O Sangue do Mundo

O Sangue do Mundo Catherine Clément




Resenhas - O Sangue do Mundo


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Roberta.Biasioli 20/02/2023

No começo é um pouco monótono... mas aos poucos pegamos o ritmo dessa leitura qye nos leva a conhecer tantos l6gares do mundo e refletir sobre a existência humana e seu impacto neste planeta.
comentários(0)comente



bardo 04/03/2022

Ainda que essa seja uma imediata continuação de A Viagem de Théo é muito provável que este livro não agrade exatamente a todos os leitores do livro anterior. O principal motivo é que Catherine nos apresenta um Théo crescido, um adolescente e bem enquanto crianças rebeldes são adoráveis, adolescentes nem tanto. A personalidade desse Théo é incômoda por diversos motivos, mas é nítido de que foi uma escolha proposital. Marthe e Théo aqui são arquétipos de visões de mundo, mas que fique claro de visões eurocêntricas, esnobes e elitistas; visões que pelo menos um dos personagens vai se dar conta em dado ponto. O romance apesar de ter seus defeitos é muito bom, mas também extremamente difícil de acompanhar. Se a história pessoal dos personagens chega a ser fútil e tola, sem a diversão do primeiro volume; o debate aqui desenvolvido ou aliás os debates são muito interessantes e pertinentes. Provavelmente vai incomodar alguns o tom ácido da autora, está implícito e as vezes não tão implícito assim que certos debates ecológicos nada mais são do que elitismos descolados da realidade num "culto a natureza" ignorando os problemas humanos. A obra tem um olhar um tanto condescendente com a "juventude" que quer mudar o mundo mas de fato não o conhece em profundidade. É possível extrapolar a crítica da autora, inclusive porque ela se torna ainda mais pertinente e atual em nossos dias com redes sociais e "doutores" formados nas universidades Facebook e Whatsapp. O que Catherine faz aqui é convidar o leitor a pensar um pouquinho sobre a complexidade do mundo e em como por vezes somos ingênuos em nossos ideais por mais bem intencionados que sejamos ou pensemos ser. É apesar dos pesares um livro muito mais adulto e ambicioso do que o anterior, mas que exatamente por isso não vai agradar a todos os leitores do primeiro.
comentários(0)comente



George 21/01/2018

Esperava mais....
Nao que o livro seja ruim, mas em função do A Viagem de Theo, estava em uma expectativa maior. A historia e confusa, muito rápida... lamento aos fas, mas não gostei....
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3