A fábrica de cretinos digitais

A fábrica de cretinos digitais Michel Desmurget

Resenhas - A fábrica de cretinos digitais

1 | 2 | 3 | 4

Bia 14/06/2023

"Provocativo. Inquietante. Necessário"
Vivemos numa sociedade doente. Isso é um fato. Mais ansiedade, depressão, sedentarismo, obesidade... De onde vem tudo isso? O que mudou? A questão é que nossos hábitos são adoecedores e muitas vezes nem nos damos conta.
O excesso de informação com o qual somos bombardeados está adoecendo nossas mentes, nos esgotando e causando uma fadiga que nos afasta de viver o que realmente importa.
Estamos tão conectados e ao mesmo tempo tão desconectados de nós mesmos... E sem perceber vamos reproduzindo esses hábitos em nossas crianças e criando uma geração cada vez mais frágil, dispersa e sem valores. O uso de telas desde a primeira infância não está fazendo dos nossos filhos pequenos gênios da tecnologia, mas criando uma geração que "pela primeira vez têm QI inferior aos dos pais" e emocionalmente doentes.
Comprei "A Fábrica de Cretino Digitais" para ter um melhor embasamento científico sobre o perigo das telas e me surpreendi positivamente com a qualidade do livro. Com base em pesquisas científicas e um amplo referencial teórico, o autor vai construindo a sua tese e nos mostrando o mal que o acesso a TV, smartphones e videogames vem fazendo no cérebro das nossas crianças. É impactante! Gostaria que todos lessem esse livro e se conscientizassem que a vida acontece fora das telas. Precisamos viver!

Val ð¶ 05/06/2023

Resenha
O livro traz diversos estudos científicos para explanar sobre os malefícios das telas para as crianças. Mostra de forma clara e embasada sobre tempo de tela por idade, a quebra de alguns paradigmas e mitos o qual faz pensar se realmente estamos indo caminho certo.
Vale a pena a leitura.

Maylla.Gomiero 01/06/2023

Deem livros
É uma leitura difícil, é muito cansativa? existem muitossss dados de pesquisa? mas o resultado é sim importante! Nos faz refletir e melhorar a nós mesmo quanto ao uso de telas?

Fabio.Nunes 15/05/2023

Desfoque do celular e viva
A fábrica de cretinos digitais - Michel Desmurget
Editora: Vestígio, 2022

Este livro aborda de forma muito detalhada os males causados pelo uso de telas (smartphones, computadores, tv, etc) por crianças e, pasmem, adultos. O autor se posiciona de maneira bastante radical contra o uso de telas, mas se defende com inúmeras pesquisas científicas, algumas delas pouco convincentes.
Mas ainda sim, um livro importante de ser lido, principalmente se você é pai, mãe ou cuidador de crianças.
Leia com cuidado e reflita por si mesmo.
E como eu escrevi esse texto? Usando tela. Enfim, a hipocrisia.
JurúMontalvao 17/05/2023minha estante
Kkk
eu tô aqui na luta tentando reduzir meu tempo de tela - e falando sobre isso por meio de uma tela - enfins... o vício

Roger Ruiz 09/05/2023

Minucioso e munido de vários estudos
O assunto tratado pelo livro é algo que se discute há anos porém nada que se compare às fontes bibliográficas que suportam-no e dá subsídios ao autor para traçar a sua lógica argumentativa. Fiquei bastante admirado pelo trabalho minucioso e detalhista. Por outro lado, o livro é prolixo, e em vários momentos, fadigou a leitura. Vendo pelo copo meio cheio, esta insistência provoca um nível de consciência tamanha sobre o quão nocivo é o uso recreativo das telas por um longo perído de tempo. Vejo que o livro pode ser lido por qualquer pessoa mas ganha relevância para pais de filhos pequenos e educadores.

Alice 22/04/2023

Linguagem de fácil acesso e conteúdo essencial. Baseado em pesquisas científicas o livro é robusto em fundamentos acerca dos perigos da era digital.

Abraham 27/01/2023

Leitura instigante e necessária
Já possuindo um título bem chamativo, o neurocientista Michel Desmurget traz a tona uma vasta quantidade de estudos e dados sobre como as telas têm influenciado uma nova geração de crianças, jovens e adolescentes.

Pesquisas recentes mostraram que pela 1° vez temos uma geração com QI inferior a anterior, e isso tem sido ligado ao alto consumo de telas. Afinal, não temos um cérebro digital e facilmente adaptável a esse mundo. Mas ainda um cérebro lento e que aprende e se aprimora de maneira processual.

Perca da boa linguagem e escrita, influências precoces, alto nível de sedentarismo, perca da sensibilidade e empatia; são várias as questões analisadas e pontuadas na obra que se colocam como ligadas a alto nível do uso das diversas telas.

Também é um boa alerta para todos nós e nosso uso intenso. Leitura que vale a pena. Fica a dica.

Naiara 26/01/2023

É uma boa leitura, trata sobre varios aspectos de como somos influenciados pelas redes sociais e video game.
A maior parte do livro fala sobre estudos que foram feitos sob os efeitos positivos e negativos e nos faz refletir sobre porque esses estudos tem seus vies..
Teve temas que me fez pensar muito, por ser praticas do dia a dia tao rotineiro que nao tem como ver que por tras acontece varias coisas que sao muito ruins para nos a longo prazo...
É colocado varias situaçoes que fica claro imaginar o que pode acontecer e mesmo nao citando somos capazes de ver coisas do dia a dia que se enquadra..

De começo a leitura pode ser um tanto chatinha, mas vale a pena, melhora muito e mesmo se nao gostar de varias citaçoes de estudos realizados, as reflexoes que traz vale a pena.

Gabriel.Benedicto 22/01/2023

TRAZ IMPORTANTES REFLEXÕES
O autor traz importantes reflexões sobre a atual geração. Combate falácias de pesquisas que protegem o atual uso imoderado de telas, mormente quanto aos jovens. O livro nos traz grandes reflexões sobre o atual relacionamento da sociedade com as telas, redes sociais e afins. Há várias menções a pesquisas que demonstram o perigo de continuarmos agindo de maneira desmedida quanto às telas, principalmente no que tange à evolução da geração que já nasceu com um smartphone ou tablet em mãos.

Glauber Rosendo 12/01/2023

Desmistifica as fábulas do intelectualismo na era digital.
O livro te dá uma surra de realidade, diariamente mascarada pela falácia do surgimento de novas gerações mais inteligentes, ágeis, críticas, dinâmicas e multifuncionais, devido ao intenso uso das "tecnologias em telas" (smartphones, PC's, notebooks, TV's, videogames, etc.).

Os ditos "Nativos Digitais" são definidos pelas mídias como a catarse da evolução humana, criados no seio da tecnologia e portanto, uma simbiose cognitiva de processamento natural "humano-máquina".

Contudo, através de vastos estudos neurocientíficos, o autor mostra que, em verdade, toda essa tecnologia à disposição dos "nativos" é subutilizada.

Seria impossível descrever cada ponto de análise do autor aqui, pois são vários. Desde o fato em que os "nativos" tendem a usar mais as tecnologias para recreação (menos em atividades cognitivo-produtivas), até a redução do desenvolvimento cognitivo por carência de exercício neural.

O autor, entre outras discussões, explica como a internet e as redes deram voz aos diversos grupos representativos sociais, fortalecendo o aspecto democrático, ao passo que também criou uma nova fase de exclusão social (pessoas se organizando em grupos, nichos ou bolhas, evitando ideias opositoras).

Além da exclusão de opositores, evitar ideias contrárias é antinatural e prejudica o desenvolvimento intelectual. A precariedade da leitura também reduz o índice de novas palavras aprendidas, não expandindo o vocabulário, também ligado diretamente à evolução cognitiva.

Enfim, gente, não perca tempo. Se você curte tecnologia e tem curiosidade sobre os reais impactos dela na sociedade, está é uma leitura indispensável. Só não dou 5 estrelas porque a quantidade excessiva de estudos, explicando a mesma coisa, me deixou entendiado algumas vezes.

Aline 11/01/2023

É um livro interessante, principalmente pra quem tem crianças pequenas em casa..
O excesso de telas afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente.. mas também acabam sendo cada vez mais uma realidade onde estamos cada vez mais adeptos ao digital...
E tentar contornar esse acesso excessivo das crianças as telas quando passamos tanto tempo nelas, acaba sendo uma tarefa difícil...
É uma boa leitura que nos faz pensar no quanto estamos presos na tela do celular ao invés de estarmos interagindo uns com os outros....

Ghost13 08/01/2023

Um livro necessário!
Meu pai me deu de presente, e foi um dos livros mais importantes que já li. Ele é recheado de informação, inúmeros estudos e pesquisas (é só dar uma olhada na extensa bibliografia no final) e argumentos para destacar o quão danosas são as telas digitais na formação do indivíduo. Se no final você não ficou com vontade de reduzir o seu tempo de utilização em umas horas ao menos, você não leu direito kkkk

Nicole 14/10/2022

Chocante!!!!
Todo mundo deveria ler esse livro, com certeza ele mudou muito a minha opinião sobre diversos assuntos. Cada página é mais chocante que a anterior e você termina o livro boquiaberto.
A escrita do autor é um pouco difícil e rebuscada, isso faz com que o livro seja difícil de ler, mas depois de um tempo vc se acostumada. A mensagem é tão importante que vale a pena superar esse obstáculo.

Dani 28/09/2022

Livro indispensável, não só para os pais, mas sim, para todos os formados de opiniões e educadores. Precisamos repensar o que estamos fazendo com nossas crianças.

1 | 2 | 3 | 4