de ler paciente silenciosa, pensei que esse autor não poderia me surpreender mais, mas eu estava claramente enganada.
Que livro foi esse??? Eu prendi a respiração tantas vezes, que parecia que era eu quem estava sob ameaça. Eu fiquei tão envolvida com a leitura, que lia por horas a fio.

É uma escrita impecável, com uma história muito envolvente, onde o autor faz você desconfiar de todos, menos de quem você deveria desconfiar. A personagem principal é bem construída e tão complexa a ponto de você conseguir amar e odiar a bichinha ao mesmo tempo.
Esse livro é perfeito e foi a minha melhor leitura de 2022 (até o presente momento).

Alex Michaelides, eu sou muito sua fã!!