Garden of Rama

Garden of Rama Arthur C. Clarke

Resenhas - The Garden of Rama

Lili Machado 12/09/2012

As respostas que os esperam em Rama vão necessitar um sacrifício ainda maior – se a humanidade está realmente pronta para entender a verdade.
No século XXIII, a Terra já teve dois encontros com uma nave espacial misteriosa de além nosso sistema solar – a prova incontestável de uma tecnologia alienígena que ultrapassa a nossa de todas as formas, em Encontro com Rama e O Enigma de Rama.
Agora, três astronautas humanos estão presos a bordo da labiríntica nave ramaiana, onde durante 13 anos, terão de utilizar todas as suas habilidades físicas e mentais para sobreviver.
Os corajosos viajantes se deparam com um grande desafio: em encontro com a base ramaiana – e com os arquitetos invisíveis de sua terra galática.
Para isso, eles tiveram que abandonar suas famílias, amigos e casas, para viver uma nova vida.
Mas as respostas que os esperam em Rama vão necessitar um sacrifício ainda maior – se a humanidade está realmente pronta para entender a verdade.
A medida que os anos passam a bordo de Rama e as famílias se desenvolvem no meio ambiente ramaiano, o leitor começa a amar os personagens, como velhos amigos – sentir suas dores e alegrias.
Mais mistérios sobre Rama são revelados, e outros novos, criados.
Combinando o melhor das aventuras espaciais (os viajantes espaciais encontram novas formas de vida dentro da nave) e dramas humanos (crianças nascem e crescem neste ambiente hostil), esse terceiro livro da série Rama faz muitas perguntas, e nos dá respostas em número equivalente, quanto à verdadeira natureza do ser humano.
O livro é essencial para o fã da série e provocativo para qualquer ser inteligente e que se preocupa com seu papel na existência do universo.
Lembrando sempre que, a colaboração de Gentry Lee é que dá esse toque humano à estória.
Na seqüência, A revelação de Rama (Rama revealed).