A Ascensão da Rainha

A Ascensão da Rainha Rebecca Ross

Resenhas - A Ascensão da Rainha

Lauraa Machado 18/06/2021

Fraco, nada realista e um pouco forçado demais
Lá vai mais um livro para a lista das decepções. Existem livros rápidos, mas bem desenvolvidos, livros um tanto juvenis, mas reais e livros que não almejam ser tão sérios e épicos, mas são divertidos e interessantes. E aí tem aquele livro como The Queen's Rising, que é rápido, mal desenvolvido, juvenil, irreal, um tanto bobo, nada épico ou interessante e que ainda consegue falhar em questão de entretenimento.

Tá, o livro não é insuportável, não é muito chato, nem me fez ficar com raiva de nada. Mas ele está longe de ser bom. Fica claro que a autora sabe escrever, sabe descrever, falou várias coisas bacanas. Dá para tirar várias frases bonitas daqui. Infelizmente, isso não é o suficiente para escrever um bom livro. Ela falhou em tantas questões pequenas e mais fáceis na hora de desenrolar a história e criar o enredo, que eu a aconselharia a escrever sobre algo mais fácil, menos complexo e mais perto da sua própria realidade antes de ir se aventurar por mundos diferentes e criados por ela.

Não sei nem se conseguiria enumerar todas as críticas que vim guardando desde o começo do livro e tenho para dizer. Em algumas delas, pode ser que eu dê algum mínimo spoiler (vou me esforçar bem para não deixar nada claro e avisar antes mesmo assim, okay?), mas a maioria é bem geral e tem a ver com questões bem intrínsecas da história.

Antes de mais nada, todo o sistema de paixões (passions) que ela criou para esse universo fez um total de zero sentido. E o pior, durante as primeiras cem, cento e cinquenta páginas, a autora explica essas paixões umas milhares de vezes e todas suas explicações são vagas e não levam a nada. Já terminei o livro e ainda não tenho ideia do que faz com que elas sejam importantes, interessantes ou minimamente relevantes para o livro. Poderiam muito bem ser apenas matérias de uma escola que faria mais sentido e a mesma diferença no enredo, para ser honesta.

Além disso, a relação da Brienna (protagonista) com seu mestre ficou bem furada também. Parecia que ela estava lidando com duas pessoas diferentes, o que é bem triste, já que poderia ser uma relação cheia de detalhes a serem explorados com cuidado. Confesso que shippei os dois, mas meramente pelo fato de ser um amor um tanto proibido. Perdi o interesse logo. O romance aqui, aliás, é bem qualquer coisa.

A própria Brienna é um poço de características e atitudes infundadas. Além de ela não ter nenhuma qualidade ou defeito marcantes, a história de vida dela aparentemente não afeta em nenhuma situação em que ela se encontra. Talvez fosse só porque a autora queria caber a história de três livros em um, mas provavelmente foi porque ela não percebeu que um personagem precisa ser influenciado pelo jeito que foi criado. A Brienna literalmente viveu durante sete anos no mesmo lugar - os sete anos mais importantes da sua criação, os da sua adolescência, quando ela devia estar encontrando e questionando seu lugar no mundo, - sem sair desse lugar, convivendo com basicamente as mesmas onze ou doze pessoas até um belo dia que ela sai de lá e não tem o menor problema em se relacionar com estranhos e até viajar sozinha, encarar pessoas que outras pensariam duas vezes antes de encarar.

Fica muito mais difícil de conhecer e entender um personagem quando sua criação não afeta suas atitudes. Fica praticamente impossível quando ela magicamente cresce e adota uma ideologia que não é pertinente para ela. E aqui vai um mini spoiler, okay? A Brienna tem uma vida em Valenia (talvez o nome do país esteja errado, mas ignore), ela tem um avô, tem conexões lá. E, do nada, só por um acaso, por algo que simplesmente aconteceu (e dizem que acontece com outros, mas nessa história foi só com ela), ela resolve entrar para uma revolução que não lhe diz respeito em nada, somente porque "é o certo a se fazer"? A autora basicamente diz que ela é inteligente, já que se formou em conhecimento, mas a Brienna não é esperta o suficiente para entender que revolução significa guerra que significa riscos e mortes? Ela pensa por dois segundos antes de decidir se arriscar por uma causa que não a afeta de jeito nenhum a não ser moralmente, que nem chega perto de atrapalhar seu país e a vida dela e de quem ela ama? Entendo ela ser uma boa pessoa, mas boas pessoas também prezam por suas próprias vidas e tentam não arriscá-las por qualquer coisa e do nada.

Juro que eu poderia falar de problemas na criação e no desenvolvimento da protagonista por horas aqui, mas vou parar nesses dois, já que eles estragam o resto da história. Agora preciso falar sobre a relação entre as pessoas, que foi a coisa mais forçada do livro (e olha que a competição está acirrada).
É incrível como alguns personagens aqui se descontrolam emocionalmente por outros que mal conhecem. Entendo ter lealdade e depender dessa lealdade, mas chorar e se desesperar por alguém, agindo como se considerasse a pessoa parte da família, quando a conhece faz menos de dois meses e só teve interesse nela por uma causa política? Exagerado.
Pior ainda é que a própria protagonista faz isso, além de ter outros personagens fazendo o mesmo. Parece que a autora decidiu que eles se importavam um com os outros, sem qualquer razão ou prova convincente, e achou que a gente ia acreditar só porque ela disse que sim. Algumas cenas desse livro me deram um pouco de vergonha alheia pelos personagens.

A relação da protagonista com alguns dos outros é estranha também em outros sentidos. Por exemplo, por ódio. Outro pequeno spoiler: tem uma morte no livro que foi do nada, drástica, bem cruel, e que não fez a protagonista nem piscar ao assisti-la - a tipo um metro dela. Essa frieza dela para a tal morte e para as da batalha depois foi o maior absurdo de todos. Ela cresceu literalmente protegida em uma mesma casa durante sete anos! Aí passam dois meses e ela nem hesita em ver alguém ser morto na sua frente? Ainda mais aquela pessoa, que tinha aquela relação com ela? (Vocês vão ter que imaginar quem, porque eu não vou contar! Haha, mentira, conto para quem vier me perguntar por mensagem!)

Aliás, a questão de quem é o pai da protagonista foi levada como uma reviravolta que não conseguiria fazer ninguém ficar surpreso, já que a árvore genealógica de todo mundo está antes da história. Um pouco tosco, hein? E a reação da Brienna e seus sentimentos sobre encontrar o pai que ela aparentemente passou dezessete anos procurando e querendo conhecer foram bem frios, bem fracos e superficiais como o resto do livro. Tenho que dar um outro pequeno spoiler aqui: um pai que mata um filho que criou desde pequeno até os vinte anos (?) de idade sem nem hesitar, mas que enrola para matar a filha que conheceu há menos de uma semana? Levemente incoerente, hein.

O enredo do livro é outra coisa que deixou muito a desejar. Os acontecimentos - a maioria dos que rodeiam a protagonista só acontecem com ela, sem que ela tenha que tomar uma atitude - são fáceis demais, levando a outros convenientes a ponto de parecer que deus está manipulando o mundo para encaixar no que os "bonzinhos" queriam. Não é um deus ex machina, mas é quase, já que vários detalhes aparentemente aleatórios só favorecem a protagonista e seus aliados. As lembranças da Brienna são uma prova disso. Vou dar outro exemplo, mas alguém pode considerar um spoiler (alguém que não tenha lido o título dos capítulos no índice que vem antes da história!): ela encontrar e usar uma passagem secreta bem na hora que precisa já seria forçado sozinho. Mas ser a única a usar quando está no castelo do inimigo - inimigo aquele que cresceu ali, virou Lord daquele castelo e suspeita dela, - já é demais.

E eu realmente poderia apontar problemas em praticamente todas as cenas desse livro. Ele é corrido, tenta encaixar história de três livros - ou pelo menos dois, - em um só, é superficial, forçado, fraco, incoerente, nada realista, um tanto bobo às vezes e infelizmente ficou bem longe de ser aceitável. A única coisa boa dele, na verdade, é que ele não é irritante ou tão chato quanto poderia ser. Mas vou precisar me encontrar em um momento de seca literária e sem outras opções para resolver ler sua continuação.
Douglas 18/06/2021minha estante
Li que estão vendendo como um Trono de Vidro 2. Um livro que só salva a capa. Obrigado pela ótima resenha.

Lauraa Machado 19/06/2021minha estante
Eu achei Trono de Vidro melhor que esse, mas nem tanto viu haha

Lagado:) 19/06/2021minha estante
como vcs fazem a resenha sem o livro nem ter lançado?

Lauraa Machado 19/06/2021minha estante
Eu li o original, em inglês

Karen 25/06/2021minha estante
Oloco, pensando em lê-lo, mas acho que nem irei ler mais. A vida é muito curta para perder tempo com livros assim.

Lauraa Machado 25/06/2021minha estante
Lê uma amostra do ebook, vai que você gosta haha mas eu detestei e, em vez de ler a continuação, vendi meu exemplar!

Ric 25/07/2021minha estante
Obrigado. Assim evito um.
Mas a história parece daqueles man-huas coreanos.

sol !! 24/01/2024minha estante
escreva um livro, belas palavras

Max 09/06/2022

ah não. não foi isso que eu pedi.
tenebroso.
não tenho palavras pra descrever o desgosto que esse livro me deu. eh previsível, a história eh rasa, nenhum dos plots do livro leva a lugar nenhum, a protagonista eh sem personalidade e sem desenvolvimento, eh irrealista ao extremo, o sistema de paixões eh uma piada, o interesse romântico eh péssimo e tb mto deixado de lado (não vou nem comentar sobre o relacionamento paternal desse livro pq se nao eu vou EXPLODIR). a única coisa que eu gostei foram as frases bonitas, fora isso o livro eh péssimo e deixa um gosto ruim na boca.
obg tamo junto.
Max 09/06/2022minha estante
adendo: só não troco no sebo pq eu derramei coca cola nele sem querer e ele tá manchado.

Tainara Z. 07/05/2022minha estante
Nossa, você resumiu muito bem quando diz que pode ser um bom livro quando você não tem tanta base para comparar. É exatamente o meu sentimento. Tendo toda a minha bagagem de leituras, não consigo dizer que é um livro bom. É um livro ok. Não chega a ser ruim mas se perdeu no caminho para ser bom.

Carol @lendoaocontrario 06/01/2022

A ascensão da rainha é o primeiro livro de uma duologia, ideal para quem curte um bom romance histórico com uma pitada de magia e muitas tramas polícias!

Após passar 7 anos estudando em uma renomada instituição para tentar dominar uma das 5 paixões - arte, música, teatro, sagacidade e conhecimento -, Brienna corre o risco de fracassar, nunca sendo escolhida por um patrono e não podendo exercer seus conhecimentos.

Porém, o que ela não imaginava era que um senhor cheio de segredos apareceria para oferecer a ela um patrocínio, em troca de sua ajuda em uma conspiração contra a coroa.

Neste livro acompanharemos Brienna em uma jornada repleta de tensões, jogos políticos, amizades verdadeiras e provações, com personagens interessantes e um enredo bem equilibrado.

Outro aspecto que me despertou um grande carinho, foi a evidente sororidade entre as personagens femininas e uma bela demonstração de busca pelo fim do patriarcado.

Fui surpreendida pela escrita da Rebecca Ross e por essa história tão cativante! Não queria largar o livro em momento algum e quando não estava lendo, ficava pensando sobre qual seria o destino dos personagens.

Achei o final super fechadinho, podendo ser facilmente um livro único. Mas estou curiosa para ver o que nos aguardará no próximo volume!
Tete 07/01/2022minha estante
Já quero ler

Rafa 29/06/2021

Tava com a expectativa bem baixa, mas gostei muito do livro. Gostei da história e fiquei envolvida com a personagem. Se ele tivesse sido desenvolvido em mais páginas seria, com certeza, um livro muito completinho, mas mesmo em poucas páginas a autora é clara e tem uma boa escrita. Gostei muito do romance e queria ter mais dos dois. Uma pena que é um livro curtinho, pois gostei muito.

AngelSFL 09/07/2021

Não deixem de ler!
Esse livro foi uma grata surpresa! Ele tem cheiros, sabores...trás uma infinidade de sensações.
A escrita da autora é poética. O mundo é bem contruido. Os personagens são cativantes. A história te prende do começo ao fim.
A princípio tive receio de iniciar essa leitura, após ter visto algumas resenhas negativas...mas baixei uma amostra grátis no Kindle e me apaixonei!

Cris 10/06/2024

?Independentemente do caminho que escolher, eu a seguirei.?
??mesmo na escuridão.?

?Ela caminha graciosamente sobre as nuvens, e as estrelas a conhecem pelo nome.?

?Pensei na sua herança, que você é duas em uma, Norte e Sul.?

Brienna desejava apenas duas coisas: dominar a paixão de conhecimento e ser escolhida por um patrono. Os anos que passou em Magnalia, uma das mais renomadas instituições de Valenia, deveriam tê-la preparado para isso. Enquanto a maioria das aprendizes nasce com o dom e a herança para se dedicar a uma das cinco paixões arte, música, teatro, sagacidade e conhecimento, a jovem órfã penou até encontrar seu caminho no conhecimento, mas talvez seus estudos não tenham sido suficientes.

Quando o fracasso parece incontornável, um senhor cheio de segredos oferece a Brienna seu patrocínio. Ela aceita com relutância, suspeita de suas intenções, e acaba envolvida em uma conspiração perigosa para derrubar o rei de Maevana o reino rival de Valenia e reconduzir a rainha legítima, e sua magia, ao trono. Na iminência de uma guerra, Brienna, que é maevana por parte de pai, deverá escolher a quem será leal: ao seu sangue ou à sua paixão?

O primeiro livro de uma nova e emocionante duologia de fantasia, A ascensão da rainha vai encantar fãs de romances históricos com magia e ação. Uma protagonista feminina forte, que descobre o próprio valor e luta para recuperar aquilo que é seu por direito, aprendendo que, quando se trata de poder, devemos tomar cuidado em quem depositamos a confiança.

Rebecca Ross constrói com habilidade e maestria um universo encantandor e fascinante, em que a magia é o coração da sociedade e suas rígidas regras determinam o futuro de todos. A ascensão de uma nova rainha ao poder irá abalar as estruturas dos reinos e colocar em xeque as alianças.

Biancajml 10/08/2021

Uma história sobre dois reinos. Valenia, um reino diplomático e ?civilizado?. Mas que é patriarcal, onde os filhos homens que são mais desejados. Onde existe a paixão? Paixão é algo que você se torna. Existem 5: arte, música, teatro, sagacidade e conhecimento. Muitas meninas e até meninos vão para casas onde encontram sua paixão. E foi na casa Magnalia onde Brienna encontrou a sua. Conhecimento.

E o reino Maevana. Um lugar mais brutal e cruel. Só que onde as mulheres são protegidas e desejadas. Porque só elas possuem a magia. E só elas podem governar o reino. Isso mesmo, só rainhas ascendem no trono. Até um rei rouba-lo.

Brienna é duas em uma. Pertence aos dois reinos. Mas com uma vida difícil de filha ilegítima, ela foi criada em um orfanato, e aos dez anos foi levada para a Casa Magnalia.

Digamos que no começo nada estava dando certo, o destino não trabalhava a favor da nossa protagonista. Até que entendemos. Seu destino não era em Valenia.

Sem saber quem é seu pai, e com um pai patrono (uma pessoa que a acolheu como filha para dar continuidade em seu aprendizado) que ela não conhece? Brienna vê sua vida mudar.

Ela tem acesso a lembranças de um antepassado. E essas lembranças podem fazê-la mudar o curso da história. Pode fazê-la ditar o futuro de Maevana.

Em uma busca de suas origens e de como derrubar um rei tirano para devolver o trono a uma rainha, o que é por direito? Nossa protagonista se vê perdida numa teia de mistérios, traições, mentiras, mortes e vingança.

Maevana é dividida em 14 casas, pôde-se entender como se fossem clãs. E Brienna por sangue pertence a uma. Mas por escolha? pertence a outra.

Numa guerra declarada, ela é a maior arma. E ela precisa escolher. Trair seu sangue ou trair quem a acolheu. Escolher o justo ou o poder.

Eu amei! Um livro tão complexo e rico. Que me ganhou de primeira. Mulheres que são guerreiras. Rainhas com magia mas que lutam de igual pra igual, com as lâminas de suas espadas.

Um amor que nasce de uma forma tão sorrateira que quando se vê já é arrebatador. Uma jovem que foi corajosa do começo ao fim.

É pedir muito mais uns 5 livros dessa história????

Ge 11/08/2021

É só isso mesmo?
Brienna é uma jovem filha ilegítima de uma mãe Valeniana e de um pai Maevano, sua mãe faleceu quando ela tinha apenas 3 anos, e seu avô, em uma tentativa de protegê-la, a coloca na casa Magnalia para que ela aprenda e domine uma das paixões - música, arte, conhecimento, sagacidade e teatro. No seu último ano na casa de conhecimento, Bri começa a se conectar com seu antepassado Maevano e a ter memórias do mesmo, as descobertas que ela faz com essas transições são essenciais para ajudar a rainha legítima a recuperar o trono há muito perdido no país de origem do seu pai misterioso.

Quando a editora postou a capa deste livro e fez a divulgação no instagram eu fiquei muito atraída pela capa e título, estava contando os dias para o lançamento para poder ler, e esperava uma história incrível. Porém como não costumo procurar spoilers e nem ler sinopses, porque gosto de surpresas, minhas expectativas foram bem altas.

Logo que comecei a ler o e-book, havia diversas árvores genealógicas, o que já me deixou chateada, pois ao lê-las peguei um grande spoiler de quem era o pai de Brienna, tópico que é levado como mistério até quase o final do livro. Então a história começa e ficamos uns bons capítulos na casa, o que é bem legal, pois conseguimos entender o relacionamento de Brie com suas colegas, a viúva e o Mestre; até que acontece a primeira visão de Brie com as memórias do seu antepassado, e eu pensei: "Agora sim o negócio vai começar a ficar interessante!", mas continuou a mesma história morna do início.

A medida que a história se desenvolve, e os personagens começam a elaborar planos para uma guerra, não acontece NENHUM drama, tudo acontece perfeitamente bem e de acordo com o planejado; nem uma unha a menina quebra em tudo que ela tem que aprontar, ninguém de fato desconfia dela, ela consegue pegar tudo de que precisa com mais facilidade do que eu consigo pegar balinha que é dada de graça em alguns consultórios médicos. E isso esfriou MUITO a história pra mim.

Eu realmente fiquei torcendo por uma reviravolta, eu acreditei até a última palavra escrita pela autora de que as coisas iam esquentar, mas NÃO! Tudo foi morno, chegando a esfriar, ao longo do livro, porque NADA acontece que te deixa tenso de verdade, pois em todas as chances que ela teve para enfiar um drama na história, ela simplesmente resolveu como em um passe de mágica.

Ganhou 3 estrelas porque não odiei o tempo que passei lendo, até que gostei muito dos personagens, mas se eu ignorar o fato e avaliar só o desenvolvimento da história a nota cai para 2.

Ana 27/10/2021

A ascensão da rainha, bom ou ruim?
O livro retrata a história de Brianna, uma moça que vai estudar em Magnalia, espécie de escola, onde cada um pode desenvolver uma especialidade - arte, música, teatro, sagacidade e conhecimento - , no livro a autora chama de paixão. E acompanhamos a saga da moça em conseguir um patrono e dominar a paixão que tanto almeja.
A ascensão da rainha tem pontos bons e ruins. Rebecca Ross sabe escrever e descrever muito bem o cenário que imagina, os personagens são cativantes, e ao longo da leitura você é levada a uma trama política, com traições e reviravoltas, isso dá sede ao leitor em ler, em saber o que irá acontecer.
Mas no clímax da narrativa, achei que faltou alguns elementos na escrita. Achei que ela poderia ter trabalhado mais, principalmente tendo vilões interessantes. Gostaria de ler o ponto de vista deles sobre a história, pois o livro é inteiro no ponto de vista de Brianna, em primeira pessoa.
Não concordo que seja um ''novo trono de vidro'', é algo completamente diferente, não tem como comparar a história. Dei três estrelas pois nas primeira páginas do livro é possível você ler a árvore genealógica de cada família que faz parte da trama política, e antes de começar a leitura você pode levar um spoiler enorme. A protagonista fala o livro inteiro sobre o mistério de quem será seu pai e a edição dá esse spoiler assim? Acaba totalmente com a experiência do leitor.
Enfim, o livro é bom e o universo criado pela autora é muito interessante. Eu diria que vale a pena ler, sim!

Elaine 29/10/2021

Ele escolheu a traição. Ela escolhe a vingança. ?
"Andei com atenção, deixando o vestido engolir o final da minha infância enquanto sussurrava ao resvalar na grama. Eu havia me preparado durante anos para aquela noite, pensei. Então inspirei a fragrância do verão. Onde o tempo tinha ido parar? Mesmo sem resposta, abracei o solstício."

Alan (@coracaodeleitor) 09/11/2021

Hoje iremos conversar sobre o livro ?A ascensão da rainha? que foi uma grata surpresa pra mim.

Brienna é mestiça, filha de mãe Valeniana e pai Maevano. Ela deseja dominar a Paixão do conhecimento. Ao todo são 5 paixões: Arte, música, teatro, conhecimento e sagacidade.

Seu avô a coloca na casa Magnalia, para que ela domine uma das paixões, e no seu último ano na casa ela começa a fazer descobertas que pode ajudar a rainha a legítima a retomar seu trono. Porém seus talentos ainda são fracos e ela terá que participar de uma perigosa conspiração para derrubar o tirânico rei de Maevana.

Um livro que me consquistou desde as primeiras páginas. E me fez querer ler sem parar. A história inicial pode não ser tão original, e conseguimos pegar certas referências mas a autora escreve com maestria e nos deixa intrigados com o que virá a seguir.

É uma história sobre famílias, reinos e escolhas, que deixa qualquer fã de Sarah J. Maas bem satisfeito. Não estou comprando, cada autora tem seu toque especial, porém são histórias sobre protagonistas fortes e muito empoderamento.

Fica aqui uma ótima dica de aventura que irá lhe prender do início ao fim.

Andy.Sena 12/11/2021

Um livro que tinha um potencial imenso para ser incrível, mas que infelizmente, a autora não soube desenvolver a história. O universo criado é legal, mas acabou sendo perdido no decorrer da história e você acaba se perguntando o porquê de não desenvolver a tal paixão que passamos um bom tempo sendo familiarizado no início da história. Fora isso, tudo que acontece é totalmente previsível e até uma criança é capaz de solucionar os plots antes mesmo de metade do livro.

Bia | @amorporgrifos 18/11/2021

livro muito bom, final meio ruim
¨Erguemo-nos pelas rainhas do nosso passado, e por aquelas que virão.¨

Brienna é uma personagem incrível
A fantasia não achei que foi tão bem desenvolvida, mas foi um ótimo entretenimento
Tem sugar daddys aos montes
Merei ganhou todo o meu amor
Mas achei o final muito clichê e por isso tirei uma estrela

NÃO VEJAM AS ÁRVORES GENEALÓGICAS QUE TEM NO COMEÇO DO LIVRO ANTES DE LER!!!!!!!

site: https://www.instagram.com/amorporgrifos/