O homem que odiava a música

O homem que odiava a música Osni Oliveira

Resenhas - O homem que odiava a música

Alessandra.Adams 30/04/2023

Uma história leve e fluida.
O tipo de livro que se lê rapidamente. Ideal para passar o tempo, principalmente entre leituras mais densas.

@maarianaraamos 23/03/2023

Achei o livro muito interessante, acho que tenho alguns pontos pra falar óbvio! Mas num geral só sei que fiquei apaixonada pelo Franscisco, pra mim ele foi o melhor personagem do livro e senti falta de uma evolução do personagem! Mas no geral achei bem tranquilo!

Resenha a Dois 20/06/2022

Um livro diferente no bom sentido!
Santiago vivencia as emoções de estar iniciando uma universidade, aprendendo a conviver com pessoas diferentes, vivenciando um romance. E além disso, convivendo com um vizinho que incialmente, bem ranzinza consegue desenvolver uma amizade, e que de forma inusitada, a musica os liga.

Os personagens trazem mais reflexões de cunho social, algumas que vivenciamos no nosso dia a dia, Francisco e Augusto são os que mais trazem esses debates para a obra. Enquanto Nonato, que de ranzinza, acabamos nos encantando, e fiquei com vontade de entender melhor sua história de vida.

Em relação ao relacionamento de Santiago e Vitória, achei um pouco precipitado, mas depois a história foi se desenrolando e fui entendendo melhor a dinâmica daquele casal.

A escrita do autor não é nada enrolada, o que colabora para que seja feita uma rápida leitura, de uma tarde! Além disso, o autor consegue refletir os sentimentos dos personagens, nos deixando bem ligados ao que pensam e sentem, por fim, o livro terminou com uma ótima reflexão, que nos faz pensar sobre a vida.

Ias 27/01/2022

Pra sair da ressaca
Pra mim, esse com certeza é um livro interessante e rápido de ler pra ajudar a sair da ressaca literária, com uma história cheia de personagens fáceis de se identificar e com personalidades muito diferentes entre si.
Achei Santiago um personagem muito bom de se acompanhar, ao mesmo tempo em que ele é uma pessoa mais tímida e tranquila, também é alguém que facilmente se envolve com as pessoas e com os ambientes ao redor, e tá sempre pronto pra participar de tudo. Gostei realmente muito dele! Mas me decepcionou demais as atitudes dele no relacionamento?
Também adorei a Vitória, que tem personalidade forte e é facilmente a personagem com quem mais me identifiquei.
Agora, preciso explicar que as três estrelas pra esse livro é para as diversas problemáticas. Se era a intenção do autor, não ficou claro, mas em vários momentos acontecem piadas capacitistas, mesmo com a representatividade em ter um personagem PCD na história. Além disso, parece que vários dos comportamentos problemáticos do Santiago no namoro foram simplesmente normalizados? Se de fato o autor tinha a intenção de criticar essas questões, não é o que parece, e fiquei desconfortável em vários momentos da leitura.

Fernanda @condutaliteraria 14/08/2021

Resenha: O homem que odiava a música
Santiago é um jovem que acaba de ingressar na vida acadêmica. Longe da família, ele se vê em outra cidade e agora morando em uma república com mais dois estudantes, Francisco e Augusto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em meio as situações comuns aos universitários, Santiago consegue uma bolsa na biblioteca da Universidade e ainda conhece Vitória, uma jovem atriz de teatro. Mas o inusitado de tudo é a amizade que trava com Nonato, vizinho da república, um homem idoso, solitário e ranzinza.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A relação entre os dois não é das melhores, dentro de várias ofensas trocadas, já que Nonato é um pessoa difícil de lidar. É certo que algo aconteceu ao senhor e isso o deixou devastado ao ponto de se isolar do mundo e de todos. Porém, os dois possuem algo em comum, a música.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🎶Esta é uma narrativa fluída e envolvente. O autor nos mostra um pouco da vida dentro de uma universidade e os relacionamentos que podemos desenvolver neste período. Das dificuldades e desafios, rendendo alguns debates entre Francisco e Augusto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Santiago foi um personagem que causou um turbilhão de sentimentos. E é neste momento que entra Nonato, podendo fazer toda diferença na vida do rapaz, mesmo que por breves momentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A trama é muito bem desenvolvida e traz algumas referências literárias, além da música. Eu me senti envolvida pelas páginas e a única ressalva, é que gostaria de ter um pouco mais de Nonato.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acredito que o autor fechou a história de forma como seria mesmo, se pensarmos nas realidades da vida, apesar de quebrar meu coração. Eu recomendo muito esta história para aqueles que gostam de tramas repletas de sentimentos e reflexões.

site: https://www.instagram.com/p/CSe60NAril0/