Middlemarch (eBook)

Middlemarch (eBook) George Eliot

Resenhas - Middlemarch

Giordano.Sereno 29/03/2024

Uma história típica da novela das oito
Essa é uma história que poderia ser facilmente adaptada como uma novela de televisão. Aquela típica novela das oito, com muitos núcleos de personagens cujas histórias se entrelaçam.
O mocinho e a mocinha se conhecem e surge uma antipatia natural entre eles. Mas logo essa antipatia se transforma em um amor platônico. E eles sofrem até o final, quando se casam no último capítulo. É isso que você vai encontrar nesse livro!
Mas apesar da previsibilidade quanto ao destino dos protagonistas, os personagens secundários são ótimos. Muitos me surpreenderam e são uma atração à parte.
A única ressalva é quanto essa edição. Muitos problemas de edição e tradução que dificultam a leitura. Isso fica ainda mais irritante em uma obra extensa como essa.

milliaways 02/04/2023

Esse livro tem um grande problema de parecer ser um livro de "centro". Ele traz aquele ponto de vista do realismo de que todas as partes envolvidas em uma discussão estão erradas, e parte para apontar os erros, enquanto não toma nenhum partido no final. Ainda tem o caso de parecer de o pior sempre vai acontecer, e o pior para o autor é algo extremamente burro, que acontece senão em casos muito raros.

Com esse tipo de situação acontecendo, parece que o livro não chega em lugar algum. A autora tem um argumento muito raso de que os personagens dela tomam as piores decisões e têm que aprender com isso, mas é mais notável o fato de que a própria autora escreveu essas decisões. É escolha dela fazer os personagens assim, e não se torna algo visceral e natural, mas completamente artificial, sintoma comum do realismo. É um livro que possui até muito potencial, mas no final não leva a lugar nenhum.

Vivi 18/09/2022

E depois de 38 dias chego ao fim de Middlemarch ( Um estudo da vida provinciana).
Varios personagens de classes sociais diferentes que aqui se esbarram ou vou ter algum tipo de relação cada um a sua história de vida e com isso vamos passando a conhecer um todo dessa cidade e até como todos são moldados conforme o convívio social, conhecemos suas falhas, fraquezas mas de uma forma bem delicada até os mais terríveis que chegam a uma redenção são descritos de forma tão plausível que é impossível não nos apegar. Resumindo como é tratada essa sociedade nos faz sentir muito próximos a esse lugar. Arrisco a dizer que é um verdadeiro estudo da vida e dos nossos sonhos/ anseios quanto a esse mais profundo.
O principal pano de fundo : Mudanças políticas, evolução de teorias médicas e revolução industrial.
Temos tbm como na vida fofocas mil ( rs) pessoas que só medem bedelho na vida dos outros e que nem depois de desencarnados tem paz. Casamentos frustrados, histórias de amor e outras intrigas.
De início conhecemos Dorothea Brooke 19 anos órfã que mora com a sua irmã mais nova Célia sob tutela do tio que sonha em ter um casamento com um homem mais velho que colabore com seus planos de deixar algo para o mundo. Mas esse homem depois do casamento se demonstrou o ser mais mesquinho que se pode conhecer.
E a partir daí surgem vários núcleos.
É um livro que não é dá pra ler de tacadas grandes e alguns pontos se prolongam. Mas ao meu ver com tantas outras coisas que não menciono aqui para não me estender tanto. É um daqueles livros mais inteligentes que já li na vida.