Ser Estoico

Ser Estoico Ward Farnsworth

Resenhas -

Freischutz 18/10/2023

Ser estóico sempre me atende em momentos de labuta, um verdadeiro dicionário de boas atitudes, deveria ser obrigatório o estudo em escolas

Resumindo brevemente recomendo a todos que querem se desenvolver como pessoa e como profissional, ja que Marcos Aurélio e Sêneca com toda certeza seria aquele avô com ótimos conselhos sobre a vida

samir.silva.127 02/03/2023

Para Entender o Estoicismo
Ser Estoico é uma espécie de livro mas que também pode ser considerado, a grosso modo, uma espécie de manual sobre a filosofia estoica.

Nele, o autor nós faz o imenso favor de reunir todos os preceitos dos principais filósofos e daqueles que, de alguma forma, se inspiraram nesta doutrina.

Assim como toda obra sobre filosofia, o leitor vai ter uma boa noção de como deve ser conduzido alguns aspectos da vida na visão do estoicismo. Alias, os capítulos são divididos pelos aspectos portanto, caso você não queira ler a obra toda, você pode ler apenas sobre aqueles assuntos que te interessa.

Não cabe a mim julgar a escola em si, mas sim a forma como o livro foi escrito. E, nesse ponto, cada capitulo segue uma estrutura simples. O autor faz uma introdução sobre o assunto, que basicamente consiste na sua interpretação, seguido de citações que a justificam. O principal problema aqui é que nem todas as citações são claras e, as vezes, elas são colocadas de uma forma que acabam atrapalhando a linha de raciocínio. Se não fossem as introduções, eu fatalmente não teria entendido algumas passagens do estoicismo.

No entanto, isso não tira o brilho total do livro e sim, vale a pena a sua leitura, principalmente para aqueles que tem curiosidade em conhecer esta doutrina filosófica.

Luana.Chuq 09/01/2023

Epiteto queria conhecer um verdadeiro Estoico. Seria Buda
Incrível ver tanto do budismo no estoicismo. Filósofos e críticos apontam o que seria falhas no estoicismo mas o budismo já tinha essas soluções.
É possível, ao resolver essas questões, alguém ser um verdadeiro estoico. É o que vejo comparando com os meus 28 anos de prática budista.

Pilantrinha 21/11/2022

A perspectiva de nunca deixa de ser um mero aprendiz. E estar bem com isso.
Meu primeiro contato com o a filosofia estoica, não sabia muito bem o que esperar. Pensei em ler os originais (Sêneca, Marco Aurélio, Epiteto...), mas não tinha ideia de por onde começar. Acho que foi um belo acerto ter escolhido o livro do Ward. Ele dá uma bela mastigada nos principais conceitos do estoicismo e os entrega junto a passagens e falas dos principais filósofos da corrente estudada.

Como ele basicamente explica passagens e as utiliza para elucidar alguns conceitos, o livro fica bem leve e fácil de digerir. Mesmo que o estoicismo conte com diversos conceitos e ideias diferentes, não chega a ser exaustivo. Quer dizer, não até o final do livro, onde o Ward usa umas boas páginas para falar a respeito das críticas que o estoicismo sofre. Essa é, sem dúvidas, a pior parte da obra. É cansativo e sofre muito pela falta dos trechos dos filósofos. Quando o Ward está sozinho falando sobre o estoicismo, não parece que as coisas funcionem bem.

Mas isso é só um detalhe e não retira o brilhantismo da obra. O trabalho de ler e catalogar todos esses estudiosos é algo digno de aplausos, e Ser Estoico é muito bem construído. Me apaixonei pelo estoicismo e a partir de agora já tenho ideia de onde procurar outras fontes de conhecimento nessa área, e como começar com a prática estoica. Livrão!

Bebam água, comam frutas e vivam. Pois como disse Plutarco: "Não é a vida mais longa a melhor, mas a mais bem vivida. Pois não é aquele que tocou lira mais vezes, ou declamou mais discursos, ou pilotou mais navios que é elogiado, mas aquele que fez todas essas coisas bem".

escrivadocaos 10/10/2022

Ensinamentos aplicáveis a vida
Este é um livro de leitura simples, mas que provavelmente vai ser dar muito lentamente por causa dos ensinamentos que precisam ser internalizados e refletidos. A obra tem como intuito transmitir o essencial dessa filosofia para pessoas simpatizantes e leigos, resgatar a sabedoria que pode nos auxiliar com nossa vivência atual. O livro não tem caráter
academicista, o que o torna ideal para pessoas que desconhecem por completo esse tipo de filosofia e que buscam conhecer.

Assim como todo conhecimento é importante saber filtrar aquilo que realmente condiz com nossa realidade (e que pode ajudá-la a melhorar significativamente) e o que talvez não nos seja util. Esse não é um livro sobre práticas propriamente ditas (embora isso esteja no subtítulo do livro) nem mandamentos, e sim sobre a visão estoica do mundo. A partir desse ponto de vista é possível criar estratégias para nos adaptarmos a dor, a eventualidades ou mesmo nos blindar de imprevistos. Por isso, às vezes, me foi necessária muitas anotações e pausas para internalizar o aprendido e também o exercício de adaptar a realidade do estoico a minha realidade.

A edição é impecável e conta com ilustrações maravilhosas. O texto é dividido em capítulos de acordo com a temática, não necessitando ser lido em ordem. Porém, a progressão dos capítulos é muito boa e ajuda na evolução do entendimento.

Eduardo1304 29/09/2022

Ser Estoico: Eterno Aprendiz
Que livro lindo , cor papel organização perfeito ,sabedoria dos grandes pensadores estoicos, em suas próprias palavras. Organizado em doze lições que nos levam direto ao coração da filosofia estoica ao falar sobre vida, morte, adversidades, virtudes e a conquista da felicidade.

Lucas Lobo 29/07/2022

Amor fati
Um bom livro para você dar início ao conhecimento sobre a filosofia do estoicismo. O livro contém grandes máximas de filosos que se colocado em prática pode ter levar a uma vida melhor.

Isso é filosofia, não é autoajuda.

Elisio Rebouças 24/07/2022

Iniciando no estoicismo
Um livro interessantes que trás um compilado bom de assuntos e discursões mais leves sobre a filosofia estoica. Trazendo seus grandes pensadores antigos e discutindo o pensamento estoico de forma que qualquer um possa acessar. Livro interessante.
Barroso 24/07/2022minha estante
Vale a pena a leitura desse livro?
Estou para lê-lo, em breve.

Elisio Rebouças 25/07/2022minha estante
Foi meu primeiro contato com o assunto. Achei o livro interessante. Não sei o seu caso, talvez pra quem já tenha contato ele seja menos interessante

Barroso 25/07/2022minha estante
Obrigado!