O escritor morre à beira do rio

O escritor morre à beira do rio Lucas Lazzaretti

Resenhas - O escritor morre à beira do rio

Gustavo.Amaral 09/01/2024

Denso, desafiador e interessante
Livro muito interessante. Um mergulho no que pode-se fazer com uma narrativa (ou várias) lançando mão de diferentes abordagens dentro de uma mesma história. Na primeira parte do romance o autor já puxa o leitor até um limiar entre realidade e fantasia, com cenas poéticas e bastante emocionantes. Foi como uma viagem no universo retratado e dentro da dinâmica apresentada. Foi uma das minhas partes favoritas.

Fiquei algumas vezes tão imerso nos personagens e cada universo particular que era apresentado que o fato final não era tão mais relevante que aquele entrelaçamento de narrativas, fato esse que vai se intensificar num ritmo muito mais cadente na segunda metade do livro.

Houve partes dessa segunda metade da história que não tinha outro jeito de ler, senão em voz alta, a fim de conceder o ritmo e sonoridade exigido pelo texto (uma experiência de clímax diferente de outros momentos no livro, igualmente bela e desnorteante). Me demorei mais ou menos 1 ano para concluir, por diversos motivos, mas o mais central creio que foi a entrada na segunda linha narrativa que foi um pouco brusca e inesperada pra mim, confesso que fiquei irritado naquele momento por estar mergulhado na cadência e universo do personagem naquele momento, que senti um corte muito precoce. Mas eu estava errado.

Guardei o livro pra retomar e devo contar que ao fim e ao cabo a leitura de algumas partes foram na época certa, especialmente a segunda metade, que além de fornecer uma intricada dinâmica com uma carga histórica e de detalhes várias vezes indistinguíveis de um relato verossímil, foi capaz de não só enriquecer em informações necessárias ao esclarecimento dos acontecidos, mas também na forma de passar essas informações em linguagens diversas.

Geralmente sou aquela pessoa que quando lê/vê uma história espera que os personagens tenham o mínimo de substância, seja um caseiro seja um fugitivo, seja um policial etc. A escolha de Lucas de não utilizar recursos narrativos baratos para “fazer a trama andar” mas sim botar na mesa o que dispõe pra contar a história que se quer contar não só me foi convincente através de sua escrita dos personagens como me surpreendeu, me fez viajar e confrontar vários clichês que eu mesmo já estava acostumado.

Foi meu primeiro contato com o autor, e a forma que Lucas optou em diversos momentos de construir esses personagens, varia bastante em termos de voz, lógica, justificativa etc., é como se eu pudesse ter olhado por alguns minutos dentro da mente daquelas pessoas, visto como elas funcionam, é a mesma sensação de conhecer uma pessoa ao longo de um tempo, você vai compreendendo a forma dela funcionar e aceita ou não o seu jeito, mas você no mínimo tem esse vislumbre.

O mesmo pode-se dizer sobre o tempo na qual a história se passa. Confesso que pra quem não tem um conhecimento aprofundado do período histórico central para o desenrolar dos ocorridos, foi como montar um quebra-cabeça. Um sentimento geral de estranhamento foi o que me atravessou na maior parte do tempo, como se além da já conhecida habilidade humana de fazer merda, houvesse toda uma ambientação estéril e abandonada, que não desse muita chance nem pro mais otimista, apesar de tratar justamente de um período transição para uma abertura. Acho que é um sentimento geral dos mais jovens com esse período devido ao tratamento fraco que nosso país deu à memória desse tempo, o que me intrigou ainda mais a buscar informações.

A história em si é desencantada e isso foi desafiador, pois quanto mais complexo fica, mais difícil é ver uma saída, mesmo com os momentos de beleza. Gostei bastante e certamente quero reler. Recomendaria para que lessem sem ter conhecimento nenhum da história, para não interferir na experiência, mas o título é como “Crime e Castigo”, você sabe o que vai acontecer, o que importa é o como.

site: https://medium.com/@gustavfamaral/o-escritor-morre-%C3%A0-beira-do-rio-res-b97c05c91628

alemesquitaneto 28/12/2023

Demorei muito pra ler esse livro. Não sei dizer o motivo. A história é um tanto monótona até mais ou menos a metade, depois engrena bem. Quando cheguei na parte do manuscrito, não consegui largar. Ainda assim, talvez eu esperasse um pouco mais. Futuramente vou reler e ver se continuo com a mesma impressão.