Elize Matsunaga

Elize Matsunaga Ullisses Campbell

Resenhas - Elize Matsunaga

Fran 24/09/2021

Tragédia anunciada
Eu esperava ver mais detalhes da vida de Elize no pós-crime e sua vida no sistema carcerário, assim como foi o livro de Suzane, mas aqui o ensaio nos traz o background de Elize e de como ela e o marido se conheceram.

O livro te prende do início ao fim. Foi uma leitura difícil, todas os relatos das pessoas ao redor de Elize e Marcos foram extremamente angustiantes. Algumas cenas me deram náuseas. Para quem é sensível, fica o alerta: há muito, MUITOS relatos de violência e abuso sexual no livro.

Eu fiz 210 marcações, mas não consigo escolher uma para destacar. Me espantou a forma como Marcos se referia às mulheres, ele era um homem totalmente depravado. Violentíssimo. Nojento. Elize, por sua vez, é fria e narcisista, mas vem de um passado de sofrimento sem tamanho. Ela tentou mudar diversas vezes, mas só caiu em ciladas. Seu passado não apaga ou ameniza a brutalidade do crime que cometeu, de forma alguma.

No início, Ulisses atesta que Elize contou com um [*****]mplice. Porém, isso não foi provado em tribunal e o fato reaparece ao fim do livro como algo que não se tem certeza. A perícia não achou nada na tal serra elétrica. Mas, até aí, também não acharam sangue na casa onde o crime aconteceu (bizarro, né?). Mais um segredo que Elize levará com ela pelo resto da vida. Só achei a colocação de Ulisses desnecessária. Um cliffhanger de mau gosto.

Vale a leitura.
Matheus.Pegorari 13/10/2021minha estante
Acho que você não entendeu, acompanho o trabalho do Ulisses e até mesmo ele acha estapafúrdia essa história de 3ª pessoa. Não vi da mesma forma esta passagem.

luanastefanie 24/10/2021minha estante
Acho que no início do livro não se tratava do Marcos?

Matheus.Pegorari 27/10/2021minha estante
Não mesmo, o inicio do livro é uma caçada a um Javali...

Fran 30/10/2021minha estante
É só a minha opinião, ninguém precisa concordar :)

Jéssika Dayana 27/10/2021

Então né...
Eu terminei essa leitura morrendo de medo da resenha... Eu me simpatizei com a Elize mano. É claro, não justifico e nem aceito o que ela fez. Matar alguém com essa crueldade não da pra aceitar. Porém, vendo pelo lado dela da história, é de se pensar em algumas coisas. Marcos também não era todo santo não, Elize sofreu poucas e boas mas mãos dele. Mais uma vez o autor me cativou e me prendeu na leitura. Os fatos são tão palpáveis, é claro que depois fui atrás das fontes pra confirmar algumas coisas e tudo é 100? verdadeiro nesse livro. Gostei bastante. Só não é perfeito porque acho q o autor divaga demais em certos pontos, ele conta muitas histórias de vida de personagens que não liguei muito. Enfim, basicamente fiquei meio a meio com Elize e Marcos, não aprovo suas ações mas também não crucifico nenhum dos dois. Super recomendo a leitura pra quem gosta de true crime.
Jéssika Dayana 31/10/2021minha estante
Eu descobri do nada tbm. É um livro novo, não tem muito tempo q lançou. Eu adoro ler true crime

Aline.Caroli 23/05/2022minha estante
ola, sabe se tem o livro em pdf?

brendaflleal 02/06/2022minha estante
Aline, eu encontrei o pdf.

orange submarine 27/05/2023minha estante
Eu fiquei surpreso que a Elize foi diagnosticada como psicopata, porque o crime parece que foi um crime de circunstância. E ainda acredito que muitos detalhes sobre o caso foram ocultados pela própria Elize, referente à motivação do crime.

trissia.dantas.9 28/10/2021

A loira errou, mas...
Elize cometeu um crime: matou seu marido com um tiro. O que mais choca não é o tiro em si, mas o esquartejamento.
Ela deveria ter pegado sua bebê e fugido dos abusos do marido. Hoje estaria feliz ao lado da sua filha e poderia trabalhar em uma das várias profissões que ela com sua inteligência desenvolveu ao longo dos anos.

Sobre Marcos: O mal dele foi achar que poderia pisar em todas as mulheres que quisesse e seu dinheiro permitisse. Ele pisou,machucou e humilhou muitas mulheres. O mal dele foi pensar que com Elise seria igual às outras, não foi...
Fernanda 25/11/2021minha estante
Creio que a senhora não viu o documentário. Foi dito que se Elize fugisse com a criança, nas palavras dele: ?você vai levar um tiro e não vai nem saber de onde veio?. Sabemos que pessoas endinheiradas são sujas e a justiça é machista. Quem ia deixar a guarda da criança nas mãos de uma ?prostituta?? Dinheiro compra tudo, e esse preconceito é enraizado na sociedade, e quem sabe, com o marido violento, como você leu, não fosse ela a morta no fim?

trissia.dantas.9 27/11/2021minha estante
Oi Fernada, a "senhora" aqui, viu o documentário e leu o livro. Mais completo que isso, só eu batesse um papo diretamente com Elize. Evidentemente ela tem alegar legítima defesa no assassinato do marido, é estratégia da defesa. Mas, isso não quer dizer que eu tenho que acreditar nela. Democracia é isso aí: você fala, eu escuto e pondero suas palavras. Desejo o melhor para Elize, que ela cumpra sua pena e seja reintegrada a sociedade.

Fernanda 08/01/2022minha estante
Espero que a senhora nunca tenha q passar por um relacionamento abusivo pra aprender a ter senso

Fernanda 08/01/2022minha estante
No livro foram citados diversos casos sobre o Marcos violentando e estuprando outras garotas de programa. Em ninguém você acredita? Só no santíssimo Marcos? Ele não era santo. Você não precisa acreditar na Elize pra entender que ela era abusada dentro de casa por meio de relatos das outras pessoas e até ameaçada de morte, até pq nunca dá nada pra gente rica.

Fernanda 25/11/2021minha estante
Oii! Só uma curiosidade: ?coisas que as pessoas se prestam a fazer por tão pouco?, a quem você estava se referindo?

Lou Marques 25/11/2021minha estante
Algumas meninas que não precisavam estar nessa vida, mas gostavam do luxo, mesmo sofrendo humilhações ou até mesmo maus tratos.

Lucimara Moreira 17/11/2021

Excelente
Mais uma vez o autor narra de maneira implacável as motivações desse crime que chocou o país.
Ulysses traz todo o entorno da assassina e da vítima, a estrutura familiar e os traumas que transformaram Elize numa pessoa extremamente focada (e fria).

Confesso que em alguns capítulos, eu fiquei balançada pro lado da Elize.

Nada justifica tamanha barbárie, ok, mas o que uma pessoa é capaz de fazer quando vive um relacionamento abusivo?
Fica aqui a minha pergunta...
Fernanda 25/11/2021minha estante
PENSO EXATAMENTE IGUAL! As pessoas a rotularam como ?a mulher que matou e esquartejou cruelmente o marido?, mas ele era santo? E as coisas que ele fazia pra ela? E as ameaças? Quem é mulher no Brasil sabe como esse tipo de relacionamento termina. Elize cresceu sem instrução alguma, sofreu e nunca mostrou ser uma pessoa violenta antes. No livro mostra repetidas vezes que Marcos foi violento, imagina dentro de casa? Quem sabe se não fosse ele, seria ela?

Lucimara Moreira 25/11/2021minha estante
Se realmente a profissão da prostituta foi legalizada no Brasil com direitos trabalhistas (isso é mencionado no livro e eu não tenho conhecimento no assunto), no mínimo essa "vítima" teria diversos processos em cima dele.
Ninguém nunca mencionou antes as agressões que ele fez à outras mulheres de programa.
Fica fácil falar que ele tirou ela da prostituição. Vejo que ele aprisionou ela em outro tipo de prostituição, e a tratava muito pior que os antigos clientes.
Ela errou sim pelo fato do assassinato, mas ainda fico me questionando o que mais esse cara faria com ela, se ele não tiraria a filha dela por simples infantilidade e competitividade.

Jocelina.Motta 08/10/2023

Leitura viciante!
A escrita do Ullisses é viciante. Esse livro é bem mais do que parece. O autor não narra apenas o crime, o julgamento. Na verdade, essas situações são até pouco presentes na narrativa. À partir da leitura descobrimos de onde vem cada "personagem", quais os seus demônios do passado, o que os levou até o fatídico momento. Precisei parar por um tempo, pois o livro traz muitas situações problemáticas e que nos deixam pensando sobre. Recomendo 100% a leitura. Pretendo ler os outros dois do autor.
SELMAISAH0 08/10/2023minha estante
Queria tanto ter concluído a leitura desse livro. É muito real, fortíssimo e eu acabei abandonando.

Jocelina.Motta 15/02/2024minha estante
Realmente, não é um livro fácil. Quase não consegui concluir.

Geysiele Capelão 01/02/2022

De forma extremamente detalhada Uillisses Campebell relata toda a história por traz da vida de Elize, os motivos e exatamente o que aconteceu quando ela matou e esquartejou o marido, Marcos Matsunaga. Com certeza foi um dos crimes que mais chocou o Brasil e com esse livro podemos entender os motivos para muitos acontecimentos na vida de Elize. Uma menina sonhadora, que passou por maus bocados na infância. Almejava sair do interior do Paraná em busca de uma vida melhor na capital. Ingressou na vida da prostituição de luxo e foi a partir daí que ela conheceu e casou com Marcos, que é onde tudo começou e a levou ao assassinato. Além disso, o livro mostra a realidade por trás da vida na prostituição e o que leva muitas mulheres a viver nesse mundo de tudo por dinheiro e luxo. Livro muito instigante, extremamente detalhado, informações que eu me perguntava ?como que o autor sabe dessas coisas?!? ai eu lembrava que não é atoa que foi escrito por um jornalista. Muito bom!! :)
Gabi 04/02/2022minha estante
Perfeito! Amei essa resenha!!!

Caio.Lincoln 08/02/2023

A Assassina de Chopinzinho
Há algum tempo já venho lido sobre crimes horrendos que aconteceram no Brasil, e o caso da Elize foi um dos que me deixaram mais curioso. Não é só pelo fato do crime que ela cometeu, mas de todo a trama envolvida, e pela frieza que ela teve em esquartejar o marido e viver como se nada tivesse acontecido.

Para alguns a Elize é uma heroína que se libertou de um relacionamento abusivo do qual milhares de mulheres são submetidas no país. Para outros ela não passa de uma psicopata e de uma criminosa, que cometeu um crime injustificável e que merece apodrecer na prisão.

Livro muito bem feito pelo Ullisses Campbell que é um grande erudito nessr tipo de tema.
clari15 08/02/2023minha estante
capa alternativa de after

Sabrina.Lolli 27/03/2023

Elize me deixa confusa, as vezes tenho pena dela, as vezes acho que ela é fria demais, mas ai penso na criação dela, na vida que ela teve e acho que é difícil julgar se outra pessoa nessas condições não faria o mesmo. Da trilogia das mulheres assassinas Elize pra mim é a menos perversa.
JAssica114 28/03/2023minha estante
Concordo plenamente.

maiana 22/11/2021

O livro é excelente em sua escrita, o enredo discorre bem, como o esperado, porém cansativo. Tive a percepção que houve "encheu linguiça", mas é bom. Tem sim um aprofundamento, mas minha expectativa foi quebrada esperava muito mais.
Léo 27/11/2021minha estante
exatamente minha sensação

Lucas 01/12/2021

É eita atrás de vixe esse livro, viu. Cada história pesada. Eu estava tentando muito não ?passar pano? pra elize, pq ninguém tem o direito de tirar a vida de alguém, mas que homenzinho nojento e podre esse farofa yoki.
Fiquei na dúvida se aquele argentino que aparece no livro é aquele amigo do marcos que aparece no documentário da Netflix. Outro nojento
Daniela.Tomé 01/12/2021minha estante
Menina do céu, tava com mesmo pensamento quando vi a série.. tava quase passando pano pra elize kkk esses macho são uns escrotos né meu

Kleber 23/01/2023minha estante
Tbm gostei da escrita do autor e a forma que ele aborda o cotidiano do personagens

Carolina273 20/10/2021

O livro relata muito além do crime, a partir do conteúdo presente no livro podemos conhecer a história de Elize, e dos demais presentes em sua vida.
A frieza como tudo ocorre, desde aos abusos sofridos por Elize na adolescência, a iniciação no mundo da prostituição, como funciona a prostituição e os abusos dessas profissionais, que vão desde as acompanhantes de luxo até às mulheres que cobram valores simbólicos. Diz muito sobre a vida que Marcos levava, com muito dinheiro, poder, portador de alguns vícios excessivos por sexo, paixão por armas e a caça de animais.
O autor não apresenta uma justificativa para o crime cometido, nem pretende impor algum inocente, acredito que seja bem imparcial, relatando apenas os fatos do que aconteceu antes, durante e depois. O que vemos é basicamente o que foi apresentado em depoimentos e julgamentos, com bastante detalhes da vida pessoal de Elize e os demais a sua volta.

Sem dúvidas um livro que possui muitos gatilhos, como o estupro, pedofilia, uso exagerado de drogas, agressões e assassinato.
Maria18003 22/10/2021minha estante
Resenha perfeita de linda como sempre ?????

Beatles 20/08/2022

Peguei esse livro em pdf para passar o tempo e me surpreendi. Muito bom, acho que o autor só exagerou nas vidas de certas pessoas que colocou no livro e não tem nada ver com a história.
De resto tudo muito bem detalhado.

É só a darkside publicar esse livro e aposto que cai triplicar sua venda, pois até então estava com receio de ler por nunca ter ouvido falar do autor.
jlavix 30/09/2022minha estante
Mas todos os personagens têm a ver com a história. Ulisses, expondo todas essas histórias, evidencia que a de Elize limitou-se a partir do momento em que ingressou na prostituição, assim como o das outras personagens apresentadas.

Laiz 03/11/2021

I'm not saying he deserved it...
- melhor que o livro da suzane, mas eu queria voltar no tempo antes desse livro quando eu ainda não sabia o que era anal giratório, tive que pesquisar
- essa mulher passou o pão que o diabo amassou antes de casar e esse marido dela era violento e biruta, um dos dois ia morrer ali
- valores exorbitantes de carro, de aluguel, de garrafa de vinho, isso tá muito fora da minha realidade
- prostituição de luxo é um sintoma de como os caras estão dispostos a desembolsar fortunas pra fazer coisas nojentas e criminosas impunemente né puts
- menciona até aquele velho safado da casas bahia que disseram que não pode ser pedófilo pq ele sobreviveu ao holocausto e logo não comete crimes
Arrasou!