Biografia não autorizada do Direito

Biografia não autorizada do Direito Prof. Dr. Fábio Ulhoa Coelho

Resenhas - Biografia não autorizada do Direito

Vitetex 28/01/2024

Uma excelente surpresa
A obra me surpreendeu não pelo fato de ter sido uma leitura deleitante, mas por trazer discussão muito mais filosófica que jurídica - o que às vezes é necessário.

De forma suscinta e profunda, Fábio Ulhoa traz uma visão da organizão social sob a lente do Direito e, a um só tempo, explicita como o segundo não influencia tanto a primeira quanto nós convencionamos, na visão do autor.

Um novo ponto de vista, muito válido, e que certamente convida à reflexão.

Decerto vale a pena a leitura!

Rafael Stepanski 07/05/2023

Perda de tempo.
O autor vai do anticomunismo, via opiniões totalmente irracionais sobre o marxismo, ao lava-jatismo, talvez porque o prefaciador e amigo votou para legitimar a esculhambação operada pelo ex-juiz ladrão, Sérgio Moro, mediante uso do Direito e da Lei para fins ilegais e inconstitucionais. Aliás, nenhuma palavra sobre o golpe de 2016, afiançado em lei e normas jurídicas. Enfim, o autor vive, ao meu ver, em sua bolha de escritório de jurista. O Direito viveu e viverá a mercê da ideologia dominante. Estudem Alysson Mascaro e esqueçam Fábio Ulhoa.

Edu 26/11/2021

Novas lupas
O livro é um exercício interessante em como enxergar o Direito, tanto na história, como na contemporaneidade.

É uma boa leitura para leigos(eu) e/ou estudantes dos cursos de Direito, apesar de não ter um ritmo bom ou uma linguagem tão dinâmica.

O livro engrandece quando traz dúvidas, novos olhares ou toca em linhas filosóficas. Por outro lado, ele se perde quando traz conclusões contundentes.

No fim, acredito que a virtude dos questionamentos trazidos acabam se perdendo em meio ao ego das certezas macros.

Valeu a pena a leitura, mas com muitas ressalvas. Um bom exercício.