Literatura: O Que Todo Católico Deve Saber

Literatura: O Que Todo Católico Deve Saber Joseph Pearce

Resenhas - Literatura: O Que Todo Católico Deve Saber

Pe. Jeferson 28/11/2022

Literatura redimida
Mais do que um simples guia sobre o que um católico deve ou não deve ler (como qualquer bom fariseu gostaria que fosse), este livro é uma recordação de como Cristo não só influenciou nossa cultura, mas, principalmente, redimiu nossa cultura.
Tudo o que Cristo assumiu Ele redimiu, diz uma das máximas mais importantes da sã teologia, portanto é claro que ao assumir a humanidade, Ele redimiu todos os atos humanos, tudo o que o homem é capaz de fazer, pensar e sentir, inclusive a capacidade de criar literatura.
A literatura pode, de modo geral, expressar em palavras as profundidades complexas da alma humana, profundidades estas também assumidas e redimidas por Cristo em sua Encarnação; portanto a boa literatura, ao menos em teoria, deveria interessar a todo católico pois retrata o ponto de interesse do próprio Senhor.
Se Jesus é o Caminho o homem deve ser o caminhante, o "Homo Viator", conceito que o autor aborda muito bem na introdução e em outras partes do livro. A literatura indispensável ao católico é aquela que nos lembra a condição de peregrinos neste mundo rumo a "algo" que o transcenda.
Pearce nos traz uma lista (não exaustiva) de autores e obras que podem nos ajudar nessa caminhada. Começando pelos pagãos que de certa forma intuíram essa realidade e criaram uma literatura propedêutica ao cristianismo, passando por aqueles autores que de fato trilharam esse Caminho, autores católicos ou próximos ao catolicismo que plasmaram em letras a experiência da caminhada, tendo chegado ao destino ou ao menos mostrando o desejo de caminhar.
O livro é muito bom pra apurar a visão cristã sobre as obras já lidas e para despertar a vontade de conhecer, sob esse prisma, aquelas ainda não lidas. Nesse sentido o apêndice, onde o autor indica 100 livros que considera essenciais para todo católico, é de grande ajuda.