Casa de alvenaria

Resenhas - Casa de alvenaria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tice 25/03/2022

Casa de Alvenaria
Meu primeiro encontro com Carolina Maria de Jesus foi um momento muito esperado na minha construção enquanto leitora. Ansiosa para descobrir os segredos da escrita exuberante dessa mulher, me deparei então com Casa de Alvenaria. Carolina faz um diálogo ousado e audacioso acerca de assuntos sensíveis e delicados na sociedade brasileira: desigualdade social, racismo, comportamento político e posicionamentos inquietantes. Mas sinceramente, a paixão pelos livros, o debruçar na leitura, o amor aos filhos e a vontade de ser justa, são os maiores ensinamentos desse livro.

Compre sua passagem para a classe desejada e boa viagem!

Debs @DeboraMaryn 21/03/2022

Seguimos com a vida de Carolina, agora saindo da favela e tendo suas ocupações de escritora. O livro é confuso em várias partes, mais ainda assim emociona e nos faz refletir.

Fagi 05/03/2022

Carolina
Aih deos faz tempo que li o livro.. mas fazendo a resenha pra contar como lido..
Eu amo a Carolina. O livro eh um pouco repetitivo, e em alguns pontos um pouco tedioso, pqe é um diário, o qe me faz pensar que gostaria de ler outras coisas da autora.. mas também, acredito que o que mais gosto nela são seus pensamentos sobre a vida, sobre as opressões, sobre politica, sobre viver.. Carolina é delicada e afiada, no livro muita gente quer um pouco de Carolina o que da dó dela, como as pessoas, a mídia e a sociedade queriam um pedaço de Carolina, e o quanto isso custou pra ela. Com certeza é bom ver ela numa situação melhor do que do quarto de despejo, mas até onde pesquisei ela não recebeu financeiramente o correto pelo seu sucesso, acho q ela é a autora mais vendida fora do brasil até hoje, isso é gigante.
Enfim, apesar do livro ter diminuido meu ritmo d leitura.. terminei ele querendo ler a continuaçao, e qrendo ler outras obras dela, pqe amo sua sensibilidade e sua poesia.
Alias p qm n sabe a carolina fez musicas tbm, um cd ótimo tem disponivel no site do ims, recomendo.

_5illgabriel_ 27/02/2022

Carolina e sua consciência de classe invejável
Neste livro, a vida de Carolina Maria de Jesus começa a melhorar, "Quarto de Despejo" é um sucesso em várias partes do país, ela agora é uma pessoa famosa e seu diário retrata bastante essa nova vida.

Mas quem acha que ela deixou de ser humilde, está muito enganado. Carolina visita várias comunidades e retrata tão bem quanto em "Quarto de Despejo". Além disso, ela crítica sem dó personalidades da alta sociedade, até mesmo as que são "amigas" dela.

Mesmo subindo na vida, a autora não deixa de pensar no próximo, em especial, as pessoas que estão na situação que ela estava há algum tempo atrás. Carolina é uma pessoa humilde, que não ignora ninguém.

O que me impressiona e pode impressionar muitos são suas análises sociais muito bem acertadas, mesmo ela não tendo um diploma, a autora tem uma sabedoria e uma consciência de classe que todos deveriam procurar ter.

Para quem já leu "Quarto de Despejo", recomendo muito "Casa de Alvenaria: Osasco", para quem não, o melhor é ler "Quarto de Despejo" primeiro.

analu_mesqq 07/02/2022

Sempre inspirador!
Eu achava que não seria tão bom quanto Quarto de Despejo, mas foi. Ler Carolina Maria sempre me traz diversos sentimentos.

Rodriguinho @literario.rojo 16/01/2022

Livro publicado em 1961, é o segundo lançamento da autora Carolina Maria de Jesus, onde narra seu cotidiano e dos filhos após o estrondoso sucesso de sua primeira obra "Quarto de Despejo, diário de uma favelada”. Carolina migra do quarto de despejo e passa a ocupar a sala de visita nessa nova fase de sua vida. Na obra a presença da fome tão presente no primeiro livro agora é retratado de forma mais amena e a autora se questiona o quanto é estranho e excludente esse novo lugar que ela passa ocupar e não conseguindo interpretar esse meio que antes ela achava ser o paraíso.
Carolina mesmo sendo aclamada por onde passava divulgando sua obra já notava a onipresença do racismo, como nesse trecho retratado. (“quando estou entre os brancos, tenho a impressão que eles detestam a minha presença”). mas a escritora não deixava de se orgulhar da cor negra, do cabelo crespo, marcas de sua origem africana: “Eu gosto de ser preta. A minha côr, é o meu orgulho.” (pág 19)
Durante todo o livro notamos o amor da autora pelos livros, o ato de ler e sua importância do incentivo à leitura para a formação de um pensamento crítico principalmente da criança.
“Eu disse-lhes que recebi um convite para visitar Brasilia mas eu não tenho tempo de visitar políticos. O meu tempo é dedicado aos estudantes que lutam com dificuldades para estudar.” (pág. 65). Carolina passava maior parte do tempo lendo e escrevendo acordava antes do sol raiar para fazer o que mais amava, ficava muito triste quando não tinha tempo para ler, devido estar muito cansada da rotina agitada com os eventos de divulgação e na maioria das vezes reclamava e comentava que tinha dias que tinha vontade de morrer e queixava-se complicações diárias da vida.

Max 14/01/2022

Nessa primeira parte de Casa de Alvenaria é possível acompanhar algumas mudanças que ocorreram na vida de Carolina e de sua família. Apesar do aparente prestígio que ganhou com o estrondoso sucesso de seu livro ?Quarto de Despejo?, Carolina continuava sentindo o preconceito por ser uma mulher negra, semi-analfabeta e, agora, ex-favelada. De forma mais contida, Carolina continua tecendo algumas críticas sociais e políticas que representavam o Brasil na década de 60, mas que parece não ter sido alterada a realidade até os dias de hoje.

Negras escrituras 02/01/2022

Uma leitura necessária a todo brasileiro/a
"quando estou entre os brancos, tenho a impressão que eles detestam minha presença, ou talvez seja, a não estar habituada com estas damas, que não sabem o que é ter fome. […] Tenho a impressão que estou num mundo de joias falsas. O que noto na sociedade é o fingimento"

Casa de Alvenaria é mais um texto potente de Carolina Maria de Jesus que ficou conhecida pela publicação de "Quarto de Despejo". Esta parte de seus diários retrata o período auge de sua carreira após o sucesso do lançamento de seu primeiro livro. Assim como em "Quarto de Despejo", Carolina continua denunciando as desigualdades sociais que existem no Brasil, mas, agora, com um olhar de quem saiu da favela e está frequentando os espaços da elite.

Comentei mais sobre esta leitura no blog. Acesse o link para ler!

site: https://negrasescrituras.com/casa-de-alvenaria-osasco-de-carolina-maria-de-jesus/

daniel25tomaz 25/12/2021

Uma voz sem igual
Carolina nos arrebata mais uma vez, agora já na tão sonhada casa de alvenaria. Os relatos continuam atuais, por mais que não se façam de dentro da favela.
Mesmo com uma condição de vida melhor, Carolina nunca esquecia dos seus, sempre preocupava-se com aqueles que ainda passavam fome e nas palavras dela "Eu dou tanto valôr a palavra "comida", porque quando não temos, ficamos loucos!"

Quem tiver oportunidade, leia esta obra prima e que venham mais obras relançadas dessa voz única da nossa literatura! Viva Carolina! Carolina sempre!

Andrea 13/12/2021

Memórias
Casa de Alvenaria faz parte dos conjuntos de diários de Carolina Maria de Jesus, que é considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX. Mineira de nascimento que morou quase toda a vida em São Paulo, alcançou sucesso nacional e internacional ao revelar como era a sua vida morando na favela no livro Quarto de despejo. Sucesso que desagradou seus vizinhos e a fizeram ir junto com os seus três filhos para Osasco, em uma casa alugada provisoriamente até ela ter condições de comprar sua própria moradia.

O volume um se refere justamente a este tempo que Carolina e seus filhos moraram em Osasco, narrando o período de 30 de agosto de 1960 até 20 de dezembro de 1960, véspera de natal.

Um livro para quebrar a bolha de quem vive longe da pobreza e entender como o país funciona para quem não tem nada, para admirar toda a persistência e superação que Carolina atinge usando uma caneta, para refletir como tudo é mais amplo que o nosso umbigo.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/11/casa-de-alvenaria-volume-1-osasco.html?m=0
Debinha 14/03/2022minha estante
Superação muito sofrida, porém maravilhosa.?

Andrea 17/03/2022minha estante
É verdade

Daiane 30/01/2024minha estante
Terminei "quarto de despejo" e estou ansiosa para ler esse, mas confesso que me quebrou várias vezes, as dificuldades, as crianças pedindo as coisas, tive uma infância difícil, mas nada se compara. Tenho que preparar meu psicológico para seguir com essas leituras.

Gabriela Costa | @leia_preta 06/12/2021

Um livro duro e incrível!
Um livro em que podemos acompanhar o dia a dia de Carolina, todos os dilemas e as questões de sua vida estão ali. Amei a nova edição, o cuidado da equipe editorial e a importância de vê Carolina em sua própria linguagem tornaram a experiência melhor.

Camila | @lendocomamigos 02/11/2021

Casa de Alvenaria. Volume 1: Osasco
*Nota (?) "ilustrativa" explicação na resenha ??

"Quando escrevi contra os favelados fui apedrêjada. Escrevendo contra a burguesia podem enviar-me um tiro."

Após o sucesso do seu livro "Quarto de Despejo", onde contou como era seu dia a dia na favela e todo seu sofrimento, Carolina deixa Canindé acompanhada dos filhos e vai morar em Osasco, em uma tão almejada casa de alvenaria.
Carolina narra então o período que viveu em Osasco, a mudança e adaptação a sua nova vida, de uma pessoa que teve que catar lixo para poder se alimentar, para alguém que passou a ser considerada rica e ser reconhecida pelos brasileiros.

Não me sinto confortável em dar uma nota sobre esse tipo de livro visto que ele é a narração da VIDA de uma pessoa, então aqui vão algumas percepções que tive durante a leitura.

Mesmo com pouco estudo Carolina era uma pessoa politizada, defendia e lutava pelos pobres e menos favorecidos, sabia que a educação é o caminho para melhorar a vida das pessoas, por isso gostava de estar entre os estudantes e pessoas cultas.
Estranhou a mudança repentina de sua vida e ficou desanimada por não conseguir mais ler e escrever o que realmente gostava, pois usava todo o tempo que tinha viajando, autografando livros e escrevendo seu diário conforme Audálio (seu editor) queria que fizesse.
E apesar de tudo que viveu e sofreu amava o Brasil e seu povo, tinha orgulho da sua cor e seguia buscando motivos para sorrir e continuar escrevendo.

Como o livro tem estrutura de diário conhecemos a escrita original de Carolina e a leitura flui rapidamente, pois é como se ela estivesse pessoalmente contando ao leitor como foi seu dia.
E com certeza é uma história de vida que vale a pena conhecer, pois Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil, é até hoje uma dos maiores do país e ainda tem muito a nos ensinar.

Ká - @shotdaspalavras 19/10/2021

Carolina Maria de Jesus é uma das maiores escritoras brasileiras do século XX, que ficou muito conhecida com a publicação do seu livro Quarto de Despejo em 1960.
No livro Casa de Alvenaria - Volume 1 encontramos seus manuscritos originais do tempo em que ela viveu em Osasco - SP entre agosto e dezembro de 1960.
Acompanhamos as dificuldades que Carolina passou como moradora da favela com filhos para criar.
Carolina viveu em uma sociedade desigual, com muitas dificuldades e em uma época com inflação altíssima.
Além disso, acompanhamos também como foi conviver com o sucesso do seu primeiro livro. Foram impressos 10 mil exemplares e se esgotou em pouco mais de uma semana. Foi um grande sucesso para o mercado editorial da época.
Carolina tinha um amor imenso pelos livros que é lindo de se ver!
A publicação dos dois volumes de Casa de Alvenaria é uma forma de promover ainda mais a voz de Carolina, para que cada vez mais pessoas a conheçam. E era exatamente isso que ela queria: que seus trabalhos fossem reconhecidos.

Anna 03/10/2021

Todos nós precisamos saber!
Olá leitores, como vocês sabem, eu não sou muito a favor de fazer resenha sobre a vida de figuras públicas marcantes na nossa história, afinal de contas, como eu posso julgar as escolhas e decisões de uma mulher negra, em plena ditadura? Impossível!

Carolina Maria de Jesus, foi uma escritora fantástica, mas pouco se sabe sobre ela - inclusive no meu inatagram, muitas pessoas não sabiam quem era ela - mas com uma história rica e cheia de camadas.

Toda a sua luta, além de ser uma das primeiras escritoras negras no Brasil, para ser reconhecida foi e, é importante para a cultura nacional e internacional.

Se vocês querem saber mais sobre ela, e todo esse processo de publicação e reconhecimento das suas obras, "Casa de Alvenaria", é perfeito! Recomendo!

Marcia.Santos 21/09/2021

Casa de Alvenaria, o sonho
Enquanto lia o livro Casa de Alvenaria (vol 1), aparentava que até ouvia Carolina Maria de Jesus contando sua história, como minha uma amiga.

Surpreendente!
Só isso posso dizer.