Através do espelho

Através do espelho Jostein Gaarder

Resenhas -

ELOISA 17/02/2023

Esperava mais
Espera mais desenvolvimento em basicamente tudo!

A história é ambientada dentro do quarto de Cecília (protagonista), uma criança diagnosticada com câncer (nenhum momento é comentado que tipo de câncer, nada é aprofundado nessa questão). Cecília encontra-se fraca e acamada, até aí a história estava até envolvente.

Em um dado momento, Cecília recebe a visita de um anjo (Ariel) e os dois trocam diálogos sobre o mundo em que cada um vive.
É isso!

Confesso que cheguei a me perguntar se todas as visitas do anjo, não se passavam de "sonhos" que a garota tinha, mas no final do livro, a ideia mais palpável é de que realmente não eram sonhos (outra questão bem aberta no livro).

Achei bem razoável tudo.
Os personagens não são bem construídos (familiares como os pais, o irmão e os avós de Cecília), como até mesmo Cecília e Ariel.

Quando estava lendo, esperava pelo desenvolvimento dos personagens, do lugar em a família mora, da própria doença e nada aconteceu.
Acabei o livro, sem conhecer os personagens, sabe?

Será uma história que não ficará muito tempo comigo. Tenho certeza que no futuro, lembrarei apenas que se trata da história de uma menina que recebe a visita de um anjo.

E o título? Sim, esse fez sentido.
Reflexão de que precisamos olhar através do espelho.
Ver as coisas com outros olhos!

A mensagem por trás, foi válida, mas apenas isso.

Alessandra1066 14/06/2021

Leitura decepcionante
Já tinha lido 2 livros desse autor e gostei muito, O mundo de Sofia e o A garota das laranjas. E confesso que me decepcionei com a leitura deste.

Esse livro aborda a estória de Cecília, uma garota com um doença terminal e que recebe a visita de um anjo na noite de Natal, a partir disso eles passam a trocar experiências sobre como é a vida para os seres humanos e como é a vida para os anjos.

Gaarder neste livro aborda de forma superficial temas relacionados a morte e a possíveis mudanças que as pessoas podem vivenciar no processo de morrer. Traz questões filosóficas e religiosas na perspectiva católica, esvaziadas de sentimento. Ele perdeu uma grande oportunidade de aprofundar em um tema sensível que é a morte e o morrer. Tanto da perspectiva dos familiares, quanto da pessoa que está doente. (Talvez porque seja um livro infanto-juvenil?!)

Em muitos momentos me questionava porquê estava lendo esse livro, os diálogos entre os personagens são redundantes e cansativos e apesar de ser um tema sensível, não te emociona em nenhum momento.