A Vida dos Estoicos

A Vida dos Estoicos Ryan Holiday
Ryan Holiday

Resenhas - A Vida dos Estoicos

Edgard7 21/10/2021

Nada menos do que fascinante o vislumbre dado pelos autores sobre a vida daqueles responsáveis pela criação e perpetuação da filosofia estoica.
E ainda mais surpreendente é perceber como muitos deles demonstravam a virtude com seu próprio jeito de ser, em muito ultrapassando os discursos e palavras vazias.

Lulu 01/09/2022

RYAN PERFEITO SEM DEFEITOS
Gente que livro incrível é esse? A premissa tinha tudo pra entregar um livro bem chato: história de cada um dos estoicos ao longo dos anos
Mas, meu DEUS! Que trabalho o Ryan entregou aqui! Conhecer a vida desses homens e mulheres estoicos só me fez gostar ainda mais dessa filosofia e me aprofundar bastaaante! :)

Adiene 30/01/2022

A vida dos estoicos (4,375)
Escrita - 4.5/5 - Obviamente em alguns momentos ficava meio maçante pela grande variedade de acontecimentos os quais eu não estava acostumada. Mas tudo conseguiu fluir de uma forma que eu senti que aprendi e ao mesmo tempo disfrutei do tempo.

Didática 4.5/5 - Claramente é meio dificil entender coisas escritas tão antigamente e de uma maneira tão rebuscada. Mas os autores me fizeram conseguir compreender boa parte do pensamento estoico e consequentemente a admirar a escola como um todo.

Aprofundamento do assunto 4/5 - Obviamente não pra abordar uma escola filosófica inteira em apenas 400 paginas de uma forma realmente profunda. Mas o que me foi apresentado teve grandes impactos e foi muito promissor.

Entretenimento - 4.5/5 - Eu não me senti nem um pouco cansada ou forçada a terminar o livro. Logicamente por ser um livro denso foi preciso desfrutar dele com mais calma, mas não foi nem um pouco difícil de começar a leitura e me interessar pelos acontecimentos.

Leonardo88 23/12/2021

Quanta inspiração!
Seneca dizia que para se fazer uma linha reta seria preciso uma régua! E que melhor régua em quesitos morais do que Jesus no que se tange a vida, mas se vc não for religioso os preceitos morais dos grandes estoicos que mais do que fundaram está grande escola de resistência resignação e principalmente progresso moral , mas viveram e morreram sobre essa filosofia ! Muitas vezes vamos errar mais cabe a nossa vontade querermos acertar e sermos melhores sempre!

Leilane 08/10/2022

Gostei muito, mas não vai agradar todo mundo
Leitura maravilhosa. Foi ótimo saber um pouco mais sobre os estoicos de outras leituras.

Mesmo que tenha sido negativamente surpreendente em algumas passagens (Sêneca, ein, quem diria!).

Um misto de história com filosofia.

Porém, não acho que este livro agradaria qualquer pessoa. Pelo menos não sei se me empolgaria tanto se eu já não conhecesse bastante de estoicismo e de alguns estoicos citados.

BRUNO799 27/10/2022

Grande conhecimento
Um excelente livro que nos trás uma grande fonte de sabedoria, que podemos aplicar até mesmo nos dias de hoje, se quer expandir seu conhecimento recomendo a leitura, leia sem preça e faça pausas para raciocinar sobre determinado assunto.

mbragajr 01/05/2023

Muitas biografias em uma
"A vida..." é, em verdade, um relato de muitas vidas, entretecidas pela densa trama de uma Filosofia - assim, maiuscula -, como prática do bem viver.

Envolvente e emocionante como qualquer romance decente, essa bela história é capaz de inspirar a quem quer que se disponha ao aprimoramento de si.

De igual sorte, a biografia "multitudinaria" há de incentivar a leitura das obras atemporais desses virtuosos e humaníssimos mestres.

Aequat omnes cinis.

Lucas1429 01/02/2024

Apenas estoico
Está a bem interessado no tema de estoicismo e este livro me mostrou bem o que é ser estoico. Foi uma leitura muito boa e com muito aprendizado

Jean 28/02/2023

Livro razoável. Conta um pouco da história de vida de grandes nomes do estoicismo da Grécia antiga.

Marcos774 20/02/2023

Interessante
Eu achei o livro interessante, apesar de saber de muitas informações que ele traz, já que o livro basicamente vai passando pela vida de vários estoicos ao longo da história.

Pra quem curte filosofia e/ou estoicismo, é um bom livro. É legal saber um pouco sobre a história de alguns estoicos, saber como eles foram, o que fizeram e o mais importante de tudo: como eles erraram.

Saber que nem mesmo grandes figuras da filosofia não foram perfeitas, faz a gente perceber que no final somos todos humanos, e todos somos falhos e erramos. O que interessa de verdade, é se aprendemos com os nossos erros e seguimos em frente, tentando todos os dias sermos seres humanos melhores.

Carol 17/11/2022

O livro narra a história dos filósofos estoicos ao longo dos séculos, mostrando como eles aplicavam os princípios do estoicismo em seu dia a dia.

André L. Pavesi 18/02/2022

Sabedoria, Justiça, Coragem e Moderação. Os quatro principios estoicos permeiam as paginas deste livro, uma leitura agradável que serve como ponto de partida para estudos mais aprofundados. Altamente recomendável!

Cachamorra 23/01/2022

Um livro de trivialidades sobre o estoicismo
Comprei o livro na tentativa de montar um curso de comentadores atuais e os filósofos estoicos autores. Infelizmente, esse é apenas um livro de curiosidades e fofocas. Apesar dos Capítulos sobre Epicteto e Marco Aurélio serem razoáveis, o livro não traz os pensamentos centrais sobre os filósofos e acaba destacando as fofocas e trivialidades sobre a vida de cada pensadore.

Se você quer profundidade de estudo, não compre esse livro. Não irá te ajudar.
Maria 05/05/2022minha estante
Qual vc recomenda para se aprofundar no assunto?

Cachamorra 06/05/2022minha estante
A professora Fernanda Oliveira tem ótimos artigos sobre estoicismo, Miguel Spinelli tem um bom livro sobre Séneca também. Mas, eu venho recomendando ir direto na fonte. Meditações de Marco Aurélio, Manual de Epíteto e a Brevidade da Vida do Séneca são leituras leves e fáceis.

Maria 07/05/2022minha estante
Obrigadaaaa
Comprei o de Marco Aurélio

Cachamorra 07/05/2022minha estante
Ótima compra.
É um livro muito bom e direto. Se quiser ajuda com alguma reflexão, me chama aqui que ajudo. O estoicismo dão um acalanto para a alma nos dias atuais. Rsrs.