De cada quinhentos uma alma

De cada quinhentos uma alma Ana Paula Maia

Resenhas - De cada quinhentos uma alma

Rute31 12/05/2024

Eu não costumo fazer dobradinha de autores no mesmo mês, que dirá um seguido do outro assim, mas vi que Enterre Seus Mortos tinha uma continuação e procurei logo enquanto a história ainda estava fresca em minha cabeça.

Reencontramos Edgar Wilson e Tomás nesse livro, e Bronco Gil se une a eles — e é estranho perceber como eles estiveram ligados no primeiro livro também, mesmo sem saber.

De Cada Quinhentos Uma Alma começa num cenário mais perturbador, uma epidemia que se espalha, e de cara eu achei que fosse algo relacionado ao conoravírus. No entanto, o âmbito explorado por Ana Paula Maia aqui é ainda pior, já que tão perigoso quanto um vírus invisível é a maldade humana.

O trio logo descobre que pessoas estão sendo levadas para “hospitais” pelos militares e não voltam. Como só três homens podem dar conta disso? A resposta é óbvia, não podem. Mas Edgar Wilson continua insistindo em enterrar seus mortos.

elainegomes 25/03/2024

De cada quinhentos uma alma de Ana Paula Maia.

Este livro é a segunda parte de uma trilogia, mas eu só descobri isso quando já estava com 30% do livro lido, mas segundo a orelha são livros independentes, então segui a leitura.

Poderia classificar como um suspense/terror, mas sem poderes de te assombrar, o enredo traz muita fantasia mesclada com a realidade, inclusive pandêmica, mas não sabemos ao certo se uma manipulação social, guerra biológica ou um super vírus, que somadas as diversas passagens bíblicas apocalípticas, deixam ao sobrenatural um papel bastante intrigante a trama, sem deixar de lado o peso da maldade humana.

Acompanhamos a saga investigativa de 3 anti-heróis, e como adoro um vilão / herói, achei que os personagens poderiam ter sido mais explorados, conhecer suas nuances, medos, histórias.

O texto é bastante cinematográfico, parecia um roteiro de filme, quem sabe? afinal a escritora é roterista de uma série maravilhosa Desalma.

Lady_Miesse 12/01/2024

Terror diferencial.
Vi muitas críticas sobre este livro da Ana Paula Maia. Mas, sinceramente, achei duma profundidade visceral absoluta. A forma como o terror psicológico que ela constrói ao longo da narrativa, por meio de uma ambientação, cultura, religião, superstição... Parece que cada detalhe ali foi feito pra incomodar, fugir. É o fim do mundo.

Liane Duarte 25/12/2023

A receita de bolo da autora segue aqui. Isso não costuma me incomodar, inclusive acho que ela é muito boa com essa receita, mas nesse aqui falta coisas. Acho que se é o primeiro livro da autora pro leitor ele é melhor do que sendo o 6º. Enfim, não é ruim e valorizo o fato de ter poucas páginas, mas não é o melhor dela.

Ferreira.Maia 08/11/2023

Uma alma...
Ana Paula Maia tem uma escrita impressionante e muito imersiva, consigo me apegar a todo personagem que é apresentado ainda que brevemente.

É bem verdade que a conclusão do livro me deixou frustrado, mas não é nada que estrague a experiência de uma ótima obra que mistura muito bem o terror e a melancólica.

Jader Miani 26/07/2023

Escrita excepcional como sempre, mas certos elementos no enredo não convencem.
O estilo fluído e cativante da autora continua sendo excepcional, porém, ao contrário de "Enterre seus Mortos", "De Cada Quinhentos Uma Alma" continua a história dando ao mundo de Ana Paula Maia um tom mais sobrenatural. Adoro quando um enredo assume o fantástico ao invés de omiti-lo, esse não é o problema, a grande questão é o gatilho que move a história, é pouco crível, a forma como os "soldados" agem não tem embasamento algum além da vontade da autora de querer que seja assim. Contudo, a história se torna mais interessante e ficamos ansiosos em descobrir o que acontecerá com Edgar Wilson e seus companheiros.

yasmin 09/07/2023

Pra quem quiser saber, a ordem dessa parte da história da obra da Ana Paula Maia é:
-Assim na terra como embaixo da terra.
-de cada 500 uma alma.
-enterre seus mortos (que se localiza dentro de "De cada 500 uma alma")

Eu digo dessa parte da história, porque a trilogia que vem antes eu não li ainda.

Leila 08/07/2023

De cada quinhentos uma alma, obra da autora Ana Paula Maia, é um romance que desperta reflexões profundas sobre a natureza humana, entrelaçando habilmente elementos bíblicos com a realidade da pandemia do Covid-19. Este livro começa exatamente onde termina o livro anterior da autora, que também já li, o Enterre seus mortos, trazendo também as mesmas personagens que apareceram tanto em Enterre seus mortos como em livros anteriores.

A trama se passa em um mundo devastado por uma doença misteriosa e letal, onde um grupo de personagens lutam pela própria sobrevivência, enquanto enfrentam dilemas éticos e morais.

A autora explora bem as consequências psicológicas da pandemia (esse livro foi lançado no segundo semestre de 2021), mergulha nas profundezas da alma humana, expondo medos, desespero e a luta pela sobrevivência em um cenário pós-apocalíptico.

A presença de elementos bíblicos ao longo da narrativa confere um aspecto simbólico e enriquecedor à história. As referências sutis à Bíblia, como a divisão em grupos de quinhentos, remetem a passagens e alegorias religiosas. Esses paralelos ampliam a profundidade temática do livro, ao mesmo tempo que oferecem espaço para interpretações mais amplas sobre a condição humana diante do caos.

No contexto da pandemia do Covid-19, encontrei paralelos intrigantes com a realidade atual. A disseminação da doença, a luta pela sobrevivência, as tensões sociais e as questões éticas emergentes são temas que ressoam fortemente com os desafios enfrentados pelo mundo contemporâneo.

Enfim, apesar de ser um livro super curto, eu gostei da experiência de leitura, assim como havia gostado da obra anterior que li. #ficaadica

Doug 27/06/2023

Um caminho errado
Sempre amei os livros e os personagens da Ana Paula Maia e sempre sonhei com uma saga maior para os personagens, mas detestei o caminho que ela tomou nessa trilogia.

O que sempre me cativou nas histórias dela foi a simplicidade e as jornadas discretas e rotineiras dos personagens, nada de salvar o mundo de um grande mal ou qualquer coisa do tipo.

Honestamente, não sei nem se vou ler o terceiro livro. O final desse foi frio demais.

Uma pena. Sempre considerei os livros da Ana Paula um respiro nas grandes jornadas literárias que vez ou outra gente emenda.

Leio, logo existo 30/12/2022

Impressões de leitura
O livro “De cada quinhentos uma alma” é o volume 2 de uma trilogia iniciada por “Enterre seus mortos”.

O que nos parecia uma sugestão no livro anterior concretiza-se, isto é: nesse livro o clima apocalíptico ganha contornos mais nítidos.

Escrito durante o período pandêmico, percebemos nos desdobramentos do enredo como Ana Paula foi influenciada pela realidade que vivenciamos durante 2020-2021. A cidade onde os fatos narrados se desenvolvem também foi assolada por um vírus mortal e a forma como as autoridades escolheram enfrentar essa situação é extremamente problemática.

A narrativa despertou o mesmo sentimento de estranheza do primeiro livro da trilogia e cumpriu seu objetivo, ou seja, nos deixa com a vontade de ler o próximo livro.

Nos últimos dois meses, li três livros de Ana Paula Maia. Acho que esse fato deixa claro que fui cativada definitivamente. Recomendo a leitura.

mari 21/12/2022

De cada quinhentos uma alma
Meu primeiro contato com a Ana Paula e que infelizmente não foi dos melhores?
Mesmo dizendo que esse livro pode ser ?lido separadamente? acho que a experiência teria sido melhor e mais imersiva se eu tivesse lido o primeiro da trilogia.
Também achei um livro muito pequeno para o tanto que poderia ser explorado, foi tudo um pouco rápido demais.
Jader Miani 26/07/2023minha estante
Eu comecei lendo Enterre Seus Mortos e senti que De Cada Quinhentos Uma Alma é uma continuação direta do mesmo, realmente acho que o mais adequado é ler os dois juntos (até porque se unir os dois dá o volume de páginas de um "romance padrão".

Loba Literária 10/11/2022

Apenas zero defeitos, como sempre. O final de uma trilogia que eu nem sabia que existia, vamos acompanhando Edgar Wilson, Bronco Gil, e Tomás no fim do mundo. Eu gostaria de ter lido "Entre gados e homens" antes pra entender melhor alguns aspectos, talvez pegar umas referências. Mas uma obra perfeita, como tudo o que essa mulher escreve.

Ana Claudia 06/11/2022

Última obra lançada da aurora Ana Paula Maia. O assunto tratado em "De cada quinhentos uma alma" foi uma surpresa para mim.

André Vedder 08/10/2022

"O fim do mundo está do outro lado da porta, mas isso ele ainda não sabe." Um livro que inicia com uma frase apocalíptica como essa já provoca uma expectativa no leitor de que algo está por vir. E o que se sucede após e durante toda a leitura é aquilo que habitualmente Ana Paula Maia faz com qualidade: uma escrita fluída, direta e crua.
Quem assim como eu acompanha o trabalho da autora desde seu início, encontrará aqui mais uma vez personagens vistos por toda sua obra, formando assim uma continuidade de um todo. Vale ressaltar que em alguns momentos a autora refresca a memória do leitor sobre os mesmos, mas de uma forma sutil, sem muitos rodeios.
Temos aqui uma imersão da autora mais pro caminho do suspense e até sobrenatural, onde a mesma consegue criar um clima de prenúncio que me prendeu até o fim.
Ana Paula Maia continua sua jornada trágica sobre a humanidade, e isso é ótimo.

"Quem não suporta a si mesmo entenderá que o inferno não são os outros nem está nas profundezas dos abismos."

"O caos é silencioso. Move-se insuspeito. Penetra pelas brechas ordinárias que ignoramos. Instala-se, e, assim como um organismo vivo, seu instinto é expandir-se, sulcando camada após camada até enraizar-se. Quando nos damos conta, ele é quem já dita as ordens e os próximos movimentos. Nem mortos, nem impotentes; estamos dominados."