Os Elefantes não Esquecem

Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

isadora1831 27/11/2023

AGATHA CHRISTIE!!
"Os elefantes não esquecem- disse a sra Oliver-, mas nós somos seres humanos, e os seres humanos, misericordiosamente, podem esquecer."
Perfeito ?

Raquel.mp 26/11/2023

Muito legal
Super rápido de ler, li em um dia, amei a diagramação, tem bastante diálogo, mas a história em si não me prendeu muito não. Foi o primeiro livro que li da Agatha Christie e já tinha ouvido falar que esse era razoável.
Eu gostei mas achei o final previsível, por isso não me surpreendeu muito, mas é muito bem escrito e legalzinho

Jenifer Vieira 26/11/2023

Elefantes nunca esquecem
Achei um livro muito bom, história muito instigante, investigação fluida e interessante. Achei o caso em si e a solução muito legais. Me diverti lendo e tentando desvendar o caso junto com os personagens, que adorei inclusive.

NILU 25/11/2023

Muito feliz porque esse foi o primeiro livro da Rainha do Crime que descobri o plot antes do final da obra! Elefantes nunca esquecem, por incrível que pareça tem umas reflexões um tanto que filosófica, que não ironicamente são sobre a memória, envolvendo o que lembramos como fatos e o que são meras fofocas, assim construindo toda uma narrativa de solução do caso baseada na lembrança de terceiros que nem sempre realmente presenciaram o acontecimento. Devo dizer que adorei o livro, ele é super interessante, mas senti que faltou algo. Faltou aquela magia que senti nos outros livros da Agatha que li.

paggiaro 18/11/2023

Livrinho para ler numa tarde
é um livro bem curtinho pra ler em uma tarde ou um dia e que vai te deixando bem curioso ao longo da história, só querendo saber onde isso vai dar. Foi uma leitura bem ok.

Morgana Oss Argenta 15/11/2023

Recomendado
Muitos não gostaram desse livro por ter um final "previsível". No entanto, ao olharmos para além da investigação criminal, há algumas provocações da autora para que reflitamos e pensemos sobre o mundo como um todo e como cada pessoa é diferente, como cada escolha feita pode ou transformar a vida de alguém em paraíso ou a destruir por completo. Talvez pelo período que passo, esse livro tenha falado muito comigo. Entretanto, tendo a Agatha escrito em seu anos mais maduros, quando se está na flor da juventude não se percebe nem é nosso interesse pensar e refletir sobre certas coisas. Por isso não é para todos, no sentido de que cada um o lerá em um momento da vida nem sempre o certo para se compreender. De todo modo eu o recomendo!

Matheus1025 06/11/2023

Faltou plot twist?
Essa história me prendeu desde a primeira página até a última palavra, motivo pelo qual consegui ler bem rápido, considerando o momento.

Eu amei a junção entre a Mrs. Oliver e o Poirot, senti como se conhecesse os dois há muito tempo. Foi muito boa a forma como eles conseguiriam solucionar o caso após anos, através dos "elefantes".

Diferente dos outros que li da autora, o final desse não me surpreendeu, pois, prestando atenção nas dicas e perguntas do Poirot, ficou bem fácil desvendar o mistério, claro que não nos termos exatos. Até achei que isso fosse proposital da autora para me fazer de palhaço mais uma vez.

Enfim, experiência super válida. Curti bastante o caso, os personagens e a história. Recomendo!

Garoto em Verso 02/11/2023

Até Mestres Escrevem Clichês
De todos os clássicos que tenho na minha estante, os de Agatha Christie sempre são digeridos com mais facilidade, seja pela escrita, que envelheceu como vinho ou pelo charme único de Poirot e asociados, não me importa, uma história fácil de ler é sempre bem-vinda.

"Os Elefantes Não Esquecem" é uma dessas histórias menos complexas da autora, não possui o mesmo impacto que outros títulos e você consegue claramente ver que foi um dos últimos livros que ela escreveu.

Em romances de mistério, o "insolucionavel" está sempre presente, claro, atualmente é bem menos acreditável que mistérios com erros grotescos por parte da equipe de perícia existam tão claramente, situação essas que, quando escritas em mistérios dos anos 70, não são tão incrédulas.

Meu ponto é, não posso culpar Agatha Christie por escrever uma história em 1972 que se passa 10 anos antes e ainda revirar meus olhos quando a solução do mistério é TÃO batida.

Como disse no título, a "resolução" de toda a trama tira um pouco o prazer do clímax. É um livro sem muita tensão ou expectativa, não temos um prazo aqui, nenhuma bomba relógio, temos uma pergunta e só isso mesmo, por isso a resposta devia ser? Melhor, todavia, quando o livro é um dos pioneiros nesse tipo de palhaçada, é preciso dar lhes os créditos.

De qualquer forma, é um história bem montada, com pistas espalhadas desde o início, porém, entupida de tropes super gastas, então tenha isso em mente quando for ler, e sim, te recomendo ler com baixas expectativas, pode não ser o melhor, mas está longe de ser ruim.

Mariana 31/10/2023

Achei um pouco devagar demais no começo, demorou pra ficar interessante. mas gosto muito dos livros da agatha christie, sempre são fáceis de ler. adoro ficar pensando em mil cenários diferentes para desvendar o crime e mesmo esse caso sendo um pouco mais previsível, adorei desvendar hahaha

Aline 28/10/2023

Mais um livro da Agatha Christie que acho muito bom mas não tão extraordinário como os outros. É uma boa história, interessante em alguns pontos e possui um mistério não tão difícil assim de saber o desfecho. Ok, confesso que não esperava alguns detalhes do final, mas no geral, não se trata de uma narrativa absurdamente instigante como os demais livros da autora, porém, é um livro curto e vale a pena ler nas férias para passar o tempo.

Larissa 28/10/2023

Primeiro livro da Aghata, por indicação de um amigo. Achei muito bom, espero ler outros. Os elefantes me lembraram de um livro que li no fundamental: os elefantes nunca esquecem

Beatriz 24/10/2023

Aqui vai um pequeno trecho;
?No final está o meu começo, ou melhor, no meu começo está escrito o meu trágico final?