Ao professor, com carinho

Ao professor, com carinho Rubem Alves

Resenhas - Ao professor, com carinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kethlyn 01/04/2024

A culpa é das expectativas
Como o primeiro livro que li do autor, ?Ostra feliz não faz pérola?, me tocou profundamente e me fez refletir sobre tudo, eu esperava uma leitura tão espetacular quanto. Mas me frustrei bastante, achei muitas reflexões viajadas demais e não consegui chegar a lugar nenhum com elas. Eu amo a escrita do Rubem e ainda quero lê-la em outros livros, mas esse realmente não superou em nada das minhas expectativas ? na verdade ficou bem aquém.

Ruhamah. 25/03/2024

Eterno Rubem Alves.
"Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem anda sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido."
Um dos melhores escritores sobre educação na minha opinião.
O Rubem é sempre doce, direto e incrível.
Fico feliz por pessoas de fato associar educação com o ato de amor.
Livro leve, rápido e muito marcante.
Todos deveriam ler ao menos uma vez.

Gabryelly 14/03/2024

O que é pensar?
Nossa, o Rubem Alves é tão certeiro em suas colocações, a forma como ele se expressa é incrível. ?Queria que as escolas incentivassem a leitura por prazer? Quantas e quantas vezes nos sobrecarregamos de informações e acabamos apenas por repetir a ação e o pensamento de um outro, porque a verdade é que na vida não somos ensinados a pensar, somos ensinados a reproduzir. Em uma das passagens do livro o Rubem diz que as pessoas compartilham quase tudo, mas não as ideais, porque são a partir das ideias que todas as coisas mudam.

Leticia 16/02/2024

Visão de uma professora
Bom... rsrs
De início, nas primeiras páginas, o autor declara sua apreciação por Marx o qual não compactuo. Muitos de seus posicionamentos sobre a educação seguem essa visão. Em sala de aula, não vejo que seja efetivo.
No entanto, faço parte do grupo que acredita na importância de cativar o aluno, sempre busco formas de tornar o conteúdo mais atrativo e sigo a linha de educação afetiva, assim como o autor.
Confesso que não gostei de algumas analogias que o autor usou... muito estranhas para falar do processo de ensino e aprendizagem, com apelo sexual, realmente não gostei dessa parte, viajou na maionese rsrsrs.
Mas....
Como sempre, em minhas leituras, busco extrair algo bom. E gosto de ter um pensamento crítico e me posicionar conforme minhas crenças, sempre aberta a aprender.

Daiana 05/01/2024

Ao professor, com carinho...
Este é um livro contendo 08 crônicas do autor que discorrem a respeito de temas como a importância da educação e da possibilidade de mudanças no paradigma da estrutura da educação brasileira. Entretanto, Rubem Alves faz isso nos mostrando a importância de pensar a educação não apenas pelo viés pedagógico, que sim é de suma importância, mas pelo viés do afeto! De estimular naquele que aprende o desejo genuíno do saber, promovendo assim a arte de pensar.

JAQUEAMOLIVROS0 30/12/2023

Perfeito
Um livro cheio de ensinamentos para nós professores, amei os contos do Rubem Alves !Que escrita gostosa de ler, faz a gente refletir de um jeito leve e tranquilo, fui lendo aos poucos para apreciar os ensinamentos em cada conto.

Rodrigo Leão 21/11/2023

Ótimo
Rubem é incrível. Sua escrita é simples e profunda, faz a gente querer ler mais e mais. Quando vemos se passou 80 páginas .

Stephanie Crist 05/11/2023

Maravilhoso
Livro repleto de reflexões que inquietam e inspiram o ser professor e o ser aluno. Simplesmente maravilhoso, poético, cheio de analogias que abrem os nossos olhos?

Ygor Araujo 01/11/2023

Deveria ser lido por todos os professores
Rubem Alves nos coloca para pensar com sua forma poética e reflexiva de se expressar. Por vários motivos, esse não é um daqueles livros dos quais só se lê uma vez. É preciso ler, refletir, sentir, apreciar e voltar nele quantas vezes for preciso para aprender e crescer. Os pensamentos do autor sobre a educação são coerentes, mesmo que para alguns pareçam meio chocantes.

Algo que ficará marcado em minha mente se refere a sua provocação de que alguns professores excitam e outros brocham os estudantes. O que é uma realidade.

Suas analogias são construídas de modo que o leitor fique por muito tempo refletindo sobre elas.
Ariane.Monteiro 01/11/2023minha estante
??????????

Milena 28/10/2023

Excelente!
Rubem Alves deveria ser Leitura obrigatória p todos os educadores.
Esse livro é fantástico " a arte do pensar e do afeto"

Gaitista 25/10/2023

Rubem Alves como sempre
Eu sou uma grande fã do Autor, me encanta a forma que ele escreve sobre educação, de como deve ser fomentada o ensino e tudo mais, como trilhar o caminho do aprendizado? É um livro leve de poucas horas de leitura, mas com o autor aprendemos que as vezes um livro simples pode ter uma uma potência gigante!

Brunny Rocha 19/10/2023

Uma vez a Bruna disse que a gente deve comer Rubem Alves no café da manhã todos os dias. E eu não posso discordar.
Isso aqui é remédio pra alma.

Vanessa Viana 03/10/2023

"Porque a inteligência é a procura do desconhecido que não foi ensinado e não é sabido".
Esse foi meu primeiro contato direto com Rubem Alves e foi proveitoso. Pretendo ler mais do autor e indico essa leitura (indico a todos, não apenas aos professores)!

Alline 08/09/2023

Um respiro
Como professora, sempre me sinto chacoalhada com as provocações de Rubem Alves. É necessário que o leiamos de tempos em tempos para que possamos renovar a fé no que fazemos e nos recordar que ser professor é, antes de tudo, uma escolha.

Karoline141 08/09/2023

Vale a pena
Leitura rápida e proveitosa para professores e educadores. É bom pra dar uma renovada nos ânimos e se sentir motivada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5