CEP

CEP Diego Betioli

Resenhas - CEP

Gideoni S. S. Junior 14/07/2023

@heroiartesanal
? Iremos aqui acompanhar o trabalho de Jefferson, o carteiro. Tudo ia bem na sua vida até um certo dia quando apareceu-lhe uma carta misteriosa, com um endereço que o carteiro nunca ouviu falar. ??

Ele descobriu que havia sido o nome de uma rua há mais de 40 anos atrás. E mesmo sendo aconselhado a não ir verificar o endereço, o jovem carteiro tomado de grande curiosidade decidiu executar o seu trabalho mesmo assim. ?

Ao chegar ao prédio do endereço indicado, Jefferson foi raptado e mantido refém. Ao longo da história ele vai descobrir que está em um manicômio e as pessoas com as quais esteve conversando já estão todos mortas. ?

? Muitos mistérios vão surgindo nesse lugar e Jefferson precisa resolver a situação pois alguns também envolvem sua família,principalmente o passado de seu avô.

?? Qual é a missão do carteiro Jefferson, ele tem um propósito na história. Ficou curioso(a) ?! Adquira o livro para descobrir o desfecho. ?

?? Livro físico disponível no site da Amazon e gratuitamente para assinantes kindle Unlimited.

silvanasartori 07/06/2023

CEP conta a história de Jefferson que trabalha como carteiro na Zona Leste de São Paulo para ajudar a mãe no sustento da casa, ele é bastante conhecido pelos moradores dos bairros e ruas em que transita por conta do mesmo trajeto que faz toda semana.

Em mais um dia de trabalho normal Jefferson se depara com uma carta da qual não se lembra de ter colocado em sua bolsa carteiro, cujo endereço lhe é totalmente desconhecido.

O destinatário da carta é um doutor, chamado Oswaldo Fecchi e o nome do remetente só tem as iniciais "F.M" Sem Cep e com o endereço ainda sendo usado no antigo sistema, adotado em 1971, Jefferson tem dificuldades para encontrar o local, mas enfim ele consegue localizar o lugar, mais precisamente um antigo e estranho casarão e finalmente ele vai poder entregar a tal carta. À princípio o lugar lhe parece abandonado, porém, ao olhar para cima, ele percebe uma pessoa olhando-o de uma das janelas do quarto e último andar da casa.

"Um arrepio percorreu sua espinha, mas em seguida, sentiu alívio. Havia alguém ali, de fato."

Jefferson toca a campainha e uma senhora o atende à porta e o convida a entrar, mas o que o rapaz não sabe é que ao aceitar o convite para entrar na casa ele estaria prestes a viver os piores momentos de sua vida.

"A sensação de Jefferson ao abrir os olhos foi a de ter levado uma pancada na cabeça, como se um porrete tivesse o atingido em cheio. Mas, segundos depois, o carteiro recobrou a consciência por completo e se lembrou, com alguma dificuldade, do que acontecera."

Começa então o pesadelo mais real e aterrorizante na vida do jovem carteiro. Só tem um detalhe: ele não está dormindo!

"-- Onde... Onde eu estou???"

[- Minhas impressões -]

Uma leitura impactante, sem sombra de dúvida! Bem, dito isto, vamos às minhas impressões sobre a história. A trama começa de um jeito totalmente leve e faz com que o leitor não tenha a menor ideia de que ela está prestes a se tornar uma história sobrenatural cheia de terror e agonia, mas não pense nem por um segundo que isso seja algo ruim porque não é.

O autor fez excelente uso de sua criatividade e imaginação no desenvolvimento da trama, bem como na composição de cada personagem, além de criar situações envoltas em muito mistério, suspense e revelações surpreendentemente assustadoras.

Ao ler a sinopse o leitor não imagina o que o aguarda nas páginas do livro, mas à medida que a leitura avança e o enredo vai se tornando mais claro a curiosidade e a vontade de saber o que está escrito na tal carta que colocou o coitado do Jefferson na pior enrascada da sua vida aumentam exponencialmente. E assim, várias perguntas começam a se formar na cabeça do leitor, como por exemplo: Quem enviou a carta? As iniciais F.M do destinatário pertencem a quem?

Como a carta foi parar em meio às entregas de Jefferson sem que ele soubesse de sua existência? E a maior e mais importante de todas. O que ele tem a ver com isso? Essas foram algumas das perguntas que povoaram a minha mente enquanto eu lia e que me fizeram ficar grudada na história querendo saber de tudo até o fim. E que final foi esse, minha gente!

O autor Diego Bertioli simplesmente entregou tudo e mais um pouco nos capítulos finais do livro e o que era bom ficou melhor ainda. Jefferson é um personagem cheio de carisma e que nos cativa imediatamente, pois a simplicidade é uma das melhores características que ele possui, além da bondade e amor que sente por sua família, principalmente por sua querida mãe.

Gostei demais da leitura e parabenizo o autor por sua versatilidade, pois tive a oportunidade maravilhosa de ler outro livro do autor e pude comprovar seu talento em escrever histórias completamente distintas e tão boas quanto.

Resenha Completa no Blog I LOVE MY BOOKS
Escrito pela colaboradora Kaline Rainha

site: https://www.lovemybookss.com/2023/05/resenha-cep.html

Diogenes Ternero 05/03/2023

CEP é um daqueles livros que vai muito além do seu gênero literário, entre o suspense e o horror, quer seja fantástico ou real, mescla com críticas sociais de uma forma brilhante.

Jefferson é um carteiro que trabalha na zona leste de São Paulo, fazendo o mesmo trajeto todo dia, tendo se tornando figurinha carimbada no bairro. Em mais um dia de trabalho, Jefferson se depara com um endereço desconhecido, com o destinatário sendo um doutor chamado Oswaldo Fecchi e o remetente apenas como “F.M”.

O endereço da carta ainda estava no sistema de 1971, mas Jefferson consegue localizar a casa e ao tocar a campainha, é atendido por uma senhora que o convida para entrar no local. Quando a porta se fecha, Jefferson sente uma forte dor na sua cabeça e desmaia. Ao acordar ele está dentro de um quarto trancado. E a partir desse momento, que aquela sexta-feira ensolarada acaba se tornando um pesadelo na vida do carteiro.

Com essa premissa recheada de questionamentos, o autor leva o leitor para uma jornada angustiante. Como essa carta chegou até Jefferson? Quem seria o Dr. Oswaldo? Quem seria F.M? Jefferson tinha sido preso pela idosa que o atendeu? Os questionamentos não param, já que autor entrega aos poucos as peças desse quebra-cabeça.

Durante a leitura é impossível não pensar em diversas teorias sobre o que está acontecendo no local onde Jefferson está. O autor ultrapassa o limite do sobrenatural, testando até mesmo a nossa sanidade mental. Com cenas, as vezes bizarras e impactantes, o autor sabe trabalhar perfeitamente com o horror, tanto o fantástico quanto o real, nos causando repulsa e até mesmo nos deixando de cabelos em pé.

A escrita do Diego é dinâmica, principalmente por ter capítulos curtos, trazendo muita dinâmica durante a leitura. E com tantos mistérios, você não sente vontade de parar de ler o livro, já que quer descobrir todas as respostas.

E o final do livro é simplesmente espetacular. Diego não deixa nenhuma ponta solta e ainda consegue nos emocionar. De fato, CEP é um livro que vai muito além do seu gênero literário e que irá te surpreender completamente.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/

Deia tá lendo 16/11/2022

?Cep
Jefferson trabalha nos Correios, mais precisamente como carteiro.
Em um dia de entregas normais ele se depara com uma carta para um endereço diferente, logo o jovem descobre que está rua mudou, mas que ainda há resistências.
Chegando lá a primeira vista lhe parece abandonado, mas logo percebe que há pessoas.
Jefferson entra no prédio e a partir daí as coisas mudam muito. Coisas que ele jamais pensou acontecem naquele local.
O rapaz desesperado quer entender o motivo de isso tudo estar acontecendo com ele, mesmo sabendo que ele não é como as outras pessoas.
Há vários "desafios" que Jefferson precisa cumprir para finalmente entregar a carta a seu destinatário.
Será que o carteiro conseguirá fazer a entrega mais importante de sua vida?
?Quote
"...A sociedade não é capaz de lidar com aqueles que julgam diferentes."
?Minha Opinião.
Caramba que livro foi esse?
Eu achava que seria de um jeito e fui totalmente surpreendida positivamente.
Fiquei presa na história desde a primeira página. A escrita do autor te envolve e faz com que você queira sempre mais.
Esse livro daria um ótimo filme de terror pois é impossível de não roer as unhas durante a leitura.
Leitores do gênero de terror leiam Cep é uma leitura e tanto.
Você encontra o livro no site da editora ou em e-book na Amazon.
?5?

Mutante X 22/09/2022

Tenso e intrigante
Livros de terror não são meu tipo preferido de literatura. Mas gosto de um bom mistério e foi justamente o que me atraiu neste livro, a começar pela capa, com manchas de sangue (quem disse que não se compra um livro pela capa?). Conta a história de um carteiro que vai entregar uma correspondência numa casa estranha e sua vida acaba se transformando num verdadeiro pesadelo por conta do que vivencia no local.
A história é intrigante e, conforme vai avançando, o leitor fica instigado cada vez mais a descobrir o que se passa naquele lugar. O autor cria um clima claustrofóbico e bastante tenso nos envolvendo na narrativa com muita propriedade e deixando a sensação desconfortável dos melhores filmes de terror. O final é muito bem desenvolvido, com tudo muito bem amarradinho. Em resumo, é um livro delicioso que promete agradar todas as idades.

site: htrtp://mutantexis.wordpress.com

Leonardo 06/06/2022

UMA DOIDEIRA!
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro CEP lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Diego Betioli e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Jefferson conhece praticamente de cor todas as ruas da zona leste de São Paulo, seu trabalho como carteiro o fez desbravar todas as vielas e avenidas do bairro de Belém e isso o deixou extremamente conhecido naquela região. Em mais um dia de trabalho, Jefferson se depara com um endereço que, até então, não conhecia.

O destinatário em si é um doutor chamado "Oswaldo Fecchi" e o local é a Rua dos Alfaiates, 272. E para piorar, o CEP utilizado na carta é do sistema antigo, que foi trocado em 1971. Ao perguntar nas proximidades se alguém conhecia essa rua, Jefferson é informado de que aquele endereço é antigo e a rua trocou de nome, nisso, ele vai até o estranho local que seria a residência do destinatário.

Ao tocar a campainha, Jefferson é atendido por uma senhora que o convida a entrar no local. A partir disso, o carteiro desmaia e acorda em um... quarto fechado. Ou ao menos ele acha que é, mas tudo está muito confuso... Por que ele está ali? Através da pequena abertura da porta, ele consegue ver um corredor estreito e extremamente escuro, e uma voz... Uma voz que o alcança rapidamente.

Esse é apenas o começo da terrível jornada de Jefferson terá que percorrer para entender o que aconteceu e como sair daquele local.

Que. História. Doida! Pela premissa inicial já dá pra ver que CEP com certeza não é uma história para criancinhas, e de fato... Conforme Jefferson vai explorando o local onde está, as coisas vão ficando cada vez mais sinistras, viscerais e sombrias.

No começo eu fiquei um pouco confuso, mas acredito que essa confusão tenha sido positiva pois me fez devorar o livro em busca de explicações. Afinal, Jefferson tinha morrido e estava em uma espécie de purgatório? Ele tinha sido preso pela idosa que o atendeu anteriormente? Tinha ido pra outra dimensão? As respostas poderiam ser das mais variadas, e é isso que Diego explora durante a construção de seu livro.

Procedimentos cruéis, doutores bizarros, crianças perdidas e bonecas amaldiçoadas... Tudo isso parece se fundir de uma forma doida nessa narrativa, mas o que eu mais gostei do livro foi no momento em que compreendemos que por traz de todo esse devaneio sanguinário, existe uma história e um motivo do Jefferson estar com aquela carta em mãos!

Conforme estava lendo, associei muito a história a um episódio da clássica série "Twilight Zone" ou então "Além da imaginação", onde um fato mundano logo se transforma em algo fantástico, e por mais que não entendamos o que está acontecendo, a partir de certo momento tudo faz sentido!

O arco final da história é impecável! Diego foge um pouco da temática gore e explora seus personagens até o ponto em que nos importamos com o desenvolver deles, principalmente o de Jefferson! O final é até mesmo tocante (coisa que eu não esperava para essa narrativa) e foi minha maior surpresa!

O livro é curto e fluído, portanto indico a leitura a todos aqueles que querem se surpreender com uma história repleta de horror (fantásticos e reais).

Victor.Paes 01/01/2022

Resenha CEP
CEP, @diegobetioli , @editoraviseu , 172 pgs.

4,5?

O livro que será resenhado a seguir, intitulado CEP, foi escrito por Diego Betioli e foi publicado pela Viseu. Na obra, o autor dá ênfase à vida infernal de Jeferson, um jovem carteiro, após ser submetido a levar uma correspondência a um destino um tanto misterioso. Após o carteiro chegar ao endereço em questão, tanto ele quanto o leitor começam a se questionar o real motivo para aquilo ter sido traçado da forma que foi. ?Por quê??, ?Para quê?? e ?Como?? são alguns dos inúmeros questionamentos que levantamos ao decorrer da leitura, já que nem sequer somos capazes de esboçar teorias para tais coisas.

Diego ultrapassa todos os limites possíveis do sobrenatural. Ele tem uma imaginação muito fértil, sabe o que faz. Ele jamais entregaria algo sem nexo aos leitores, foi por isso que apostei de olhos fechados que essa leitura, para mim, seria prazerosa. Dito e feito!

Em CEP, o leitor terá toda sua sanidade colocada em risco, ao se deparar com cada situação angustiante que nosso protagonista enfrenta. Jeferson é um pobre coitado que não merecia passar por toda tortura mental e física que foi destinada a ele, porém entende-se que tudo não poderia ser diferente para que pudéssemos sentir exatamente o que sentimos ao ler. Tudo perfeitamente encaixado.

Com uma escrita extremamente cativante, Diego nos prende, não somente nas páginas do livro, mas, também, em um antigo hospital abandonado há anos na grande SP. Além disso, é claro que o leitor também é conduzido a visitar algumas covas em um determinado cemitério. Esses ambientes, juntamente aos acontecimentos, são a cereja do bolo que o leitor degustará ao longo da leitura, mesmo tendo que retorcer a boca diante de certas situações que nos causam dor só de imaginar.

Por fim, é válido deixar claro que o autor é audacioso ao depositar suas críticas sociais em uma ficção sobrenatural, além de poder amarrar tudo direitinho, de modo a tecer uma verdadeira teia de aranha entre cada personagem que aparece na trama. Todas as camadas que nos deparamos ao decorrer da leitura fazem com que fiquemos atentos a tudo e a todos.

LACRADOR!

AmadoThriller 01/12/2021

Eu adorei o livro! A história é muito criativa, super envolvente, o que torna a leitura rápida e cativante. Achei o livro muito bem escrito e tem muitas passagens de tirar o fôlego, as descrições fazem você se sentir na pele de Jefferson lutando por sua vida! Irei ler as outras obras do autor! Também gostei muito do fato do autor colocar no final várias informações sobre o sistema de saúde mental, sobre os locais de São Paulo e sobre personalidades importantes da área conforme as épocas.

Elisa 09/09/2021

Maravilhoso
Livro envolvente e dramático. A trama pelo qual o carteiro Jefferson passa, é de deixar qualquer um de cabelos em pé.
Super bem escrito, parabéns Diego, sua obra é sucesso.