Estruturas da Mente

Estruturas da Mente Howard Gardner

Resenhas - Estruturas da Mente

Kennya Haicha Silveira da Silva 12/01/2022

Não leia por diversão.
O conceito é interessante, mas é necessário ter bastante atençao na leitura. Apesar da forma simples que é escrita uma pequena desatenção pode fazer perder o fio da meada.
A maneira como todas as inteligências se coorelacionam pareceu muito interessante, e as explicações detaçhadas dão um panorama interessante, mas quando acabei tive a impressão que não absorvi tudo o que poderia do livro.
Peguei o livro por pegar e terminei me sentindo burra?

Nick 18/08/2020

Complexo
Um livro muito interessante pra quem se interessa por psicologia.

Rose 20/11/2010

Gardner caracteriza a Inteligência Intrapessoal: “o conhecimento dos aspectos internos de uma pessoa; o acesso ao sentimento da própria vida, à gama das próprias emoções, à capacidade de discriminar essas emoções e eventualmente rotulá-las e utilizá-las como uma maneira de entender e orientar o próprio comportamento. A pessoa com boa inteligência intrapessoal possui um modelo viável e efetivo de si mesma. Uma vez que esta inteligência é a mais privada, ela requer a evidência a partir da linguagem, da música ou de alguma forma mais expressiva de inteligência para que o observador a perceba funcionando” (1995, p. 28).

Gardner argumenta que a importância de se tratar dos apectos intra e intersocial em conjunto se dá ao fato que essas inteligências são complementares e inseparáveis, visto que as pressões que necessitamos para empregar nossas inteligências pessoais são agudas, isto é, raramente encontramos um indivíduo que ao deparar-se com um problema de esfera social não recorra ao seu entendimento pessoal para resolvê-lo ou melhorá-lo. Entretanto, esse método de resolução não assegura o sucesso da tarefa.
O pesquisador defende que incluiu tais inteligências à sua teoria e as tratou conjuntamente porque elas são de grande importância em todas as sociedades do mundo, entretanto segundo o autor as mesmas foram negligenciadas pela maior parte dos estudiosos da cognição, com exceção de David Wechsler, o qual escreveu há alguns anos sobre a inteligência social.

Desenvolvimento das competências pessoais
O desenvolvimento do conhecimento pessoal ocorre de várias formas simultâneas: naturalmente/estagiária (desde o nascimento); condicionadas pela sociedade por meio da literatura, rituais e instrução formal ou até mesmo da própria busca do indivíduo à procura de terapias a fim de treinar sua capacidade de discriminação pessoal.
A seguir tratarei do desenvolvimento pessoal e natural da criança, complementando com as contribuições de Jean Piaget, o qual separou o aprendizado das crianças por estágios, iniciando-o em seu nascimento.

Adriano 16/12/2009

Livro muito bom, mas também bastante técnico. Fundamental para educadores e psicólogos. Apresenta a teoria das inteligências múltiplas em comparação com outras noções existentes.
Só achei que poderia ter mais partes práticas. Mas, neste sentido existe outras obras no mercado.

Vinicius 24/04/2009

Aprendi muito com esse livro observando como não existe apenas a inteligência do calculo e a linguística... Mas que cada uma se interlaça e se intercala .. Utilizei esse livro na minha monografia sobre o Método Suzuki de Violinos com uma observação analítica de oficinas de violino e por aporte de Gardenr e Suzuki observar como a Musicalização acontece naquela hora e naquele momento... foi algo que me fez crescer muito profissionalmente e também acadêmicamente...sob a luz de Gardner e alguns outros que necessitam do cadastro aqui vemos que é importantíssimo levarmos em conta a questão da Criança como alguem que pode ter qualqaue inteligência que queria desenvolver ... Ótima sugestão bibliográfica.. prtinciplamente pra quem quer mexer como "Talento"!!!