Jornada pela Magia

Jornada pela Magia Guilherme Lopes Lacerda

Resenhas - Jornada pela Magia

Bubu21 04/01/2024

A história é boa,
Tem personagens legais, alguns são sem desenvolvimento.
É interessante o uso da magia em artefatos.

Gaby 23/12/2023

Jornada pela Magia
É um bom livro, gostei dos personagens (principalmente o protagonista), da construção do ambiente e da jornada deles.
Algumas pessoas não gostaram dos acontecimentos da parte final por ter sido trabalhado de forma corrida porém eu acho que mesmo que tivesse sido trabalhado com mais calma continuaria me desagradando e a vários porque não é exatamente o tipo de desfecho que a gente espera/busca em uma história. Isso não faz dessa parte final ruim, apenas não é do meu gosto pessoal,

Pedro P. R. 09/03/2023

Esse livro me deixou dividido.
Jornada pela Magia me lembrou uma vibe de história próxima a que estou acostumado a ler em light novels, mas, ao mesmo tempo é diferente.

A parte parecida esta em como a narrativa se desdobra. Em como os personagens são apresentados e desenvolvidos. Já a parte diferente, está no tamanho dos capítulos achei um pouco longos demais.

A história possuí pontos de quebra dentro dos capítulos, mas mesmo com eles acabava ficando longo demais. Você começava um capítulo e vê que tem de 30 a 50 min de tempo de leitura para terminar assusta um pouco. E em quanto lemos, da para ver pontos onde o capitulo poderia ter acabado e começado outro. Isso tornou em alguns momentos a leitura um pouco cansativa.

Mesmo assim, o enredo prende a gente. Toda uma jornada de resgate que acaba se tornando uma jornada de resgate duplo em certo momento. É, você vai ter que ler o livro para entender o que estou falando. E me repentino, o enredo prende bem, nos deixa curioso sobre a crise que envolve o personagem e o mundo onde a historia se passa, mas o protagonista em si não me cativou tanto.

Agora, algo que vi que outras pessoas também se queixaram perto do fim do livro e meio que concordo em parte com elas. A história parece desandar depois de um determinado evento lá para 70 a 80% do livro e por causa de uma reviravolta, acaba indo numa direção completamente diferente.

Algo que poderia ser feito para corrigir essa impressão, é terminar o livro bem no momento dessa reviravolta, e essa parte final do livro pode ser um pouco melhor trabalhada no quesito de ter mais conteúdo e ser transformado em um livro 2. Acho que funcionaria perfeitamente.

Indico o livro para quem curte fantasia. É uma boa leitura, e com uma edição em algumas partes poderia ficar muito melhor.
Guilherme 10/03/2023minha estante
Obrigado pela resenha!
Agradeço muito por você ter lido, pelos elogios e também (talvez até mais) pelas críticas, vou levar tudo isso em consideração para saber o que olhar com mais carinho nos próximos livros.

Matt 24/12/2022

Criativo, um pouco inovador e divertido
Eu gostei do livro, ele é bem leve em sua maioria, uma leitura mais pra você se divertir e passar o tempo. Por se tratar de um livro de fantasia, tem vários elementos que me impressionaram até, como a questão das joias que possuem poderes diferentes, além da possibilidade de aprimorar, fundir e criar essas pedras que lembram as do thanos.
Recomendo? Não muito.

matheuso 06/05/2022

O livro tem um início promissor e muito envolvente, mas chega a um ponto da história que as coisas começam a ficar meio confusas, os desenvolvimentos acabam meio estagnados.

Tainara76 10/04/2022

Faltou uma coisinha no final
Estrinia já foi uma cidade grandiosa, mas agora está velha e decadente. A cidade é dividida em uma parte rica e uma parte pobre. Na parte pobre vive Urin, um ladrão como a maioria das pessoas ali. Mas Urin não se interessa só por dinheiro, ele é fascinado por magia e seu objetivo é entender mais sobre as joias mágicas.
Quando o seu caminho cruza com o de Krestan, um homem misterioso perseguido pela guarda, Urin embarca em uma aventura que mudará para sempre quem ele é. O ladrão egoísta de Estrinia pela primeira vez vai arriscar sua vida por outra pessoa. E mesmo desconfiando de todos, ele será enganado pela pessoa que jurou proteger.

Pedro Peixoto 04/03/2022

É bom
Então, eu gostei de muitas coisas nesse livro. A escrita, a maneira como os personagens são desenvolvidos, a narrativa...

Porém, ele visivelmente começa a ficar mais esquisito na segunda metade do arco, e algumas decisões do protagonista são meio confusas. Tudo isso se desencadeia em um final que achei particularmente frustrante. Parece que houve um cuidado menor para encerrar a história, e de repente pareciam detalhes demais para socar tudo no mesmo livro.

Eu sinceramente gostei, no saldo final, mas me faz refletir se realmente valeu a pena o meu "desespero" de terminar o livro pra saber o que ia acontecer

pamp. 23/01/2022

Comecei esse livro porque ele me lembrava um favorito meu (admito que foi o título), e com toda certeza posso dizer: não me arrependo de ter iniciado. Que livro bom!

Muitas coisas na história são super cativantes e interessantes. A começar pelo universo criado, bem detalhado. Amei toda essa questão da magia, de que nem todos tinham acesso livre (ou só simplesmente não eram aptos a ela), e principalmente suas divisões e artefatos feitos para isso. Achei genial e criativo.

Os personagens também são muito bons. Amo o Urin, inimigo da higiene e dos banhos (sim eu vi ele falando que nao toma banho nas viagens). Dei boas risadas com ele. Também amo a Ella e o Liam, eles são incríveis (mesmo que eu não tenha me apegado tanto com ela no início). Na visão, os personagens são bons e fáceis de se apegar - na maioria dos casos - é isso tornou as revelações e plot twists cada vez mais surpreendentes. Eu realmente não esperava por aquilo.

E por falar em plot, gostei bastante também. Mas mais ou menos na metade, eu achei tudo muito morno e parado (eu contei isso como ponto negativo, somado que nesses momentos eu ficava confusa com umas coisas aqui e ali. O bom é que depois dos 50% começou a acontecer tanta coisa que o livro ia se 0 a 100 e eu à histeria em dois segundos. Amei.

Minha última reclamação (prometo): os capítulos grandes. Talvez seja porque, pessoalmente, não gosto de capítulos longos, mas senti que me incomodei um pouco nessa parte

Mas no geral, esses pontos que apontei como negativos não impediram que eu gostasse muito desse livro. Porque eu gostei bastante. Irei fazer uma resenha para o Instagram, inclusive. E leiam esse livro!

Ias 10/01/2022

Quero mais!
Vamos começar dizendo que achei a principal criação da história muito interessante: os artefatos que aparecem ao longo de todo o livro com certeza me deixaram fascinada e eu queria aprender tudo sobre eles igual ao Urin! Achei criativo e curioso, principalmente a relação com as jóias arcanas e os elementos.
Toda a história do livro é daquelas que te prende do início ao fim, a cada linha parece que tem um acontecimento importante e o leitor definitivamente não tem um segundo de paz hehe. O ritmo da história é acelerado, para dizer o mínimo, e não deixa espaço para tédio. Não sabia como parar de ler quando precisava!
Senti falta de um pouco do background dos personagens, já que muito da história dos ouvintes teoricamente aconteceu no passado, e gostaria de entender mais sobre isso. Porém, independente desse background, os personagens são muito interessantes e me fascinaram. Aliás, ainda não superei o Krestan? Gostei tanto dele desde que apareceu do nada!
Finalmente, o único motivo de verdade de não dar 5 estrelas é uma coisa a qual eu pessoalmente dou muita importância: descrição. Em nenhum momento há alguma descrição nem mesmo do protagonista, e principalmente, senti falta de descrição dos cenários. A partir de certa parte da história, fica claro que se passa num mundo medieval, mas no início, honestamente não sabia se o ambiente da história era um mundo atual, futuristico ou o quê, e isso atrapalha bastante na minha visualização das cenas. O mesmo ocorre com os artefatos. Queria saber tudo sobre eles, mas exceto alguns poucos, eles só são constantemente chamados de ?artefatos?, e me deixa muito curiosa pra saber o que o autor imaginava de cada um!
Mesmo assim, recomendo muito a leitura! Adorei cada trecho!

Myzlen1 09/08/2021

Alta fantasia onde se toma banho!
Ambientação - 4

Ambiente de alta fantasia, medieval com magia e escassos elementos de tecnologia. Tudo bem construído e descrito de forma breve e sem ser cansativa.

Escrita - 4

A escrita é boa, fluida, constante, temos boas descrições sem se estender demais, a condução da história é boa, podemos visualizar os arcos, mas a única coisa que incomoda um pouco é que em determinados momentos a coisa corre um tanto solta, como que de improviso. Isso costuma dar originalidade e naturalidade, porém vem a um custo que acaba sendo, na maioria das vezes um evento colocado com a mão que acaba ocorrendo.

Protagonista - 3,5

Bons, carismáticos, originais. É possível criar vínculos e entender as nuances, faltou muito background e isso compromete um pouco, mas nada muito grave.

Coadjuvante - 3

Um misto de sensações, alguns muito bons, outros bem eventuais, não seria um problema, mas parece que todo mundo meio que gira em órbita dos protagonistas e da trama em si, falta background ou uma razão de ser melhor desenvolvida. Destaque para personagens femininas que estão longe de serem indefesas ou legadas a par romântico.

História - 5

A história começa bem promissora, um mundo de fantasia bem elaborado e particular, a magia tem forte peso e presença naturalmente, porém a tentativa de tornar ela mais científica incomoda um pouco, também deixa margem para muita coisa que fica vaga. Um ponto positivo é que a preocupação com a higiene existe o que é particularmente bem raro em livros do gênero. Lá pelas tantas a história fica bem arrastada e um pouco perdida de forma um tanto preocupante, mas no último arco a história cresce muito e ganha nova identidade, com um final bem particular e ousado, arriscar sair do lugar comum não é fácil e isso provavelmente não irá agradar todos os públicos, mas nesse caso foi muito bom, nada maniqueista, trazendo aspectos sociais e políticos mesmo de forma muito muito superficial dando oportunidade de observar eventos sob perspectivas diferentes o que é muito bom.

Nota - 4,5

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ x ] Um filme
[ ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ x ] Requer atenção
[ ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ ] Meia dúzia
[ x ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ x ] Eu entendi a referência
[ ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente
Guilherme 18/08/2021minha estante
Muito obrigado pela resenha!
Já deixei anotado os seus comentários para levar em consideração nas próximas obras.

Karol 03/12/2021minha estante
Adorei sua resenha, tanto pela riqueza de informação quanto coerência na avaliação. Já havia lido quando a encontrei, mas com certeza será uma ótima referência para quem ainda tem dúvidas sobre a leitura. Aliás, deixo aqui também a minha recomendação. Não sou uma leitora assídua, mas a obra me prendeu pela sua fluidez, tornando possível terminá-la em poucos dias.

Susanna 08/05/2022minha estante
Vc é genial, parabéns.